Ajuda com Seiko SKX009

  • 35 Respostas
  • 9409 Visualizações
*

Offline naio21

  • *****
  • 844
    • Ver perfil
Re:Ajuda com Seiko SKX009
« Resposta #20 Online: 17 Junho 2016 às 23:34:31 »
Aproveitei também para solicitar orçamento dos pinos e tubos do bracelete do meu SKA367 (kinetic diver - mostrador amarelo e bezel preto) que ficou em pedaços quando uma criança brincou de usar o relógio como martelo. O detalhe é que o relógio mesmo ficou intacto.

O senhor martelou a criança de volta?  ;D
Abs,

Ivan B. Prado

Re:Ajuda com Seiko SKX009
« Resposta #21 Online: 18 Junho 2016 às 05:31:39 »
O senhor martelou a criança de volta?  ;D
Kkkkkk.
A sorte é que o relógio que ela usou para isto era este, que é conhecido pela robustez.
Serviu de lição para mim sobre deixar coisas ao alcance de criança pequenas. O tempo passa e a gente esquece destas coisas.

Re:Ajuda com Seiko SKX009
« Resposta #22 Online: 20 Junho 2016 às 20:32:51 »
Caros,

A assistência Seiko (Orient) me mandou hoje um email com o custo das peças, tanto do SKX quanto dos pinos da pulseira do SKA367.

Segue abaixo:

SKX009 7S26-0020

- Coroa - R$ 105,00
- Caixa - R$ 1.000,00

SKA367 5M62-0BL0

- Cada pino - R$ 3,60

Bom, pelo email ficou claro que isso é o custo das peças, sem eventual mão de obra, mas pelo que entendi, posso optar por comprar as peças e fazer o serviço de troca onde quiser. No caso do SKX as peças seriam importadas, não há estoque das mesmas.

No caso dos pinos (ainda tenho que verificar se estão falando de cada par pino/tubo), há em estoque. Embora tenha também de esclarecer se os pinos que unem os elos mais próximos à caixa são maiores que os outros, tendo em vista que a pulseira tem 22mm no lug  e reduz para 20mm no fecho.

De qualquer forma achei muito cara a caixa. O preço de referência que tinha é do site cronograph.com onde os preços seriam os seguintes, usando US$ 1 = R$ 4 e 60% de imposto:

coroa - US$ 27,90 -  R$ 178,56
caixa - US$ 86,30 - R$ 552,32

Sendo assim, meu SKX vai ficando do jeito que está, pelo menos por enquanto. :-[ :-[ :-[ :-[ :-[


*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re:Ajuda com Seiko SKX009
« Resposta #23 Online: 20 Junho 2016 às 20:35:24 »
Mas você levou a algum relojoeiro para verificar se precisa trocar a caixa?

Re:Ajuda com Seiko SKX009
« Resposta #24 Online: 20 Junho 2016 às 20:51:11 »
Mas você levou a algum relojoeiro para verificar se precisa trocar a caixa?

JotaA,

A coroa não rosqueia mais na caixa. Sendo assim a coroa e/ou a caixa estão com problema na rosca.

Levei para orçamento na autorizada e o diagnóstico foi esse: troca de coroa e caixa. Pelo que entendi, no SKX não há tubo separado da caixa. Deu problema, tem que trocar a caixa.  :'( :'( :'(

Re:Ajuda com Seiko SKX009
« Resposta #25 Online: 20 Junho 2016 às 23:25:53 »
Acho que é "padrão" deles. Já vi muitos orçamentos com troca de caixa. Até para substituir o decalque do bezel do Poseidon o orçamento inclui troca de caixa ...

Re:Ajuda com Seiko SKX009
« Resposta #26 Online: 22 Junho 2016 às 21:38:23 »
Caros,

Embora já tenha decidido nada fazer agora com o SKX, realmente preciso dos pinos/tubos para o bracelete do SKA367.

Sendo assim, mandei email para a assistência para questionar se o preço fornecido para o pino (R$ 3,60) incluía o tubo.

Para minha surpresa, NÃO. Bom, e quanto custa o tubo, já que o pino custa R$ 3,60?

Pasmem, cada tubo (um mísero tubinho metálico de cerca de 1mm custa R$ 15,00. Isso mesmo, CADA tubo custa 15...

E mais, ao contrário do que tinha entendido, tando os pinos quanto os tubos teriam que ser importados, levando 60 a 90 dias para chegar.

E eles se recusam a fornecer o número de referência das peças. Sendo assim, recorri ao oráculo, descobri os números e entrei em contato com a Seiko UK ontem, já que meu filho está morando por lá.

Hoje cedo me informaram que eles não vendem peças, apenas realizam manutenção, mas me passaram o email e telefone de uma empresa, chamada KKH Services que fornece peças Seiko e envia por correio, aceitando pagamento por Paypal.

Seguem abaixo os dados da empresa:

http://www.kkhservices.co.uk/
info@kkhservices.co.uk

Enviei um email com a especificação das peças e assim que tiver retorno, informo. Vou checar inclusive se enviam para o Brasil também.



*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Ajuda com Seiko SKX009
« Resposta #27 Online: 22 Junho 2016 às 23:00:54 »
Eu sei que parece caro, afinal é "só um tubinho", mas esse é o tipo de peça complicada de se fazer. É como parafuso, quase sempre as pessoas se surpreendem com o preço dele pois afinal é um "mísero" parafuso. Mas justamente, quanto mais "mísero", mais caro.

No caso dos tubos/buchas de braceletes, procurem imaginar como se faz para fabricar um cano perfeitamente polido, por fora e por dentro, de aço inoxidável com 0,8mm de diâmetro total e talvez 0,1mm de espessura, sem solda, sem emenda... e ainda assim vendê-lo por algo como US$ 1,00 (dos mais baratos). Aí o cara importa isso com câmbio a R$ 3,70, e recolhe 100% de impostos (ou 110 a 120% se for regime formal de importação). O troço vira R$ 7,40 ~ 8,00 de custo. O cara vende por R$ 15,00 e te dá nota fiscal, e recolhe aí 17~18% de impostos e vira R$ 12,50. Com os R$ 4,50 de lucro, o cara usa para pagar o tempo despendido com a mão-de-obra para fazer o atendimento dessa venda. Mesmo que venda dez peças, lucra R$ 45,00.

A tempo: não é uma crítica ao comentário do colega Waldir, mas apenas uma reflexão sobre como em relojoaria às vezes as peças mais simples nem sempre são tão simples e baratas de se produzir, e de como uma peça de preço irrisório consegue chegar no Brasil por um preço que realmente parece um assalto.

Abraços!

Adriano

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Ajuda com Seiko SKX009
« Resposta #28 Online: 22 Junho 2016 às 23:14:36 »
Eu sei que parece caro, afinal é "só um tubinho", mas esse é o tipo de peça complicada de se fazer. É como parafuso, quase sempre as pessoas se surpreendem com o preço dele pois afinal é um "mísero" parafuso. Mas justamente, quanto mais "mísero", mais caro.

No caso dos tubos/buchas de braceletes, procurem imaginar como se faz para fabricar um cano perfeitamente polido, por fora e por dentro, de aço inoxidável com 0,8mm de diâmetro total e talvez 0,1mm de espessura, sem solda, sem emenda... e ainda assim vendê-lo por algo como US$ 1,00 (dos mais baratos). Aí o cara importa isso com câmbio a R$ 3,70, e recolhe 100% de impostos (ou 110 a 120% se for regime formal de importação). O troço vira R$ 7,40 ~ 8,00 de custo. O cara vende por R$ 15,00 e te dá nota fiscal, e recolhe aí 17~18% de impostos e vira R$ 12,50. Com os R$ 4,50 de lucro, o cara usa para pagar o tempo despendido com a mão-de-obra para fazer o atendimento dessa venda. Mesmo que venda dez peças, lucra R$ 45,00.

A tempo: não é uma crítica ao comentário do colega Waldir, mas apenas uma reflexão sobre como em relojoaria às vezes as peças mais simples nem sempre são tão simples e baratas de se produzir, e de como uma peça de preço irrisório consegue chegar no Brasil por um preço que realmente parece um assalto.

Abraços!

Adriano

E gostaria de completar como engenheiro que teve alguma experiência com fabricação de parafusos e ferramentas, se vc for acompanhar a fabricação do tubo, olhar o ferramental envolvido, avaliar a perícia e experiência do operador do CNC que vai tornear o tubinho pq é pequenino mesmo, sentir o ar do chão de fábrica e mandar embalar, olhar toda a logística envolvida do tubo até chegar no teu relógio.
Eu nunca menosprezo o custo de peças, achou caro compra no mercado paralelo e paga mais barato porém com qualidade inferior.

No final vc vai achar esses 15 reais barato até, na minha humilde opinião é de graça, junto com os custos diretos e indiretos envolvidos e citados pelo Adriano.

Igual o cara do Xerox que reclamou para mim que para fazer 1 real ele tem de xerocar 10 folhas cada uma por 10 centavos, e que um bloco de 500 folhas gera 50 reais. Isso dá um lucro de 30 reais. Mas olha o trabalho e volume de negócio que ele tem que gerar para sobreviver, pq sempre vai ter aqueles alunos pedindo "xeroca uma folha ae" , e são poucos que pedem um memorando de 80 páginas, só em época de TCC. Pensa nisto sempre, eu sou ótimo para insultar preço mas sempre pesquiso antes todo o processo e qualidade envolvido.


Abraços e boa noite!
« Última modificação: 22 Junho 2016 às 23:23:48 por ejr888 »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Ajuda com Seiko SKX009
« Resposta #29 Online: 22 Junho 2016 às 23:35:37 »
Eu tenho certeza de que o colega Waldir não teve intenção de menosprezar ou desqualificar a dificuldade ou qualidade do produto, ou nada assim.

Querem saber outra coisa que às vezes atinge um preço absurdo? Ponteiros. Já vi ponteiro de 700 contos e não é de metal precioso...

Abraços!

Adriano

Re:Ajuda com Seiko SKX009
« Resposta #30 Online: 23 Junho 2016 às 09:03:24 »
Ja a caixa a 1.000,00 eu achei cara, pois é o preço de um relógio inteiro e novo
sic transit gloria mundi

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re:Ajuda com Seiko SKX009
« Resposta #31 Online: 23 Junho 2016 às 09:13:46 »
A caixa está com preço extorsivo.

Um New Monster aqui no Brasil, por importação oficial. Custava por volta de 1,2k.

Bem desproporcional!!!

Re:Ajuda com Seiko SKX009
« Resposta #32 Online: 23 Junho 2016 às 12:54:26 »
E gostaria de completar como engenheiro que teve alguma experiência com fabricação de parafusos e ferramentas, se vc for acompanhar a fabricação do tubo, olhar o ferramental envolvido, avaliar a perícia e experiência do operador do CNC que vai tornear o tubinho pq é pequenino mesmo, sentir o ar do chão de fábrica e mandar embalar, olhar toda a logística envolvida do tubo até chegar no teu relógio.
Eu nunca menosprezo o custo de peças, achou caro compra no mercado paralelo e paga mais barato porém com qualidade inferior.

No final vc vai achar esses 15 reais barato até, na minha humilde opinião é de graça, junto com os custos diretos e indiretos envolvidos e citados pelo Adriano.

Igual o cara do Xerox que reclamou para mim que para fazer 1 real ele tem de xerocar 10 folhas cada uma por 10 centavos, e que um bloco de 500 folhas gera 50 reais. Isso dá um lucro de 30 reais. Mas olha o trabalho e volume de negócio que ele tem que gerar para sobreviver, pq sempre vai ter aqueles alunos pedindo "xeroca uma folha ae" , e são poucos que pedem um memorando de 80 páginas, só em época de TCC. Pensa nisto sempre, eu sou ótimo para insultar preço mas sempre pesquiso antes todo o processo e qualidade envolvido.


Abraços e boa noite!

Eu tenho certeza de que o colega Waldir não teve intenção de menosprezar ou desqualificar a dificuldade ou qualidade do produto, ou nada assim.

Querem saber outra coisa que às vezes atinge um preço absurdo? Ponteiros. Já vi ponteiro de 700 contos e não é de metal precioso...

Abraços!

Adriano

Caros Adriano e ejr888,

Não quis menosprezar o trabalho nem ignorar a estrutura de custo de ninguém, mas faço algumas considerações a respeito.

Com certeza não há MESMO todo este trabalho manual envolvido na manufatura deste tubo. Fosse assim, não seria um produto industrial de larga escala, considerando o que deve ser a produção de relógios e consequentemente de braceletes que utilizam este pino/tubo, já que este em particular é utilizado em mais de um modelo de bracelete da Seiko.

Seguindo esta linha de raciocínio, fico com medo de saber quanto custaria um calibre 7S26/7S36, por exemplo, que de fato custa cerca de US$ 85 inteiro, montado e regulado (tudo bem, sabe-se lá como, né Adriano  ;D ;D ;D). E um carro? Cada motor contém pistões, que são cuidadosamente fundidos a partir de ligas de aço específicas, usinados segundo especificações técnicas rigorosas, etc., etc.

Quanto a questões de logística, custo de instalações, custos fixos em geral, etc. o meu mísero tubinho está rateando estes com uma infinidade de outros serviços, vendas, encomendas, etc. realizadas. Não dá para botar nele o mesmo peso que se dá a uma revisão completa de movimento, por favor...

De qualquer forma, o que acho é que é uma enorme distorção semelhante ao que se vê na industria automobilística. Se tentar comprar o relógio peça a peça, vou pagar 2 vezes o valor. E mais, se fizer o mesmo com o mecanismo, comprando peça a peça, aí vira 5 vezes.

De qualquer forma, para mim ficou claro que não é um problema local, pois recebi o email do fornecedor indicado pela Seiko UK. Ele me responde informando que não vende o pino nem o tubo separadamente, apenas o link completo, e que cada um custa £11.52  >:( >:( >:( >:(.

Desta forma, tenho as seguintes alternativas:

Compra no Brasil - 5 x (3.60 + 15.00 ) = R$ 93.00
Compra no Reino Unido - ( 5 x £11.52) + £3.00 (envio para UK) = £60.60 + (R$ 5.29060 cotação atual) = R$ 320.61

Não resta dúvida do que fazer.

« Última modificação: 23 Junho 2016 às 13:09:59 por waldirmello »

Re:Ajuda com Seiko SKX009
« Resposta #33 Online: 23 Junho 2016 às 13:03:00 »
Apenas para completar o exercício de matemática:

Bracelete completo aqui na assistência técnica: R$ 459

Jogo de 12 pinos/tubos pelo preço praticado aqui: 12 x (3.60 + 15.00 ) = R$ 223,20
E ainda faltam os links e o fecho que tem extensão de mergulho.

Bracelete no  chronograph.com - US$ 89,80 - frete grátis
com sorte - (89,80 x 3.7) = R$ 332.27
com azar - (89,80 x 3.7) x 1.6 = R$ 531.62


Re:Ajuda com Seiko SKX009
« Resposta #34 Online: 23 Junho 2016 às 13:15:53 »
Ja a caixa a 1.000,00 eu achei cara, pois é o preço de um relógio inteiro e novo
Carbonieri,

Concordo.

Tendo como referência os preços que já obtive aqui, no Reino Unido e no chronograph.com (Singapura), acho os tubos caros, independente do país. Já os pinos estão num preço compatível com o bom senso, cerca de US$ 1.

A caixa aqui está custando o DOBRO do valor do chronograph.com, mesmo considerando os 60% do imposto.


*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re:Ajuda com Seiko SKX009
« Resposta #35 Online: 15 Dezembro 2016 às 12:40:02 »
Desculpem desenterrar este tópico, mas não vi necessidade em criar outro já que o problema é semelhante.

Cada um adquire experiências ao longo da vida. Um dos motivos de eu parar de comprar relógios de micromarcas, ou de marcas que não possuem representação no Brasil, ou possuem uma representação porca, é a dificuldade de encontrar peças para reposição. As vezes coisas simples como o meu caso agora:

Preciso de pinos e luvas (barretes e buchas) que une os elos da pulseira do Sumo. Entrei em contato com assistência técnica, passei referência do relógio, Seiko SUMO SBDC001 6r15-00G0, informei a peça, mandei até foto.

Ao que me respondem que terei que levar o relógio diretamente na autorizada, ou então comprar uma nova pulseira.

Não sou o senhor da verdade, nem o sabidão, muito menos o pica das galáxias, mas será que existe essa dificuldade toda mesmo? Não existe um catálogo de peças, ou uma tabela de referência? É tão complexo assim, que para comprar um pino para minha pulseira, o relógio vai ter que viajar 260km?

Há tempo, já procurei em toda internet, se alguém souber de algum site fora do Brasil, que venda, por favor, me mande.

Quero comprar. Sei que não são baratos. Mas prefiro trocar todos, do que ver meu relógio todo quebrado. Pois, por sorte quando o pino soltou, ele estava em minhas mãos.


Se alguém puder me ajudar, agradeço!!!