Menu principal

VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui

Iniciado por Carbonieri, 24 Junho 2016 às 15:32:12

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

Citação de: MAGB-ILHA online 25 Julho 2016 às 19:51:45
Alberto Ferreira,

Essa peças são fantásticas. Vc. saberia o ano delas? Gostei muito do sistema de "armazenamento e mostruário" ficou muito bacana.
Abçs.

Bom dia!
Sim, são mesmo bem interessantes. Grato pelo elogio.  8)

Eu creio que sejam da década de 1970.

Talvez com excessão do WILSON, aquele da primeira foto...  ::)
Este me parece ser mais antigo, mas eu não tenho uma informação mais precisa.

Abraços "vintageiros" a todos!
Alberto

elpeixe

Boa tarde!
Tirando esse lote da caixa para tomar um sol.

Abraços
Elpeixe

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

CVentura

Hoje compartilhando um Chateau Crono que adquiri recentemente de um amigo aqui de Lucern.
Não conheço a marca, sei que não existe mais a fabrica aqui pela Confederação Helvetica.
Mas desde que chegou nao deixei de usar aqui nas montanhas de ferias.
Esta impecavel e funcionando perfeitamente!

Relogio Chateau by Carlos Ventura, no Flickr

Relogio Chateau by Carlos Ventura, no Flickr
C. Ventura

CALS

Algum tempo atrás tinha um Chateau bem parecido com essa a venda no ML.
Fiquei preocupado com o movimento que parecia muito frágil, parecido com o de alguns Cronos Sicura.
Você sabe qual é o movimento, Ventura?

CVentura

Citação de: CALS online 26 Julho 2016 às 21:37:51
Algum tempo atrás tinha um Chateau bem parecido com essa a venda no ML.
Fiquei preocupado com o movimento que parecia muito frágil, parecido com o de alguns Cronos Sicura.
Você sabe qual é o movimento, Ventura?

Meu caro eu não sei qual o movimento mas irei pesquisar, como estou nas montanhas esta semana quando regressar a Bern eu levarei no amigo Ricardo (Relojoeiro) para saber dele.
Este adquiri com um amigo que mora em Luzern.

Quando tiver qualquer informação trarei para compartilhar!

Paz e luz
C. Ventura

elpeixe

Hoje pela manhã eu estava olhando umas fotos antigas, encontrei essa é resolvi compartilhar com os amigos como disse o Mestre Alberto ( vintajeiros)

Abraços
Elpeixe

Carretera18

Lorde Alberto,

Muito legal a sua coleção de relógios Jump Hours. Também tenho garimpado um destes, mas ainda não tive a oportunidade de pegar nenhum. Como costuma ser a previsão destes relógios?

CVentura,

Belo Chateau. Lembra muito os Tissot PR-516. Parabéns pela aquisição.

Elpeixe,

Welcome back!

Gostei muito das fotos, mas pediria que postasse alguns relógios individualmente para podermos curtir melhor suas peças que gosta mais. Vi que tem peças que eu não identifiquei nas fotos. Parabéns pela coleção e obrigado por compartilhar.

Abraços a todos.

Sent from my iPhone using Tapatalk
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

Alberto Ferreira

Citação de: Carretera18 online 28 Julho 2016 às 07:46:52
...

Muito legal a sua coleção de relógios Jump Hours. Também tenho garimpado um destes, mas ainda não tive a oportunidade de pegar nenhum. Como costuma ser a previsão destes relógios?

...

Boas, amigo Marco!
Sim...
A precisão, em termos gerais, eu diria que fica dentro dos limites de um mecânico de corda manual, etc.

Mas, obviamente, nós temos que "respeitá-los", digo, aceitá-los como "vintages que são.

Abraços a todos!
Alberto

Carretera18

Citação de: Alberto Ferreira online 28 Julho 2016 às 12:46:37
Boas, amigo Marco!
Sim...
A precisão, em termos gerais, eu diria que fica dentro dos limites de um mecânico de corda manual, etc.

Mas, obviamente, nós temos que "respeitá-los", digo, aceitá-los como "vintages que são.

Abraços a todos!
Alberto

Lorde Alberto,

Ah, sim! Sempre respeitando um vintage e suas limitações.

Só fiz a pergunta porque tenho a impressão de que estes mecanismos sofrem mais com perdas de energia por atrito do que relógios com ponteiros tradicionais, mas reforço que é puro achismo mesmo.

Obrigado pelas informações e abraços !

Alberto Ferreira

Citação de: Carretera18 online 28 Julho 2016 às 21:34:32
...

Só fiz a pergunta porque tenho a impressão de que estes mecanismos sofrem mais com perdas de energia por atrito do que relógios com ponteiros tradicionais, mas reforço que é puro achismo mesmo.
...

Pois é...
A sua dúvida pode proceder, sim.

Mas por atrito maior eu creio que talvez não seja exatamente o caso, não.
Por uma massa maior (e momento de inércia maior?... Será?  ::)), se os discos fossem comparados aos ponteiros em forma de "haste", talvez... 
Talvez... ::)

Mas eu confesso que não tenho uma convicção clara de que isso possa vir a ser algo capaz de causar um diferencial, digamos, relevante.
Aliás, eu nunca li nada a respeito disso e nem creio que tal comparação (nesses termos levantados aqui) tenha sido sequer feita...

Mas eu posso estar enganado ou mal informado.
E se alguém souber de algo a respeito de algum possível "comparativo", ou mesmo se tiver algum argumento técnico seria legal trazê-los aqui.
8)

Abraços!
Alberto

Carretera18

Lorde Alberto,

Realmente o momento de inércia poderia influenciar, da mesmo forma que um pneu fino X pneu grosso em uma bicicleta.

Também acho pouco provável ter algum estudo formal sobre este assunto em relógios.

Mas obrigado por "debater" sobre um assunto tão exótico e viajante.

;)

Abraços vintageiros !

Alberto Ferreira

Bons dias, meus caros!

Talvez para informação dos "vintageiros" que estejam "cogitando", digo,... eventualmente considerando os "contras" de ter um desses...  ::)  ;)

Então...
Apenas para complementar, com mais um despretensioso comentário...  ::)  8)
No caso da inércia, e seu "momentum", a velocidade é relevante.

Mas isso não ocorre com os "ponteiros", transmutados em discos, daqueles relógios. A velocidade angular é muito baixa, até mesmo no caso dos (se existentes) discos "segundeiros", como naquele SAMURAY que eu mostrei.

Nos projetos como o do WILSON o segundeiro é um ponteiro mesmo, embora eu acredite que esta solução tenha sido adotada apenas por razões "estéticas" mesmo.

Abraços a todos!

Fui.  8)

Alberto

Alberto Ferreira

Bons dias!
Eu revi e postei uma imagem do meu BVLER "diver", "vintage", lá no outro tópico...  ::)

E, como os "coroas" adoram contar os seus "causos" de pescador, digo, de "mergulhador"...  ;)

Vejam este antigo tópico aqui...
O tópico também é bem "vintage"...  ::)  Pelo menos ele é lá de 2009!  ;D

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,922.msg15804/topicseen.html#msg15804
;D ;D ;D

Abraços!
Alberto

CALS

Respondendo ao pedido do Marco (Carretera 18), aqui vão algumas informações sobre mais um deskdiver, meu Ricoh OceanMaster 21J.
Não é um dos modelos da Ricoh mais fáceis de achar e parece ter sido comercializado na segunda metade dos anos 70, pelo menos vi um comercial desse modelo numa revista Placar dessa época compartilhada aqui no FRM.
Tem aquele movimento típico dos Ricoh mais simples, com um estágio na coroa central para acertar as horas e o botão às 2h para acertar o day-date. A coroa às 4h move o bezel interno como nos veneráveis Sherpa.
O relógio tem cerca de 39mm sem a coroa e veio com pulseira e coroas originais e assinadas.
E ainda tem o charmoso ponteiro de segundos com marcador vermelho.

A lamentar a marcação sempre muito leve e tendente ao desgaste do bonito backcase dos Ricoh.

GuilhermeAzeredo

Sempre tive uma duvida com relação aos vintages.  Um relógio com 40 ou mais anos de idade, se bem conservado e revisado adequadamente, ou seja, tudo nos conformes, não deveria manter a mesma precisão de quando era um relógio novo?

Não que eu seja paranóico com precisão de relógios mecânicos, mas é que é comum lermos que as tolerâncias de variações para vintages sao maiores do que a de relógios modernos...

A questão é: um relógio vintage COSC, se bem cuidado e perfeitamente revisado ao longo do tempo, é capaz de se manter naqueles parâmetros após 40 ou 60 anos? Ou eles perde essa capacidade por algum motivo?

Abraços!

FPiccinin

Citação de: GuilhermeAzeredo online 30 Julho 2016 às 16:02:01
Sempre tive uma duvida com relação aos vintages.  Um relógio com 40 ou mais anos de idade, se bem conservado e revisado adequadamente, ou seja, tudo nos conformes, não deveria manter a mesma precisão de quando era um relógio novo?

Não que eu seja paranóico com precisão de relógios mecânicos, mas é que é comum lermos que as tolerâncias de variações para vintages sao maiores do que a de relógios modernos...

A questão é: um relógio vintage COSC, se bem cuidado e perfeitamente revisado ao longo do tempo, é capaz de se manter naqueles parâmetros após 40 ou 60 anos? Ou eles perde essa capacidade por algum motivo?

Abraços!

Guilherme, um relogio do primeiro ano da COSC que foi 73, perfeitamente mantido deve manter os parametros originais. O problema é um relogio com 43 anos que foi mantido adequadamente.
Na teoria diria que sim, ele tem a capacidade de manter os parametros, na pratica eu não esperaria isso...kkk
Vamos ver o que o Adriano diz.

Abraço

Carretera18

Lorde Alberto,

Obrigado por compartilhar o tópico do seu Bvler. Eu comecei a frequentar o FRM e não tinha visto este tópico de 2009. Curto muito o visual destes divers antigos e eles também estão na minha mira.

CALS,

Obrigado pelas informações sobre seu Ricoh da década de 70. Gosto do visual dele e o detalhe do ponteiro vermelho realmente é muito bacana. E o formato da caixa e o tamanho são perfeitos para o meu gosto.

Abraços a todos!

Meu velhinho de hoje é um Seiko 6309-7040 no estilo Rat Watch.

CALS

Gostei tanto do relógio como do sanduíche!!!

Alberto Ferreira

;D ;D ;D
Pois é...

Ômi essiminino...  Arre égua, Sô!
Afff!!!!  :o

Eu acho que bateu uma "fominha geral" ao vermos o belo sanduba!
Mmmmmmmmm!!!!
;)  8)

Abraços!
Alberto

nlss33

Vejam o que apareceu aqui em casa hoje! Alguém tem mais informações sobre o modelo?

Abs!

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk