Menu principal

Abra sua tampa, vai.........

Iniciado por Marcelo Costa, 23 Junho 2009 às 23:46:05

tópico anterior - próximo tópico

Jansen

Soro fisiologio =  agua + NaCl (cloreto de sodio) = Sal em concentracao de 0,9%
Pelo amor de Deus leve URGENTE a um relojoeiro para limpeza e lubrificacao!
:'(

no mais... Bela historia e relogio.

Abs
" Se todos seus esforços foram vistos com indiferença, não desanime, pois o sol ao nascer dá um espetáculo todo especial e no entanto a maioria da platéia continua dormindo..." Autor Desconhecido

Filipeandrade

Caros amigos, acredito que não entenderão completamente, eu mesmo fiz toda a revisão nele. Isso tem quatro anos e está perfeito até o momento.

O mostrador foi limpo com o soro puro sim, alem de tirar aquelas poeiras verdes do tempo, não atrapalham a escrita.

Agora as demais peças é uma segunda historia, todas as engrenagens foram usadas benzina.

Toda a platina e a roda de corda, primeiramente eu usei uma combinação que eu mesmo inventei para tirar algumas manchas sem agredir as peças. (talvez o que ouve um certo questionamento dos amigos) Que seria: soro fisiológico, polidor grand prix e o limpol, sabão neutro.

Apos o resultado, das peças: platinas e a roda de corda. Eu juntei todas as peças (incluído as engrenagens e fiz a limpeza padrão com a benzina para eliminar qualquer tipo de gordura)

Quando todas as peças estavam prontas para serem montadas, percebe que não havia mais nenhuma sequer oxidação,

E o mecanismo esta como sai de fabrica.

Acredito-me, pelo tanto que mecho com movimentos, somente algumas peças precisão de uma simples lubrificação. (sei que a lubrificação ajuda contra a oxidação) E o excesso só atrapalha na precisão.

Como esse relógio não seria usado no dia dia, achei melhor a lubrificação somente no balanço, e o relógio funciona perfeitamente e precisamente.

Qualquer duvida ou ideia, estou disposto a debaeter. Abraços a todos

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Paulo Sergio

Sucesso!!!  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Alberto Ferreira

Salve!

;D

Filipe, o homem do "conta-gotas"...
Ele vai dando as informações aos poucos...   ;)

Amigo, desculpe a brincadeira, viu...  ;)
Mas como nós iríamos entender (completamente)?  Baseados no que disse antes...

Você não precisa nos dar a "fórmula" do que "inventou". Claro.

Mas,... Amigo...
Que antes fique bem claro que a minha intenção é das melhores, e que, sobretudo, haja esclarecimentos e colocações baseadas em pontos minimamente corretos.
Se não, eu não "brinco". Certo?  8)

Pois bem, sendo assim, lá vai...
Se você pretende debater o ponto, aqui vão alguns "questionamentos"...

1) Usar para a limpeza um produto que não é nem solvente (como a benzina) e nem água pura (destilada).  ::)
Por que usar o soro fisiológico, que basicamente é água com sal (cloreto de sódio)?
Qual seria a idéia por trás deste procedimento?

Agora eu confesso que não entendi mesmo.  ::)

2) Você tem idéia da composição do "Grand Prix"?
Do seu grau de abrasividade, etc?
Mais uma vez, qual seria a idéia por trás do seu uso?

Aqueles "pontinhos" nos mostradores antigos costumam ser bem mais que apenas poeira.
Em geral são oxidações e formações salinas que surgem por baixo da tinta, entre ela e a chapa de metal.
A poeira, sim, sai com uma lavagem, mas aquelas "oxidações" (pequenos "pururucos"), infelizmente não saem.

3) O Limpol (detergente líquido, eu creio) é mesmo neutro? E eu não falo só de PH, mas de seus eventuais aditivos (alguns têm glicerina e outros produtos para proteção da pele), etc...
Mas, se for realmente "neutro", tudo bem...
::)

Bom,...
Não entenda as minhas palavras como "menosprezo" pelo que você fez...
Nada disso, bem o contrário.
A intenção, como já dito, é apenas debater pontos que possam ser "problemáticos" se não bem aclarados.
E, se possível, evitar deixar registrados aqui, sem debate, pacificamente, conceitos que não sejam muito ortodoxos, pois isso poderia servir de referência a outros, menos avisados. Ok?

Mas,...
Há quem diga que tudo está bem, quando termina bem.

Sem, nem de longe, querer ser sarcástico, eu perguntaria...
Será que já terminou?  Ou será que entre uma ação e outra (a limpeza final com a benzina) não ficou algo (quimicamente falando) agindo lá no movimento? ::)

E,...
Tem uma frase sua aí na mensagem acima, com a qual eu não posso concordar muito.

"E o mecanismo esta como sai de fabrica."

Tudo bem.
Fora os riscos questionados aqui, esperemos que sim.

O relógio é seu, mas eu continuo convicto de que, ao fazer uma "restauração", o melhor é mesmo que o amigo considere que ao usar métodos menos ortodoxos, depois use métodos convencionais de limpeza, o quanto antes.
Como agora eu entendo que você fez.

Abraços!
Alberto

PS:
As modificações que eu fiz no texto foram acrescentadas após uma troca de MP´s com o colega Filipe.

Mais um abraço, Filipe!

Paulistano

Gravina

Este movimento tem um gravíssimo defeito, não é meu :'( :'( :'( :'(............mas o jogo não acabou...

É uma maravilha, absolutamente fantástico :-* :-* :-*

Roberto (O&P)

Abs

Gravina

zE_

Gravina, eu tenho quase certeza que vi um relogio russo com um calibre muito semelhante a este.
Sábado eu vejo se encontro na feira outra vez e tento uma foto.

igorschutz

Foco, Gravina... foco! Ele vai ser seu! (e eu quero ver ao vivo!)

Um abração,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Gravina

Citação de: zE_ online 13 Abril 2012 às 10:24:36
Gravina, eu tenho quase certeza que vi um relogio russo com um calibre muito semelhante a este.

Oi Zé,

Conheço este russo!....
É como diz o filósofo ::)............uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa ;D

Ebay

Abs

Gravina

Gravina

Citação de: igorschutz online 13 Abril 2012 às 10:30:09
Foco, Gravina... foco! Ele vai ser seu! (e eu quero ver ao vivo!)

Valeu Igão!!...........e vamos que vamos! ;)

Abração

Gravina

Dede

Tissot PR100

Ganhei este relógio do meu pai, ele já o usava a mais de 10 anos sem tirar do braço kkkkkk
Só foi revisada uma única vez na própria autorizada Tissot. A máquina é uma ETA 7836-2

zE_

Citação de: Gravina online 13 Abril 2012 às 10:55:42

Oi Zé,

Conheço este russo!....
É como diz o filósofo ::)............uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa ;D

Abs

Gravina

;D

shun

Caramba! Nunca tinha visto um Zenith 135 com esse acabamento! Lindão mesmo!

Mentalizo em prol da Mooca!

;D ;D

Abraços!

shun

Citação de: zE_ online 13 Abril 2012 às 10:24:36

zÉ! Se você procurar por Zenith 135 no eBay só irá encontrar relógio russo! hahahaha!

Esse daí tem aos montes!  ::)

Abraços!

fsoliveira

Ae galera, os relogios anteriores estão de parabéns!

qero deixar registrado aqui um modesto 46941, meu primeiro automático!

então tem muito valor!      ;D ;D ;D ;D ;D

:D :D :D :D

PS: desculpem a qualidade da foto.   ::)
Felipe Oliveira

Orient, 46941 (469214-6A PR)
Orient, 46941 (4696A1-4A CA)
Seiko, 6119-8083

"O tempo que você gosta de perder não é tempo perdido." (Bertrand Russell)

Cigano

Hehehe, temos uma coisa em comum, pois o meu primeiro também é um 46941... para mim um dos melhores movimentos que a Orient já fez !!
Bem honesto !!
Abraços,
Cigano!

fsoliveira

Citação de: Cigano online 19 Abril 2012 às 03:53:28
Hehehe, temos uma coisa em comum, pois o meu primeiro também é um 46941... para mim um dos melhores movimentos que a Orient já fez !!
Bem honesto !!

realmente um movimento muito honesto.   ;) ;) ;)

uso ele até hoje, está sendo meu "bate-estaca" diariamente, só sai do braço pra dormir!

KKKKKK
Felipe Oliveira

Orient, 46941 (469214-6A PR)
Orient, 46941 (4696A1-4A CA)
Seiko, 6119-8083

"O tempo que você gosta de perder não é tempo perdido." (Bertrand Russell)

Gravina

Cal 17.8 - 15 pedras - concebido em 1940, fabricado até 1961 - 21.600 Alternâncias por hora.

Paulo Sergio

Lindo Gravina... lindo!!!  :o :o :o
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Gravina

Obrigado, Paulo Sérgio :)!

Abs

Gravina