Menu principal

Porque ninguém põe o preço?

Iniciado por LUW, 29 Junho 2009 às 17:43:40

tópico anterior - próximo tópico

LUW

Perdoem a pergunta talvez inoportuna, mas por que não se coloca o preço dos itens a venda diretamente no post ao invés de só se informar por MP? ::)
[ ]s
Luciano

HumbertoReis

Antigamente, no outro fórum, costumávamos colocar valores abertamente.

Depois, com a 'abertura de novos mercados' começamos a reservar um espaço para que os próprios amigos negociassem entre si. Para que o negócio não ficasse visível a todos (o que poderia, inclusive, interferir noutros mercados 'reais' - como já observado pelos amigos noutras ocasiões), começamos a informar valores somente por MP.

A prática resultou muito salutar, uma vez que mantemos vivo nosso principal elemento - o relógio - que é a razão do fórum, e nos diatanciamos um pouco da parte mercadológica. Interessados em valores´não precisam se sentir desprestigiados, pois poderão saciar sua sede... Mediante MP.

igorschutz

Tudo o que é muito referente a mercado é melhor ficar de fora do Fórum, para evitar a presença de pessoas que só estejam interessadas no comércio.

O FRM foi criado neste espírito e este compromisso foi reafirmado por todos os participantes num pleito realizado há alguns anos.

Particularmente, sou muito radical sobre essa questão. Por mim, nem mesmo sub-fórum de comércio existiria, mas sou voto vencido e tenho de me submeter a vontade da maioria.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

bdalla

Citação de: igorschutz online 29 Junho 2009 às 19:12:39
Tudo o que é muito referente a mercado é melhor ficar de fora do Fórum, para evitar a presença de pessoas que só estejam interessadas no comércio.

O FRM foi criado neste espírito e este compromisso foi reafirmado por todos os participantes num pleito realizado há alguns anos.

Particularmente, sou muito radical sobre essa questão. Por mim, nem mesmo sub-fórum de comércio existiria, mas sou voto vencido e tenho de me submeter a vontade da maioria.

Um abraço,

Igor

Concordo com o Igor, no antigo forum eu tive um descontentamento muito grande com propostas aviltantes no meu Rolex sub date que suspendi a venda ( diga-se de passagem foi a primeira e malfadada experiência que obtive) e fiquei bons meses sem frequentar o fórum...

Sou de família de comerciantes e acho que a prática da barganha é inerente ao exercício de comprar e vender e salutar ao meu modo de ver....  mas oferecer 4 naquilio que vale 11 é deselegante e denota total descompasso com o objetivo deste fórum....  para estar aqui tem de se amar relógios e não o Lucro obtido com eles... assim que eu vejo...

Abraços.

Bruno
O valor perfeito é fazer sem testemunhas o que se faria diante de todo mundo ( La Rochefoucauld)

Miguel

Também concordo com o Igor sobre o comércio, seja ele no fórum, sub-fórum, sub-sub-sub-sub.....

Quanto à divulgação de valores de forma meramente informativa, sem cunho comercial, sou totalmente a favor, e não vejo nenhum problema em dizer quanto custou determinado relógio que comprei ou que vi numa vitrine.
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"

igorschutz

Miguel,

Também não sou contra a divulgação de preços de tabela (preços de vitrine), e inclusive já postei essa informação aqui várias vezes.

O que sou contra é: tópicos pedindo avaliação, mensagens públicas insistentes perguntando quanto pagou, etc. Ou seja, tudo que é tipo de tópico/mensagem que pode atrair para cá gente somente interessada em fazer negócios.

Tento fazer o máximo possível para não atrair para o Fórum esse tipo de gente que apenas quer sugar o conhecimento daqui sem dar nada em troca (uma palavra amiga, um agradecimento sincero, gentileza, companherismo, histórias interessantes, etc.), apenas com o intuito de se dar bem nos seus rolos...

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Miguel

Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"

bdalla

É isso ai Igor,  também penso 100% assim.

Abraços.
O valor perfeito é fazer sem testemunhas o que se faria diante de todo mundo ( La Rochefoucauld)

Mario Nunes

Eu entendi tudo que os colegas do forum explicaram mas eu gostaria de ver
os preços estampados claramente.
Não sou comerciante, não vendo relógios (comprei e mesmo que deteste vai morrer comigo ou
dou ou jogo fora).
Detesto negociar. Ou pago o preço pedido ou não compro. Acho barganhar uma chatice.
Sei que o mundo dos "adultos" não é assim mas no que eu puder vou vivendo do meu jeito.
Infindáveis vezes fiquei apenas curioso em saber quanto custaria um relógio mas jamais
enviaria uma mensagem privada para perguntar.
Gostaria muito de ver os preço estampados claramente.
Cordialmente,
Mario Nunes

solano

Amigos

Em parte me sinto culpado por defender a livre negociação aqui no Forum ! Eu mesmo ainda nada vendi... :'( :'( :'( Mas não acho conveniente se passar informações abertamente por aqui: Existem pessoas que disvirtuam a comunidade por interesses pessoais ( comerciais ). Vamos fazer diretamente entre amigos, é melhor a privacidade do que a feira livre ! :D

Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Uma opinião estritamente pessoal, ok?

E qual seria o grande "problema" para que as conversas sobre preços (eu falo aqui dos contatos pessoais visando uma negociação entre dois colegas, etc.) sejam estritamente mantidas entre os interessados, por MP?  ::)

A praticidade? Mas será mesmo?
Dá muito trabalho?
É complicado?
Expõe (aclara) o real interesse das partes (o eventual mero "pesquisador", "especulador" ou real interessado, e o correspondente candidato a "vendedor"), ou seja, faz com que demonstrem, claramente e entre si, os seus correspondentes interesses?  Isso por acaso é inoportuno? Por que?

Ou seja, por acaso isso é mesmo ruim?
Eu não vejo porque seria.

Se mantida estritamente "entre as partes", qualquer "negociação" que seja não irá "permear" para além dos interessados.
E, convenhamos, não envolverá mais ninguém (ou até mesmo o próprio fórum) em eventuais  questões que devam mesmo, apenas e tão somente, interessar às ditas partes. E que, diga-se, não fazem parte do nosso "escopo".

Abraços!
Alberto

dyeego

o único problema que vejo em não ter o preço, é que algumas vezes por total desconhecimento do valor de um produto, perguntei o preço, e acabei declinando da minha intenção de compra, pelo fato de no meu orçamento, não poder passar de 120 reais por relógio; se tivesse noção de quanto vale, não teria incomodado o vendedor. Mas tirando esse fato, já superado(pois ao visitar o fórum aprendi um pouco mais a respeito do valor dos relógios), concordo com a não divulgação dos preços.
abraços
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto."
Rui Barbosa

Pandolfi

Ou então o vendedor colocar assim, para um relógio de R$ 380,00: vendo relógio X. Valor de venda entre R$ 200,00 e R$ 500,00. Preço real por MP.
Para um relógio de R$ 180,00: valor de venda entre R$ 90,00 e R$ 250,00.
E assim por diante.
Grande abraço.
Pandolfi

Abrantes

pode-se fazer como em criticas de restaurantes,..colocar estrelas para indicar o preço.

* [de 10 a 250 reais]
** [de 250 a 800 reais]
*** [de 800 a 2000 reais]
**** [de 2000 a 5000 reais]
***** [ acima de 5000 reais]

complicou?? hehe

Alexandre

Colegas

Acho que para balizar preços já existe o ML . O espaço aqui no forum é interessante para os foristas saberem que os amigos estão vendendo . Se há real interesse não vejo nenhum inconveniente em mandar ou responder MPs .

Discussões abertas de negociações estão em casa no ML , e não aqui no forum . Seria inevitável que problemas e melindres surgissem . O que aliás já comprovamos por experiência própria no forum antigo .

Abs
Alexandre

LUW

Sinceramente, continuo não conseguindo entender qual o problema de se ver o preço no tópico ::).

Estava vendendo meu PRC200 e queria R$ 900,00 nele. Recebi talvez umas 5 ou 7 mp perguntando o preço, respondi com diligência, e morreu nisso - vendi no ML. Se eu tivesse colocado o preço ninguém precisaria me perguntar (a maioria absoluta perguntou de curioso apenas) e eu não precisaria perder tempo em responder. Quem realmente tivesse interessado, entraria em contato por mp e faríamos a negociação por mp, de forma totalmente privada entre ambas as partes.

Pelos comentários aqui de quem é contra, a mim me parece que o problema na verdade não é se ter ou não o preço, mas quem vende. Ou seja, não se quer que a seção vire uma feira. Ter o preço na vitrine da loja seleciona a clientela que entra na loja? Acho que não.

A celeuma é evitar negociações aos olhos de todos? Vamos dizer então que um membro esteja vendendo algo por R$ 1000,00, mas nas minhas contas, o tal produto vale somente R$ 800. Da forma que é agora eu também posso questionar publicamente uma cotação de preço que foi feita por mp. Para evitar questionamentos de valores em público é bem fácil: se proibe a negociação pública de qualquer espécie. Contudo, isso já não é proibido? Então como que o preço na vitrine altera essa equação?

Se o problema é evitar, como o Igor falou, "pessoas que só estejam interessados no comércio" (o mala que vem aqui abrir lojinha), transforme-se o direito de usar a seção em previlégio revogável e não universal e para poucos (sei lá, tem de se ter no mínimo 150-200 posts). Se em 150 ou 200 posts não der para se conhecer o quilate do cidadão então o cara não fala português.

Nada contra o jeito que está - eu não tenho nada para vender e muito menos dinheiro para comprar - mas é que acho estranho.
Sei lá, opinião é que nem bunda. ::)
[ ]s
Luciano

O Cara

Eu participo de vários fóruns e num outro a situção é justamente ao contrário, é obrigatório a colocação do preço, explicar quanto tempo tem de uso, explicar o motivo pelo qual está vendendo, é obrigatório colocar fotos e também o estado geral da peça.

Negociações e choradeira, só por MP.

Quem não coloca essas informações, têm seu anúncio bloqueado.

Outra coisa, para "vender" alguma coisa, tem que ter um cadastro de no mínimo 3 meses (não tenho certeza do tempo, mas tem um tempo) e o mínimo de X Posts importantes, aquele que normalmente vai lá e coloca "legal" ou algo como "também concordo" etc, só para aumentar a quantidade de mensagens não pode, o usuário será avaliado antes de poder postar na seção de classificados, de resto só pode olhar mesmo.

Agora regra é regra, cada um faz a sua. Não sou contra isso, mas um dos que enviou MP ao Luciano fui eu, simplesmente porque desconhecia o valor de tal relógio, interesse eu tinha, mas não tinha grana para comprar.

Colocar faixa de preço como sugeriram, não pode? 0-500 / 500-1000 / 1000-2000 etc?
Um abraço
Fábio

HumbertoReis

Minha opinião:

As raras vezes em que usei a seção de mercado deste fórum me senti bem e aceitei (entendi) perfeitamente as regras deste fórum.

Visito este espaço regularmente e gosto de olhar com calma cada post. Não vejo para comercializar, mas acho permissível que junto com a foto de um modelo bonito venha o custo. Não há nada de mais nisso e, inclusive, fiz isso em posts recentes.

Outra coisa é permitir (ou misturar) os posts de mercado com os outros.

Parece um detalhe (e é), mas faz toda a diferença quando nos acostumamos com a dinâmica.

Quanto ao outro site, a idéia de descrever minuciosamente o relógio à venda me pareceu boa. Não apenas boa, mas com lógica; Entretanto, como não lido com mercado aqui neste fórum nem me atrevo a propor mudanças para aquela seção.

jeans

Ocorrem alguns "poréns"...

Existem usuários "marcados" já! Que possuem a síndrome do: Qual é o preço? Perguntam por cacoete ou para especular se o que eles estão cobrando é muito, ou pouco, ou pq uns vendem e "eu" não. Isso tudo ocorre com a mais franca certeza.

Sou participante de outros fóruns de meu interesse, e, esse sistema de não informar o preço só existe aqui nesta casa! Mas como disse, devemos respeitar sempre as normas da casa por onde passamos. A idéia inicial era não ter comércio de forma alguma, foi aberta a oportunidade, com algumas restrições é claro. Nós moderadores já discutimos muito sobre o rumo daquele espaço e decidimos deixar como está.

Nos outros fóruns os caras colocam preço, colocam o link do ML, entram uns cabras e falam que por aquele preço está "dado", é uma festa só... Tem a história de só poder anunciar quem tem um número X de postagens (o que chove de usuário novo, postando abobrinha que nem uns loucos só para alcançarem a cota de posts...). Funciona? Sim e não... Certa vez o administrador de um destes fóruns pensou em cobrar pelos anúncios, pois estavam visitando mais o lado das vendas que o de discussões... No meio da celeuma entrou um advogado e explicou que se ele fizesse isso ia se dar mal, pois teria que arcar com algumas garantias legais que regem o processo do comércio... Resultado? Desistiu.

Sempre será uma área "cinza" polêmica...

P.S.: E por lá não pode o famoso "UP" para valorizar o seu anúncio... Hummm... Isso poderia vir para cá... ::) ::) ::)

"...mas uma coisa eu faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." FP 3:13

flávio

Vou ser bastante honesto, apesar de ter o título de dono do fórum, administrador de não sei o quê, whatever...Eu também não dou minhas caras na seção, e, confesso, quando as regras foram definidas, pouco me intrometi. Por mim poderia ser com preço. Mas eu aceito - não disse que concordo, pois nem tenho elementos para me meter no assunto, pois não vendo relógios e, quando surgiu a questão de venda no fórum, apenas a coloquei em discussão e as regras foram definidas por TODOS os usuários que participaram do tópico. Eu mesmo nem dei opinião, que lembre.

Enfim...Mas tudo aqui não é entalhado na pedra e pode ser mudado. Somos mais de 300 membros. Acredito que nem um 1/5 participa do subfórum. Mas podem rediscutir a questão em tópico próprio. Se os vendedores e moderadores acharem que é a hora, lancem a discussão.

Mas uma coisa é fato: não coloquem o meu na reta em questões de venda no fórum. Teoricamente, até questões legais poderiam surgir para meu lado, e espero que não surjam nunca, pois, como é público e notório, isso aqui não tem cunho comercial, nunca teve e, sei lá, talvez eu pudesse até ganhar uma grana com isso, transformar o relógios mecânicos numa empresa (algo que para mim seria ilegal, não posso ter empresas). Mas isso NUNCA passou pela minha cabeça.

Na verdade, eu vejo o fórum como algo que me dá de "prejuízo" financeiro 130 paus por ano (o fórum), mais 30 de domínio, ou seja, 160 paus. Na verdade, o melhor investimento mental que faço. Se tudo que me desse prazer custasse apenas 160 paus por ano, eu seria o cara mais feliz do mundo. By the way: minha noite de bagunça ontem custou uns 500. Me deu prazer, mulheres e também uma puta dor de cabeça de ressaca hoje (meio litro de vodka gray goose). Comparando com o fórum, quero o prazer e as mulheres. A dor de cabeça, assumam vendedores e compradores, se entrei 5 vezes no sub fórum foi muito...

Flávio, o Rei do Fórum  :P kkkkkkkkkkkkkk!