Evento de fabricante de relógio - o que esperar?

  • 24 Respostas
  • 5163 Visualizações
Evento de fabricante de relógio - o que esperar?
« Online: 20 Maio 2015 às 14:56:17 »
Colegas,

Aqui em Portugal fui convidado para um evento da Zenith, que está comemorando 150 anos, com o lançamento de um relógio especial etc. 

Não sou fã da marca, não tenho interesse nos modelos - são bonitos - mas tenhos outras prioridades, mas como era algo relacionado a relojoaria e nunca tinha sido convidado para um evento deste tipo, decidi ir.

Na saída verifiquei que estavam oferecendo uma sacola da Zenith com "algo" dentro - pensei logo: beleza, nao foi viagem perdida, vem algum brinde aí.   Recebi minha sacola e quando verifico só tinha 1 catálogo dentro...

Pergunto isso é normal?  Já li relatos de outros eventos o pessoal ganha brindes, camisas, bonés, estojos, etc.

A própria Breitling aqui de Portugal, já me enviou para casa bonés, estojo etc. - e nao foi nenhum evento deles.

Achei esquisito este evento da Zenith - mas nao sei se isso é comum acontecer.

abraços.
Alvaro Carneiro

Re:Evento de fabricante de relógio - o que esperar?
« Resposta #1 Online: 20 Maio 2015 às 15:08:20 »
Comum hehehe ;D, aqui no Brasil a maioria dos eventos que eu fui davam no máximo um boné, e olhe que não tinha para todo mundo não.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re:Evento de fabricante de relógio - o que esperar?
« Resposta #2 Online: 20 Maio 2015 às 15:22:42 »
Realmente quando na saída se ganha uma sacolinha se espera algo acompanhando o catalogo.



Re:Evento de fabricante de relógio - o que esperar?
« Resposta #3 Online: 20 Maio 2015 às 15:28:01 »
Mas no evento não serviram nada também? Champagne? Vinho? Água? Canapés?

Abs!
Rafael.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Evento de fabricante de relógio - o que esperar?
« Resposta #4 Online: 20 Maio 2015 às 15:44:25 »
Há eventos e eventos. Há eventos para convidados selecionadíssimos, o que não quer dizer mais ou menos importantes, apenas selecionados com mais critério de acordo com o tipo de evento (para chamar novos cliente? para fidelizar atuais? para mostrar uma nova coleção? um novo ponto de venda?), há eventos nos quais uma lista bastante impessoal é montada e os convites são "genéricos"...

Tudo isso muda muito o que é oferecido no evento. E até a sensibilidade de quem organiza os eventos pode influenciar muito. Há empresas que têm pessoas especializadas em montar eventos assim, outras não. Eu dou palestras em alguns eventos desses. Há quem fique lisonjeado apenas pelo fato de ser convidado, há quem ache que o a palestra é a parte mais interessante, há quem vai exclusivamente pelo coquetel (e avalia a qualidade dos canapés e das bebidas servidas), há quem vá apenas pelos brindes no final... Digo isso porque já vi convidado ficar satisfeito com tudo, e outros acharem tudo ruim, dizer que o champagne não era bom, nem os canapés... Há quem fique felicíssimo em ganhar uma lupa com o logotipo da marca, há quem ache isso uma porcaria... Em resumo, há os que vão pelo experiência, outros pelo networking, outros pelo ganho material... é tudo muito pessoal.

Além disso, normalmente eventos são bancados com os recursos dos representantes locais, e no caso de brindes, pode envolver a importação deles, e isso pode ser algo bastante complicado em nosso país, por exemplo.

Só você pode decidir o que esperar desse tipo de evento. O que tenho notado, contudo, baseado no que tem ocorrido na feira da Basiléia, é que as marcas deram uma boa reduzida na quantidade e qualidade dos brindes.

Abraços!

Adriano

Re:Evento de fabricante de relógio - o que esperar?
« Resposta #5 Online: 20 Maio 2015 às 15:53:13 »
Muito bem colocado Adriano. Obrigado por compartilhar tuas experiencias

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re:Evento de fabricante de relógio - o que esperar?
« Resposta #6 Online: 20 Maio 2015 às 15:54:42 »
Há eventos e eventos, como disse o Adriano. Se o público é formador de opinião, certamente vão querem mostrar inovações e técnica. Se o povo é comprador imediato, a proposta é outra.

Eu particularmente não vou a evento algum esperando receber algo de empresas.

Para dizer a verdade, por OPÇÃO do site, busquei nunca torná-lo profissional, sequer no visual (apesar de achar que pelo menos a página inicial do site mãe tinha que mudar, venho falando isso há séculos, como voto vencido). Isso gera alguns problemas. Se por um lado tenho plena convicção que o site é a referência técnica em língua portuguesa, eu não tenho acesso algum aos fabricantes, como, por exemplo, um Ben Clymer do Hodinkee tem, o Ariel Adams do ABTW, ou mesmo o Rovel do Relógios e Relógios.

Ou seja, quando escrevo algo aqui (e outros também), o fazemos "na raça", sem qualquer ajuda de fabricantes. Se algum dia visitei fábricas ou museus, foi como "civil", por assim dizer, sem qualquer privilégio.

Isso por um lado é bom, porque me mantém equidistante para analisar tudo e todos com imparcialidade. Por outro lado, acabo dependendo, em alguns momentos, de percepções dos outros. Tanto é que utilizou o fórum para divulgação de muita coisa de blog gringo, colocando minhas percepções que, sem falsa modéstia, não deixam nada a desejar dos papas da relojoaria. Aliás, se esse site (o nosso) fosse em inglês, estaríamos dando um pau nos gringos, porque, mesmo sendo profissionais e tendo tempo de sobra para escrever as matérias, às vezes acho que eles poderiam ser melhores.

Enfim, aproveite esses encontros para conhecer as marcas e só. Quer realmente conhecer RELOJOARIA? Visite os museus. Você que está na Europa tem uma oportunidade incrível de ir "ali" na Suíça e gastar uns três dias e visitá-los.

Flávio

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Evento de fabricante de relógio - o que esperar?
« Resposta #7 Online: 20 Maio 2015 às 16:54:58 »
Ano passado, eu, Flávio e Estrela participamos do jantar oferecido pela Omega, aqui em Brasília. Oportunidade de vermos, ao vivo e a cores, os lançamentos que desembarcavam por estas terras.

Falando apenas por mim: dou a mínima para brindes. Não vou esperando receber "jabá" (como se diz na gíria jornalística) algum. Me contento com o catálogo, que junto a outros que tenho. Se tiver um boné, ótimo. Uma caneta, ótimo. Um chaveiro, ótimo.

Vou pela oportunidade de colher conhecimento, pela conversa, pela troca de ideias. Mesmo quando tais eventos faziam parte da minha atividade profissional - hoje, não mais.


Se por um lado tenho plena convicção que o site é a referência técnica em língua portuguesa, eu não tenho acesso algum aos fabricantes, como, por exemplo, um Ben Clymer do Hodinkee tem, o Ariel Adams do ABTW, ou mesmo o Rovel do Relógios e Relógios.


Aproveitando a deixa do Flávio, isto a que ele se refere deveria ser um bônus, não um ônus. As mais respeitadas publicações, aqui no Brasil, seguem a conduta adotada na grande imprensa dos EUA de bancar o próprio jantar, a própria viagem, a própria hospedagem etc.

Concluíram que, às próprias custas, se mantém a independência ante o convite para participar do evento. O repórter/analista/cronista tem total liberdade para criticar e apontar pontos fracos. E também para elogiar, mas sem que isto pareça puxassaquismo ou "agradecimento".

Por questões profissionais, fui a vários eventos nos quais a dita "imprensa especializada" era, de todas, a mais genuflexa, a mais dócil, a mais amestrada. E em vários momentos tive vergonha alheia em ver "coleguinhas" disputando brindes como se brigassem por um prato de comida.

Volto a enfatizar: falo única e exclusivamente por mim. Respeito toda opinião contrária, que acha tal postura uma bobagem ou um exagero.

Se por dever de ofício agia assim, ainda não me deparei com situações que me levassem a mudar de raciocínio.

Dic

*

Offline zugo

  • ****
  • 316
    • Ver perfil
Re:Evento de fabricante de relógio - o que esperar?
« Resposta #8 Online: 20 Maio 2015 às 17:59:30 »
Ano passado, eu, Flávio e Estrela participamos do jantar oferecido pela Omega, aqui em Brasília. Oportunidade de vermos, ao vivo e a cores, os lançamentos que desembarcavam por estas terras.

Falando apenas por mim: dou a mínima para brindes. Não vou esperando receber "jabá" (como se diz na gíria jornalística) algum. Me contento com o catálogo, que junto a outros que tenho. Se tiver um boné, ótimo. Uma caneta, ótimo. Um chaveiro, ótimo.

Vou pela oportunidade de colher conhecimento, pela conversa, pela troca de ideias. Mesmo quando tais eventos faziam parte da minha atividade profissional - hoje, não mais.

Aproveitando a deixa do Flávio, isto a que ele se refere deveria ser um bônus, não um ônus. As mais respeitadas publicações, aqui no Brasil, seguem a conduta adotada na grande imprensa dos EUA de bancar o próprio jantar, a própria viagem, a própria hospedagem etc.

Concluíram que, às próprias custas, se mantém a independência ante o convite para participar do evento. O repórter/analista/cronista tem total liberdade para criticar e apontar pontos fracos. E também para elogiar, mas sem que isto pareça puxassaquismo ou "agradecimento".

Por questões profissionais, fui a vários eventos nos quais a dita "imprensa especializada" era, de todas, a mais genuflexa, a mais dócil, a mais amestrada. E em vários momentos tive vergonha alheia em ver "coleguinhas" disputando brindes como se brigassem por um prato de comida.

Volto a enfatizar: falo única e exclusivamente por mim. Respeito toda opinião contrária, que acha tal postura uma bobagem ou um exagero.

Se por dever de ofício agia assim, ainda não me deparei com situações que me levassem a mudar de raciocínio.

Dic

Sem mais.


*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:Evento de fabricante de relógio - o que esperar?
« Resposta #9 Online: 20 Maio 2015 às 23:06:53 »
...Se por um lado tenho plena convicção que o site é a referência técnica em língua portuguesa...

Caramba...

Sobre os eventos, eu espero que tenha relógios que não existem na loja normalmente, que tenha coca zero e não me deem caneta ou chocolate na saída.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Re:Evento de fabricante de relógio - o que esperar?
« Resposta #10 Online: 20 Maio 2015 às 23:14:08 »
Adriano, bela análise, texto de primeira como de costume.
Parabéns!

*

asenjo

Re:Evento de fabricante de relógio - o que esperar?
« Resposta #11 Online: 21 Maio 2015 às 03:24:48 »
Mulheres bonitas, relógios e claro, promoções!
Sempre que vou em algum evento já vou preparado para comprar algo!

Re:Evento de fabricante de relógio - o que esperar?
« Resposta #12 Online: 21 Maio 2015 às 06:51:08 »
Olá Amigos

Obrigado por todas as respostas, todas com opiniões válidas!

Agora já sei o que esperar nos próximos eventos: nada de brindes.  ;D ;D ;D ;D

Mas também falei dos brindes por pura bobagem, os que ganhei da Breitling nunca usei, os bonés ficam na gaveta, o estojo nunca usei.

abraços
Alvaro Carneiro

Re:Evento de fabricante de relógio - o que esperar?
« Resposta #13 Online: 21 Maio 2015 às 07:36:24 »
Estes bonés da breitling, panerai jlc são comercializados por míseros 700 mangos no ML...

*

Offline mmmcosta

  • *****
  • 1.939
    • Ver perfil
Re:Evento de fabricante de relógio - o que esperar?
« Resposta #14 Online: 21 Maio 2015 às 09:41:40 »
Eu queria uma lupa com a logo da marca... Pra mim um brinde fantástico!

O que vejo de legal no PuristS e Timezone é que as manufaturas muitas vezes fazem eventos exclusivos para os membros dos sites. Basta se inscrever e estar na civilização no dia do regabofe horologico.

Mas tem uns mais 'rabudos', que nem um amigo que mora na Filadélfia, membro ativo do Timezone, grande conhecedor de relógios e dono de alguns belos espécimes. A Maurice Lacroix convidou-o para um evento de fim de semana em Vegas com tudo pago: passagens, hotel cinco estrelas, alimentação, traslados blablabla...

Mas o que mais me passa vontade são os 'watch walks' que o Howard, moderador da JLC no Timezone, promove frequentemente em NY.
Marcelo

Re:Evento de fabricante de relógio - o que esperar?
« Resposta #15 Online: 21 Maio 2015 às 10:07:39 »
Acho plenamente válido, e aplaudo, a postura daqueles que preferem se manter "anônimos" e sem "patrocínio", para que possam analisar de forma independente o produto...
Logicamente, não deve ser fácil, depois de anos, décadas, de experiência, não ter o "reconhecimento" de uma marca e ser brindado com um convite vip, com tudo pago...
Mas, por outro lado, o convite vip, por vezes, traz junto uma algema, que o prenderia à necessidade de se expressar de maneira "adequada" sobre o organizador do evento...
Questão de escolha...
O problema é que tem dia que você está disposto a ser simpático, mas nem sempre...
Então, se você está sendo "bancado", deve abrir mão de seu livre arbítrio e continuar sendo simpático, ou é cortado do próximo evento...
Acredito que quem seja um admirador (e comprador) assíduo de determinadas marcas ou estilos, queira sim receber o convite, mas nem espera muito quanto a brindes, bebidas e comidas, pois geralmente tem condições financeiras diferenciadas e não acha muita graça nesses penduricalhos...
Querem ver novidades, algum preço diferenciado...
No meu caso, acharia demais ganhar um boné, um chaveiro ou outra lembrança, pois sou um con$umidor comum e não um comprador assíduo...

*

Offline RCComes

  • *****
  • 1.164
    • Ver perfil
Re:Evento de fabricante de relógio - o que esperar?
« Resposta #16 Online: 21 Maio 2015 às 10:14:00 »
Acho plenamente válido, e aplaudo, a postura daqueles que preferem se manter "anônimos" e sem "patrocínio", para que possam analisar de forma independente o produto...
Logicamente, não deve ser fácil, depois de anos, décadas, de experiência, não ter o "reconhecimento" de uma marca e ser brindado com um convite vip, com tudo pago...
Mas, por outro lado, o convite vip, por vezes, traz junto uma algema, que o prenderia à necessidade de se expressar de maneira "adequada" sobre o organizador do evento...
Questão de escolha...
O problema é que tem dia que você está disposto a ser simpático, mas nem sempre...
Então, se você está sendo "bancado", deve abrir mão de seu livre arbítrio e continuar sendo simpático, ou é cortado do próximo evento...
Acredito que quem seja um admirador (e comprador) assíduo de determinadas marcas ou estilos, queira sim receber o convite, mas nem espera muito quanto a brindes, bebidas e comidas, pois geralmente tem condições financeiras diferenciadas e não acha muita graça nesses penduricalhos...
Querem ver novidades, algum preço diferenciado...
No meu caso, acharia demais ganhar um boné, um chaveiro ou outra lembrança, pois sou um con$umidor comum e não um comprador assíduo...

Se na sacolinha viesse um relógio dentro, eu não teria problema algum em ser simpático. :P
Membro do RedBarBrazil

*

Offline mmmcosta

  • *****
  • 1.939
    • Ver perfil
Re:Evento de fabricante de relógio - o que esperar?
« Resposta #17 Online: 21 Maio 2015 às 11:40:47 »
Se na sacolinha viesse um relógio dentro, eu não teria problema algum em ser simpático.
+1
Marcelo

*

asenjo

Re:Evento de fabricante de relógio - o que esperar?
« Resposta #18 Online: 22 Maio 2015 às 02:30:02 »
Só por curiosidade: Existem eventos desse tipo no BR?

*

Offline RCComes

  • *****
  • 1.164
    • Ver perfil
Re:Evento de fabricante de relógio - o que esperar?
« Resposta #19 Online: 22 Maio 2015 às 09:02:46 »
Só por curiosidade: Existem eventos desse tipo no BR?

Sim, existem e aos montes.
Membro do RedBarBrazil