Menu principal

"Made in USA" e a ação da FTC contra a Shinola

Iniciado por admin, 20 Junho 2016 às 09:32:04

tópico anterior - próximo tópico

flávio

O artigo foi publicado no Hondinkee há alguns dias, não foi comentado, mas possui implicações comerciais para toda indústria americana, não apenas dos relógios.

A Shinola, baseada em Detroid, sempre utilizou como propaganda para os seus relógios que seus produtos eram "built in Detrroit". A FTC, Federal Trade Comission, órgão do governo americano que fiscaliza as relações comerciais, achou que isso era enganoso. Afinal, os relógios são sim montados em Detroit, mas com componentes suíços. A FTC, ao contrário da legislação alemã e suíça, que definem que os bens fabricados no país não precisam ter todos os componentes lá fabricados, indicou que 100% dos componentes, para o produto ser considerado "Made in USA", devam ser fabricados lá. Isso vale para carros, bicicletas, etc.

A Shinola disse que se adequaria, mas lançou uma carta aberta questionando a postura da FTC, sobretudo porque, numa economia globalizada é impossível atingir uma produção totalmente feita nos EUA. A Shinola ressaltou que acredita ser muito mais importante a criação de empregos e total montagem nos EUA para que um bem seja considerado americano.

Enfim, para o governo americano, pois, segundo esse leading case, um produto, para conter o label "Made in USA", deve ser totalmente montado nos EUA, com produtos lá fabricados.

Vejam:

https://www.hodinkee.com/articles/ftc-takes-major-action-against-shinola-demands-where-american-is-made-slogan-to-be-dropped-immediately

E a carta

https://www.hodinkee.com/articles/an-open-letter-from-shinola-founder-tom-kartsotis-in-response-to-the-ftcs-most-recent-action

fugas

Marca bem controversa lá nos USA, agora quero ver como eles vão se sair sem poder utilizar o "American made"

Dicbetts

Para mim, a FTC está querendo ser mais realista do que o rei.

Várias marcas americanas de bateria e percussão usam mogno para fazer os tambores. Só que o mogno não existe nos Estados Unidos.

Mas a DW, a Gretsch, a Ludwig, a Slingerland, a GMS e outras tantas metem a plaquinha Made in USA naquilo que fabricam.

A menos que instrumentos musicais tenham um regime especial, trata-se de uma incoerência com a Shinola.

Dic

waldirmello

Citação de: Dicbetts online 20 Junho 2016 às 15:49:25
Para mim, a FTC está querendo ser mais realista do que o rei.

Várias marcas americanas de bateria e percussão usam mogno para fazer os tambores. Só que o mogno não existe nos Estados Unidos.

Mas a DW, a Gretsch, a Ludwig, a Slingerland, a GMS e outras tantas metem a plaquinha Made in USA naquilo que fabricam.

A menos que instrumentos musicais tenham um regime especial, trata-se de uma incoerência com a Shinola.

Dic

Talvez, Dic. Mas há uma diferença importante que é o fato da indústria de instrumentos musicais - baterias, no caso, mas também de guitarras, com certeza - utilizar como matéria prima insumos que não se originam nos EUA, mas eles transformam o produto. Da madeira fazem o corpo dos tambores, agragam as ferragens, peles, etc.

Pelo que entendi do texto a Shinola não manufatura uma única peça, apenas monta o relógio.

No caso da Shonola, pelo que li, eles além de apenas montarem as peças importadas utilizam o conceito de "Made in USA" como marketing, indo além, com o slogan "Where American Is Made".

Abraços

Dicbetts

Citação de: waldirmello online 20 Junho 2016 às 17:02:40
Talvez, Dic. Mas há uma diferença importante que é o fato da indústria de instrumentos musicais - baterias, no caso, mas também de guitarras, com certeza - utilizar como matéria prima insumos que não se originam nos EUA, mas eles transformam o produto. Da madeira fazem o corpo dos tambores, agragam as ferragens, peles, etc.

Pelo que entendi do texto a Shinola não manufatura uma única peça, apenas monta o relógio.

No caso da Shonola, pelo que li, eles além de apenas montarem as peças importadas utilizam o conceito de "Made in USA" como marketing, indo além, com o slogan "Where American Is Made".

Abraços

Valdir,

Aí há uma incoerência. Se a FTC define que para ser Made in USA deve tudo ser americano, nem madeira poderia.

Além disso, para ficarmos no caso das baterias, as ferragens não são feitas nos EUA. Taiwan, Malásia e Indonésia (as da Yamaha, por exemplo, são feitas lá, nas unidades que fabricam os quadros das motos) dominam o cenário.

(A Gibraltar, americana, não fabrica nada em solo americano, por exemplo.)

Partindo-se do pressuposto de que o produto "bateria" inclui tambores e ferragens, não poderia ser Made in USA.

E há precedentes. A Zildjian, famosa fabricante de pratos musicais, tinha grande parte da produção no Canadá. Com a briga na família, a Zildjian canadense virou a Sabian.

Voltando à Shinola. Pelo que sei da marca, o mecanismo não é americano. Mas o restante (caixa, mostradores, ponteiros etc.) sim.

Enfim, continuo achando incoerente.

Abraços,

Dic

waldirmello

Citação de: Dicbetts online 20 Junho 2016 às 18:45:25
Valdir,

Aí há uma incoerência. Se a FTC define que para ser Made in USA deve tudo ser americano, nem madeira poderia.

Além disso, para ficarmos no caso das baterias, as ferragens não são feitas nos EUA. Taiwan, Malásia e Indonésia (as da Yamaha, por exemplo, são feitas lá, nas unidades que fabricam os quadros das motos) dominam o cenário.

(A Gibraltar, americana, não fabrica nada em solo americano, por exemplo.)

Partindo-se do pressuposto de que o produto "bateria" inclui tambores e ferragens, não poderia ser Made in USA.

E há precedentes. A Zildjian, famosa fabricante de pratos musicais, tinha grande parte da produção no Canadá. Com a briga na família, a Zildjian canadense virou a Sabian.

Voltando à Shinola. Pelo que sei da marca, o mecanismo não é americano. Mas o restante (caixa, mostradores, ponteiros etc.) sim.

Enfim, continuo achando incoerente.

Abraços,

Dic

Dic,

Realmente, se parte dos componentes é feita nos EUA, a questão complica e realmente vai ficando cada vez mais difícil segundo um regulamento tão restritivo manter o "made in USA" caso se aplique a regra conforme descrito no artigo.

Abraços,

Waldir.

fugas

Eu acredito ainda q essa acao do ftc foi boa, vai beneficiar bastante o consumidor medio e ajudar os americanos a fazer os movimentos in house.
Tem empresa q ja ate comecou http://gearpatrol.com/2016/06/21/weiss-in-house-movement/

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

JotaA

Dic,

Talvez eu esteja falando bobagem, mas no caso da madeira, ela não seria o equivalente ao metal?

As empresas suíças não devem comprar o ouro nem o aço fabricados na Suíça.

Assim como um automóvel 100% americano, não deixaria de ser se o aço fosse importado do Brasil.

Ou estou falando bobagem.

fugas

Que eu saiba poucas empresas fazem tudo la : rolex, patek e piaget sao algumas delas.
Falam que os cristais de safira vem da china, o couro vem dos usa e costurado na franca ou alemanha, os cases muito vem de hong kong e a grande parte do hair spring vem da seiko :p. Economia globalizada e isso :D

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Dicbetts

Citação de: JotaA online 21 Junho 2016 às 18:57:21
Dic,

Talvez eu esteja falando bobagem, mas no caso da madeira, ela não seria o equivalente ao metal?

As empresas suíças não devem comprar o ouro nem o aço fabricados na Suíça.

Assim como um automóvel 100% americano, não deixaria de ser se o aço fosse importado do Brasil.

Ou estou falando bobagem.

JotA,

Não falou bobagem não. É uma boa dúvida para a qual não tenho resposta.

Levantei essa bola porque achei um exagero da FTC. Mas pode ser que haja algo específico, no qual o relógio se inclui.

Ou pode ser mimimi de outras fabricas, que viram o formato da Shinola uma ameaça. E resolveram jogar no ventilador fazendo uma contestação formal.

Dic