Relógio Mecânico e Pilotar moto, essa combinação é válida?

  • 14 Respostas
  • 3500 Visualizações
*

Offline Edgar

  • ****
  • 264
  • Tudo tem um tempo certo!
    • Ver perfil
Relógio Mecânico e Pilotar moto, essa combinação é válida?
« Online: 26 Dezembro 2015 às 18:55:16 »
Amigos,

Pilotar uma moto, não é meu caso porque nunca andei de moto na vida. Mas me disseram que a vibração que passa para o braço de quem a pilota, é grande; logo a dúvida, isso afetaria o bom funcionamento do relógio, ou nada a ver?

Uma outra dúvida, tirando esportes aquáticos, onde no caso, o relógio deveria se à prova de água, quais os esportes não indicados para se usar um relógio mecânico. Por exemplo: Golf, ou outro esporte onde haja um certo impacto ?

Desde já muito obrigado.

Abraços

Edgar
Escolha o caminho do meio!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Relógio Mecânico e Pilotar moto, essa combinação é válida?
« Resposta #1 Online: 26 Dezembro 2015 às 19:21:10 »
É difícil prever o quanto de vibração um relógio pode suportar. Idem para impactos. Um relógio mecânico pode sim desregular por conta da vibração. Quebrar não, mas desregular sim.

Mas um monte de gente anda de moto com relógio mecânico, inclusive "harleyros", e não se queixam.

Já tênis (se for no braço de seu "hand") eu não acho boa idéia. Eu não teria problema pois uso no pulso esquerdo e sou destro para jogar tênis, e meu backhand é com uma mão só. Mas caso contrário eu não usaria.

Sobre o golfe, não sei opinar, nunca joguei e não sei qual o nível de impacto sofrido pelo antebraço. Imagino que bem menor que no tênis. Mas visto que tantos fabricantes patrocinam eventos e jogadores do esporte, talvez não haja problema.

Abraços!

Adriano

*

Offline RCComes

  • *****
  • 1.164
    • Ver perfil
Re:Relógio Mecânico e Pilotar moto, essa combinação é válida?
« Resposta #2 Online: 26 Dezembro 2015 às 19:30:34 »
ué? aquele sistema de cabos que a RM fez para o relógio do Nadal não suportaria, em tese, os solavancos?

No mais, Adriano, depois que inventaram os sistemas anti-choque isso meio que deixou de ser uma preocupação, presumo. Acho que até no que tange a regulagem. Digo, não acho que seja significativa a vibração para alterar o "andar" do relógio, até porque como andar de moto é algo corriqueiro, tenho certeza que as manufaturas levam em consideração isso em seus designs. Não é o mesmo do que operar maquinas pesadas ou usar uma britadeira.
Membro do RedBarBrazil

*

Offline RCComes

  • *****
  • 1.164
    • Ver perfil
Re:Relógio Mecânico e Pilotar moto, essa combinação é válida?
« Resposta #3 Online: 26 Dezembro 2015 às 19:34:16 »
Até, complementando, é muito comum ver pilotos de F-1 usando seus relógios em corridas e as vibrações daqueles carros possuem uma frequência muito mais alta do que qualquer veículo de rua, além da força G a qual é submetida e não me parece que os relógios sofram muito. Até acho que seja um laboratório para muitas manufaturas.
Membro do RedBarBrazil

*

Offline Dalll

  • ****
  • 428
    • Ver perfil
Relógio Mecânico e Pilotar moto, essa combinação é válida?
« Resposta #4 Online: 26 Dezembro 2015 às 19:40:49 »
Até, complementando, é muito comum ver pilotos de F-1 usando seus relógios em corridas e as vibrações daqueles carros possuem uma frequência muito mais alta do que qualquer veículo de rua, além da força G a qual é submetida e não me parece que os relógios sofram muito. Até acho que seja um laboratório para muitas manufaturas.

Mas aí entra questão do patrocínio, $erto ?

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Relógio Mecânico e Pilotar moto, essa combinação é válida?
« Resposta #5 Online: 26 Dezembro 2015 às 19:45:30 »
ué? aquele sistema de cabos que a RM fez para o relógio do Nadal não suportaria, em tese, os solavancos?

No mais, Adriano, depois que inventaram os sistemas anti-choque isso meio que deixou de ser uma preocupação, presumo. Acho que até no que tange a regulagem. Digo, não acho que seja significativa a vibração para alterar o "andar" do relógio, até porque como andar de moto é algo corriqueiro, tenho certeza que as manufaturas levam em consideração isso em seus designs. Não é o mesmo do que operar maquinas pesadas ou usar uma britadeira.

Exato. Por isso eu disse que "pode" desregular, e não que deve. Desregular por vibração é uma possibilidade real.

E sobre o relógio do Nadal, é o relógio do Nadal. Qual outro faz isso?

E sobre o amortecedor de choques, ele protege tão somente o eixo mais esbelto do relógio, que é o eixo do balanço.

Já vi relógio acidentado com todo tipo de eixo e outras peças quebradas, e raramente o eixo do balanço. Inclusive não é raro mostradores de cronógrafos se deslocarem sob impacto e decepar todos os eixos dos submostradores.

Abraços!

Adriano

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Relógio Mecânico e Pilotar moto, essa combinação é válida?
« Resposta #6 Online: 26 Dezembro 2015 às 19:46:53 »
Até, complementando, é muito comum ver pilotos de F-1 usando seus relógios em corridas e as vibrações daqueles carros possuem uma frequência muito mais alta do que qualquer veículo de rua, além da força G a qual é submetida e não me parece que os relógios sofram muito. Até acho que seja um laboratório para muitas manufaturas.

Sim. Mas igualmente, são relógios comuns? E como terminam ao fim da corrida? Ou da partida de golfe? Eu não sei.

Abraços!

Adriano

*

Offline RCComes

  • *****
  • 1.164
    • Ver perfil
Re:Relógio Mecânico e Pilotar moto, essa combinação é válida?
« Resposta #7 Online: 26 Dezembro 2015 às 19:50:32 »
Mas aí entra questão do patrocínio, $erto ?

Sim, também, obviamente, mas não creio que os pilotos usem um relógio diferente por corrida ou usem um relógio oco. Pode ser muita inocência da minha parte mas não creio que alguém exporia sua marca, sobre tudo nesse tipo de evento, se não fosse algo muiiiito bom.

Além do que com todo avanço que tivemos, seja em ligas, componentes, etc, acho que uma vibração que desregule um relógio tem que ocorrer em uma faixa bem estrita (Hz), por isso concluo que coisas normais do cotidiano de qualquer pessoa em qualquer canto do mundo dificilmente desregulem um relógio de uma boa manufatura.

o que não quer dizer que eu esteja certo.

Mas se pessoas pilotam F1, caças, turbohelices que vibram pra kct e usam relógios mecânicos e foram para o espaço e numa dessas voltas dependeram do chrono de um speedy que tinha enfrentado essas forças e não podia falhar, dude... não pode ser só coincidência.   
Membro do RedBarBrazil

*

Offline RCComes

  • *****
  • 1.164
    • Ver perfil
Re:Relógio Mecânico e Pilotar moto, essa combinação é válida?
« Resposta #8 Online: 26 Dezembro 2015 às 19:56:46 »
Sim. Mas igualmente, são relógios comuns? E como terminam ao fim da corrida? Ou da partida de golfe? Eu não sei.

Abraços!

Adriano

Sim, sim, claro. Também não imagino.
estou chutando, obviamente, nem há o que arguir em termos de eu chutar e você ver a coisa. Eu só acho que são exceções, não regras. certamente existe uma porcentagem de tolerancia.
"olha, X % irão quebrar em X, mas é o melhor que se pode fazer hoje".

E como já foi discutido aqui varias e varias vezes, ai já entrando na composição do valor agregado de um relógio, essa tecnologia ou no assembly.

 
Membro do RedBarBrazil

*

Jefferson

Re:Relógio Mecânico e Pilotar moto, essa combinação é válida?
« Resposta #9 Online: 26 Dezembro 2015 às 20:02:38 »
Olá pessoal,

Uso relógio tanto pilotando moto quanto bicicleta. Em ambos os casos, sem problemas.

A vibrações da pilotagem de moto dependem do tipo de terreno e do tipo de motor da moto. Obviamente, a prática de trilha deve produzir bastante vibração, mas nada que ultrapasse muito, em termos de frequência, andar de bicicleta num pavimento irregular.

Sobre o motor, o Adriano citou as Harley porque elas têm fama de vibrar bastante, embora nos modelos modernos isso tenha sido bastante amenizado com coxins e novos sistemas de balanceamento do virabrequim.

Ando numa monocilíndrica de 660cc, vibra bastante, mas não observo nenhum problema nos relógios usados, inclusive em viagens mais longas.

Abraços,

Jefferson

*

Offline Edgar

  • ****
  • 264
  • Tudo tem um tempo certo!
    • Ver perfil
Re:Relógio Mecânico e Pilotar moto, essa combinação é válida?
« Resposta #10 Online: 26 Dezembro 2015 às 20:05:16 »
Vamos lembrar que, se não estou enganado, a NASA, comprou alguns modelos de relógios, e compraram em lojas comuns, testaram algumas marcas famosas, e me parece que vários não aguentaram o que deveria ser o básico, me parece que só o Omega, aguentou, e foi eleito para uso deles. Não sei se depois pediram para fazer algum tipo de "reforço", aqui ou ali, isso não sei... Mas, que em tese se naquele tempo já havia uma certa preocupação em fazer algo bem feito, hoje com a descoberta de várias ligas, e etc, creio, que certos "abusos" deveriam ser aceitos....
Tinha se não me engano o Longines Polerouter (nem sei se é assim que se escreve), usado por pilotos, ideal por não se desregularem por conta do campo magnético....Acho que naquele  tempo o avião, no caso de quem pilotava, sacudia muito, e seria pior do que andar de moto em uma estrada asfaltada....Como disse, hoje século XXI, e com os avanços da engenharia, os relógios deveriam, não sei se são, mais resistentes. É só uma opinião.

Abraços
Escolha o caminho do meio!

*

Offline RCComes

  • *****
  • 1.164
    • Ver perfil
Re:Relógio Mecânico e Pilotar moto, essa combinação é válida?
« Resposta #11 Online: 26 Dezembro 2015 às 20:13:02 »
"Vamos lembrar que, se não estou enganado, a NASA, comprou alguns modelos de relógios, e compraram em lojas comuns"

Não, não vamos lembrar isso não, pois além de ser um mito a muito desmistificado não é sequer plausível que alguém acredite nisso.
A questão do campo magnético é outra história. O que estamos discutindo aqui é o sistema anti-choque usado. Nada mais é que um dispositivo que absorve a vibração do choque e o dissipa, de forma igual, em toda a superfície do relógio. o Adriano certamente pode dar uma explicação melhor pois conhece melhor do que ninguém sobre. 
Membro do RedBarBrazil

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Relógio Mecânico e Pilotar moto, essa combinação é válida?
« Resposta #12 Online: 26 Dezembro 2015 às 20:59:53 »
Relógios mais modernos não são, em sua média, mais - nem menos - robustos que antigos, digamos até a década de 1960.

O amortecedor de choques protege unicamente o eixo do balanço, pois antes de seu advento, era o primeiro eixo a quebrar com qualquer pancadinha, por ser um eixo muito fino suportando uma peça consideravelmente pesada. Esse dispositivo pode eventualmente ser usado em outras rodas, mas é muito raro.

Além dele, mecanismos comuns não possuem nenhum outro dispositivo para se proteger de choques. Sua robustez depende meramente de projeto e qualidade de materiais.

Outra coisa, sobre o Speedmaster: ter passado nos testes da NASA não significa que ele saiu perfeito. Todos os relógios sairam muito detonados dos testes. Afinal bastava que estivessem funcionando sem um adiantamento ou atraso absurdo (muito mais que o padrão do fabricantes) e que não caísse nenhum ponteiro, ou seja, o relógio tinha que estar mininamente funcional apenas.

Abraços!

Adriano


*

Offline davidd

  • *****
  • 530
    • Ver perfil
Re:Relógio Mecânico e Pilotar moto, essa combinação é válida?
« Resposta #13 Online: 26 Dezembro 2015 às 21:55:37 »
Exato. Por isso eu disse que "pode" desregular, e não que deve. Desregular por vibração é uma possibilidade real.

E sobre o relógio do Nadal, é o relógio do Nadal. Qual outro faz isso?

E sobre o amortecedor de choques, ele protege tão somente o eixo mais esbelto do relógio, que é o eixo do balanço.

Já vi relógio acidentado com todo tipo de eixo e outras peças quebradas, e raramente o eixo do balanço. Inclusive não é raro mostradores de cronógrafos se deslocarem sob impacto e decepar todos os eixos dos submostradores.

Abraços!

Adriano

Fora o RM do Nadal tem os AP da Serena e do Wawrinka, que salvo engano, são modelos comerciais!
(Ambos tem um back hand, e esporádicos for hands com as 2 mãos).

Será que os relógios resistem?

Abs

Davidd

*

MAGB-ILHA

Re:Relógio Mecânico e Pilotar moto, essa combinação é válida?
« Resposta #14 Online: 26 Dezembro 2015 às 22:22:33 »
Lebeau-Courally



Falando em impacto sobre os relógios, eu normalmente não uso nenhum mecânico dos que possuo para o Esporte do Tiro ao Prato. Como sou canhoto, preciso utilizá-los no braço direito para não roçar na coronha da espingarda. Normalmente são em média em um único dia 400 disparos de calibre 12, o que incha um pouco o rosto. Sendo assim dou preferencia aos de quartzo (por isso comprei o I.N.O.X. da Victorinox, ainda não soltou nada  ;D). Bem alguém já teve a oportunidade de por em mãos um Lebeau Courally? Será que ele realmente sendo um relógio de luxo suportaria o tranco?
Bem Fica a dúvida para os amigos.
Abraços,