VOCÊ TEM UM RELÓGIO... QUE ATÉ PENSAVA CONHECER... MAS SERÁ QUE CONHECE MESMO?

  • 26 Respostas
  • 6009 Visualizações
*

Alberto Ferreira

Re:VOCÊ TEM UM RELÓGIO... QUE ATÉ PENSAVA CONHECER... MAS SERÁ QUE CONHECE MESMO?
« Resposta #20 Online: 07 Fevereiro 2016 às 22:55:50 »
Boas noites!
Vargas,
Para lhe ser franco eu também não conhecia...  8)

Mas,...
Uma informação importante.
O tal problema, aquilo que há de errado, é algo que pode acontecer em outros relógios e não apenas nos Seiko's.

Continuando com a brincadeira/desafio carnavalescos, amanhã eu dou uma dica mais "consistente".   ;)

Abraços!
Alberto

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re:VOCÊ TEM UM RELÓGIO... QUE ATÉ PENSAVA CONHECER... MAS SERÁ QUE CONHECE MESMO?
« Resposta #21 Online: 07 Fevereiro 2016 às 23:38:14 »
O distico das 6h (mostrador) parece deslocado.
« Última modificação: 07 Fevereiro 2016 às 23:42:27 por zE_ »

Re:VOCÊ TEM UM RELÓGIO... QUE ATÉ PENSAVA CONHECER... MAS SERÁ QUE CONHECE MESMO?
« Resposta #22 Online: 08 Fevereiro 2016 às 00:06:18 »
Estou tentando participar, mas como não encontrei nada só posso registrar a minha participação sem palpite nenhum...

Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

Alberto Ferreira

Re:VOCÊ TEM UM RELÓGIO... QUE ATÉ PENSAVA CONHECER... MAS SERÁ QUE CONHECE MESMO?
« Resposta #23 Online: 08 Fevereiro 2016 às 11:56:16 »
Bom dia, meus caros amigos!
Ok. O meu objetivo de "atrair" as atenções parece estar sendo atingido...
Pelo menos as atenções de alguns...  8)  :D

Então é o seguinte...
Talvez algum colega da área, digamos, "mais justa", estivesse em vias de solicitar "vistas" ao processo...  ::)

Eu como sou de outra área, mas tenho "juízo"  ::)  ;D, obedeço, rapidinho.

Então vejam esta vista, que os meus colegas engenheiros poderiam chamar de "vista frontal".  ;)



E aí moçada? Agora sem aquela minha foto "capciosa" deu para ver algo mais? Melhorou um pouco?

Pois é...
Comentem, ou respondam aí.

Como eu disse antes, agora eu vou entrar em "recesso" aqui neste tópico e só retorno a ele depois da quarta-feira com os meus comentários e outras ilustrações.  ;)

Mas,...
Agora a sério.
O meu objetivo é o aprendizado, de todos nós, o debate, a pesquisa, blábláblá...
E as minhas "brincadeiras" são parte disso.  8)

Hasta la vista, babies!
Participem! Você são parte do “jogo”.

Abraços!
Alberto

*

Jefferson

Re:VOCÊ TEM UM RELÓGIO... QUE ATÉ PENSAVA CONHECER... MAS SERÁ QUE CONHECE MESMO?
« Resposta #24 Online: 08 Fevereiro 2016 às 12:24:17 »
Amigo Alberto, agora ficou fácil...acho  :-\   ;D ;D

Pinos do mostrador soldados. Dá pra ver as marcas próximas aos dísticos 5 e 11.

Abraços,

Jefferson

*

Alberto Ferreira

Re:VOCÊ TEM UM RELÓGIO... QUE ATÉ PENSAVA CONHECER... MAS SERÁ QUE CONHECE MESMO?
« Resposta #25 Online: 11 Fevereiro 2016 às 15:57:32 »
Boa tarde a todos!

É mesmo por aí, amigo Jefferson.
A questão está mesmo nos "pezinhos" de montagem dos mostradores nas respectivas platinas dos movimentos...
Mas aquelas marcas, agora ali visíveis, não são necessariamente apenas devidas a problemas durante a soldagem.

Bem,...
Eu agradeço a paciência dos que participaram e acompanharam as minhas "provocações" e "artifícios" para atrair a atenção  :D.
Mesmo que acompanhando apenas na leitura... Digamos, "na coruja"...  ;)



Na próxima mensagem aqui neste post eu vou deixar as "brincadeiras" de lado... 
E eu vou retornar ao tema do tópico.

Aquilo que eventualmente nós até pensamos conhecer, mas que talvez não conheçamos tanto assim.  8)

Abraços!
Alberto

*

Alberto Ferreira

Re:VOCÊ TEM UM RELÓGIO... QUE ATÉ PENSAVA CONHECER... MAS SERÁ QUE CONHECE MESMO?
« Resposta #26 Online: 12 Fevereiro 2016 às 00:57:29 »
Boa noite!

A fixação dos mostradores no movimento, quase que de maneira "universal" (ou seja, quase que por todas as marcas) é feita através de pequenos pinos (que no jargão dos nossos relojoeiros são chamados de "pezinhos" - pequenos pés).





Agora reparem uma coisa interessante nesta segunda imagem aí acima...
Os "pezinhos" não são simétricos em relação ao furo central, aquele por onde passará o eixo dos ponteiros.
Isto é assim para possibilitar que a montagem seja sempre feita na posição correta.


Um dos problemas, como neste Orient aí abaixo ou no Seiko já mostrado pode ocorrer na montagem...





Quando numa ação desastrada os "pezinhos" são forçados fora dos respectivos furos da platina. Isso os pressiona contra o mostrador, acarretando o problema ilustrado.

E mais uma consideração,...
Claro que isto poderia ocorrer com qualquer marca, mas pode ser que os relógios ilustrados sejam apenas mais "suscetíveis" de sofrerem intervenções incompetentes.  ::)

E se o "pezinho" cair?


Sem maiores problemas, ele pode ser soldado outra vez, com uma solda de baixo ponto de fusão (estanho)...


Mas para tanto um equipamento e uma técnica apropriados devem ser usados...
https://www.youtube.com/watch?v=jpzpMJJYxXA

ou...
https://www.youtube.com/watch?v=bW8foz8E0U8

Claro que, caso o novo "pezinho" não seja cortado no comprimento correto, na montagem o problema de forçar (e marcar) o mostrador ocorrerá.

A Sarica prestava este tipo de serviço, de recolocação do(s) "pezinho(s)".

E, no tema do tópico, eu pergunto, vocês sabiam que era assim aí nos seus relógios?

Aqui, um Rolex...


Aqui um Omega Seamaster (feminino)...


E por aí vamos.

Abraços a todos!
Alberto