E gostaria de completar como engenheiro que teve alguma experiência com fabricação de parafusos e ferramentas, se vc for acompanhar a fabricação do tubo, olhar o ferramental envolvido, avaliar a perícia e experiência do operador do CNC que vai tornear o tubinho pq é pequenino mesmo, sentir o ar do chão de fábrica e mandar embalar, olhar toda a logística envolvida do tubo até chegar no teu relógio.
Eu nunca menosprezo o custo de peças, achou caro compra no mercado paralelo e paga mais barato porém com qualidade inferior.
No final vc vai achar esses 15 reais barato até, na minha humilde opinião é de graça, junto com os custos diretos e indiretos envolvidos e citados pelo Adriano.
Igual o cara do Xerox que reclamou para mim que para fazer 1 real ele tem de xerocar 10 folhas cada uma por 10 centavos, e que um bloco de 500 folhas gera 50 reais. Isso dá um lucro de 30 reais. Mas olha o trabalho e volume de negócio que ele tem que gerar para sobreviver, pq sempre vai ter aqueles alunos pedindo "xeroca uma folha ae" , e são poucos que pedem um memorando de 80 páginas, só em época de TCC. Pensa nisto sempre, eu sou ótimo para insultar preço mas sempre pesquiso antes todo o processo e qualidade envolvido.
Abraços e boa noite!
Eu tenho certeza de que o colega Waldir não teve intenção de menosprezar ou desqualificar a dificuldade ou qualidade do produto, ou nada assim.
Querem saber outra coisa que às vezes atinge um preço absurdo? Ponteiros. Já vi ponteiro de 700 contos e não é de metal precioso...
Abraços!
Adriano
Caros Adriano e ejr888,
Não quis menosprezar o trabalho nem ignorar a estrutura de custo de ninguém, mas faço algumas considerações a respeito.
Com certeza não há MESMO todo este trabalho manual envolvido na manufatura deste tubo. Fosse assim, não seria um produto industrial de larga escala, considerando o que deve ser a produção de relógios e consequentemente de braceletes que utilizam este pino/tubo, já que este em particular é utilizado em mais de um modelo de bracelete da Seiko.
Seguindo esta linha de raciocínio, fico com medo de saber quanto custaria um calibre 7S26/7S36, por exemplo, que de fato custa cerca de US$ 85 inteiro, montado e regulado (tudo bem, sabe-se lá como, né Adriano
). E um carro? Cada motor contém pistões, que são cuidadosamente fundidos a partir de ligas de aço específicas, usinados segundo especificações técnicas rigorosas, etc., etc.
Quanto a questões de logística, custo de instalações, custos fixos em geral, etc. o meu mísero tubinho está rateando estes com uma infinidade de outros serviços, vendas, encomendas, etc. realizadas. Não dá para botar nele o mesmo peso que se dá a uma revisão completa de movimento, por favor...
De qualquer forma, o que acho é que é uma enorme distorção semelhante ao que se vê na industria automobilística. Se tentar comprar o relógio peça a peça, vou pagar 2 vezes o valor. E mais, se fizer o mesmo com o mecanismo, comprando peça a peça, aí vira 5 vezes.
De qualquer forma, para mim ficou claro que não é um problema local, pois recebi o email do fornecedor indicado pela Seiko UK. Ele me responde informando que não vende o pino nem o tubo separadamente, apenas o link completo, e que cada um custa £11.52
.
Desta forma, tenho as seguintes alternativas:
Compra no Brasil - 5 x (3.60 + 15.00 ) = R$ 93.00
Compra no Reino Unido - ( 5 x £11.52) + £3.00 (envio para UK) = £60.60 + (R$ 5.29060 cotação atual) = R$ 320.61
Não resta dúvida do que fazer.