Dúvidas sobre limpeza de despertador Seiko quartz

  • 6 Respostas
  • 2759 Visualizações
Dúvidas sobre limpeza de despertador Seiko quartz
« Online: 28 Março 2015 às 10:39:41 »
Bom dia a todos!
Primeiro, sei que o assunto aqui no forum são os mecânicos mas gostaria de saber se algum colega pode me ajudar nesta empreitada ...
Minha sogra tem este despertador há anos; se não me engano meu sogro comprou este troço na Europa lá na década de 70 ou 80.










De uns 3 meses prá cá ele, que sempre foi extremamente preciso, começou a atrasar uns 10 min por dia. Troquei a pilha e nada.
Imagino que o problema possa estar relacionado a sujeira pois nunca foi aberto a não ser pra trocar pilha.
Minha dúvida é sobre a limpeza deste tipo de movimento. Como é feita?
A máquina, me parece, é do mesmo tipo destas baratinhas que se vendem em fornituras, só que infinitamente mais bem feita e desmontar não parece ser o problema. Minha dúvida é com que eu limpo?
E depois de limpa, tem que lubrificar? Caso afirmativo com que óleo?
Desde já agradeço qualquer dica,
Abraços a todos,
Lourival

Re:Dúvidas sobre limpeza de despertador Seiko quartz
« Resposta #1 Online: 01 Abril 2015 às 10:49:00 »
Agradeço aos colegas pela inestimável e preciosa colaboração!  ::)
Abraços

*

Alberto Ferreira

Re:Dúvidas sobre limpeza de despertador Seiko quartz
« Resposta #2 Online: 01 Abril 2015 às 12:56:57 »
Lourival,
Por vezes, e eu falo apenas por mim, a falta de "participações" não é falta de interesse em "colaborar".


Eu tentei pesquisar, e eu até acredito que talvez você tenha feito o mesmo, não?

Infelizmente, mesmo com boa vontade, que eu creio que muitos colegas aqui tenham, eu nada encontrei que merecesse uma mensagem minha.
E fiquei aguardando outras participações ou tempo (meu) para pesquisar melhor, posto que eu achei a sua dúvida interessante.

Mas, tudo bem...
Entendamos que o FRM não é um serviço de informações, entendido como tal, ele é (apenas  ::)) um espaço onde os participantes trocam informações, mas sempre na medida dos seus conhecimentos.

Alberto

Re:Dúvidas sobre limpeza de despertador Seiko quartz
« Resposta #3 Online: 01 Abril 2015 às 13:37:25 »
!

*

Alberto Ferreira

Re:Dúvidas sobre limpeza de despertador Seiko quartz
« Resposta #4 Online: 01 Abril 2015 às 13:48:32 »
Lourival,
Se eu interpretei mal a sua frase na sua segunda postagem, eu me penitencio por isso e peço sinceras desculpas.

Mas não vamos estender um assunto sem motivos, logo eu deixo sem interpretação (minha) a sua última mensagem.

Alberto

Re:Dúvidas sobre limpeza de despertador Seiko quartz
« Resposta #5 Online: 01 Abril 2015 às 14:36:04 »
Na mesma linha do que o Mestre Alberto colocou acima, dei uma pesquisada dentro das minhas possibilidades no assunto, até porque tenho despertadores parecidos (de qualidade infinitamente inferior, mas parecidos), e, salvo alguém que trabalhe com isso, não é um assunto dos mais fáceis de encontrar...

Mas sigo acompanhando. Os meus que deram problema, por serem baratos, pus fora. Não acho que seja o caso desse.

Abraços,

Guilherme.

*

Offline zugo

  • ****
  • 316
    • Ver perfil
Re:Dúvidas sobre limpeza de despertador Seiko quartz
« Resposta #6 Online: 01 Abril 2015 às 14:55:09 »
Duvido muito que a "sujeira" seja culpada pelo atraso repentino. Mais provável ser algum componente eletrônico que finalmente cedeu ao tempo. Essas máquinas de despertador a quartz raramente são reparadas pois é muito menos trabalhoso e geralmente mais barato simplesmente trocar o mecanismo inteiro. Existem diversos sites mundo a fora que vendem máquinas seiko quartz para relógios com bateria.

De qualquer maneira, se o amigo está com pressa e anseia por respostas rápidas tenho certeza que a maioria dos relojoeiros poderá te ajudar, basta levar o relógio para reparos e pagar pelo serviço. =)