Remoção de parafusos quebrados dos G-Shocks antigos

  • 10 Respostas
  • 6627 Visualizações
Remoção de parafusos quebrados dos G-Shocks antigos
« Online: 21 Junho 2015 às 23:25:08 »
Os antigos Casio G-Shock DW-5000C, DW-5200C e DW-5600C, todos de fundo de rosca e caixa de aço, possuem pequenos parafusos que prendem o bezel. É comum que tais parafusos se quebrem quando se deseja retirá-los, ficando presos dentro da caixa:


fonte:http://forums.watchuseek.com/f17/broken-screw-blues-189428.html


fonte:http://forums.watchuseek.com/f43/casio-dw-5600c-restoration-broken-bezel-screw-encouragement-879664.html


Vi também no watchuseek um tópico mostrando a restauração de um G-Shock DW-5600C, no qual se usou uma broca de 0,5mm para retirar o parafuso quebrado. Entendo que está sendo usada uma parafusadeira:


fonte:http://forums.watchuseek.com/f43/casio-dw-5600c-restoration-broken-bezel-screw-encouragement-879664.html


Pergunto: Algum dos colegas passou por tal problema, retirando o parafuso quebrado sem danificar a rosca que prende o parafuso? Como fazer?


Abs,





*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Remoção de parafusos quebrados dos G-Shocks antigos
« Resposta #1 Online: 22 Junho 2015 às 10:12:01 »
Aconteceu comigo, só saiu com broca, mas fiz manualmente, com a broca presa em um mandril manual. Não ficou lá essas coisas, a rosca danificou um pouco mas ainda funciona.

Abraços!

Adriano

*

Offline rtakami

  • ***
  • 190
  • Bushido
    • Ver perfil
Re:Remoção de parafusos quebrados dos G-Shocks antigos
« Resposta #2 Online: 22 Junho 2015 às 12:37:10 »
Nossa, que tenso heim, se errar a broca ela come a rosca, se não fosse um relógio poderia ate´esquentar um pouco para facilitar a remoção.

Re:Remoção de parafusos quebrados dos G-Shocks antigos
« Resposta #3 Online: 22 Junho 2015 às 20:13:06 »
É ruim tirar hein!  :-\

De repente com uma broca reversa ajudasse a  destarrachar o pedaço.

Me deparei com uma situação semelhante quando um amigo quebrou a tige no pezinho da coroa de um Festina. Retirei o pedaço com um broca 0,9mm mas não ficou tão bom. Coloquei um extensor de tige mas não segurou muito tempo. Acredito que só soldando o extensor na coroa.
“O mundo intriga-me. Não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro.” ― William Paley

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re:Remoção de parafusos quebrados dos G-Shocks antigos
« Resposta #4 Online: 22 Junho 2015 às 21:02:47 »
Que que é esse negócio de se errar a broca come a rosca?  ;D ;D ;D ;D ;D ;D


Re:Remoção de parafusos quebrados dos G-Shocks antigos
« Resposta #5 Online: 22 Junho 2015 às 23:07:08 »
Que que é esse negócio de se errar a broca come a rosca?  ;D ;D ;D ;D ;D ;D
E eu achando que acertando a broca que se comia a rosca...;D;D;D;D;D;D

Re:Remoção de parafusos quebrados dos G-Shocks antigos
« Resposta #6 Online: 23 Junho 2015 às 06:23:55 »
Broca, rosca, sei não esse negócio aí tá estranho kkkkk....
Brincadeiras a parte, não sabia desse problema nos Casio antigos, e um problema desses é meio treta de se arrumar pelo jeito.

*

Alberto Ferreira

Re:Remoção de parafusos quebrados dos G-Shocks antigos
« Resposta #7 Online: 23 Junho 2015 às 10:51:24 »
...
... não sabia desse problema nos Casio antigos, e um problema desses é meio treta de se arrumar pelo jeito.


Bom dia, amigos!

Eu entendi o que você quis dizer, Renato, é claro.
Mas, se me permite, eu vou apenas pegar o gancho na sua frase,...
Para um simples registro, ok?

Não é bem um problema nos Casio´s antigos...  ::)

Pode acontecer com qualquer um... 
Seja com os relógios (antigos ou novos) ou (principalmente) com o operador da chave...
E este último pode nem ser tão "antigo" assim...  ;)  :D

Na verdade o ponto é que nem haveria a necessidade de aplicar muito torque num parafuso com aquela função, bastaria um leve aperto.
É que frequentemente nós exageramos nos apertos dos parafusos em geral... 
E aí, não raro, nós temos que "pagar" o "preço" da encrenca.

Mas digamos que este é apenas um comentário, ou quase um "alerta" genérico.

Abraços a todos!
Alberto


Re:Remoção de parafusos quebrados dos G-Shocks antigos
« Resposta #8 Online: 25 Junho 2015 às 17:22:24 »

Bom dia, amigos!

Eu entendi o que você quis dizer, Renato, é claro.
Mas, se me permite, eu vou apenas pegar o gancho na sua frase,...
Para um simples registro, ok?

Não é bem um problema nos Casio´s antigos...  ::)

Pode acontecer com qualquer um... 
Seja com os relógios (antigos ou novos) ou (principalmente) com o operador da chave...
E este último pode nem ser tão "antigo" assim...  ;)  :D

Na verdade o ponto é que nem haveria a necessidade de aplicar muito torque num parafuso com aquela função, bastaria um leve aperto.
É que frequentemente nós exageramos nos apertos dos parafusos em geral... 
E aí, não raro, nós temos que "pagar" o "preço" da encrenca.

Mas digamos que este é apenas um comentário, ou quase um "alerta" genérico.

Abraços a todos!
Alberto
Grande Alberto, obrigado pelas informações que com certeza me acrescentaram bastante. Como sempre, podemos aproveitar bastante com a lições que você nos ensina hehehe.

Abraços,

Renato.

Re:Remoção de parafusos quebrados dos G-Shocks antigos
« Resposta #9 Online: 29 Junho 2015 às 19:21:45 »
Aconteceu comigo, só saiu com broca, mas fiz manualmente, com a broca presa em um mandril manual. Não ficou lá essas coisas, a rosca danificou um pouco mas ainda funciona.

Olá Adriano,

Pois é, estou estudando uma forma de fazer a retirada desse parafuso quebrado. Será que uma pequena furadeira de bancada, como a mostrada no link abaixo, seria uma boa opção?

www.youtube.com/watch?v=V6FDpdzpjjo


Vi também essa pequena furadeira manual, que me pareceu muito boa:

www.youtube.com/watch?v=2FHQv-L4my8



Não é bem um problema nos Casio´s antigos...  ::)

Pode acontecer com qualquer um... 
Seja com os relógios (antigos ou novos) ou (principalmente) com o operador da chave...
E este último pode nem ser tão "antigo" assim...  ;)  :D

Na verdade o ponto é que nem haveria a necessidade de aplicar muito torque num parafuso com aquela função, bastaria um leve aperto.
É que frequentemente nós exageramos nos apertos dos parafusos em geral... 

Olá Alberto,

Dizem, não sei se procede, que os parafusos que prendem o bezel desses Casios antigos vinham de fábrica com algum tipo de cola “trava rosca”, sendo relativamente comum a recomendação de que se aqueça o local antes de retirá-los, de modo a enfraquecer a tal cola. Já vi também atribuírem o problema a algum tipo de oxidação. De toda forma, pelo que li, parece que esquentar o local traz melhores resultados do que usar um composto desengripador. 

Abs,

*

Alberto Ferreira

Re:Remoção de parafusos quebrados dos G-Shocks antigos
« Resposta #10 Online: 29 Junho 2015 às 23:01:40 »
...
Olá Alberto,

Dizem, não sei se procede, que os parafusos que prendem o bezel desses Casios antigos vinham de fábrica com algum tipo de cola “trava rosca”, sendo relativamente comum a recomendação de que se aqueça o local antes de retirá-los, de modo a enfraquecer a tal cola. Já vi também atribuírem o problema a algum tipo de oxidação. De toda forma, pelo que li, parece que esquentar o local traz melhores resultados do que usar um composto desengripador. 

Abs,

Olá, Bernardo,
Eu também não sei dizer se haveria uma aplicação de trava química, de fábrica, ali...
Eu tenho dúvidas quanto à necessidade disso, naquela aplicação e local, mas pode ser...

Por outro lado eu não acredito que o que prendeu (demais) o parafuso tenha sido uma oxidação.

Esquentar talvez não adiante mais, no caso de um parafuso já quebrado dentro do furo, pois de toda maneira o pedaço teria que ser removido de lá...



Eu lembro do Adriano ter comentado muito tempo atrás de um artifício para a remoção de um parafuso (ou pedaço) que tenha ficado no furo, por exemplo em uma platina.
A coisa se baseava na "corrosão" do parafuso...

Neste caso, se eu bem entendi o que ele mencionou naquela época, era imperativo que os materiais do "bloco" (onde está o furo) e o parafuso em si sejam diferentes, o primeiro "imune" à corrosão e o segundo não.

Se não me falha a memória o agente usado para "corroer" o parafuso seria o hipoclorito (a dita "água sanitária").

Mas, importante,  não faça nada se ele não confirmar a eficácia da tal "técnica"...
...ou do que também poderia ser chamado de "solução expedita" (também conhecida como o popular "macete"...  ::)), ok?

Um abraço!
Alberto