Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?

  • 34 Respostas
  • 12293 Visualizações
*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Online: 20 Maio 2015 às 23:29:36 »
Ou, não devemos discutir e repercutir as tentativas de golpe que acontecem aqui no FRM?

Não quero escrever muito aqui pois não sei se este tópico será apagado.
Não sei se é interesse dos controladores do FRM este assunto ser discutido aqui.

Uma primeira reflexão:
Bloquear e permitir que caia no esquecimento, sem ao menos alguma repercussão, o recente tópico sobre o golpe aplicado em um colega nosso não um desserviço à comunidade? Esconder a sujeira sob o tapete faz nossa casa mais limpa?
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #1 Online: 20 Maio 2015 às 23:50:00 »
Mas qual é a sugestão? Entendo que o alerta sobre um golpista foi dado. O membro foi banido. E sem que qualquer moderador sequer checasse a veracidade dos fatos, crendo apenas na boa fé dos acusadores/vítimas. Ou seja, sob o risco matemático de ter cometido um engano (nenhum moderador duvida da veracidade da história).

O que mais a moderação deve fazer na sua opinião? Qual o benefício de deixar o tópico aberto para um discussão aparentemente encerrada? O tópico ficou lá por três dias. Faltou tempo para mais repercurssões?

Uma negociação entre membros do fórum dá errado por qualquer motivo. Seja um defeito omitido, até um golpe. O problema é discutido no fórum diretamente sem que fosse exposto primeiramente para a moderação, mesmo que nas regras no sub-fórum esteja claro que os moderadores não são resposáveis pelas negociações. O espaço foi concedido, envolvidos e não envolvidos opinaram, depois o tópico é trancado. É ou será colocada uma mensagem de alerta, em resumo, "caveat emptor", ou seja, o óbvio do óbvio.

Em qual parte disso se enquadra a varreção de sujeira para baixo do tapete por parte da moderação?

Eu particularmente tenho interesse que isso tudo seja discutido. Gostaria de saber o que os usuários acham que deveria ser ou deveria ter sido a conduta da moderacão.

Abraços!

Adriano

Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #2 Online: 21 Maio 2015 às 09:32:56 »
Ótimo!

Tenho as mesmas dúvidas do Adriano e acho extremamente válido ouvirmos todas as sugestões.

Não será apagado, pelo contrário, está fixo no topo.

Abs!
Rafael.

*

asenjo

Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #3 Online: 21 Maio 2015 às 12:29:26 »
Em um outro fórum que eu participo há alguns anos, dei uma ideia que foi bem aceita e funciona bem por lá até hoje.
Lá é um fórum onde há grande comercialização de produtos por seus membros e com isso tive a ideia de criar um sistema de qualificações de usuários, bem parecido com o do Mercado Livre.
Como funciona? Bem simples: Um tópico para qualificações positivas e outro para qualificações negativas.
Picaretagem existe em todos os lugares, principalmente quando falamos em relógios.
Eu fico extremamente revoltado quando vejo anúncio de falsificações no ML, principalmente quando o dono dá aquele migué e tenta vender por exemplo um lolex submariner usado por 2k, como se fosse original. Comumente também usam aquela velha desculpa de que ganharam de presente e não entendem do assunto.

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.706
    • Ver perfil
Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #4 Online: 21 Maio 2015 às 12:33:59 »
Eu acho interessante um canto que os fóruns la de fora têm de feedback positivos ou negativos por parte dos integrantes dos fóruns quando efetuam algum negócio. Sei que neste caso tudo depende da boa vontade e da boa índole das pessoas envolvidas, coisa que infelizmente é artigo em falta no Brasil. Sério, é impressionante, eu ja comprei vários, quando digo vários são vários mesmo, relógios nos eua, seja no ebay, no watchuseek, TRF e NUNCA tive nenhum tipo de problema, sempre mandei a grana na frente seja por paypal (o que te da uma certa segurança) seja for transferência bancaria aonde a unica segurança que você tem é o feedback positivo e a fé de que tudo vai dar certo, já cheguei a mandar uma quantia vultuosa de dinheiro para um espanhol que mora na china que trabalha com comércio exterior para comprar um jlc via wire transference, o negócio acabou não dando certo porque o cara não arrumou uma forma de me mandar o relógio e me devolveu a grana sem nenhum tipo de aporrinhação (confesso que neste caso especifico quando o cara falou que não estava conseguindo me mandar a grana fiquei com o C@#$%Ú na mão). Em contra partida, em algum tempo de FRM ja vi pelo menos duas tentativas, e efetivamente golpes, um deles inclusive o vagabundo tentou me aplicar o golpe e graças a Deus não cai e no Mercado Livre, toda hora que tenho alguma coisa anunciada algum vagabundo vem com uma historinha tentando dar um golpe por isso falo da falta de boa índole do brasileiro. Enfim, escrevi este monte de baboseira para dizer o quanto acho que seria interessante o tal do canto de feedback. Porém entendo perfeitamente a moderação não querer se envolver com isso. De resto, como toda vez que esta questão é levantada comentam sobre desativar o canto de vendas, gostaria de deixar aqui o meu voto para que isso não aconteça porque acho bacana ter aquele canto lá para nós colecionadores, apreciadores, e malucos de plantão que tem boa índole, possam comprar e vender suas bugigangas, já fiz alguns negócios por ali tanto comprando quanto vendendo e sempre deram certo. Claro que cabe a nós nos precavermos na hora da negociação, e nunca colocar a culpa no frm por qualquer insucesso.

abraços
« Última modificação: 21 Maio 2015 às 12:36:01 por cesar »
Membro do RedBarBrazil

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #5 Online: 21 Maio 2015 às 13:45:33 »
A questão de como os moderadores varreram a sujeira para baixo do tapete nesse caso, ou ainda, uma "suposta interpretação de acusação" de como eles são cúmplices com o que aconteceu, permanece.

O que os usuários creem que a moderação deve fazer nesses casos? Ou o que acham que a moderação não fez, ou fez e não deveria?

Abraços!

Adriano

*

Offline Jim

  • ***
  • 146
    • Ver perfil
Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #6 Online: 21 Maio 2015 às 14:04:57 »
No meu entender, nessa situação específica, o caso foi tratado corretamente.

O tópico foi trancado, não removido, permitindo que todos tomassem conhecimento sobre o assunto e ainda impedindo exageros.

A questão foi analisada e o acusado foi excluído. Não vi nenhuma sujeira sendo varrida para debaixo do tapete.

Edit:

  • Sou a favor da manutenção do espaço de vendas;
  • Sou a favor do aumento de requisitos para acesso ao espaço de vendas;
  • Sou a favor do espaço para feedback. Quem desejar privacidade, combina com o comprador/vendedor;
« Última modificação: 21 Maio 2015 às 14:12:54 por Jim »
Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o Senhor é que dá a vitória. (‭Provérbios‬ ‭21‬:‭31‬ NVI)

*

Offline Cosentino

  • *****
  • 1.319
    • Ver perfil
Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #7 Online: 21 Maio 2015 às 14:39:37 »
Respondendo ao Adriano, em caso de denúncia, entendo que os envolvidos devem ser bloqueados até o esclarecimento dos fatos. As informações devem circular via MP, e após o julgamento desses fatos, o culpado banido. A denúncia, caso verdadeira, deve ficar em um post fixo apenas para informação (por prazo determinado). Até o julgamento, a denúncia fica suspensa.
Obs.: O CPF do banido deve ficar bloqueado.

*

asenjo

Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #8 Online: 21 Maio 2015 às 15:07:59 »
A questão de como os moderadores varreram a sujeira para baixo do tapete nesse caso, ou ainda, uma "suposta interpretação de acusação" de como eles são cúmplices com o que aconteceu, permanece.

O que os usuários creem que a moderação deve fazer nesses casos? Ou o que acham que a moderação não fez, ou fez e não deveria?

Abraços!

Adriano

Adriano, acho que seria interessante dar atenção a minha ideia.
Em um grande fórum do setor automotivo eu sugeri isso, o adm aderiu e funciona bem até hoje.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #9 Online: 21 Maio 2015 às 15:12:51 »
Respondendo ao Adriano, em caso de denúncia, entendo que os envolvidos devem ser bloqueados até o esclarecimento dos fatos. As informações devem circular via MP, e após o julgamento desses fatos, o culpado banido. A denúncia, caso verdadeira, deve ficar em um post fixo apenas para informação (por prazo determinado). Até o julgamento, a denúncia fica suspensa.
Obs.: O CPF do banido deve ficar bloqueado.

Caro Cosentino, então na sua opinião a moderação deve se encarregar de investigar, esclarecer e julgar os fatos? Na sua opinião, é papel da moderação fazer isso, inclusive em uma negociação que não envolveu o sub-fórum de vendas, como foi o caso?

Isso não poderia abrir espaço para que qualquer contenda ocorrida fora do fórum, que poderia ser até uma briga de trânsito (obviamente estou exagerando), seja exposta no fórum e resolvida pelos moderadores?

Eu creio que se qualquer tipo de negociação do sub-fórum tiver que ser de responsabilidade dos moderadores, tenho certeza que todos votarão a favor de simplesmente de banir completamente qualquer tipo de negócio por aqui. Mas aparentemente, a maioria dos usuários é contra isso. Como resolver essa equação? O Mercado Livre e o e-Bay se responsabilizam apenas parcialmente sobre os negócios ocorridos no site deles, e por essa mesma razão, cobram por isso.

Abraços!

Adriano

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #10 Online: 21 Maio 2015 às 15:14:18 »
Adriano, acho que seria interessante dar atenção a minha ideia.
Em um grande fórum do setor automotivo eu sugeri isso, o adm aderiu e funciona bem até hoje.

Com certeza, e nada aqui sugere que sua idéia, muito boa por sinal, não recebeu atenção ou não poderá ser acatada. Mas ainda me parece que o foco do tópico é outro.

Abraços!

Adriano

*

Offline EduBr

  • *****
  • 793
    • Ver perfil
Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #11 Online: 21 Maio 2015 às 15:37:32 »
Na minha opinião o ocorrido foi conduzido da melhor forma possível. O caso foi apresentado, de uma forma ou de outra todos ficaram sabendo do nome do envolvido e o mesmo foi banido do fórum. Mais que isso só na esfera policial/criminal. Ou então criar um sub-fórum "Paredão" onde o acusado seria atacado, sofreria injúrias e etc.  Acalmando assim o desejo de sangue da "galera" sqn! Quanto à qualificação dos membros nos sites estrangeiros a mesma se justifica devido ao tamanho dos mesmos e ao volume de negociações, o que não é o caso do FRM. Como diz o ditado, " águas passadas não movem o moinho"!

Abs.

*

Offline Cosentino

  • *****
  • 1.319
    • Ver perfil
Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #12 Online: 21 Maio 2015 às 16:46:06 »
Caro Cosentino, então na sua opinião a moderação deve se encarregar de investigar, esclarecer e julgar os fatos? Na sua opinião, é papel da moderação fazer isso, inclusive em uma negociação que não envolveu o sub-fórum de vendas, como foi o caso?

Isso não poderia abrir espaço para que qualquer contenda ocorrida fora do fórum, que poderia ser até uma briga de trânsito (obviamente estou exagerando), seja exposta no fórum e resolvida pelos moderadores?

Eu creio que se qualquer tipo de negociação do sub-fórum tiver que ser de responsabilidade dos moderadores, tenho certeza que todos votarão a favor de simplesmente de banir completamente qualquer tipo de negócio por aqui. Mas aparentemente, a maioria dos usuários é contra isso. Como resolver essa equação? O Mercado Livre e o e-Bay se responsabilizam apenas parcialmente sobre os negócios ocorridos no site deles, e por essa mesma razão, cobram por isso.

Abraços!

Adriano
Achei apenas que ambos deveriam ser ouvidos para não ocorrer uma injustiça no banimento. Se não vai haver julgamento, como pode haver condenação? Nesse caso do João, participei desde o inicio e sei de todos os fatos, inclusive, com emails e documentos. Para mim foi fácil julgar, e para a Moderação? Vão julgar apenas em cima de relatos apresentados nos posts? Dessa vez não foi, mas pode acontecer uma injustiça.
O fato é que estamos incompletos, falta controle e estatísticas nesse quesito.
Essa é apenas minha opinião.
Abs

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #13 Online: 21 Maio 2015 às 16:57:56 »
Entendi perfeitamente Cosentino. A questão é: quem condenou primeiro? A moderação não foi informada de nada, nada foi apresentado para a moderação, nem mesmo os fatos, muito menos documentos. De repente apareceu um tópico explicando o caso e um monte de gente fuzilou o cara. O cara não se manifestou nem para a moderação, nem no tópico em questão.

A moderação bloqueou o usuário e bloqueou o tópico, e há sugestões que que agiu mal. E se então não tivesse bloqueado o tópico? E se não tivesse bloqueado o usuário? E se, por falta de provas de ambas as partes, simplesmente apagasse o tópico? Iam chamar os moderadores de que? De cúmplices, no mínimo, eu creio.

Você, por exemplo, tem emails e documentos para avaliar o fato e tem certeza do que houve. E o que achariam se a moderação não fizesse nada sob a alegação de que não tem documentação suficiente para julgar? É papel da moderação correr atrás disso, ou dos envolvidos em se defender e contactar a moderação?

E se estamos incompletos e sem controle e estatísticas, qual a sugestão para fazer isso, para controlar isso?

É papel da moderação evitar que um golpe como o que ocorreu, ocorra? O que a moderação pode fazer, preventivamente, para que isso não se repita, a não ser alertar para que não se entregue produtos sem pagamento imediato, ou coisas assim?

Eu ainda estou sem entender qual foi a responsabilidade, culpa ou o que a moderação fez de errado neste caso do Diplomata.

Abraços!

Adriano

*

Offline Cosentino

  • *****
  • 1.319
    • Ver perfil
Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #14 Online: 21 Maio 2015 às 18:20:06 »
Entendi perfeitamente Cosentino. A questão é: quem condenou primeiro? A moderação não foi informada de nada, nada foi apresentado para a moderação, nem mesmo os fatos, muito menos documentos. De repente apareceu um tópico explicando o caso e um monte de gente fuzilou o cara. O cara não se manifestou nem para a moderação, nem no tópico em questão.

A moderação bloqueou o usuário e bloqueou o tópico, e há sugestões que que agiu mal. E se então não tivesse bloqueado o tópico? E se não tivesse bloqueado o usuário? E se, por falta de provas de ambas as partes, simplesmente apagasse o tópico? Iam chamar os moderadores de que? De cúmplices, no mínimo, eu creio.

Você, por exemplo, tem emails e documentos para avaliar o fato e tem certeza do que houve. E o que achariam se a moderação não fizesse nada sob a alegação de que não tem documentação suficiente para julgar? É papel da moderação correr atrás disso, ou dos envolvidos em se defender e contactar a moderação?

E se estamos incompletos e sem controle e estatísticas, qual a sugestão para fazer isso, para controlar isso?

É papel da moderação evitar que um golpe como o que ocorreu, ocorra? O que a moderação pode fazer, preventivamente, para que isso não se repita, a não ser alertar para que não se entregue produtos sem pagamento imediato, ou coisas assim?

Eu ainda estou sem entender qual foi a responsabilidade, culpa ou o que a moderação fez de errado neste caso do Diplomata.

Abraços!

Adriano
Eu não estou julgando a moderação, até porque, não achei que foi feito nada errado. Nesse caso, acho que precisamos aprimorar o procedimento. Creio que como qualquer outra norma, precisamos de um procedimento definido para outros casos que possam aparecer.
Se o procedimento atual é o que foi elencado, como você mesmo disse Adriano, foi com pouca base decisória. "O membro foi banido. E sem que qualquer moderador sequer checasse a veracidade dos fatos, crendo apenas na boa fé dos acusadores/vítimas. Ou seja, sob o risco matemático de ter cometido um engano (nenhum moderador duvida da veracidade da história)."
Abs

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #15 Online: 21 Maio 2015 às 18:45:43 »
Entendi, assim como entendi que você não criticou a moderação. A base para o julgamento e decisão para o bloqueio do acusado foi o fato da acusação ter partido de um membro conhecido da maioria, a confirmação da história por outros membros conhecidos e reputados, contra um membro desconhecido (ninguém encontrou motivos subjetivos para não acreditar na história), e mais, a tentativa de agir rápido, visto que em outra oportunidade em que houve golpe, a moderação foi criticada por demorar a bloquear o golpista (mesmo sem saberem que o que estava acontecendo nos bastidores).

A decisão em bloquear inclusive nem foi tão difícil, afinal perder o acesso a um fórum de internet é "punição" irrisória perto do dano ou prejuízo que ele aparentemente já causou, e poderia causar mais. Isso mal pode ser chamado de punição. Eu acho mais uma "medida cautelar".

Abraços!

Adriano

*

asenjo

Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #16 Online: 21 Maio 2015 às 18:54:26 »
Com certeza, e nada aqui sugere que sua idéia, muito boa por sinal, não recebeu atenção ou não poderá ser acatada. Mas ainda me parece que o foco do tópico é outro.

Abraços!

Adriano

O foco do tópico é evitar com que picaretas se deem bem aqui no fórum, correto?
E eu citei uma ferramenta para ajudar nisso
Seria legal se o pessoal desse outras ideias p/ que possamos evitar esses acontecimentos.
Sobre a moderação "investigar" ou não, acho complicado jogar essa bomba nas mãos da moderação e da adm, isso cabe mais aos que estiverem negociando.
« Última modificação: 21 Maio 2015 às 18:56:58 por asenjo »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #17 Online: 21 Maio 2015 às 19:02:18 »
Todas as sugestões serão ouvidas. Mas para mim o foco do tópico é entender o que a varreção da sujeira para baixo do tapete significa, como e quando ela ocorreu, e em qual momento a moderaçãonprestou um desserviço para o espaço.

Abraços!

Adriano

*

asenjo

Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #18 Online: 21 Maio 2015 às 19:05:16 »
Um exemplo de picaretagem no ML
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-657018433-relogio-rolex-daytona-preco-pra-vender-logo-_JM#D[S:HOME,L:RECOMITEM-CORE-DOS-START,V:3]

O ML está cheio desse tipo de anúncio.
Relógios de herança, presente etc.
E estão lá, sempre anunciados e ninguém faz nada. Sempre denuncio esse tipo de anúncio, mas são raros os casos em que o ML retira o anúncio do ar.
Já pensei até em acionar o MP pra dar um jeito nisso, mas duvido que se interessem.

*

asenjo

Re:Não enfrentar um problema faz com que ele não exista?
« Resposta #19 Online: 21 Maio 2015 às 19:07:13 »
Todas as sugestões serão ouvidas. Mas para mim o foco do tópico é entender o que a varreção da sujeira para baixo do tapete significa, como e quando ela ocorreu, e em qual momento a moderaçãonprestou um desserviço para o espaço.

Abraços!

Adriano

Acho que alguns não gostaram do tópico ter sido trancado lá na área principal.
Eu não me incomodei com isso, visto que o assunto já estava resolvido.
Já pensou se os moderadores tivessem que ficar investigando cada usuário suspeito aqui no fórum?
Não dá!