VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui

  • 2409 Respostas
  • 572852 Visualizações
*

Alberto Ferreira

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #720 Online: 12 Abril 2017 às 11:48:08 »
Bom dia a todos!

Pois é...
As nossas vidas dão muitas voltas e o importante, logicamente dentre outras coisas, é a nossa própria memória.
Se me permitem dar uma certa "filosofada"...  ::)
Nós somos a nossa memória. Sem ela nós não somos nós mesmos. Não somos nada.


Bem,...
Eu hoje coloquei este no punho.



Uma coisa importante, ele não é "xing-ling" e me é muito caro, no justo sentido sentimental, sem preço!

Eu já contei a história dele aqui ---> http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,13563.msg276635.html#msg276635

Abraços!
 8)
Alberto
« Última modificação: 12 Abril 2017 às 22:27:15 por Alberto Ferreira »

*

Enéias

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #721 Online: 12 Abril 2017 às 18:35:48 »
REVUE AUTOMÁTICO BUMPER


Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


*

Offline Vargas

  • *****
  • 599
    • Ver perfil
Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #722 Online: 12 Abril 2017 às 22:25:10 »
Realmente a história é bonita, me lembro dela....aproveite os momentos. Abs.

*

Enéias

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #723 Online: 13 Abril 2017 às 16:32:41 »
GIRARD PERREGAUX


Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


*

Offline CALS

  • ****
  • 363
    • Ver perfil
Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #724 Online: 14 Abril 2017 às 19:42:21 »
Despertado pelos exemplares de caixa "tonneau", pergunto se não é justamente essa forma identificado muitas vezes como caixa "custom".

Exemplifico com esse meu Roamer modelo Searock.
Abraços e feliz Páscoa!

Bons dias, meus caros!
Hoje eu resolvi abrir os "trabalhos do dia"  :D com este no punho...


TRESSA - Automático - caixa "tonneau", de aço - Com 41,5 x 36,0 mm (sem a coroa).
O formato das caixas "tonneau" é clássico (*)... Tem uma forma que lembra um "barril".


Digamos que este aí seja um Tressa sem pressa...  ::)  :D

Eicha! Que trocadilho mais sem grassa, Sô!...
Digo, sem graça...  :-[
Afff!!!!

Abraços!
 ;D
Alberto

PS:
(*) - Aqui vai um comentário que eu achei interessante, e que "recolhi" da NET (crédito: Todd & Marlon LLC)...

"Tonneau-shaped Watches:
The tonneau (French for barrel) shape was most likely the point of transition from rounded to square / rectangular watches.

Vacheron Constantin introduced its first tonneau-shaped watch in 1912 and has since become an iconic model in its collections.
 
But it seems that the first watchmaker to introduce a tonneau-shaped watch was Louis Cartier in 1906 – this model was then followed by a square-shape in 1908 and tortue-shape in 1912.
 
Due to its novelty, the tonneau-shaped watches became very popular in the early 1900.

Initially the tonneau-shaped watches were housing regular rounded caliber movements but over time also the movements started leveraging the new shape.
Nowadays tonneau-shaped watches are mostly designed to be used for classic occasions and very seldom they are developed for watches meant for casual or sport occasions."




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Enéias

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #725 Online: 14 Abril 2017 às 20:14:30 »
OMEGA AUTOMÁTICO BUMPER


Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


*

Offline Vargas

  • *****
  • 599
    • Ver perfil
Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #726 Online: 17 Abril 2017 às 16:52:53 »
Hoje com esse...


*

Enéias

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #727 Online: 17 Abril 2017 às 17:45:30 »
ROYCE À CORDA MANUAL

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


*

Alberto Ferreira

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #728 Online: 18 Abril 2017 às 11:53:22 »
Despertado pelos exemplares de caixa "tonneau", pergunto se não é justamente essa forma identificado muitas vezes como caixa "custom".

Exemplifico com esse meu Roamer modelo Searock.
Abraços e feliz Páscoa!



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Bom dia!
Eu acho que não...  ::)
A rigor são coisas diferentes.

A propósito,...
Você não estaria se referindo a "cushion" (que numa tradução livre seria "almofada") e não "custom"?  ::)
Veja o que eu entendo por "cushion", apenas para efeito de ilustração, com imagens da NET...







Eu posso estar forçando uma comparação, mas creio que o seu Roamer não seria nem "tonneau" e nem "cushion".  ;)

Abraços!
Alberto

*

BigPaul

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #729 Online: 18 Abril 2017 às 14:28:17 »
Esse velhinho já esta com 35 anos de idade e olha a conservação dele





Paul

*

BigPaul

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #730 Online: 18 Abril 2017 às 14:31:48 »
Este outro 34 anos






Paul

*

BigPaul

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #731 Online: 18 Abril 2017 às 14:38:12 »
Este aqui é o meu primeiro relógio da minha coleção, claro que mandei restaurar pois estava já bem riscado e passou por polimento tem 38 anos anos de existência e funcionando perfeito

ganhei de presente do meu pai de niver quando tinha 16 anos




Paul

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #732 Online: 18 Abril 2017 às 16:53:38 »
Boa tarde,
Omega De Ville ref.162045. Esse relógio era do meu avô, a única coisa que não é original é a pulseira Morellato.

Se possível, gostaria de obter mais informações a respeito do mesmo.
« Última modificação: 18 Abril 2017 às 17:17:30 por viniciussg1995 »
Abraços!
Vinicius

*

Offline CALS

  • ****
  • 363
    • Ver perfil
Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #733 Online: 18 Abril 2017 às 18:47:42 »
Bom dia!
Eu acho que não...  ::)
A rigor são coisas diferentes.

A propósito,...
Você não estaria se referindo a "cushion" (que numa tradução livre seria "almofada") e não "custom"?  ::)
Veja o que eu entendo por "cushion", apenas para efeito de ilustração, com imagens da NET...






Eu posso estar forçando uma comparação, mas creio que o seu Roamer não seria nem "tonneau" e nem "cushion".  ;)

Abraços!
Alberto

Exatamente, Alberto. Perdoe a confusão, cushiom e não custom.

Então o tounneau tem as laterais curvas e as extremidades retas, lembrando um barril.
Enquanto o cushiom é um quadrado com todas as laterais levemente encurvadas para for, sem ângulos pronunciados?
A dúvida é que sempre percebi caixas cushiom vinculada à relojoaria dos anos 70 e os dois primeiros modelos que você tomou como exemplo são dos anos 40 ou 50.
Exemplificando, o meu Seiko 7017 é um legítimo cushiom?



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Alberto Ferreira

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #734 Online: 18 Abril 2017 às 19:35:23 »
Exatamente, Alberto. Perdoe a confusão, cushiom e não custom.

Então o tounneau tem as laterais curvas e as extremidades retas, lembrando um barril.
...

Sim, é basicamente isso mesmo.

Citar
...
Enquanto o cushiom é um quadrado com todas as laterais levemente encurvadas para for, sem ângulos pronunciados?
...

Correto, o aspecto mais notável seria a superfície curvada ("arredondada"), lembrando uma "almofada" mesmo.

Citar
...
A dúvida é que sempre percebi caixas cushiom vinculada à relojoaria dos anos 70 e os dois primeiros modelos que você tomou como exemplo são dos anos 40 ou 50.
Exemplificando, o meu Seiko 7017 é um legítimo cushiom?
...

Sem querer tentar dar uma de "fiel da balança", que na verdade eu não sou...  Ok?  ;)

Eu diria que o formato "cushion" é mesmo anterior aos anos setenta, embora exista exemplos mais recentes (típicamente dos anos setenta), como o seu Seiko que para o meu julgamento creio que poderíamos dizer que tem uma caixa "cushion", sim.

Abraços!
 8)
Alberto

*

BigPaul

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #735 Online: 20 Abril 2017 às 20:01:11 »
Ola pessoal eu tenho este Seiko 6139 que é um dos meus velhinhos que adoro demais, mas esta com problema e levar no Carregalo fica caro demais, alguém sabe de algum relojoeiro que manja do 6139 e o melhor é em Sao Paulo mas se alguém tiver um que conheça em outra cidade pode ser também desde que não cobre mais do que o meu relógio vale kkkkkk





Paul

*

Offline Suski

  • ***
  • 211
    • Ver perfil
Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #736 Online: 21 Abril 2017 às 08:23:52 »
Ola pessoal eu tenho este Seiko 6139 que é um dos meus velhinhos que adoro demais, mas esta com problema e levar no Carregalo fica caro demais, alguém sabe de algum relojoeiro que manja do 6139 e o melhor é em Sao Paulo mas se alguém tiver um que conheça em outra cidade pode ser também desde que não cobre mais do que o meu relógio vale kkkkkk





Paul

Paul, em último caso, BH tem um cara excelente no shopping 5a Avenida. Eu até levarei um meu lá em breve.

Fico à disposição!
Abracos
Atenciosamente,
Eduardo Suski

*

Alberto Ferreira

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #737 Online: 21 Abril 2017 às 10:34:19 »
...

Então o tounneau tem as laterais curvas e as extremidades retas, lembrando um barril.
Enquanto o cushiom é um quadrado com todas as laterais levemente encurvadas para for, sem ângulos pronunciados?
A dúvida é que sempre percebi caixas cushiom vinculada à relojoaria dos anos 70...
...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Bom dia, Carlos André!
Você lembra que eu disse que não me proporia a ser um "fiel da balança" nesse assunto?
Pois é...  ::)

Veja estes dois Orient´s, ambos tipicamente lá da década de 1970...



De certa maneira, pelo formato geral da caixa, eu diria que as duas poderiam ser consideradas "tonneau"...  ::)
Embora a da esquerda tenha faces nas laterais e a da direita não...  ::)

Mas,...
Pelo formato, meio que "acolchoado", da caixa da direita, ela não poderia também ser chamada de "cushion"?

Pois é...
E a balança continua sem fiel...  :D
 8)

Abraços!
Alberto

*

Alberto Ferreira

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #738 Online: 22 Abril 2017 às 12:31:25 »
Bom "sabadão", amigos!

Pois é...
A Dona TT está viajando e eu aqui estou esperando o "assado" ficar no ponto...  ;)  :D

Enquanto isso, eu vou "bebericando" um belo merlot (meio vintage - safra 1998) da pouco conhecida LOVARA... 
Mas este "bebericando" é mesmo dito assim, respeitosamente e por isso entre aspas...  ::)

No punho este...


ATLANTIS - corda manual - caixa cromada com 36,5 mm de diâmetro (sem as garras e a coroa).



E aí, meus caros amigos das "antigas"...
Lembram da marca?

Eu sei que alguns lembrarão.
Mas para os que não são tão "antigos"...
Vai a informação.

A Atlantis foi uma daquelas marcas que os menos avisados gostam de chamar de "genéricas"...
Uma daquelas que ficaram lá, nos "albores do tempo"...  :D :D :D

Huummm...
Mas,
De certa maneira, nós também, mais cedo ou mais tarde vamos nessa...
E na boa!  Né não, Mermão?  ;D

Pois esse papo de "jóvem para sempre" é para quem morreu sem ter chance de amadurecer, Sô!
Uma pena...  ::)  8)

Abraços!
Alberto

*

Offline CALS

  • ****
  • 363
    • Ver perfil
Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #739 Online: 22 Abril 2017 às 12:46:39 »

Bom dia, Carlos André!
Você lembra que eu disse que não me proporia a ser um "fiel da balança" nesse assunto?
Pois é...  ::)

Veja estes dois Orient´s, ambos tipicamente lá da década de 1970...



De certa maneira, pelo formato geral da caixa, eu diria que as duas poderiam ser consideradas "tonneau"...  ::)
Embora a da esquerda tenha faces nas laterais e a da direita não...  ::)

Mas,...
Pelo formato, meio que "acolchoado", da caixa da direita, ela não poderia também ser chamada de "cushion"?

Pois é...
E a balança continua sem fiel...  :D
 8)

Abraços!
Alberto

Caro Alberto,

Excelente sábado para você, também.
Aqui no Rio não há condição de fotos ao ar livre porque o frio do Sul chegou aqui com chuva.

A sua foto com os Orient poderia estar num manual sobre modelos de caixas de relógio de tão didática que é.
E eu chamando os meus tonneau, cushiom, quase quadrados, quase redondos como o Seiko 6139-6022, de Cushiom (ou Custom kkkkkk).