Chegou ontem (2017--3-28), coisa caríssima ($15.88), um case&tela lcd 3.5" para raspeberry PI3B; já tinha dado como perdido, 135 dias apenas, tem mamífero que pari mais rápido, e depois tem gente que ainda defende monopólio.
Minha experiência com compras internacionais vs. Correios do Brasil no ano passado foi mais ou menos assim:
* Comprei três relógios (em eventos separados), dois vieram dos EUA por PMI (Priority Mail International) e um veio do Japão por EMS (Express Mail Service). Em nenhum dos três casos os pacotes foram roteados pra Curitiba (os dois PMI foram roteados para o CEINT do Rio de Janeiro e o EMS para o de São Paulo), todos foram devidamente tributados e nenhum deles demorou mais que umas 2 semanas pra chegar (contando a partir da postagem). Em resumo, o frete foi caro (> $ 40), 100% de probabilidade de tributação e entrega aparentemente confiável.
* Em outubro/2016 fiz uma série de compras avulsas no AliExpress, tudo coisa barata (< $5). Algumas delas foram enviadas com frete rastreável, outras não. As que tinham frete rastreável apareceram como tendo sido roteadas pra Curitiba, onde deram a impressão de terem caído em um "buraco negro". Aos poucos os envelopes foram sendo entregues em casa a partir de dezembro/janeiro. O último deles, uma fivela "borboleta" pra pulseira de couro de relógio, chegou agora em março/2017 apenas (6 meses em trânsito, eu já tinha dado o pacote como perdido). Nenhum dos pacotes foi tributado.
Disso eu tiro que nunca, jamais, arrisco comprar qualquer coisa de valor no exterior com envio pelo serviço "normal" dos correios. Ou eu topo pagar caro pela entrega expressa (PMI ou EMS) ou não arrisco o negócio. O que não quer dizer que a entrega expressa seja infalível, só o que eu poderia dizer sobre isso é que nas três últimas vezes em que eu usei o serviço expresso, ele funcionou, ao passo que o serviço normal, não. (moro em Campinas-SP, se isso faz alguma diferença pra análise)
Em anos passados, outras compras de AliExpress/DealExtreme que fiz e que vieram via Curitiba também demoravam. Mas era coisa de 1 ou 2 meses. De lá pra cá, na minha experiência, piorou pra esse negócio em que os pacotes "somem" por 6 meses e a gente fica sem saber se vai receber. Então, extrapolando este raciocínio pras outras modalidades, fico imaginando por quanto tempo ainda irei considerar sustentável essa estratégia de mandar as coisas por PMI/EMS antes que o serviço piore irremediavelmente.
Eu sei que pras compras internacionais tem a alternativa do "courier" (FedEx, DHL et al) só que aí entra o ICMS na tributação e começa a complicar o caso financeiro.
Foi essa a minha experiência, se ajudar em algo.