Menu principal

VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui

Iniciado por Carbonieri, 24 Junho 2016 às 15:32:12

tópico anterior - próximo tópico

Elvis Silva

Citação de: Enéias online 22 Janeiro 2018 às 19:44:00
(...) UG, Movado, Certina, Eterna e Zenith ninguém queria. Os mais antigos vão se lembrar. Parece tudo cíclico. Não entendo bem os motivos. Hoje parece que relógio velho é coisa de velho. A turma quer relógio novo e caro.

Em primeiro lugar, parabéns pelo Minerva! Relógio incrível! Quando não o quiser mais, me avisa que eu passo a cuidar dele pras próximas gerações.

Quanto ao povo querer somente relógio novo, peço vênia para dissentir. Pelo menos no exterior, pelo que sei, há uma moda de se valorizar relógios vintages, que se insere no panorama cultural mais amplo de valorização de coisas antigas que se vê hoje em dia. Se você consultar sites estrangeiros, não raro encontrará reclamações de colecionadores mais velhos a esse respeito: ele argumentam que os tais "hipsters" inflacionaram o mercado de relógios antigos.

O problema é que essa tendência de comportamento fez com que peças não tão raras, como Omegas 30T2, dos quais foram produzidos alguns milhões, virassem "celebridades" no mundo dos relógios, o que catapultou seus preços pra estratosfera no caso de alguns modelos!! Já imaginou pagar três mil dólares por uma peça desse tipo? É o que sites como o Hodinkee cobram. E esse pessoal paga. Alguns colecionadores mais experientes ficam furiosos por entenderem que há uma grande desproporção entre preço cobrado e real valor do relógio, considerando-se características como raridade e relevância da peça na história da horologia. Eles afirmam que se trata de puro modismo de jovens endinheirados prejudicando o mercado de relógios antigos.

Agora, aqui no Brasil, concordo: os apreciadores de relógios parecem ter mais amor pelos novos... e caros! Para mim, isso se reflete nos preços dos antigos, que ainda estão relativamente civilizados - por esses dias, comprei dois UG's, sendo um crono, por menos de dois mil reais cada um - e até nos espaços de discussão sobre peças vintages, como este aqui, que me parece um tanto negligenciado em relação aos demais tópicos... Por comparação, o subfórum do WUS é bem mais movimentado.

TUZ40

Lá fora realmente virou uma "modinha" entre hipsters.

Ter algo que não basta entrar em uma loja para comprar, a hora que quiser.

Mas a verdade é que tendo o dinheiro, vc compra praticamente o vintage que quiser, então acaba dando no mesmo.  ;D
"All your base are belong to us"

Elvis Silva

Parece-me que "comprar o que quiser" não chega a ser nem mesmo um corolário de "ter dinheiro": está mais para uma tautologia. São rigorosamente a mesma coisa.

O que irrita os gringos é outra coisa. Não é os caras terem grana e gastarem a rodo. É os caras não saberem direito o que estão comprando e largarem qualquer cifra por qualquer relógio, desde que alguém (preferencialmente do mundo virtual) tenha feito o devido hype da peça. O que era acessível a quem realmente entendia algo de horologia e colecionava por admiração virou mercadoria de luxo destinada a quem não sabe nada sobre isso e usa tais acessórios mais como emblema de certa atitude ideológica e, em última análise, como símbolo de distinção social.

Pode-se até argumentar que todo relógio mecânico hoje em dia seria um símbolo de status... mas é diferente com as peças antigas, uma vez que ninguém em sã consciência vai achar que um relógio pequeno (para os padrões de hoje) e velho, que ninguém nota no seu pulso, é uma exibição de prosperidade material.

TUZ40

Você tem que entender que nem sempre a pessoa quer demonstrar a prosperidade para as "castas" mais baixas, e sim tentar passar um certo conhecimento que supostamente estaria apenas restrito aos mais estudados, os que manjam dos "paranauê" como o Flávio tanto gosta de dizer, aos que sabem apreciar o que a vida tem de melhor.

Ter um rolex de platina cravejado de diamantes não é mais legal do que ter um Paul Newman, por exemplo, se vc quer ser visto por um certo círculo de pessoas.

Mas é isso que você colocou, quem genuinamente gostava dos brinquedos acabou se prejudicando com os vintages no spotlight.  ;)
"All your base are belong to us"

Elvis Silva

Quanto a isso, estou de pleno acordo. Para o círculo dos iniciados, às vezes um velho e raro relógio de bolso impressiona mais que um ubíquo Rolex...

(Nada contra essa marca, que admiro bastante e da qual tenho um exemplar.)

FALCO

Citação de: TUZ40 online 23 Janeiro 2018 às 11:27:52...Ter algo que não basta entrar em uma loja para comprar, a hora que quiser...

Umas das coisas mais idiotas (foram muitas) que já li aqui neste forum foi isto aí
Sempre se lia "relógio novo é fácil, basta entrar na loja e comprar, já os relógio vintage..."
Época que a raposada rapelou uma galera aí
A distância entre o cacareco da compra no MASP e o icônico do ML...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Enéias

Sinto falta dos ROLOS que fazíamos no Masp. Relógio contra relógio. Cada um tendo a sua preferência. Eu correndo atrás dos à corda manual sem calendário e a turma correndo atrás dos cronos Valjoux 7750. Era legal demais pegar em vários relógios todo domingo. Admirar e dar parabéns para quem tinha uma novidade. Todas semana eu levava um no pulso e alguns nos bolsos. Voltava para casa com outros diferentes. ERA BOM DEMAIS!

Enéias




Enviado de meu SM-G570M usando Tapatalk


Enéias

Acredito que este Certina esteja entre os meus favoritos.


Enviado de meu SM-G570M usando Tapatalk


Enéias




Enviado de meu SM-G570M usando Tapatalk


Elvis Silva

Universal Genève Uni-Compax, cal. 285. Fim dos anos 1940/início dos anos 1950. Impossível determinar ano de fabricação exato, pois fizeram o favor de polir a tampa traseira e apagar o número de série...


gt75

Rolex Date 34mm





Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Enéias




Enviado de meu SM-G570M usando Tapatalk


Elvis Silva

No pulso agora: Orient SK calibre 46941, do início dos anos 1970.


Elvis Silva

Para levar as crianças no parquinho amanhã: Orient KD calibre 1942, meados/fim dos anos 1960.

Enéias




Enviado de meu SM-G570M usando Tapatalk


Enéias

Este tópico é o meu favorito. Aqui não está em questão a marca e sim o fato de serem antigos. Antes eu postava em tópicos para Seiko, Orient e afins. Agora mando todos os antigos para cá.

Leio tudo, mas prefiro postar neste.

viniciussg1995

Belo festina, gosto desse formato de caixa!

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Abraços!
Vinicius

viniciussg1995



Citação de: Elvis Silva online 26 Janeiro 2018 às 10:58:43

Elvis, não dá para visualizar suas fotos pelo tapatalk. Está postando por ele?

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Abraços!
Vinicius

Enéias

Dica para postar fotos no TAPATALK: salvar a imagem na galeria, depois entrar no tópico, clicar na seta e adicionar. Parece algo simples, mas demorei para pegar este macete. No meu caso eu abri uma página restrita no Instagram. Coloco uma foto (em geral mal feita) e uma descrição mínima. Pronto. Tenho meu arquivo que vai sendo feito aos poucos.