Menu principal

Relógios do meu falecido avô. Duvidas! Ajuda!

Iniciado por alexk, 08 Setembro 2015 às 10:54:02

tópico anterior - próximo tópico

alexk

Bom dia,

Sou novo no fórum e decidi pedir ajuda a vocês por observar o alto índice de participação aqui nesta comunidade.
Desde já peço desculpas se estou no lugar errado postando minha dúvida.

Meus avós faleceram e herdei 2 relógios, um de chão e um de bolso.

Os dois funcionam perfeitamente.

O de chão (conforme foto) possui a inscrição "Tempus Fugit" e parece ser um relógio alemão.
O de bolso é um Technos TCDDY parece ser de alguma coleção de ferrovias da época.

Eu tenho total interesse em conhecer mais sobre estes relógios mas não encontrei nada.

Se alguém tiver interesse neles por gentileza entre em contato pelo e-mail: alexkdesign@gmail.com

Desde já agradeço

Gravina

Bem vindo Alex!

O Technos de bolso é ferroviário da Turkish State Railways, e o atual logo é este aí abaixo.

Agora chutando, o carrilhão pedestal ainda que com uma caixa belíssima, penso que seja um SILCO nacional......( Já vi um similar há tempos) .A verificar, please! ;)
Pelo som dos bordões informaria-lhe com certeza se é nacional, ou importado.

Abraços

Gravina

Gravina

Complementando, se você tem alguma informação que é um carrilhão alemão, provavelmente é um URGOS....que geralmente vem com a marca no mostrador (não é este o seu caso).
As máquinas destes URGOS vinham para o Brasil, e aqui, na Rua Clodomiro Amazonas - Itaim Bibi , até o início dos anos 80 eram colocados em caixas (nacionais) e vendidos para todos estes Brasil.
Claro que se for um Urgos seus ouvidos estarão mais bem servidos ;), pois infelizmente os fabricantes nacionais nunca conseguiram um som que fosse perto dos importados.....alemães, franceses, portugueses.........ingleses então, nem se fala!

Abs

Gravina

Dicbetts

Pelo crescente com a estrela gravados na tampa traseira, dava para matar que era algo relacionado à Turquia.

Aliás, TCDD quer dizer, em turco, "Türkiye Cumhuriyeti Devlet Demiryolları". Sobre o Y, não conseguir descobrir a razão.

Dic

Gravina

Veja um Urgos (alemão) que encontrei em um site de leilão.
Similar ao postado, então como dito antes o importante é saber a máquina (movimento) que está neste do seu avô, uma vez que caixa de madeira nos dois casos (importado - Urgos/ e nacional Silco/Eska) são nacionais.

Abs

Gravina

alexk

Obrigado a Todos pela atenção. Vou a São Paulo no domingo me certificar melhor da marca e modelo.

GRAVINA meus avós eram alemães e o relógio está próximo ao Itaim hehehe boas chances de você estar certo!

naio21

Meu amigo, que carrilhão MARAVILHOSO! Seus avós tinham muito bom gosto.
Abs,

Ivan B. Prado

Cigano

Abraços,
Cigano!

Gravina

Citação de: alexk online 08 Setembro 2015 às 19:01:22
Obrigado a Todos pela atenção. Vou a São Paulo no domingo me certificar melhor da marca e modelo.

GRAVINA meus avós eram alemães e o relógio está próximo ao Itaim hehehe boas chances de você estar certo!

Oi Alex,
Como eu disse....um chute!.........somente verificando o movimento para se ter a certeza!
Em sendo possível o resgate da história da aquisição deste relógio de bolso Technos ferroviário, conte para nós :D.......não é um modelo comum para nós pátrios.....longe de comum, diria!
De fato, como já dito por um companheiro nosso, muito bom gosto, e capricho tinham os seus avós :-*

Abraços

Gravina

flávio

Na casa da minha avó existe um carrilhão Urgos, comprado em 1981, ainda com nota fiscal e todos os papéis. Tirando a necessidade de revisão (ele está tocando as horas de forma incorreta) e pequenas oxidações no peso, eis que ninguém lá dá corda com luvas ou um paninho), está em estado de zero.

O único problema desses mecanismos da Urgos, que tocam três melodias, além da possibilidade de silêncio, é a inexistência de desarme automático da soneria após oito da noite, como os modernos Hermle, por exemplo. O som das "badaladas notúrnicas" do relógio marcou minha infância e adolescência, quando dormia na casa da velha, mas hoje seguramente não teria muita paciência com os toques, devido à minha insônia.

Flávio

renato.rgf

Alex, bem vindo ao fórum e parabéns pelos relógios. Achei lindo tanto o technos de bolso quanto esse carrilhão, e quem me dera ter um desses na minha sala.