Menu principal

Fantástica história do Patek do Dalai Lama no Hodinkee

Iniciado por admin, 16 Junho 2016 às 15:38:43

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Esses são os artigos que eu gosto, a história por trás do bem, o que me levam às questões de raridade e preço nos atuais leilões. Já imaginaram o que deve ser colocado num museu? Em regra são colocados em museus objetos que representaram uma mudança de paradigma no seu tempo ou era por si só raros e valiosos. Esse o grande problema dos museus... Os objetos de uso diário do "povo" normalmente não vão parar em museus, porque não é da natureza humana cuidar de coisas do dia a dia para a posteridade. Por exemplo, você guarda um Patek, mas não um Casio digital baratex...

O Dalai Lama guardou seu Patequinho... A história é a seguinte. O fulano articulista do texto viu nas redes sociais um senador americano postar uma foto com o Dalai e seu relógio. Relógio, aliás, que ele tentava ver há anos e avaliá-lo para uma casa de leilões.

O relógio, segundo narrado pelo próprio Dalai, foi dado de presente a ele no meio da segunda guerra a pedido de Roosevelt, por dois agentes secretos, no intuito de conseguir a construção de uma linha férrea que suprisse os aliados, passando pelo Tibet. Dalai Lama tinha sete anos de idade na época, e guardou o relógio desde então, usando-o diariamente durante todos esses anos. O relógio já passou por várias revisões mas está em excelente condição, sobretudo quando se pondera que foi de fato usado todos os anos.

Só foram fabricados 15 e alguns modelos vendidos recentemente atingiram 350 mil dólares, sendo que o articulista, ao ver as fotos do relógio nas redes sociais, estimou em cerca de 200, sem contar a origem, o que certamente elevaria o preço.

Enfim, um relógio desses de fato tem que alcançar preços altos no mercado, pois possui tudo que identifica um bem como "raro": história, raridade em número, origem e proprietário. Mas o mercado parece não pensar muito nisso, em virtude das porcarias que vejo atualmente atingirem astronômicos preços em leilões. Mas isso é outra história....

Vejam;

https://www.hodinkee.com/articles/the-dalai-lamas-patek-philippe-gifted-by-fdr-via-an-oss-officer-who-was-the-grandson-of-leo-tolstoy-seriously

fugas

Bela história, quem diria que o dalai lama já tentou dar uma de watchmaker.

Enviado de meu XT1580 usando Tapatalk

Alberto Ferreira

Boa noite!

Realmente...
Muitíssimo interessante saber e compartilhar este tipo de conhecimento.

Grato, Flávio, e parabéns pela resumida, mas instigante, narrativa que nos fez.

Abraços!
Alberto

FALCO

Citação de: flavio online 16 Junho 2016 às 15:38:43...usando-o diariamente durante todos esses anos...

Acho que carece de mais pesquisa...
Diariamente, nos últimos 70 ou mais anos?
Para mim o relógio do Dalai Lama sempre foi outro, ou outros... em quase toda foto ele está de relógio... este aí só neste artigo...
Sei lá...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

flávio

O texto fala que ele possui Omegas e rolexes também. Flávio

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Carbonieri

O desapego religioso/oriental parece que não pegou o Dalai kkkk (patek, rolex, omega)
sic transit gloria mundi

jfestrelabr

Citação de: flavio online 16 Junho 2016 às 22:04:12
O texto fala que ele possui Omegas e rolexes também. Flávio

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Sabio
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

edson rangel

FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

Dicbetts

E o voto de pobreza, onde entra nessa sapiência toda?

Dic

FPiccinin

Que fique claro, eu tenho uma religião...mas se me perguntar se eu acredito nos religiosos...A resposta seria NÃO!!!

Adoro esse video, o título é politica no Brasil, mas poderia ser muito bem politica e religião no Mundo.

ejr888

Citação de: Dicbetts online 17 Junho 2016 às 16:47:13
E o voto de pobreza, onde entra nessa sapiência toda?

Dic

Boa noite!

Já que entramos neste tema nada a ver com relógios, não duvido muito que o Dalai Lama deixou se corromper pelas coisas materiais, assim como outros rezadores da linhagem dele.
Assim como tem guia espiritual que não tem absolutamente nada, nada que é pobre e mora numa casinha simples com um carro antigo.
Não é uma coisa que está dentro do meu entendimento, no meu ver.
Como vou julgar eles?
Ter habilidade espirituais têm suas vantagens e ajuda a prosperar no meio material,
mas agora não sei como que fica depois as contas com Deus.
Não sei, não sei, não estou morto e não tenho sabedoria o suficiente para saber disso. ::) ::) ::) ::)

Abs.

JuniorCPE

Pra se desapegar totalmente, só virando ermitão...
Mais vale um no pulso, que o dinheiro na poupança.

Il capo

Penso que é possível conciliar voto de pobreza com a preservação de um item que lhe foi dado de presente e é histórico, como no caso o relógio.

É uma questão espiritual, não ter a riqueza como valor maior, mas ter reverência pela amizade.
"Resisto a tudo, menos às tentações."

JuniorCPE

Citação de: Il capo online 21 Junho 2016 às 16:57:28
Penso que é possível conciliar voto de pobreza com a preservação de um item que lhe foi dado de presente e é histórico, como no caso o relógio.

É uma questão espiritual, não ter a riqueza como valor maior, mas ter reverência pela amizade.
Sei não, me parece que, no budismo, pra ascender ao nirvana tem que desapegar geral mesmo. Mas não conheço a fundo, só de ouvir falar.
Mais vale um no pulso, que o dinheiro na poupança.

ejr888