Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100

  • 28 Respostas
  • 6948 Visualizações
Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100
« Online: 25 Julho 2016 às 20:09:54 »
Prezados,

Não sei se tem um tópico específico de ajuda desta natureza, caso exista, peço-lhes que desloquem meus comentários.

Adquiri tem mais ou menos uns dois anos um Seiko Helmet 6139-7100 através do ebay, de um conhecido vendedor da Tailândia com mais de 8872 qualificações positivas.

Mecanismo, vidro e case, não me deixam dúvidas que são originais.

Sobre o dial, o anúncio mencionava que tratava-se de uma peça original. Sucede que, em posterior pesquisa pela internet, descobri que este vendedor já é conhecido no ramo como "falseta" de seikos, ao vender peças aftermarket como genuínas. Destarte, o sinal de alerta acendeu para mim ao lembrar da premissa de: "compra-se o vendedor para depois o relógio".

Fiz diversas pesquisas na net e, por incrível que pareça, encontrei mostradores iguais ao meu sendo vendidos como originais. Por outro lado, vi também uma peça aftermarket muito próxima da minha. Ou seja, tou no 0 x 0, sem saber de nada.

Nesse contexto, comparando o meu com outros seikos helmet dos quais eu tenho certeza que são originais, um aspecto me causou estranheza. Tive a sensação no meu que as marcações do número "40" e "20" são um pouco deslocadas para cima (em comparação com o tracinho preto dos minutos). O mesmo se diga quanto aos números "55" e "50" que no meu achei mais deslocados para baixo.

Não sei se é impressão minha, reflexo da imagem contida na fotografia, ou até mesmo, se existe variação de dial em função do ano de fabricação, eis porque peço ajuda aos confrades que façam uma análise perfunctória do meu dial.

Outro ponto, os ponteiros do meu são mais curtos em comparação com os demais, dando a sensação que são aftermarket também.

A título de complementação, ontem lancei o questionamento ao supradito vendedor acerca do tema, que repisou-me se tratar de um mostrador original.

Seguem as fotos:

Esse aqui eu tenho certeza que é original:

Fonte:Ebay

Outro original:

Fonte:Mercado Livre

E o meu: O que me chamou atenção foram os marcadores "40", "20", e "55" que achei um pouco deslocado.













Dial aftermarket que achei próximo do meu, Porém com a ressalva dos diversos tracinhos que o circulam que são diferentes:


Agradeço a quem poder me esclarecer a dúvida.
« Última modificação: 25 Julho 2016 às 20:31:58 por Cocobambu »

Re:Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100
« Resposta #1 Online: 25 Julho 2016 às 20:28:27 »
duplicado,

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100
« Resposta #2 Online: 25 Julho 2016 às 20:32:43 »
Pode ser que esteja falando bobagem, mas creio que o alinhamento é pela horizontal.

55 com 5, 50 com 10, 40 com 20. Admito que não conheço Seiko.

Dic

*

Offline LuisR

  • ***
  • 247
    • Ver perfil
Re:Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100
« Resposta #3 Online: 25 Julho 2016 às 20:33:12 »
cocobambu, o lume do dial ainda "funciona" ? se sim, acho que ja mata a questao

Re:Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100
« Resposta #4 Online: 25 Julho 2016 às 20:45:25 »
Sim luis, acendem, mas acho que isso per si não mata a charada. Tenho um outro seiko que tenho a absoluta certeza que nunca foi mexido e o trem acende o lumen tb.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100
« Resposta #5 Online: 25 Julho 2016 às 21:54:41 »
Olha, eu sou um bocado "desatualizado" com Seiko, mas ainda sei uma coisa ou duas.

Não me lembro de mostradores com pequenas diferenças de ano para a ano. Quando há, são diferenças grandes, não discretas.

Eu já desconfiaria de um mostrador desse assim tão bonito, com essa idade. Isso por si só já despertaria um alerta. Você observou bem a questão dos números, mas não observou, ou pelo menos não mencionou, uma diferença muuuito mais evidente: o "automatic chronograph". Além da fonte ligeiramente diferente da original e típica da Seiko dessa época, ela parece meio borrada/irregular, e o mais evidente, BEM mais larga que a dos originais (em relação ao aplique da marca).

Eu não tenho muita dúvida de que é aftermarket. Mas repito, estou bem enferrujado nesse assunto.

Abraços!

Adriano

Re:Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100
« Resposta #6 Online: 25 Julho 2016 às 22:30:32 »
Cocobambu,

Se você fizer umas fotos de macro, com muitos megapixels, de modo a recortar esses detalhes que estão chamando a atenção, talvez se consiga perceber com mais nitidez algum possível borrado ou irregularidade nas fontes do mostrador. O tipo de foto que me refiro seria próxima, por exemplo, de algumas que o Igor postou há algum tempo atrás, tal como a que pode ser vista em http://farm5.static.flickr.com/4137/4895578128_0418417e35_o.jpg

Acrescentando ao que os colegas já disseram, consta que aquelas letrinhas na parte inferior do mostrador - "JAPAN ..." seriam mais difíceis de reproduzir do que os demais caracteres.

Abs,

Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100
« Resposta #7 Online: 26 Julho 2016 às 06:28:38 »
Agradeco a todos pela atenção. agora eh procurar um dial e ponteiros originais para substituição, abs


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100
« Resposta #8 Online: 26 Julho 2016 às 10:07:32 »
Minha opinião (que não pedida)? Eu deixaria como está e nem perderia tempo com isso. A chance de você achar um mostrador original perfeito (como esse está, embora aftermarket) é pequena, e a chance de achar ponteiros então, é quase nula (e acho que os ponteiros são originais, talvez reformados apenas).

Abraços!

Adriano

Re:Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100
« Resposta #9 Online: 26 Julho 2016 às 10:20:53 »
Bastante oportuna suas considerações Adriano, acolho-as na integra. De fato, é melhor deixá-lo do jeito que está.

Sendo sincero, eu já tinha a sensação de se tratar de uma peça aftermarket, mas como todo pai, custa acreditar na verdade de seu filho, tendo a esperança de que seja ao contrário.

Reconheço que a comprei sem analisá-la, com base apenas na expressiva qualificação positiva do Tailandês "safado". Inclusive o tal cara de pau reiterou essa semana que o dial é original. Somente após lidas no whatchuseek vi alertas sobre ele.

Desejo uma ótima semana a todos.

« Última modificação: 26 Julho 2016 às 10:24:32 por Cocobambu »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100
« Resposta #10 Online: 26 Julho 2016 às 10:42:21 »
Pense pelo seguinte lado: é muito chato você comprar algo aftermarket perfeito, quando poderia comprar original perfeito. Mas não é o caso, e na verdade quase nunca é o caso quando o assunto é Seiko vintage. A minha experiência de anos com Seiko vintage é a seguinte: você tem duas opções, um aftermarket lindo e perfeito, ou um original cacareco, ou na melhor das hipóteses, com algumas marquinhas, que dependendo do seu gosto, podem te incomodar mais do que o fato de ser aftermarket. Então esse mundo de Seiko vintage é quase sempre um mundo de escolhas.

Eu tive algumas milagrosas oportunidades de ter Seiko vintage original e perfeito (e alguns eu não ponho minha mão no fogo pela originalidade). Mas isso é exceção da exceção.

Abraços!

Adriano


*

Alberto Ferreira

Re:Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100
« Resposta #11 Online: 26 Julho 2016 às 12:36:38 »
Bom dia, amigos!
Um despretensioso "pitaco".

Sendo ASA, ou não...
A "praia" dos "vintages" é, a meu ver, a seguinte.

Tem que curtir...
Se a curtição da busca for prazerosa, beleza! Esta é uma das metas.  8)

Mas,...
E aqui me "perdoem" as palavras, pois eu sei que são exageradas, ok?

...se a coisa virar sofrimento ou, digamos, quase uma "paranoia" pela busca da peça original e tal...

Melhor deixarmos as coisas como estão...
...e não sofrermos tanto.  ;)

Afinal o nosso "hobby" visa, em última análise, o (nosso) prazer.
Devia ser simples  ;) assim...

Ou não?    ::) 8)

Abraços!
Alberto

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.706
    • Ver perfil
Re:Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100
« Resposta #12 Online: 26 Julho 2016 às 12:50:19 »
não desista da busca, em minha pequena experiencia com seikos véios, eu já tinha entubado, praticamente desistido de conseguir um mostrador original em bom estado para o 62mas, mas quando você menos espera...... aí que não acontece porra nenhuma mesmo hahaha.... brincadeira, conforme muitos sabem aqui, consegui um mostrador NOS para ele aos 47 do segundo tempo que me deixou extremamente feliz. de vale brinde ainda consegui com a ajuda do edu164 que me deu de presente, um par de ponteiros originais. enfim, meu pitaco, curte seu relógio do jeito que está, mas não desista de procurar um mostrador original em bom estado, de repente pinta um quando voce menos esperar!

abraços
Membro do RedBarBrazil

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re:Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100
« Resposta #13 Online: 26 Julho 2016 às 17:30:02 »
Estou na rua agora depois edito minha mensagem.

Mostrador aftermarket, vidro aftermarket, ponteiros after e polimento não criterioso na caixa

Abraços!

*

Alberto Ferreira

Re:Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100
« Resposta #14 Online: 26 Julho 2016 às 18:16:08 »
Boa noite, amigo Shun!

Embora eu não tenha comentado o que eu percebi pelas fotos, de uma maneira geral eu também notei o que você disse sucintamente.
Muito especialmente quanto ao "polimento" daquela(s) caixa(s), que como sabemos, no original é "micro" usinada.


Mas,...
Note que, a meu ver, o colega levantou questões apenas com relação ao mostrador, este sim, o item que ele comprou.

Eu posso estar enganado, mas eu pensei que as demais fotos serviram apenas para ilustrar (comparar) este item, o mostrador.
Ou seja, nas outras fotos eu creio que podem ser relógios de outras pessoas.

Abraços!
Alberto

E,...
Seikófilos unidos...
...jamais serão vencidos.  8)

Re:Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100
« Resposta #15 Online: 26 Julho 2016 às 18:32:59 »
Não Mestre Alberto, eu adquiri o relógio completo. A série de fotos em destaque refere-se à ele, salvo as duas iniciais.

Por ser a parte mais à vista, dei maior ênfase ao mostrador e ao início de minha pesquisa.

A título de complementação sobre o tema, outro fator que descobri é que no dial original na marcação de minutos tem um maior destaque na faixa que representa o minuto "13" e do "17" (fica ao lado da janela da data - o tracinho é em negrito e um pouco maior que os demais), ao passo que no aftermarket inexiste tal diferenciação ou é quase nula.

Abs
« Última modificação: 26 Julho 2016 às 18:38:34 por Cocobambu »

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re:Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100
« Resposta #16 Online: 27 Julho 2016 às 21:44:24 »
Olá a todos.

 Concordo com os amigos, como disse o Adriano é muito raro conseguir um Seiko em perfeito estado, claro que não é impossível....Acredito que isso se deva até pelo cliente a que se destinava, diferente de Patek, Vacheron, AP...  os Seiko  não eram relógios para ficar guardados.... então eu encaro as marcas dos meus como um "histórico" .
 
    O Helmet é um dos mais bonitos 6139, este em especial está lindão.... então eu usaria como está até achar um doador, vide o relato do César com o 62mas, que é extremamente raro...

Abs

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100
« Resposta #17 Online: 27 Julho 2016 às 22:03:07 »
Eu já acho que o motivo dos Seiko mais "acabados" que relógios mais nobres não é muito pelo excesso de uso, mas por manutenções ruins. A maioria  dos danos são danos de intervenções, não danos de uso.

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re:Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100
« Resposta #18 Online: 28 Julho 2016 às 08:08:42 »
Bons dias, amigos!

A meu ver, o que ocorre com relógios como Seiko e Orient é uma certa, se me perdoam a expressão, falta de conhecimento e de "respeito" (no sentido figurado) por parte de muitos relojoeiros.

Dadas as circunstâncias (relógios tidos como "comuns", "baratos", etc...) ou principalmente devido à grande variedade de modelos (e suas variantes), peças são trocadas (as intercambiáveis, como mostradores, etc - muitas vindas de sucatas das gavetas do relojoeiro) sem que o dono nem fique sabendo.
E o relojoeiro, muitas vezes, pode até pensar estar resolvendo a parada, pondo o relógio para funcionar, e é só...

Lembremos que nem todos os donos destes relógios são "vintageiros", ou colecionadores e normalmente nem percebem o que foi feito.

Eu acho que a coisa pode ser "simples" assim.

Abraços!
Alberto

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:Aos amigos da "ASA", ajuda na análise de um 6139-7100
« Resposta #19 Online: 28 Julho 2016 às 10:18:26 »
Eu já acho que o motivo dos Seiko mais "acabados" que relógios mais nobres não é muito pelo excesso de uso, mas por manutenções ruins. A maioria  dos danos são danos de intervenções, não danos de uso.
Abraços!
Adriano

Isto eu demorei a aprender neste meio.
O que estraga relógio não é o uso, é relojoeiro, ou alguns deles.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!