Menu principal

A procura de solução

Iniciado por Christiano Carvalho, 06 Abril 2015 às 13:19:49

tópico anterior - próximo tópico

Christiano Carvalho

Eu estou com um relógio "FENDI",sem ponteiro de segundo após uma revisão minuciosa percebi,o que funcionamento está anti-horário. Alguém sabe precisamente o que pode ser?

abraço

guilherme1983

Se eu não me engano, há um tópico sobre isso, em que o Alberto e o Adriano explicam que o funcionamento anti-horário decorre de uma série de fatores, mas o principal, e aqui é possível, bem possível até, que eu esteja enganado, decorreria de um problema de lubrificação aliado à ausência de torque suficiente na corda + movimentação anti-horária da coroa.

Certamente alguém explicará com os pormenores necessários as possíveis causas. Infelizmente não encontrei o tópico que tratava do assunto, talvez tenha sido referido entre discussões relacionadas a outros assuntos.

Abraços,

Guilherme.

Alberto Ferreira

Boa tarde!
Para mim não ficou muito claro, pelas palavras do Christiano, se o problema é o mesmo.  ::)

Afinal ele fala em um relógio "sem ponteiro de segundos",...
E aquele efeito de que nós falamos no tópico citado é breve, transitório...
...então como saber que ele está "retrocedendo"?  Não é?

Mas, por via das dúvidas, literalmente...  ;)

O tópico citado pelo Guilherme é este ---> http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,12036.msg233636/topicseen.html#msg233636

Se não for o caso, Christiano, ou seja, se a sua dúvida for outra, por favor, retorne com a pergunta, esclarecendo melhor.

Abraços a todos!
Alberto

Adriano

Sendo um Fendi, é um relógio a quartzo, certo? Se ele está andando no sentido anti-horário, só deve haver uma explicação: você montou o estator invertido (se a máquina permitir isso), ou entortou o estator. Isso está fazendo com que o motor de passo gire para o lado errado quando recebe um pulso.

Abraços!

Adriano

guilherme1983

Bah, nem tinha visto a marca do relógio.

Alberto Ferreira

Pois é...

E eu simploriamente, e por minha conta  :P, pensei que o relógio estava sem o segundeiro e simplesmente desconsiderei o fato, muito mais provavel por sinal, de ser um movimento a quartzo.

Esclarecido, portanto.

Grato, amigo Adriano!

Alberto