Menu principal

Tipos de relógio

Iniciado por edmarmartins, 13 Maio 2016 às 22:42:25

tópico anterior - próximo tópico

edmarmartins

Confrades,

Preparei uma lista que se propõe a agrupar os relógios conforme seu tipo físico:

1- Dress watches - relógios finos para ocasiões formais; caixa em metal e geralmente pulseira em couro ou metal;

2- Esportivos - para acompanhamento na prática de esportes; caixa em metal ou plástico, pulseira normalmente em borracha;

3- Divers - para utilização em mergulho; caixa em metal, pulseira normalmente em borracha ou metal;

4- Pilot - relógio com design que remete ao painel de instrumentos de aeronave, estilo aviador; caixa em metal, pulseira geralmente em couro ou metal;

5- Casual - para uso em ocasiões informais; caixa de metal e pulseiras de couro, nylon trançado, tecido ou metal.

6- Field watches - estilo militar, normalmente com caixa de metal e pulseira de nylon trançado ou tecido.

7- Heavy duty - relógios de grande resistência a impacto (G-shock)

Existe algum tipo formal de divisão? O que acham dessa lista?

Acho bacana ter uma divisão por tipo, ainda que isso não dite o uso que fazemos do relógio, afinal, nada impede o sujeito utilizar um relógio diver numa cerimônia de casamento...  ;)

Com os tipos, fica fácil pedir recomendações ou comparar relógios da mesma categoria. O que acham?
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3:1

Adriano

Não existe definição "oficial". E é simples explicar: o preço e status do relógio vale mais que qualquer outra definição.

Simples exemplificar: você vai a um baile de gala e o cara de smoking está usando Sub. O Sub é um diver ou um dress? Ou ambos? Vai fazer uma pesquisa e descobrir que a torcida do Corinthians acha que é diver e a do Flamengo acha que é dress. (Usei as expressões como figurativos de quantidades de pessoas).

E um Speedmaster Professional? É esportivo? É dress? É pilot?
E um GMT-Master? E um IWC Big Pilot? E um Longines Legend Diver? Como classificar clássicos como esses quando na prática eles são usados em situações completamente diferentes daquelas para as quais foram projetados?

E não é difícil de concluir por que relógios de mesma função como um Sub e um SKX007 não se misturam em certas categorias.

Por isso pela minha experiência em "milanos" de fórum, toda vez que tentamos fazer essa classificação, ou qualquer coisa semelhante, chegamos a conclusão alguma.

Abraços!

Adriano

Warlord_brazil

1- Dress watches - Tem que ser Ultra-thin e pulseira de couro.

2- Esportivos - Como só uso relógios AUTOMÁTICOS SUÍÇOS , nas raras ocasiões que pratico esporte não uso relógio (prefiro assim que colocar qualquer Orient no pulso)

3- Divers - Nunca pratiquei mergulho e se fizesse certamente seria amador e não olharia as horas.

4- Pilot - Nunca pilotarei um avião.

5- Casual - Ao Gosto

6- Field watches - Nunca fui para a guerra, parei de brincar de comandos em ação com 8 anos.

7- Heavy duty - Felizmente não preciso de um.

fbmj

Preparem-se, lá vem polêmica...

Muitos gostam da peça mas não querem admitir que usam relógios de trabalhador pesado (mergulhador, soldado, astronauta, etc).

O 007 em Goldfinger se justifica porque ele veio com o smoking dentro de um traje de mergulho, mas depois daí virou "moda".

Pessoal adora fazer cosplay e nem percebe kkkk.

marcosjuniorjr

Citação de: fbmj online 14 Maio 2016 às 15:43:20

Muitos gostam da peça mas não querem admitir que usam relógios de trabalhador pesado (mergulhador, soldado, astronauta, etc).

O 007 em Goldfinger se justifica porque ele veio com o smoking dentro de um traje de mergulho, mas depois daí virou "moda".

Gostei...
[emoji23] [emoji23] [emoji23] [emoji23]

wruck

Sempre falo comigo: Não vou mais comprar um Diver.... E quando olho, a próxima compra é justamente um Diver...  ;D

Em tempo, tem anos que não pratico mergulho (nem sei aonde está a carteirinha PADI)
Odeio ser bipolar, é muito bom!

edmarmartins

Citação de: Warlord_brazil online 14 Maio 2016 às 15:36:02
1- Dress watches - Tem que ser Ultra-thin e pulseira de couro.

2- Esportivos - Como só uso relógios AUTOMÁTICOS SUÍÇOS , nas raras ocasiões que pratico esporte não uso relógio (prefiro assim que colocar qualquer Orient no pulso)

3- Divers - Nunca pratiquei mergulho e se fizesse certamente seria amador e não olharia as horas.

4- Pilot - Nunca pilotarei um avião.

5- Casual - Ao Gosto

6- Field watches - Nunca fui para a guerra, parei de brincar de comandos em ação com 8 anos.

7- Heavy duty - Felizmente não preciso de um.

Peraí, deixa eu colocar o monóculos aqui...   ;D ;D ;D
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3:1

edmarmartins

Citação de: fbmj online 14 Maio 2016 às 15:43:20

Adoro polêmica, principalmente onde há respeito e pode-se falar francamente.

Abraços.  ;D

edmarmartins

Citação de: Adriano online 14 Maio 2016 às 12:05:50
Não existe definição "oficial". E é simples explicar: o preço e status do relógio vale mais que qualquer outra definição.

Simples exemplificar: você vai a um baile de gala e o cara de smoking está usando Sub. O Sub é um diver ou um dress? Ou ambos? Vai fazer uma pesquisa e descobrir que a torcida do Corinthians acha que é diver e a do Flamengo acha que é dress. (Usei as expressões como figurativos de quantidades de pessoas).

E um Speedmaster Professional? É esportivo? É dress? É pilot?
E um GMT-Master? E um IWC Big Pilot? E um Longines Legend Diver? Como classificar clássicos como esses quando na prática eles são usados em situações completamente diferentes daquelas para as quais foram projetados?

E não é difícil de concluir por que relógios de mesma função como um Sub e um SKX007 não se misturam em certas categorias.

Por isso pela minha experiência em "milanos" de fórum, toda vez que tentamos fazer essa classificação, ou qualquer coisa semelhante, chegamos a conclusão alguma.

Abraços!

Adriano

Adriano, o que você diz faz todo sentido do mundo e eu concordo que o propósito de um modelo nem sempre tem a ver com o efetivo uso, mas vamos fazer uma analogia com carros, por exemplo: apesar de possuírem preços muito diferentes, um Grand Siena e um Jetta são classificados como sedãs médios. Tem que existir um parâmetro, independentemente do uso do relógio para classifica-los. Se eu peço indicação de um relógio estilo Diver, não espero que alguém indique um relógio fino...

By the way, smoking e divers usados juntos são, no mínimo, de gosto duvidoso.

Abraço!  ;D

Cocobambu

Acredito que esta segmentação descritiva inicial, se não a ideal (sempre vai ocorrer variações), é a que melhor se amolda para catalogação de classes da coleção.

Só acrescentaria os "vintages" que ao meu ver ganhou corpo próprio, independente do segmento.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

jvitor_amaral

Acho que é interessante ter esse tipo de divisão mas não é muito usual na vida real hoje em dia. Como o Adriano falou, os divers com um design não muito maluco são usados em ocasiões formais corriqueiramente, como o Submariner do exemplo dele...eu raramente uso terno, mas quando uso meu relógio é o Seamaster. Esse tipo de coisa não seria muito usual pela "regra de etiqueta" de antigamente eu acho, mas hoje em dia basta não exagerar, tipo terno e G-Shock...O legal dessa categorização é na hora de pensar a coleção, escolher os relógios e tal. Mas quando vai usar você nunca vai lembrar disso hahahaah
@watches.in.sampa

edson rangel

Concordo com o Adriano, tempos atrás, se minha memória não me trair já houve essa "polêmica".
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

Thauro _Relógios

Conversando com um amigo, também forista, que chegou na seguinte conclusão:

- Os Relógios se dividem entre os que eu gosto, e nos que eu não curto muito. srsrs

Será que complicou ou "azedou" mais?

edmarmartins

Citação de: Thauro _Relógios online 17 Maio 2016 às 00:25:11
Conversando com um amigo, também forista, que chegou na seguinte conclusão:

- Os Relógios se dividem entre os que eu gosto, e nos que eu não curto muito. srsrs

Será que complicou ou "azedou" mais?

Um amigo me disse outro dia, que os relógios se dividem entre os que ele gosta e os de mau gosto.  ::)

Particularmente, gosto é um conceito subjetivo. Os relógios "do momento" hoje são os de estilo Diver, mas nem todo mundo gosta deles.
E mesmo que se goste, é sempre bom dar uma variada... Se os relógios fossem segmentados pelo tipo, você simplesmente excluiria os divers da sua busca e pronto. Fácil, limpo, rápido.