Citizen Aqualand C022 - problema

  • 9 Respostas
  • 5118 Visualizações
*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Citizen Aqualand C022 - problema
« Online: 01 Abril 2016 às 17:33:23 »
Boas!

Tenho um Aqualand da primeira leva, C022, daqueles de 3 pilhas, e agora vi que o analógico deixou de funcionar(pese embora mudança de pilha há coisa de uns 4 ou 5 meses).

Nota-se que o ponteiro dos segundos mexe-se ligeiramente, sem sair do sítio, coisa de meio milimetro, se tanto...estará a precisar de revisão? Ou o mecanismo arruinado? :P

Grato desde já pela V/ atenção

Abraços,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Re:Citizen Aqualand C022 - problema
« Resposta #1 Online: 01 Abril 2016 às 21:11:03 »
Boas !

Estou com o mesmíssimo problema no meu. Inclusive me passaram o contato de alguém que poderia resolver, mas... Cadê tempo pra poder ir lá olhar ?

Abraços,
Marcus Lucchezi

*

Offline celso

  • ****
  • 458
    • Ver perfil
Re:Citizen Aqualand C022 - problema
« Resposta #2 Online: 01 Abril 2016 às 21:23:47 »
Tive o mesmo problema com o meu era falta de lubrificação, depois disso não deu mais problemas.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Citizen Aqualand C022 - problema
« Resposta #3 Online: 01 Abril 2016 às 21:28:04 »
Sim, tudo indica ser apenas "defeito" mecânico, ou seja, uma revisão resolve. É típico sintoma de necessidade de limpeza e lubrificação. Problemas elétricos/eletrônicos - que poderiam aí sim ser mau sinal, já que essas peças praticamente não existem mais - não causam isso. O ponteiro mexendo, mesmo que não consiga avança, significa que o circuito funciona e há pulso no motor.

Abraços!

Adriano

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re:Citizen Aqualand C022 - problema
« Resposta #4 Online: 02 Abril 2016 às 11:50:38 »
Grato aos amigos. :)

Outra pergunta(se bem que possa parecer algo sem nexo :P) :

- Abri o relógio e verifiquei que as pilhas não têm a referência que o construtor indica(pese embora o tamanho igual), poderá, por hipótese ter que ver com isso também? Ele funcionava, isso é certo. E o módulo digital está com todas as suas funções OK, com as 3 pilhas iguais.

Abraços!
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Citizen Aqualand C022 - problema
« Resposta #5 Online: 02 Abril 2016 às 15:20:32 »
Depende, amigo correia. Não há padrão na nomenclatura de baterias, entre fabricantes. Por isso, isso pode não significar nada.

Eu apenas me preocuparia se for um tamanho de bateria que existisse versão alcalina ao invés de óxido de prata, mas não é o caso. Se bem me lembro ele usa 3 baterias 371/370, e todas são de óxido de prata. Então esse não deve ser o problema.

Abraços!

Adriano

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re:Citizen Aqualand C022 - problema
« Resposta #6 Online: 02 Abril 2016 às 19:48:20 »
Também me parecia amigo Adriano.

Vou levá-lo na assistência técnica da marca, e ver se a coisa é sanável, merece a pena que o relógio está quase NOS.

Logo darei novidades sobre o desenvolvimento.

Obrigado e um abraço! :)

Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re:Citizen Aqualand C022 - problema
« Resposta #7 Online: 28 Abril 2016 às 17:32:18 »
Já está operacional, obrigado a todos pela V/ ajuda.

No entanto, fica o resumo da tentativa de burla que a assistência autorizada Citizen me tentou fazer, coisa feia mesmo.

Depois de contactos telefónicos e emails a dar conta do problema, enviei o relógio há umas duas ou três semanas, por correio, para a assistência(que dista pouco da minha área, mas tempo é coisa que não sobeja aqui ao portuga :P)

Dias depois recebo por email o orçamento da coisa:
-Reparação do mecanismo
-Troca das 3 pilhas e vedantes
-Teste estanquecidade

Valor: 136€

Até aqui tudo ok, se bem que o relógio me custou isso...penso um pouco e depois de pedir esclarecimento sobre qual o real problema da coisa, nada me foi esclarecido - sobre que peças estavam avariadas, etc, o que me levou a enviar email a dar conta de que não me interessa a reparação com esses valores orçados.

Passo na assistência pessoalmente para levantar o relógio e cobram-me quase 5 euros pelo orçamento(ok, tiveram trabalho).

Já no pensamento, levo o relógio a um relojoeiro meu conhecido, e relato a coisa. O homem verifica que o segundeiro de facto está vivo(meio zombie ;D), e quando penso que vou lá deixar a coisa para ele fazer uma limpeza e revisão, ele vai ao atelier, abre, troca DUAS pilhas(eu tinha experimentado em trocar apenas uma e ficou na mesma) et voilá, o relógio está a funcionar de novo.

3 euros...parecido a 136 euros, né?...

Fiquei *udido mesmo, aliás, estou ainda, e vou escrever à administração da coisa e relatar tudo, porque tentaram me enganar, já nem vou naquela da incompetência, porra, eles abriram, verificaram, deram orçamento e quiseram burlar, parece-me claro, não sei se é instrução da administração, se é do técnico, não sei, normalmente deixo passar em branco mas desta não vou, vou ser fdp mesmo, vai ser recíproco.

Já há uns 2 ou 3 anos fiquei meio escaldado com eles com um Aqualand AL0020 que tenho, deixei para trocar pilha e teste estanque, veio com o interior do vidro sujo. Lá teve de voltar para abrir e deixar como estava...

Estou certo que se tivesse lá deixado este(sem grandes delongas como erradamente fiz...) e pedisse para trocar as pilhas, faziam a troca tradicional e cobravam o estabelecido.

Por vezes basta uma ou duas pessoas para deixarem mal uma empresa, uma marca, mas eu tento ainda acreditar nas pessoas, mas ali vai ser dificil voltar a ter confiança.

Desculpem o desabafo...

Abraços,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Citizen Aqualand C022 - problema
« Resposta #8 Online: 29 Abril 2016 às 09:39:43 »
Transparência é fundamental em orçamentos. Se a revisão é orçada e sem outra alternativa, ela tem que ser claramente justificada. Peça defeituosa, sinais de entrada de umidade, sinais de vazamento de bateria, defeitos eletrônicos ou simplesmente lubrificação deficiente. E nada disso é dedutível: tem que ser comprovado factualmente. Se o cliente pergunta "como você sabe que a lubrificação está deficiente?", você tem que mostrar a resposta, com o resultados dos testes elétricos (pois não dá para "ver" a lubrificação, salvo em raríssimos casos que nem dá para considerar), que são a unidade (voltagem) mínima de funcionamento, consumo e marcha, e o consumidor ainda assim questionar, tem que ter a mão o documento técnico da marca que mostra os valores limite. O mesmo vale para mecânicos, onde você deve mostrar o boletim de marcha que mostra a amplitude e outros dados que podem factualmente justificar a necessidade de revisão.

Se os testes estão dentro do normal, e não há sinais de acidente grave, peças quebradas e umidade ou vazamento, a revisão não pode ser inegociável, não pode ser a única alternativa. Outro orçamento tem que ser oferecido ao cliente. É assim que pratico. Simples assim. Está tudo em ordem? Ofereço a revisão como uma sugestão de prevenção(e garantia total), mas é oferecido o serviço parcial de troca de bateria com vedação (e respectiva garantia) ou dependendo da marca (se ela assim permitir) um terceiro orçamento, que é a simples troca de bateria e mais nada, ainda que obviamente sem garantia. E todo relógio quartz os testes elétricos feitos na entrada, no momento do orçamento, constam rigorosamente no orçamento apresentado ao cliente (exceto quando os resultados são nulos, obviamente) e ficam eternamente registrados no sistema. E quando o relógio é consertado, os testes são repetidos e os mesmos resultados são também anotados eternamente no sistema. A qualquer momento posso verificar os dados dos testes elétricos na entrada e depois do conserto, de qualquer relógio consertado, em qualquer época (ou para ser mais exato, dos últimos três anos, depois que implantei essa prática).

Enfim. É só uma questão de transparência. Perde-se fácil um cliente assim.

Abraços!

Adriano

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re:Citizen Aqualand C022 - problema
« Resposta #9 Online: 29 Abril 2016 às 10:42:37 »
Amigo Adriano, concordo, essa será a forma correcta de trabalhar, oposta à que me tocou na loteria...

Deixo aqui o orçamento que me enviaram(e após solicitação minha, não me informaram sobre o real problema do mecanismo, pudera, o mecanismo tá bão :-[ :P ::))



Depois disso, um "troca-pilha"(com o devido respeito, que é muito, aliás, pelo senhor que me trocou as pilhas), me arranja o troço em 2 minutos...

Abraços!
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.