Dúvida sobre o sistema da corda

  • 43 Respostas
  • 13793 Visualizações
Dúvida sobre o sistema da corda
« Online: 26 Maio 2015 às 19:23:04 »
Pessoal, estou com uma pequena dúvida e gostaria de uma ajuda.
Em um relógio automático, que também aceita corda manual, existem dois sistemas de corda ou um só?
É possível o relógio não acumular energia pela massa oscilante e acumular quando a corda é dada pelo acionador?

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #1 Online: 26 Maio 2015 às 20:41:31 »
Não sei se entendi bem a pergunta. Você quer saber se o sistema que dá corda pela coroa é o mesmo que dá corda via rotor, ou se são independentes?

Nornalmente sim, ou seja, ele pode carregar bem pelo rotor e não pela coroa, ou o oposto. Em calibres mais modernos, são totalmentr independentes: o sistema do automático move a rochet (a engrenagem diretamente em cima do tambor) de um lado, e o sistema de corda auxiliar, de outro lado.

Já em relógios mais antigos, algumas peças antes da rochet podem ser compartilhadas. Por isso, se der um defeito nesse "meio de campo", ele não vai carregar de nenhum jeito.

Se você explicar com mais detalhes o que está enfrentando (acredito que sua dúvida esteja sendo motivada por alguma dificuldade ou suspeita de defeito) e qual o calibre, talvez fique mais fácil de ajudar.

Abraços!

Adriano

Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #2 Online: 26 Maio 2015 às 21:31:42 »
Olá Adriano!
Obrigado pela ajuda!
Vamos lá, o calibre é um Valjoux 7754 e estou com a sensação de que a corda não está durando quando carregada pelo movimento automático, mas quando ela é dada via coroa, ela parece durar normalmente...
Vou fazer um teste hoje a noite para me certificar.
É isso.. Alguma idéia do que pode ser?

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #3 Online: 26 Maio 2015 às 21:41:08 »
Rafael, caso o fundo nao seja transparente, ao movimentar o relogio você sente o rotor movimentando-se?

Abs

Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #4 Online: 26 Maio 2015 às 21:49:35 »
O fundo é de safira.
O Rotor se movimenta normalmente, assim como todas as funções do relógio estão normais.
Estou usando o relógio desde as 18:30 até agora para testar durante a noite se ele carregou normalmente, ou seja, até quando a carga vai durar.
Antes de dormir vou colocar o relógio na posição 0:00 para amanhã pela manhã ver o que acontece...

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #5 Online: 27 Maio 2015 às 00:45:31 »
Rafael, você já tem uma certa quilometragem rodada no fórum e deve ter lido alguns posts onde analiso esses fatos. Seja bem vindo ao misterioso mundo dos malditos movimentos que deixam de carregar! E este é o pior problema de um relógio. Um movimento pode secar o óleo e começar a atrasar, digamos, um minuto ao dia. Por mim, foda se. Como tenho um monte de relógios, o acúmulo de erros sequer seria percebido por mim, naquela troca constante de modelos que nos caracteriza. Mas relógio carregando mal o tira de combate! Os eta 2892 sem a modificação no sistema de carga levada a cabo pela omega desde o 1120, ainda em 1994, é mestre em parar antes de uns cinco anos de uso, sem motivo aparente. Outro dia vi um Bvlgari equipado com 2892 mas seu rolamento central era diferente. Presumo que a eta tenha adotado o rolamento da omega em toda linha de uns tempos para cá para solucionar os problemas de carga dos movimentos normais, embora não tenha certeza. Mas não só. Os zenith elite costumam parar com uns cinco anos de uso também e relógios com magic lever idem, por desgaste da forquilha. Aliás, no exato momento que teclo isso há um ebel e um zenith meus que no uso normal não carregam nem 15 horas, mesmo com reza brava. Vão ficar assim, pois não vou pagar para arrumá los nem a pau! Muitos aqui tendem a achar que detono muito a rolex. Mentira. Eu só dou a César o que é de César. Não posso furtar me, pois, de criticar as marcas quando devem ser criticadas. Mas citando a rolex, algo que não dá pau nela é sistema de carga, sobretudo pelo super dimensionamento do movimento, que é como um motor a diesel, tosco por natureza. Na minha experiência, esses movimentos extra planos que foram moda dos anos 70 aos 90 são os senhores problema. E tanto é verdade que quando me perguntam qual movimento é melhor, um 2824 ou 2892, vocês já sabem minha resposta não é? Pois então. Bem vindo. Flávio
« Última modificação: 27 Maio 2015 às 00:47:28 por flavio »

Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #6 Online: 27 Maio 2015 às 01:29:14 »
Quando fui pescoçar o valor do "meu" Tissot aqui em Vitória a atendente me disse que toda semana seria para dar corda nele: 40 voltas na coroa/acionador...
Verdade ou mentira?

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #7 Online: 27 Maio 2015 às 08:56:01 »
É muito incomum o 7750 ter problema de carregamento, e seu carregamento é muito eficiente. Pode ser defeito mesmo.

Abraços!

Adriano

Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #8 Online: 27 Maio 2015 às 10:53:25 »
Micuim, o teste de funcionamento do automático é bem simples: use o relógio todo dia por 1 semana, tirando do pulso para dormir e tomar banho, sem dar corda pela coroa. Se estiver tudo ok, ele não deverá parar.  A reserva dele é de cerca de 40 horas, ou seja, ao final de 1 semana, mesmo que você não o utilize mais, ele ainda deverá funcionar por mais um dia e meio.

Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #9 Online: 27 Maio 2015 às 10:56:38 »
Vamos aos fatos...
Exatamente às 0:00 tirei meu relógio do pulso e coloquei na gaveta. Hoje pela manhã quando saí de casa, ele ainda estava funcionando firme e forte, ou seja, já durou mais de sete horas.
Como almoçarei em casa, vou ver como está.
Relamente já li muito sobre o mistério, mas o que achei curioso foi que tive a sensação de que quando dei corda manual ele funcionou bem, e quando ele carregou no automático não, o que a princípio pareceu estranho.
Como se trata de um movimento que reputo eficiente, fiquei na dúvida...
A propósito, vocês saberiam dizer quanto tempo em uso normalmum relógio desse leva pra atingir sua carga máxima?
Em breve volto informando se o danado continua funcionando.
Abraço a todos!

Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #10 Online: 27 Maio 2015 às 10:56:46 »
Agora, se seguir o conselho da atendente, se vc não utilizar o relógio, ele vai parar 40 horas depois da corda manual (40 voltas deve ser o suficiente para carregar toda a corda), se utilizar, o automático manterá a corda carregada.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #11 Online: 27 Maio 2015 às 11:02:26 »
Volto a repetir: há tantos fatores envolvidos nisso que não é nem possível determinar. Porém, contudo, no entanto, há movimentos que são notórios por arregarem antes do tempo, em virtude de, também, fatores vários no funcionamento do automático. Como disse, se fosse para fazer uma correlação ULTRA MEGA SUPER TOSCA, diria que os problemas aparecem nos movimentos extra planos.


Flávio

*

vinniearques

Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #12 Online: 27 Maio 2015 às 11:23:54 »

A propósito, vocês saberiam dizer quanto tempo em uso normalmum relógio desse leva pra atingir sua carga máxima?


Normalmente num uso comum ele costuma carregar em 8 horas de uso continuo.

Mas tambem depende muito do dia né, vai que é um baterista ou um adolescente rsrsrsrsrs

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #13 Online: 27 Maio 2015 às 12:33:02 »
O uso faz toda diferença. Para mim, por exemplo, os 2892A2, se não estiverem perfeitos ou já forem meio antigos, ou qualquer 2894 ou 2892 com módulo de cronógrafo, mesmo novo e perfeito, mesmo se eu usar 9 a 10 horas por dia, para o meu uso, depois de uns 3 ou quatro dias, amanhecem parados.

O meu Omega Dynamic crono (que é um 2892 com módulo DD), o meu RW Parfsifal (que é um SW300 com módulo DD) e o meu Monaco (que é um 2894), é batata: encho de corda no domingo de noite para usar durante a semana seguinte. Se eu usar como normalmente uso durante o trabalho, é batata: quinta de manhã estão parados.


Abraços!

Adriano


*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #14 Online: 27 Maio 2015 às 12:36:21 »
Tenho alguns 2824 e 2892 (Tudor, Girard Perregaux, Daniel Jean Richard, Breitling...) e não tenho do que reclamar em matéria de carregamento.

Todos com uma média de cinco anos de idade.

Já tive outros tantos e também não notei nada que os desabonasse.

Acho-os verdadeiros "warhorses".

Dic

Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #15 Online: 27 Maio 2015 às 14:25:16 »
Senhores, boa notícia!

Até o presente momento o relógio continua funcionando normalmente, passadas mais de 14 horas!
Ou seja, foi alarme falso...
Vou deixa-lo aqui parado até que a corda acabe para eu saber exatamente quanto tempo durou e volto posteriormente para dizer o tempo total de funcionamento com uma carga de 6 horas de uso.
De qualquer forma, a discussão foi boa porque consegui entender mais um pouco sobre o mecanismo!
Muito obrigado a todos!
Só a título de curiosidade, o relógio mencionado é um Chopard Mille Miglia GMT Chrono
Grande abs,

Rafael Martins

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #16 Online: 27 Maio 2015 às 14:35:25 »
Chopard igual ao seu usa Valjoux. Não costumam dar problemas de carga, mas necessitam de uma ajuda de corda para começarem a funcionar. Aliás, ao contrário da crendice popular, minha experiência demonstra que mecanismos de carregamento unidirecional são melhores do que os bidirecionais.


Flávio

Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #17 Online: 27 Maio 2015 às 14:37:42 »
Exato, Flávio.

Meu Chopard usa o 7754, salvo engano.
Sabe dizer se esse tipo de movimento é uni ou Bidirecional?

Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #18 Online: 27 Maio 2015 às 15:06:24 »
Interessante esta situação de corda diferente entre coroa e rotor, nunca tinha pensado nesta coisa. Mas...

Outro dia é que me atentei no uso de um Orient M-force (calibre 40N5A), que tem aquele marcador de "carga": 

Quando dou corda pela coroa ele "enche a corda" até o fim do marcador, ou seja 40 horas.
Porém, se eu usar apenas no pulso, conforme falado acima (o dia todo, exceto ao dormir e no banho), considerando que somente será carregado pelo motor, tal marcador de "carga" só chega a 30 horas.

foto do dito cujo, com o marcador de carga ás 6:00hs

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre o sistema da corda
« Resposta #19 Online: 27 Maio 2015 às 15:46:22 »
Os Valjoux são unidirecionais.

Sobre o fato notado no Orient. Às vezes a massa oscilante, nas tensões baixas de corda, "vence" a resistência do sistema facilmente. À medida que o troço vai ganhando "torque", ela não mais consegue vencer a resistência do sistema, empacando aquém do máximo.

Flávio