Posição da Coroa altera o funcionamento?

  • 23 Respostas
  • 4608 Visualizações
*

Offline Edgar

  • ****
  • 264
  • Tudo tem um tempo certo!
    • Ver perfil
Posição da Coroa altera o funcionamento?
« Online: 25 Dezembro 2015 às 15:36:29 »
Amigos,

Vejo alguns relógios com a coroa do lado esquerdo de quem olha de frente. Muito bem, normalmente as coroas ficam do lado direito. Minha pergunta é: Poderia afetar a marcha do relógio usando a coroa para cima? No caso aqui dos relógios com coroa do lado esquerdo. E por que digo isso? Li em algum lugar, se não me engano, acho que era um manual da Rolex ou Omega, não me recordo, lá pelos anos 50, ensinavam que se o relógio adiantasse um pouco durante o dia, deixando ele à noite com a coroa para cima ele atrasaria um pouco, ou vice e versa, seria uma forma de ajustar à noite a marcha do relógio.
Usando a coroa do lado esquerdo no braço esquerdo ele ficaria muito tempo com a coroa para cima e não para baixo...isso afetaria a marcha?
Não sei se fui claro, me perdoem.

Abraços

Edgar
Escolha o caminho do meio!

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re:Posição da Coroa altera o funcionamento?
« Resposta #1 Online: 25 Dezembro 2015 às 15:46:21 »
Não faz a menos diferença. Não afeta em nada.

Não é exatamente a posição da coroa, e sim a posição do balanço. Quando diz que se deixar um Rolex Sub com a coroa para cima, o balanço estará em posição vertical, sofrendo uma ação maior da gravidade.

Espero ter sido claro.

*

Offline Edgar

  • ****
  • 264
  • Tudo tem um tempo certo!
    • Ver perfil
Re:Posição da Coroa altera o funcionamento?
« Resposta #2 Online: 25 Dezembro 2015 às 15:47:48 »
Olhando aqui achei alguma coisa sobre a posição da coroa:

Forma de acertar o relógio segundo a Rolex

Retire o relógio durante a noite e proceda da seguinte forma:

Para adiantar = mostrador para cima;

Para atrasar alguns (poucos) segundos = relógio na vertical coroa para baixo;

Para atrasar de maneira mais sensível = relógio na vertical coroa para cima.

Fonte: Certificado Rolex da década de 50.

Existe uma regra básica (até indiscutível, que eu saiba), que um relógio normal, em condições boas, tem sua marcha mais lenta nas posições horizontais (mostrador para baixo ou para cima, tanto faz), devido à amplitude maior, e marchas mais rápidas nas posições verticais, pois causa da queda de amplitude. Isso, aliás, é o que se reflete na realidade: se um relógio em boas condições não se comportar assim, algo está errado com ele.

Vale ainda lembrar que dentro das posições verticais, há algumas mais rápidas e outras mais lentas. Isso é determinado pela posição da virola. Pela própria característica da espiral, seu centro de gravidade não coincide com seu centro geométrico; pior ainda enquanto está se contraindo e expandindo. A curva de Breguet (overcoil) tem papel importante nesse quesito (vide artigo técnico da revista Pulso n° 49 mar/abr. 2007).

Uma espiral perfeita promove efeitos de marcha previsíveis na vertical: considerando 4 posições verticais, a 90° uma da outra, em duas posições apresentará marcha mediana, em uma apresentará aceleração, e em um apresentará retardo.

Normalmente a convenção é que a desaceleração ocorra com a coroa para baixo, com marcha média com coroa à esquerda ou direita, e aceleração com coroa para cima (posição menos usual para um relógio, considerando-se que a maioria dos usuários usa relógio no pulso esquerdo). A marcha é mais parecida entre as posições horizontais e coroa para baixo, que são as posições mais comuns, desse modo, apresentando uma média mais estável.

Complementando sobre mostrador para cima ou para baixo, a marcha deve ser teoricamente igual nessas posições. Na prática, para um bom relógio e aceitável até uns 3 segundos de diferença entre mostrador para cima e para baixo. Mais que isso já indica uma distorção da espiral no plano horizontal, ou um mau ajuste do pino do regulador, ou uma lubrificação irregular em uma das contra pedras do balanço.


Edgar
Escolha o caminho do meio!

*

Offline Edgar

  • ****
  • 264
  • Tudo tem um tempo certo!
    • Ver perfil
Re:Posição da Coroa altera o funcionamento?
« Resposta #3 Online: 25 Dezembro 2015 às 15:49:27 »
JotaA

Será que isso que postei é só para Rolex?

Obrigado
Escolha o caminho do meio!

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re:Posição da Coroa altera o funcionamento?
« Resposta #4 Online: 25 Dezembro 2015 às 15:55:39 »
Edgar,

Isso depende do ajuste do fabricante.

Mas há variações dependendo da posição do relógio.

Um relógio em que o balanço fique na horizontal em relação a superfície trabalha de forma diferente se colocá-lo com o balanço na vertical.

*

Offline Edgar

  • ****
  • 264
  • Tudo tem um tempo certo!
    • Ver perfil
Re:Posição da Coroa altera o funcionamento?
« Resposta #5 Online: 25 Dezembro 2015 às 15:59:47 »
Pena que meus conhecimentos são bem pequenos, mas aos poucos, e com a boa vontade dos colegas, vou aprendendo.

Muito Obrigado

Edgar
Escolha o caminho do meio!

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re:Posição da Coroa altera o funcionamento?
« Resposta #6 Online: 25 Dezembro 2015 às 16:53:47 »
Edgar,

Dê uma lida neste tópico, bem interessante:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,5251.0.html

Abraços

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Posição da Coroa altera o funcionamento?
« Resposta #7 Online: 25 Dezembro 2015 às 17:39:27 »
Olhando aqui achei alguma coisa sobre a posição da coroa:

Forma de acertar o relógio segundo a Rolex

Retire o relógio durante a noite e proceda da seguinte forma:

Para adiantar = mostrador para cima;

Para atrasar alguns (poucos) segundos = relógio na vertical coroa para baixo;

Para atrasar de maneira mais sensível = relógio na vertical coroa para cima.

Fonte: Certificado Rolex da década de 50.

Existe uma regra básica (até indiscutível, que eu saiba), que um relógio normal, em condições boas, tem sua marcha mais lenta nas posições horizontais (mostrador para baixo ou para cima, tanto faz), devido à amplitude maior, e marchas mais rápidas nas posições verticais, pois causa da queda de amplitude. Isso, aliás, é o que se reflete na realidade: se um relógio em boas condições não se comportar assim, algo está errado com ele.

Vale ainda lembrar que dentro das posições verticais, há algumas mais rápidas e outras mais lentas. Isso é determinado pela posição da virola. Pela própria característica da espiral, seu centro de gravidade não coincide com seu centro geométrico; pior ainda enquanto está se contraindo e expandindo. A curva de Breguet (overcoil) tem papel importante nesse quesito (vide artigo técnico da revista Pulso n° 49 mar/abr. 2007).

Uma espiral perfeita promove efeitos de marcha previsíveis na vertical: considerando 4 posições verticais, a 90° uma da outra, em duas posições apresentará marcha mediana, em uma apresentará aceleração, e em um apresentará retardo.

Normalmente a convenção é que a desaceleração ocorra com a coroa para baixo, com marcha média com coroa à esquerda ou direita, e aceleração com coroa para cima (posição menos usual para um relógio, considerando-se que a maioria dos usuários usa relógio no pulso esquerdo). A marcha é mais parecida entre as posições horizontais e coroa para baixo, que são as posições mais comuns, desse modo, apresentando uma média mais estável.

Complementando sobre mostrador para cima ou para baixo, a marcha deve ser teoricamente igual nessas posições. Na prática, para um bom relógio e aceitável até uns 3 segundos de diferença entre mostrador para cima e para baixo. Mais que isso já indica uma distorção da espiral no plano horizontal, ou um mau ajuste do pino do regulador, ou uma lubrificação irregular em uma das contra pedras do balanço.


Edgar

Caro Edgar, sem querer ser indelicado, mas já sendo, quando fizer pesquisas e fizer citações como essa, procure citar a fonte ou o nome do autor desse texto. Procuro (tento...) colaborar com este fórum o máximo que posso e por mais que eu esteja ultimamente mais em dívida do que qualquer outra coisa, as colaborações, sempre gratuitas, são fruto de MUITA pesquisa e experiência, e às vezes, mais um bocado de suor. Eu procuro, e nem sempre consigo, praticar a modéstia, e jamais quis absolutamente nada, nada mesmo, em troca de qualquer vírgula que eu já tenha postado aqui. Mas o reconhecimento por meio de uma simples menção da autoria de um texto meu, me deixa por mais que satisfeito.

Por favor não leve a mal!

Abraços!

Adriano

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Posição da Coroa altera o funcionamento?
« Resposta #8 Online: 25 Dezembro 2015 às 17:58:46 »
Agora, respondendo à pergunta original do tópico, a posição da coroa faz TODA diferença.

Do ponto de vista mais simples possível, a marcha de um relógio com coroa para cima raramente será igual à marcha com a coroa para baixo. Logo, se você usar um relógio convencional (com coroa às 3 horas) no pulso direito, provavelmente terá um desempenho diferente que se usar o mesmo relógio no pulso esquerdo. Se o desempenho é melhor ou pior, não importa; mas é diferente e só será igual por mera sorte matemática.
E o mesmo vale para um relógio com coroa invertida (às 9 horas): o desempenho deve mudar entre o uso em diferentes pulsos.

Ponto.

Agora é eu vou complicar um pouco as coisas. Todo (praticamente, pois exclui-se mecanismos totalmente personalizados para um determinado relógio) MECANISMO de pulso (estou falando apenas de mecanismo) é projetado para ser montado com a tige na posição de 3 horas. Adendo: refiro-me aos de pulso pois para mecanismos de bolso a coisa muda.

Tudo nele é projetado com isso em mente. Isso é um parâmetro praticamente fixo. Posição e layout de rodagem, tambor e principalmente escapamento, é pensado em torno disso. E mais: praticamente todo relógio é ajustado pensando-se que ele será usado no pulso esquerdo. Logo, o ajuste favorece as posições verticais mais comuns para esse uso, que são as 3 horas para baixo (e quase sempre, coroa para baixo também) e 6 horas para cima (que quase sempre é a coroa para a esquerda).

Portanto, é quase padrão que, quando visto de frente (e a frente de um mecanismo é a que fica voltada para o verso do relógio, e com a tige voltada para a direita, você tenha o tambor de corda ao norte da tige e o escapamento ao sul. Isso significa que, uma vez montado no relógio, quando o relógio for olhado de frente, seu balanço estará na posição de 12 horas.

Continua...

*

Offline Edgar

  • ****
  • 264
  • Tudo tem um tempo certo!
    • Ver perfil
Re:Posição da Coroa altera o funcionamento?
« Resposta #9 Online: 25 Dezembro 2015 às 18:18:39 »
Adriano,

Peço desculpas por não citar a fonte. Na verdade tenho esse texto guardado no meu PC, há muitos anos; nem sei onde achei essas tão importantes informações. Se soubesse que era seu, eu não seria idiota de postar aqui e não dizer quem é o autor. Para VC ter a ideia de meus princípios, nem CD pirata compro ou uso, porque sei do trabalho que dá para se fazer um trabalho... Seja ele bom ou ruim...
Portanto não me leve a mal, até porque como ex-professor que fui não aceitava nada de meus alunos, sem que a fonte fosse mencionada. Se errei peço desculpas, não me lembro onde foi que vi esse texto, de verdade. Apenas copiei e guardei... Fico feliz que tenha sido de sua autoria. Desde já agradeço a compressão e as importantes informações que voce tão gentilmente posta aqui.

Muito obrigado

Edgar
« Última modificação: 25 Dezembro 2015 às 18:21:39 por Edgar »
Escolha o caminho do meio!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Posição da Coroa altera o funcionamento?
« Resposta #10 Online: 25 Dezembro 2015 às 18:36:14 »
Significa ainda, conforme o que eu disse acima, que quando o relógio é olhado de frente, seu balanço está às 12 horas. E nas posições verticais mais comuns já citadas, o balanço estará para a esquerda com 3h para baixo (usuário em pé com relógio no pulso esquerdo) e para baixo com 6 horas para cima (usuário sentado com as mãos sobre uma mesa ou apoio de braço com o relógio no pulso esquerdo).

O fabricante projeta, ajusta e regula o mecanismo esperando que é isso que vai acontecer. Ele fixa a espiral no balanço em uma determinada posição, pensando nisso tudo, e portanto, priorizando essas posições e menosprezando uma posição em especial, na qual o relógio nunca fica em uso: 12 horas para cima. Pois epe sabe que reza a teoria que a marcha se equilibra, acelera ou desacelera dependendo da posição na qual a espiral é montada e dependendo da posição de funcionamento dela. A pior marcha fica sempre, em teoria, com as 12 horas para cima.

E aí, o que acontece quando você simplesmente vira a máquina na caixa para a coroa ficar na posição de 9 horas?

Você inverte toda a regulagem e pior, passa a ter a pior posição, que praticamente "não existe" em relojoaria, para quando o relógio estiver sendo usado sentado no pulso esquerdo, ou seja, 6 horas para cima. E o balanço que deveria estar para baixo junto com as 12 horas, agora está para cima.

Logo, todo relógio que usa coroa nas 9 horas deve - OU DEVERIA - ser ajustado e regulado com isso em mente.

Quando você faz isso com um mecanismo já não lá muito preciso, isso acaba nem fazendo diferença. Mas se você fizer isso com um COSC, é bem provável que ele não passe no COSC novamente a não ser que você reajuste ele para funcionar "de cabeça para baixo".

Pois ao fim, não consigo lembrar de nenhum, absolutamente nenhum mecanismo na história (pode haver, mas não consigo lembrar) que não tenha sido projetado para receber a tige e coroa voltada para as 3 horas. Se você estiver falando de um mecanismo sério, de uma marca séria, ele vai ser reajustado e re-regulado para funcionar invertido.

Abraços!

Adriano

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Posição da Coroa altera o funcionamento?
« Resposta #11 Online: 26 Dezembro 2015 às 00:20:21 »
Não faz a menos diferença. Não afeta em nada.

Não é exatamente a posição da coroa, e sim a posição do balanço. Quando diz que se deixar um Rolex Sub com a coroa para cima, o balanço estará em posição vertical, sofrendo uma ação maior da gravidade.

Espero ter sido claro.

É na verdade o oposto: a posição da coroa, por determinar decisivamente o layout de todo mecanismo, muda completamente a posição do balanço.

Inclusive antigamente, quando praticamente não existia relógio com coroa nas 9 horas, era comum chamar as posições de ajuste de "coroa para cima", "coroa para a esquerda" e etc. Praticamente toda literatura de relojoaria anterior a década de 1970 se refere às posições assim, e no jargão do dia-a-dia também, por fi ar subentendido que a posição da coroa é sinônimo de 3 horas.

Com as modas ou necessidades técnicas de coroas às 9 horas, a literatura e normas técnicas que tratam de cronometria passaram a tratar as posições como o que está virado para cima. Por isso o COSC por exemplo chama as posições de CH (cadran en haut, ou mostrador para cima), FH (fond en haut), 3H, 6H e 9H (3, 6 e 9 heures en haut). Assim não interessa se a coroa fica as 3 ou 9 horas, o relógio será testado do mesmo jeito.

O que justamente significa que um relógio com coroa às 9 horas terá seu balanço em posições verticais completamente invertidas e o resultado dos testes idem, prejudicando a média das marchas.

Logo, tem tudo a ver com tudo.

Abraços!

Adriano

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re:Posição da Coroa altera o funcionamento?
« Resposta #12 Online: 26 Dezembro 2015 às 00:53:06 »
Adriano,

Não estou questionando o amigo. Mas pensei no seguinte, há movimentos que possui a coroa as 3hs e balanço na parte de cima e outros na parte de baixo.

O que eu quis dizer que não é a posição da coroa em si, mas a posição do balanço.

Espero ter sido claro.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Posição da Coroa altera o funcionamento?
« Resposta #13 Online: 26 Dezembro 2015 às 15:19:38 »
Sim sim, especialmente mecanismos japoneses, ou suíços mais antigos (cujo layout derivava de mecanismos de bolso, onde a posição da roda de segundos e da coroa tinha era um parâmetro fixo de projeto), você tem disposições completamente diferentes do balanço em relação à tige.

E claro, comparando mecanismos diferentes, o que vai importar é a posição do balanço e não da coroa. Mas se você pegar um mesmo mecanismo e inverter de lado, ou seja, da coroa às 3 horas para as 9 horas, isso tem um baita impacto no desempenho. Ou em outras palavras, um Valjoux 7750 padrão, montado com coroa às 3 horas deve ter desempenho médio superior a um mesmo Valjoux 7750 montado com coroa às nove horas. Foi assim que entendi ser a dúvida original do tópico, e, nesse conceito, a coroa muda tudo.


Abraços!

Adriano

*

Offline Edgar

  • ****
  • 264
  • Tudo tem um tempo certo!
    • Ver perfil
Re:Posição da Coroa altera o funcionamento?
« Resposta #14 Online: 26 Dezembro 2015 às 16:22:44 »
Adriano,

No caso especificamente desse relógio, se eu  usá-lo no braço direito (não é meu caso) ele sofreria alguma interferência no funcionamento?


E nessa caso, ele em princípio foi feito para se usar no braço esquerdo, se usar no direito daria alguma diferença?



No caso eu tenho esses dois modelos.

Abraços

Edgar
« Última modificação: 26 Dezembro 2015 às 16:24:55 por Edgar »
Escolha o caminho do meio!

*

MAGB-ILHA

Re:Posição da Coroa altera o funcionamento?
« Resposta #15 Online: 26 Dezembro 2015 às 16:54:22 »
Adriano,
Vamos ver se eu entendi direito... Quando o balanço está às 12:00h. ele sofrerá uma influencia maior no funcionamento da máquina, por estar no braço direito ou esquerdo. Mas se for como os Seiko com o balanço às 9:00h ele irá ter menos influencia. É isso ou entendi tudo errado?
Abraço,
PS. Este post está sendo de muita importância para todos os novatos como eu no conhecimento de mecanismos, agradeço a todos os envolvidos.

*

Offline Edgar

  • ****
  • 264
  • Tudo tem um tempo certo!
    • Ver perfil
Re:Posição da Coroa altera o funcionamento?
« Resposta #16 Online: 26 Dezembro 2015 às 16:59:44 »
MAGB-Ilha,

esse fórum na verdade é um tesouro, tem muita gente que sabe muito aqui, e tem uns "nó cego" como eu, que só desenhando para entender, mas que tem gente aqui que sabe muito, tem... E eu; só tenho a agradecer.

Abs

Edgar
Escolha o caminho do meio!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Posição da Coroa altera o funcionamento?
« Resposta #17 Online: 26 Dezembro 2015 às 18:02:55 »
Adriano,

No caso especificamente desse relógio, se eu  usá-lo no braço direito (não é meu caso) ele sofreria alguma interferência no funcionamento?


E nessa caso, ele em princípio foi feito para se usar no braço esquerdo, se usar no direito daria alguma diferença?



No caso eu tenho esses dois modelos.

Abraços

Edgar

Sim e sim. Ou seja, sim para ambas as perguntas. Todo relógio é ajustado imaginando que será usado no pulso esquerdo. Se você usar no pulso direito, obterá um resultado de precisão diferente. Não necessariamente pior, mas diferente. Se for um cronômetro, ou seja, ajustado em 5 posições, o uso no pulso direito é até que previsto.

Agora, se esse cronômetro for montado com coroa às 9, o desempenho dele vai ser pior de qualquer jeito, em qualquer pulso, se comparado com ele montado com coroa às 3, a não ser que ele seja ajustado especificamente para isso.

Mas no caso desses Orient, que são ajustados em 3 posições e cujo desempenho não é grande coisa, é imprevisível dizer se o desempenho no pulso direito é melhor ou pior que no esquerdo, e se o desempenho com coroa às 9 também é pior ou não.

Abraços!

Adriano

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Posição da Coroa altera o funcionamento?
« Resposta #18 Online: 26 Dezembro 2015 às 18:08:19 »
Adriano,
Vamos ver se eu entendi direito... Quando o balanço está às 12:00h. ele sofrerá uma influencia maior no funcionamento da máquina, por estar no braço direito ou esquerdo. Mas se for como os Seiko com o balanço às 9:00h ele irá ter menos influencia. É isso ou entendi tudo errado?
Abraço,
PS. Este post está sendo de muita importância para todos os novatos como eu no conhecimento de mecanismos, agradeço a todos os envolvidos.

Não, não é isso. Eu usei o exemplo do balanço nas 12 horas, ou perto das 12, porque é um layout comum de mecanismos suíços modernos. Se o Seiko que tem balanço nas 9 horas ficar com as 12 horas para cima, será sua pior posição do mesmo jeito.

Mas essa é uma posição que o balanço nunca fica. A não ser que você jogue a coroa para o lado contrário. Aí está o problema de se inverter a posição da coroa.

Abraços!

Adriano

*

Offline Edgar

  • ****
  • 264
  • Tudo tem um tempo certo!
    • Ver perfil
Re:Posição da Coroa altera o funcionamento?
« Resposta #19 Online: 26 Dezembro 2015 às 18:12:38 »
Adriano,

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Obrigado

Edgar
Escolha o caminho do meio!