Menu principal

Relógio Militar Brasileiro da 2ª Guerra Mundial

Iniciado por fbmj, 20 Fevereiro 2016 às 17:24:35

tópico anterior - próximo tópico

amadeu

Citação de: Alberto Ferreira online 25 Setembro 2016 às 22:11:16
Boa noite, Amadeu!
Um prazer revê-lo por aqui.  8)

Amigo,
Estes relógios já foram "discutidos" aqui no FRM, sem com que nós chegássemos a alguma conclusão definitiva sobre o relógio em si (há inclusive cronógrafos) e a razão concreta e certa da sua existência e da eventual estratégia de venda ou distribuição aos oficiais do Exercito Brasileiro.

Veja aqui ---> http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,4.msg232397.html#msg232397

Neste post o Douglas faz alguns comentários interessantes.

Um grande abraço!
Alberto

PS:
Agora uma historinha triste...
Eu tive um Pronto do EB, mas ele sumiu na mudança quando eu vim para Brusque, e eu não faço ideia de onde foi parar.

Na verdade eu tive problemas com a Graneiro, algumas (poucas) coisas minhas sumiram e, o pior, outras apareceram aqui, vindas não sei de onde...  :o
As que "apareceram" aqui eram simplesmente alguns painéis e mesas de um sistema "landscape".  :o  :D
Em resumo, foi um verdadeiro "frege"...  :P
Uma total irresponsabilidade da transportadora, e a minha conclusão é que eles pareceram ter perdido o controle de quem era o dono dos painéis, certamente uma firma, ou ela não reclamou e eles "fingiram de mortos".
Deixaram para lá... Um absurdo, mas aconteceu.

A Graneiro não deu a mínima quando eu reiteradamente "reportei" o problema e eles nem apareceram para pegar o que não era meu, quando eu coloquei as tais peças à disposição deles.
Depois de alguma briga, o meu advogado me "recomendou"  :D que o melhor seria deixar como estava, ou seja que eu ficasse com as tais peças do "landscape" como "ressarcimento" e esquecesse do que sumiu.
E a coisa "morreu" por aí.
::) :-[

O meu Pronto não tinha o fundo gravado em relevo como o seu, mas o brasão era pintado no mostrador (a cores)...

oi alberto. sempre um prazer. tou meio afastado. o serviço me matando. e recentemente me tornei paiavo. kkkkkkkkkkk
nasceu meu neto mas tou sendo meio pai meio avo.
poxa eu ja vi estes com o mostrador pintado. sei ate onde tem. preciso de um tempo e ver se pego ele.
pena o seu ter sumido.
vamos ver se acho o automatico deste. vou tirar o mostrador. deve estar escrito embaixo do mostrado ne.
grande abraço.
amadeu.

Dicbetts

Citação de: flavio online 26 Setembro 2016 às 11:37:28

Dic, tenho o livro em casa, mas não o li, chama-se As duas faces da Glória. Meu pai é fanático por história militar e, quando o leu, teve a mesma impressão. Ressalte-se, porém, que apesar da má impressão, outros livros, até mesmo o recente do Barone, para o público comum, não afastam os dados trazidos pelo Waack, mas enaltecem a figura do pracinha que, como dito acima, lutaram muito bem, considerando treinamento que tiveram. Poderíamos resumi-los assim: sim, não eram boinas vermelhas da Inglaterra, mas deram sangue, suor e lágrimas por uma guerra que sequer era sua.

Flávio

Flavinho,

O livro do William é muito bom, em que pese a má impressão inicial.

Mas os pracinhas foram, sim, grandes soldados. E me permita discordar um pouquinho sobre sua observação a respeito dos ingleses.

Tem um grande livro, do general Mark Clark, cujo título no Brasil é "Risco calculado". Ao contrário do "Memórias do Marchal Montgomery", que ao lê-lo tem-se a clara impressão que ele e os ingleses ganharam a II Guerra sozinhos, o livro do Clark era de uma  honestidade desconcertante.

Mal cita os brasileiros, mas deixa claro que naquelas circunstâncias miseráveis mesmo o soldado profissional/veterano guerreava como dava. Que as táticas mais inteligentes sucumbiram ou ao medo de morrer ou ao patriotismo enlouquecido - dos dois lados.

Outro livro fundamental (pela honestidade de documentar criticamente aquele período) é "Panzer líder", do general Guderian. Reconhece sobretudo a eficiência da selvageria soviética ao lançar enxames de T-34, mesmo pagando altíssimo preço em vidas.

Afinal, o que era uma tripulação de quatro garotos para o camarada Stalin?

Dic

fbmj

Hoje vasculhando o ML encontrei algo espetacular. O relógio que inspirou aquela réplica do relógio brasileiro da 2ª guerra mundial e me fez criar esse tópico há mais de 2 anos. Seguem as fotos:

Enéias

Os praças usavam os de aço com o escudo no fundo. Este está comigo há anos.

Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk

igorschutz

Citação de: Enéias online 12 Setembro 2018 às 10:44:39
Os praças usavam os de aço com o escudo no fundo. Este está comigo há anos.

Essa é a grande dúvida, Enéias! Esses relógios foram distribuídos pelo EB? Ou teriam sido vendidos, tal qual um fardamento é vendido?

Não creio que o EB já tenha distribuído relógios aos soldados, da forma como alguns exércitos estrangeiros distribuíam aos seus.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Clélio

Igor, também acredito que seja isso, a empresa fez o relógio com o brasão por meio de licença e ofertou a militares. Diferente dos relógios militares de outros exércitos este modelo não chega ser robusto, ou ter um mostrador com indicação de 24 horas etc...o único destaque é mesmo o brasão.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk

Enéias

Pode ser isso mesmo, mas são vendidos com essa propaganda. Outro dia fiquei sabendo que os de patente mais alta recebiam um UG crono de ouro. Procede?

igorschutz

Enéias, considere essa informação como uma lenda.

De fato apareceu no mercado cronos UG em ouro marcados "EB" na tampa traseira, porém nunca li ou ouvi algo verossímil sobre a origem dessas gravações, e sim somente as conversinhas de vendedor do Masp.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

AlexandreMed

Deixa o mito saber q milico tá usando relogio mecânico de ouro...

Octávio Augusto

Já questionei a posição dos relógios junto ao Museu do Exercito, mas ninguém lá conhece a história desses relógios.
Abraço,

Octávio Augusto

ogum777

Citação de: Octávio Augusto online 14 Setembro 2018 às 10:23:15
Já questionei a posição dos relógios junto ao Museu do Exercito, mas ninguém lá conhece a história desses relógios.
Talvez pq nunca foram relógios realmente distribuídos pelo EB.

Aliás, pesquisada bastante a história da FEB, sempre daremos de cara com atos de heroísmo dessa turma que foi levada pra ser bucha de canhão, mas tb com a indigência de equipamentos, uniformes e etc.

E isso não só no EB, tb nas outras armas. Sou parente do Ten Sapucaia que morre na Itália, realizando uma manobra de treino que travava os comandos daquele modelo de P-47. A informação pra não fazer a manobra sem a modificação que é citada no texto do link abaixo chegou apenas depois do "acidente".
http://www.sentandoapua.com.br/portal3/content/view/Oldegard%20Olsen%20Sapucaia/63/

Na prática até hoje muita gente lá fora desconhece que brasileiros lutaram na II Guerra e mesmo se desconhece aqui dentro como um governo filo-nazista  depois atuou contra os nazis na Europa. A se lembrar que Getúlio manda oficiais pra serem treinados pela Gestapo nos aos 1930. Pelo menos um deles era general q e participa do mergulho nas trevas em 1964 em diante.