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Relógios militares - Forças aéreas

Iniciado por wrocha, 10 Setembro 2016 às 13:50:48

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alexandretf

Oi Daniel,

Aqueles tempos eram conturbados de fato!  Possível sim ser uma troca "original de época"  :)

A regra geral para os Walthams, Elgins e Bulovas era:  com sub-dial a 6 horas (geralmente dial claro, mas existem dials negros também, mas mais raros) = "Ord Dept".   Segundeiro central e dial negro, com ou sem hack: A11 (inscrições AF no caseback).  Existem sim algumas variações pequenas, mas no geral essa é a regra. 

Grande abraço e parabéns pela peça!

Abraços,

Alexandre T. F.

Daniel

Citação de: alexandretf online 23 Abril 2017 às 19:18:47
Oi Daniel,

Aqueles tempos eram conturbados de fato!  Possível sim ser uma troca "original de época"  :)

A regra geral para os Walthams, Elgins e Bulovas era:  com sub-dial a 6 horas (geralmente dial claro, mas existem dials negros também, mas mais raros) = "Ord Dept".   Segundeiro central e dial negro, com ou sem hack: A11 (inscrições AF no caseback).  Existem sim algumas variações pequenas, mas no geral essa é a regra. 

Grande abraço e parabéns pela peça!

Obrigado Alexandre!

Adoro estes relógios militares.

*Devo ter em algum lugar  ::) as fotos do Elgin se eu encontrar eu posto para uma análise.

Fraterno abraço!

alexandretf

Citação de: Daniel online 23 Abril 2017 às 19:47:52
Obrigado Alexandre!

Adoro estes relógios militares.

*Devo ter em algum lugar  ::) as fotos do Elgin se eu encontrar eu posto para uma análise.

Fraterno abraço!
Somos 2 meu caro!   

Com relação à pulseira original, por pior que esteja,  mantenha!  É uma raridade histórica (inclusive pode valer bom dinheiro, lá fora.....aqui não temos esta cultura do relógio militar ainda...)

um abraço!

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Abraços,

Alexandre T. F.

wrocha

Contribuições espetaculares. Muito obrigado, caros.

flávio


Leontap

Confesso que ainda tenho dificuldade pra identificar um relógio militar. Em alguns sites, quando há divisão por estilo, na lista dos militares só aparece os estilo g shock.


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RenanRibeiro

Citação de: Leontap online 06 Maio 2017 às 15:10:49
Confesso que ainda tenho dificuldade pra identificar um relógio militar. Em alguns sites, quando há divisão por estilo, na lista dos militares só aparece os estilo g shock.


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A um tempo atrais desconhecia o assunto, comecei a ter interesse nesse estilo de relógio, depois de ver alguns filmes de guerra e ler bastante sobre o assunto,  e hoje procuro focar minha humilde coleção nesse estilo.


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Pandolfi

E esse meu humilde Seagull 1963 da aviação chinesa?...



Grande abraço.

Pandolfi

alexandretf

Olá pessoal,

Seguem as fotos do meu Helma, relógio Militar do início da década de 40, da Segunda Grande Guerra, comissionado para a força aérea alemã (Luftwaffe). Peça histórica:




As marcações na tampa traseira D 601251 ("D" de Dienstuhr - em alemão: Relógio de pulso de serviço), indicam que este relógio foi destinado à força aérea alemã (Luftwaffe), ao contrário dos relógios com marcações "DH" (Dienstuhr Heer - em alemão: Relógio de pulso de serviço do Exército) e "KM" (Kriegsmarine - Marinha Alemã).



Calibre suiço AS1130 (Anton Schild of Grenchen). Assinado Helma. 15 rubis.



Relógio original, com exceção da coroa, que é um replacement similar novo. Garras fixas, dial negro assinado (com típica corrosão devido aos numerais radioativos dos relógios militares da WW2). Catalogado no livro Military Timepieces - Konrad Knirim



Dimensões:
33,5mm sem a coroa (36mm com a coroa)
40,3mm Lug to Lug (garra à garra)
10,8mm espessura







Abraços,

Alexandre T. F.

FiLFlames

Peça realmente bem histórica esse Helma, Alexandre. Parabéns!

Octávio Augusto

Acredito que esse relógio poderia ter sido usado pela Wehrmacht, que era o exército regular alemão, e não pela Luftwaffe.
Os relógios usados pela força aérea alemã, durante a WWII, tinham configurações de tamanho, mostrador e ponteiros diferentes desse modelo, tanto que eles inspiraram os ditos modelo "aviador" de hoje.

Como exemplo do que disse, segue esse A. Lange & Sohne, com 55mm de case e movimento manual:

Abraço,

Octávio Augusto

flávio

Massa o relógio e pesquisa: o kinirin é a referencia em relógios militares.

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FSV

Citação de: Octávio Augusto online 11 Janeiro 2018 às 18:19:12
Acredito que esse relógio poderia ter sido usado pela Wehrmacht, que era o exército regular alemão, e não pela Luftwaffe.
Os relógios usados pela força aérea alemã, durante a WWII, tinham configurações de tamanho, mostrador e ponteiros diferentes desse modelo, tanto que eles inspiraram os ditos modelo "aviador" de hoje.

Como exemplo do que disse, segue esse A. Lange & Sohne, com 55mm de case e movimento manual:


Octávio, as proprias dimensões da caixa apontam para essa sua "inferência"; ele tem muito mais 'cara' de um relógio de uso no front - em terra - do que para leitura no ar... Mas, claro, posso estar enganado.

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"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

alexandretf

#73
Citação de: Octávio Augusto online 11 Janeiro 2018 às 18:19:12
Acredito que esse relógio poderia ter sido usado pela Wehrmacht, que era o exército regular alemão, e não pela Luftwaffe.
Os relógios usados pela força aérea alemã, durante a WWII, tinham configurações de tamanho, mostrador e ponteiros diferentes desse modelo, tanto que eles inspiraram os ditos modelo "aviador" de hoje.

Como exemplo do que disse, segue esse A. Lange & Sohne, com 55mm de case e movimento manual:


O Beobachtungsuhr (como esse A Lange & Sohne da foto), ou B-Uhr, era apenas um dos inúmeros tipos/categorias de relógios comissionados pela Luftwaffe na WW2.

As forças alemãs durante a WW2 comissionaram dezenas (talvez centenas) de tipos de relógio de pulso, de bolso, para aviões, tanques, navios, submarinos, artilharia, observação, etc.   O Helma da foto, por ter marcações apenas do "D" e número de série são típicos relógios de serviço da Luftwaffe.

Os relógios das tropas alemãs (exército) eram tipicamente os "D H", como esse meu Record:




A Luftwaffe não era apenas composta por pilotos e navegadores, haviam também os artilheiros, engenheiros e mecânicos de voo. Havia também grande contingente de militares de solo, de manutenção de aeronaves e equipamento, e até defesa e de combate em terra.   

Comumente pilotos em geral usavam grandes relógios com padrão especificado pela Luftwaffe, com grandes garras fixas, bezel com seta e dial preto (marcas como Zenith, Omega, Helvetia, Rellum, Natalis, etc) comissionados para a formação da Luftwaffe (mid 30s) e os famosos cronógrafos Hanhart e Tutima (Glashutte) após 1941.  Navegadores geralmente usavam os B-Uhrs (enormes como o da foto do colega Octávio, das marcas A Lange & Sohne, LACO, Wempe, Stowa e IWC principalmente) e demais tropas da Luftwaffe usavam os relógio "D" como o Helma ilustrado (e muitas outras marcas).

Abaixo alguns relógios da minha coleção:


Helvetia (era este o típico relógio usado por pilotos no início da WW2, inclusive na Batalha da Grã-Bretanha). Notem a hélice estilizada no dial! Existem vários relatos documentados de pilotos de Heinkel HE-111, ME-109 e "Stuka" que usavam estes relógios durante a Batalha da Grã-Bretanha.   Após 1941, os cronos da Hanhart e Tutima passaram a ser itens de desejo entre os pilotos alemães (e dos aliados também!).

Nas fotos abaixo, o ás Adolf Galland usa um Helvetia:


Detalhe:


Snap back como um relógio de bolso:



Outro ás, Major Priller, já no meio da WW2 com seu Tutima Glashutte. A foto em escala real do livro do Knirim e meu Tutima ao lado :



Berg "KM" da marinha Alemã – Kriegsmarine.  Usava um calibre alemão em forma de baguete, relativamente simples.



Record "DH" -  típico relógio da Wehrmacht – Exército alemão.  (foto no início da postagem)

Existem exceções à regra, documentadas inclusive (caso de "DH"s  e "D"s usados na marinha por exemplo) e relógios "civis" usados por pilotos e tropas em geral, mas a regra era a acima.


Abraços,

Alexandre T. F.

flávio

Show! Relógios com história!

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BigPaul

Citação de: Octávio Augusto online 11 Janeiro 2018 às 18:19:12
Acredito que esse relógio poderia ter sido usado pela Wehrmacht, que era o exército regular alemão, e não pela Luftwaffe.
Os relógios usados pela força aérea alemã, durante a WWII, tinham configurações de tamanho, mostrador e ponteiros diferentes desse modelo, tanto que eles inspiraram os ditos modelo "aviador" de hoje.

Como exemplo do que disse, segue esse A. Lange & Sohne, com 55mm de case e movimento manual:




Caro Octávio todos os relógios Buhr tipo 55mm fabricados pela Laco, L&S, IWC e outras marcas foram usadas exclusivamente para os pilotos da Luftwaffe, pois o motivo de eles serem grandes e até sem escritas eram para facilitar a rápida visualização das horas e minutos justamente por causa das rápidas decisões sobre bombardeios e ataques e os relógios fabricados para os exércitos em geral de todos os países eram extremamente pequenos coisa de 32 a 34mm no máximo e portanto muito pequenos e de difícil visualização em situações de movimento dentro das aeronaves, então dai o tamanho exagerado dos 55mm.

Eu sou louco pra conseguir um IWC B Uhr de 55mm e mesmo sem estar funcionando mas quem tem não vende e difíceis de achar e quando acha são restaurados e de origem duvidosa

Paul


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alexandretf

#77
Citação de: BigPaul online 13 Janeiro 2018 às 09:06:53

Caro Octávio todos os relógios Buhr tipo 55mm fabricados pela Laco, L&S, IWC e outras marcas foram usadas exclusivamente para os pilotos da Luftwaffe, pois o motivo de eles serem grandes e até sem escritas eram para facilitar a rápida visualização das horas e minutos justamente por causa das rápidas decisões sobre bombardeios e ataques e os relógios fabricados para os exércitos em geral de todos os países eram extremamente pequenos coisa de 32 a 34mm no máximo e portanto muito pequenos e de difícil visualização em situações de movimento dentro das aeronaves, então dai o tamanho exagerado dos 55mm.

Eu sou louco pra conseguir um IWC B Uhr de 55mm e mesmo sem estar funcionando mas quem tem não vende e difíceis de achar e quando acha são restaurados e de origem duvidosa

Paul


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Os B-uhrs são sim peças fascinantes BigPaul!   Mas raras e caras.

Apenas um adendo: os B-Uhr não eram relógios de pilotos, mas de navegadores, principalmente os dos bombardeiros e aviões de reconhecimento alemães. Pilotos usaram principalmente os cronógrafos flyback da Tutima e Hanhart (ou relógios como o Helvetia acima), que também são relativamente grandes para a época (aprox 41mm sem a coroa).

Ao contrário dos outros tipos (provavelmente devido ao custo), os B-uhr eram apenas emprestados aos navegadores para uma missão específica depois eram devolvidos ao almoxarifado da Luftwaffe, ou seja, não eram de propriedade particular.   

No início das Missões, a tripulação sincronizava os relógios com o B-uhr do navegador, que estava previamente sincronizado com o respectivo  cronômetro da base aérea:



Abraços,

Alexandre T. F.

BigPaul

Citação de: alexandretf online 13 Janeiro 2018 às 12:17:13
Os B-uhrs são sim peças fascinantes BigPaul!   Mas raras e caras.

Apenas um adendo: os B-Uhr não eram relógios de pilotos, mas de navegadores, principalmente os dos bombardeiros e aviões de reconhecimento alemães. Pilotos usaram principalmente os cronógrafos flyback da Tutima e Hanhart (ou relógios como o Helvetia acima), que também são relativamente grandes para a época (aprox 41mm sem a coroa).

Ao contrário dos outros tipos (provavelmente devido ao custo), os B-uhr eram apenas emprestados aos navegadores para uma missão específica depois eram devolvidos ao almoxarifado da Luftwaffe, ou seja, não eram de propriedade particular.   

No início das Missões, a tripulação sincronizava os relógios com o B-uhr do navegador, que estava previamente sincronizado com o respectivo  cronômetro da base aérea:


Bacana a história e isso eu não sabia, valeu por compartilhar


Lessa vou dar uma olhada nos sites, obrigado pela dica


Paul


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Hendry

Reativando o tópico pra não abrir mais um desnecessariamente, ando curtindo muito os modelos estilo Flieger.
Digo de cara para alegria geral que não comprarei um Orient Flight nem um SEIKO militar (que como já dito pelo Artur estão mais para field que para Flieger).

Queria uma reedition bem fiel, porém num preço legal. Nesses dois critérios descarto todos os Steinhart (e outros genéricos) e tb IWC (pelo preço).

Stowa aparentemente é mais caro, restando Laco como aparentemente a melhor opção.

Gostaria de saber qual a opinião dos confrades, onde comprar, faixa de preço, se vale aquele esforço extra pra pegar um melhor.

Laco eu vi que tem com myiota bem barato, mas seria muito ruim? Melhor juntar mais e pegar com ETA? Ou melhor juntar pra pegar o STOWA?

Agora perguntas estéticas, qual tamanho(lembrando que não tem bezel então veste maior que os divers)?

Type A ou type B?

Desculpem pelo excesso de perguntas. Mas como terei um só desse tipo não posso fazer que nem os divers e sair comprando tudo quanto é SEIKO que vejo e gosto rsrs.

Obrigado


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