Menu principal

Vocês ainda colecionam relógios mecânicos ?

Iniciado por automatic, 26 Agosto 2016 às 14:23:46

tópico anterior - próximo tópico

BigPaul

Ué mas uma coisa eu nao estou entendendo o que a maioria aqui quer dizer se muitos estao de saco cheio de colecionar relogios entao o que fazem aqui no forum?

nao tem nexo isso, ou gosta coleciona, admira, ama ou nao

eu achei esse tópico meio sem pé e cabeça

como diz o estrela

é isso ai cambada kkkkkkkk

Matt5

Colecionar e admirar tem lá suas diferenças.

Adoro carros antigos, participo de vários grupos de antigos e de fato já me aventurei nesse nicho.

Hoje apenas admiro e debato mesmo, vontade até dá, mas... Deixo pros que tem mais paciência que eu.

Abraços.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

vinniearques

#42
Facil de explicar.

Cada um faz o que quer da vida, se ta de saco cheio mas quer continuar aqui, legal.

Se ainda coleciona mas não participa mais, legal.

Se gosta de falar sobre relogios mas não gosta mais de ter ou colecionar, legal.

Enfim cada um com seus motivos.

Paulo Sergio

Muito bom Vinnie... muito bom!!!      ;) ;) ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

antoniogodoi

Achei legal este tópico e embora tenha começado a "participar", que dizer, ler o fórum recentemente achei o conteúdo bem legal e ponderado.
Acredito que quem está aqui em certo grau, maior ou menor, aprecia relógios. Desconfio que este interesse não desapareça com o tempo.

Tenho esta mania por relógios também, e o problema é que neste hobby a gente acaba, pelo menos no meu caso, esbarrando no que tenho condições de pagar. Mas, não consigo colocar no pulso algo com design e qualidade menor.
Como outro colega citou, também tenho como hobby som. Mas, neste já estou com um set que me deixou plenamente satisfeito com o resultado e pelo menos a impressão que tenho é que o ganho seria marginal para um investimento. Em suma, estou satisfeito com ele e não mudo mais.

Com relógios existe esta possibilidade? Há coleção ideal? Existe uma coleção que satisfaça ?

wrocha

Esse assunto foi tratado em outro tópico (que não invalida o atual, muito pelo contrário) com muita lucidez e de forma bastante franca.
Pelo exposto, diz muito mais respeito a cada um do que à crise ou a atual situação da indústria. Minha tendência foi semelhante, desde a paixão e o hábito de adquirir novos relógios (dentro do que meu bolso permite) até um certo momento onde até mesmo minha lista de desejos se viu abandonada. Não que não vá nunca mais adquirir outro, mas agora me parece mais interessante pesquisar e aprender mais do que comprar mais outros relógios que vão ficar na caixa esperando pacientemente seu turno de serviço.

Tópico anterior:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,7994.0.html

Dicbetts

Meu tesão não diminuiu, só que minha percepção mudou.

Comprei muita coisa porque o cavalo passava encilhado. Hoje tento não fazer isso.

Tinha marcas que achava sensacionais, que atualmente não me acrescentam. Respeito-as somente. Admiração, não mais.

Quero coisas novas, claro, mas não sei exatamente o quê. E enquanto não descobro, continuo observando o mais friamente possível.

Dic

waldirmello

Nunca me vi como colecionador, mas sim como acumulador. O que é bem diferente.

Sendo assim, comprar e manter seguem ao sabor dos vento$$$ e a regra da caixinha, que só tem 15 lugares. Entra um, tem que sair outro.

E quando há di$$$ponibilidade, tenho uma lista de desejos bem eclética, que vai do possível (Seikos, em geral) ao desejado (Omegas, Rolexes, etc.).

Mesmo que desistisse de comprar, vendesse todos e ficasse apenas com 1 relógio, continuaria participando do fórum por diversas razões: empatia com alguns participantes, gosto pelo tema, sede de conhecimento, etc. etc.

antoniogodoi

Citação de: wrocha online 29 Agosto 2016 às 08:32:40
Esse assunto foi tratado em outro tópico (que não invalida o atual, muito pelo contrário) com muita lucidez e de forma bastante franca.

Tópico anterior:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,7994.0.html

Obrigado por indicar o tópico, Rocha. Encontrei algumas respostas ao que eu procurava.


ascarneiro

Colegas

Voltando a pergunta inicial do colega que abriu o tópico:

Se eu tivesse mais dinheiro, teria mais relógios - mas esta afirmação não é somente pelo custo de aquisição, mas sim de manutenção.

Tenho 6 relógios mecânicos da Tissot, Breitling, Rolex e Montblanc. Porém o custo de manutenção assusta o meu bolso.

Poderia com algum esforço comprar mais, mas limitei minha coleção a 6 relógios mecânicos - para entrar um tem que sair outro. Os demais são quartzo.

Relógios mecânicos me fazem lembrar aquela frase:  "comprar um barco é barato, caro é manter" - a coisa é mais ou menos por aí.
Alvaro Carneiro

Adriano

Há quartz e quartz. Nem sempre eles são garantia de manutenção mais barata. Os quartz que eu tenho ou gostaria de ter, as manutenções podem ser mais caras do que a da maioria dos mecânicos das mesmas marcas...

Abraços!

Adriano

TUZ40

Ainda acho que o desanimo da maioria tem muito com o enfraquecimento da nossa moeda e os constantes aumentos dos fabricantes.

Hoje mesmo para brincar com peças básicas, a conta fica meio alta.
"All your base are belong to us"

Carbonieri

Nunca colecionei relógios. Os poucos que tenho são pra uso mesmo. Tirando os de bolso e os bem velhinhos, tenho quatro usáveis e já acho muito. Com a alta do dolar, dos preços dos fabricantes e da manutenção, não comprarei suiços tão cedo, quem sabe caio mais pro lado dos Seikos. Essa ano já peguei um Turtle, quem sabe no ano quem vem pego um Helmet..................
sic transit gloria mundi

Alberto Ferreira

Boa tarde, amigos!

Bom,...
Sim,... Cada um na sua e com suas opiniões e "conflitos"...  ::)  ;)

Mas,...
Se me permitem dizer, e deixando claro que eu não estou "contestando" o que nos disse o Arthur...

Apenas coloco aqui o meu pensamento... E a minha atual postura e atitude proativa com relação ao ato (ou hábito...  ;)  :D) de acumular/"colecionar" os tais "usados".
Eu não vejo tanto como um "desanimo da maioria", o que eu digo primeiramente é que não vejo tão claramente essa tal "maioria" tão desanimada assim.

O que eu talvez prefira "ver" é uma certa recolocação de foco e, por que não, de procedimentos e posturas.


E,...
Eu repito o que eu já disse aqui há muito tempo atrás... Ao falar dos usados.

- O "mercado" dos usados mudou?
- Acabou aquela época em que (aí sim) a maioria de nós não colecionava nada, apenas acumulava de maneira quase desbragada, porque era "barato" e porque havia menos riscos? Eu falo de uma época anterior ao "fatídico" ML...
- Ficou mais "caro" manter?
- Diminuíram as ofertas de serviços de restauração (confiáveis) para os "velhinhos"?

Se a respostas a estas perguntas é sim...
E eu acredito que seja.


Eu faço outras...

- Por que não passar para novos interessados estes relógios por nós acumulados, a preços justos e "simbólicos", posto que os compramos naquelas condições?

- Por que não os passamos para novos interessados a preços "justos" (dentro daquilo que eu já mencionei) e por que não "creditarmos" como "lucro" aquele tal "durante" (a curtição e o prazer que tais relógios já nos trouxeram) e, principalmente, passamos agora a exercitar o prazer de fazer novas amizades aqui?

Mas,...
Opiniões pessoais, apenas... 
::)

De minha parte tentando não "assoprar" a chama.  ;)
Aliás, muito o contário, meus "cumpadis"! 8)

Abraços!
Alberto

Carbonieri

Aí sim, bela opinião Alberto e posso dizer que vc está pondo em prática essa sua opinião. abraço.
sic transit gloria mundi

elpeixe

O meu problema é o mesmo do amigo Automatic, quero ter vários modelos, não estou preso a valores ou marcas gosto de relógios e pronto!!!

Abraços
Elpeixe


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Il capo

Sim, continuo e com muita satisfação.
Hoje eu teria comprado os mesmos relógios e em mesmo número??
Provavelmente não!
Mas que dá um friozinho gostoso na barriga e um comichão danado quando pego nas mãos  determinados relógios, ah isso dá!!!
E comprar o bichinho e colicá-lo no pulso??????? Gostoso de mais!!!!

É isso aí.

Il Capo.
"Resisto a tudo, menos às tentações."

FPiccinin

Habitualmente o desinteresse por coleções está ligado a frustrações.
Não consigo comprar aquilo que eu desejo...achei que esse bem seria para a "vida toda"...não posso usa-lo por insegurança...não posso usa-lo pois serei taxado de fútil....
Estou com o TUZ40, o cenário econômico e financeiro faz com que tudo que seja supérfluo seja sucumbido e as coleções de um modo geral são o topo da lista dos desnecessários.
Eu já passei à tempos da loucura de querer ter...hoje namoro, planejo, namoro mais um pouco e quando dá eu vou lá e compro. Hoje sou bem mais feliz por isso.

flávio

Relendo o tópico anterior, vi que minha percepção não mudou. Pelo menos não totalmente... O que ainda me move é o conhecimento e pessoas que conheci e vou conhecer no meio. O comprar um relógio por ano do tópico anterior? Bem... Já se vão dois anos e não comprei nada.


Flávio