Menu principal

Cuidados ao viajar de avião

Iniciado por paulomario77, 27 Março 2015 às 14:30:47

tópico anterior - próximo tópico

paulomario77

Prezados,

Meu Tag Heuer Carrera Calibre 16 fará sua primeira viagem de avião hoje à noite. No site da Tag, seção FAQ, alerta-se sobre os campos magnéticos, com a recomendação de tirar o relógio ao passar pelo "body scanner". Por "body scanner" entende-se o detetor de metais por onde passamos, correto? Ou estão se referindo ao raio X corporal que os paranóicos americanos já usam? E em relação ao raio X, pode afetar de alguma forma o relógio?

Outra dúvida: já a bordo do avião, as variações da pressão atmosférica no interior da cabine podem de alguma forma prejudicar o mecanismo do relógio? Seria aconselhável, por exemplo, viajar com o pino para fora, para eliminar a estanqueidade da caixa e permitir a equalização das pressões, ou isso não tem nada a ver?

Obrigado,
Paulo Mario

EduBr

Pode viajar tranquilo, o relógio não necessita nenhum cuidado especial. O "body scanner" é o raio X corporal. As variações de pressão na cabine não afetam o mesmo, mesmo no caso de uma despressurização fique tranquilo que ele sairá intacto, falo por experiência própria!

Abs e boa viagem!

paulomario77

Citação de: EduBr online 27 Março 2015 às 14:38:48
Pode viajar tranquilo, o relógio não necessita nenhum cuidado especial. O "body scanner" é o raio X corporal. As variações de pressão na cabine não afetam o mesmo, mesmo no caso de uma despressurização fique tranquilo que ele sairá intacto, falo por experiência própria!

Abs e boa viagem!

Mas então, se "body scanner" é o raio X corporal, e a Tag recomenda tirar o relógio ao passar por um, podemos inferir que o raio X é prejudicial ao relógio? E, caso afirmativo, não deveríamos também evitar de passar o relógio no raio X das bagagens de mão?

EduBr

O BS não usa raio X ele é tipo uma ressonância magnética.

paulomario77

Sinistro! Então a conduta é retirar o relógio ao passar pelo detetor de metais, e passar o relógio pelo raio X, o que não vai trazer nenhum problema de magnetização, é isso? Desculpe pela quantidade de iterações nesse assunto.

Desotti

Uma correção: os modernos body scanners aeroportuários não emitem radiação X, que é ionizante e cuja exposição constante e prolongada acarreta graves prejuízos à saúde, mas sim radiação eletromagnética em altíssima frequência:

http://en.wikipedia.org/wiki/Millimeter_wave_scanner

De qualquer maneira, não se pode entrar com relógios neles e os modernos equipamentos de RX de bagagens não emitem radiação eletromagnética de maneira significativa, não acredito que sejam capazes de magnetizar um relógio.

[[]]'s

EduBr

Isso mesmo, o ideal é colocar o relógio na sua bagagem de mão antes da inspeção e recolocar no pulso depois, pois existem casos de relógios desaparecendo nas bandejas do raio X!

paulomario77

Citação de: Desotti online 27 Março 2015 às 14:59:29
Uma correção: os modernos body scanners aeroportuários não emitem radiação X, que é ionizante e cuja exposição constante e prolongada acarreta graves prejuízos à saúde, mas sim radiação eletromagnética em altíssima frequência:

http://en.wikipedia.org/wiki/Millimeter_wave_scanner

De qualquer maneira, não se pode entrar com relógios neles e os modernos equipamentos de RX de bagagens não emitem radiação eletromagnética de maneira significativa, não acredito que sejam capazes de magnetizar um relógio.

[[]]'s

OK, sinto-me mais seguro agora, obrigado!

Citação de: EduBr online 27 Março 2015 às 15:00:00
Isso mesmo, o ideal é colocar o relógio na sua bagagem de mão antes da inspeção e recolocar no pulso depois, pois existem casos de relógios desaparecendo nas bandejas do raio X!

Poxa, não sabia que os raios X eram tão malandros assim para furtar objetos das bandejas, he he.

EduBr


Rafael

Diz a lenda que se o relógio for maior que 44 mm, igual o technos do João, entra na lista de itens proibidos....Podem ser usados como armas hehehe ;D

paulomario77

Rafael, é por isso que aquelas urnas onde os passageiros depositam os pertences que não podem embarcar estão cheias de relógios da Nautica e Diesel?

Alberto Ferreira

Citação de: paulomario77 online 27 Março 2015 às 23:27:35
Rafael, é por isso que aquelas urnas onde os passageiros depositam os pertences que não podem embarcar estão cheias de relógios da Nautica e Diesel?

Boa noite, Paulo Mario!

Bem, eu quero crer que a sua pergunta possa até ser uma dúvida real.
Mas você não reparou que o comentário anterior, do Rafael, foi uma mera brincadeira?

Abraço!
Alberto

paulomario77

Boa noite, Alberto!

Eu também tentei fazer uma brincadeira, mas pelo visto não fui muito bem sucedido, rs rs.

Saudações!

Alberto Ferreira

Pois é...  ;D
::)

Um abraço.
Alberto

Neme

Acho mesmo que o melhor cuidado a ser tomado, é verificar o histórico dos pilotos :-\
Abs.
Neme!

paulomario77

#15
(excluído)

davidd

Paulo e neme, o humor negro de vocês neste último post, na minha opinião, e dispensável!
Tenho uma amiga que perdeu os pais no acidente da Air France, e o estado que ela ficou me impede de achar graça em qualquer observação que não seja de apoio!
Abs

paulomario77

Tens razão, davidd, post apagado.

vizel

Quando eu viajo de avião sempre tiro os relógios do braço e os coloco naquela cestinha que passa dentro da máquina .. nunca nenhum apresentou defeito.

Quanto a pressão atmosférica, a lógica me diz que se ela começar a variar muito, a ultima coisa que vou me preocupar será com o relógio!
vizel

Enéias

Nunca senti qualquer alteração em meus relógios. Claro que só uso mecânicos. Talvez sejam menos afetados.