Menu principal

Cronographe Suisse

Iniciado por Júlio, 10 Julho 2009 às 21:42:33

tópico anterior - próximo tópico

Júlio

Olá pessoal! Gosto muito de cronógrafos e recentemente tenho visto alguns Cronographe Suisse, principalmente com movimentos Landeron, em bom estado de conservação. No entanto, esta é uma marca conhecida? O movimento Landeron seria superior ou inferior al Valjoux? E ainda vi um Cronographe Suisse com movimento Bovet & Freres. Saberiam informar se este é melhor ou pior que o Landeron? Abraços e até mais! ;)

sat

Tudo o que sei é que existem Landeron grafados Bovet & Freres. Eu tenho um Bovet assim.
Não sei se existe alguma melhoria, mas creio que não. Eu tenho o meu velho e ele, bem reguladinho, possui a precisão (ou imprecisão) de - 4 segundos/dia e funciona direitinho.
Abraços,

SANDRO

igorschutz

Olá Júlio, seja bem vindo!

'Chronographe Suisse' nunca foi uma empresa estabelecida. É uma espécie de marca caça-níquel.

Explicando melhor, e pegando carona nos termos do "informatiquês": 'Chronographe Suisse' foi uma espécie de marca "open source", isto é, qualquer empresa suíça que fabricasse qualquer tipo de cronógrafo, independente do movimento, e portanto independente de sua qualidade, podia imprimir 'Chronographe Suisse' no mostrador e sair vendendo por aí.
Daí que, hoje em dia, não há um padrão de qualidade estabelecido para os 'Chronographe Suisse'. Alguns são bons, outros são medíocres... Tudo  depende do fabricante.

O que dá pra dizer com certeza é que, a maioria dos relógios com essa marca no mostrador possui movimento barato e bem básico, o que é natural, visto que, se o camarada tivesse a ambição de fazer algo realmente de qualidade, lançaria uma marca própria, ao invés de se aproveitar desse nome "genérico".

Os Landerons estão em último lugar em termos de qualidade na comparação com os concorrentes da época (Universal, Valjoux, Lemania, Minerva, Longines, Venus, etc.); talvez ganhasse só dos Pierce e olhe lá...  ;D ;D ;D Mas independente disso, se o relógio for bonito, vale a pena tê-lo (desde que não se venda as calças por isso, claro!).

Quanto à Bovet & Fréres, não creio que sejam fabricantes de cronógrafos. O movimento que você viu deve ter sido fornecido por terceiros.
Só mesmo vendo foto ou então tendo uma descrição bem detalhada pra adivinhar a procedência. Provavelmente trata-se de um Landeron.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Júlio

Boa noite! Antes de mais nada Igor, obrigado pela resposta e desculpe pela demora, pois tive problemas com meu PC e somente agora estou voltando "ao ar".

Acabo de comprar um "gato por lebre" >:(. É um cronografo genérico que eu imaginava que tinha máquina Venus, mas no entanto para minha surpresa tem uma Landeron 39, pelo menos é isso que pude identificar aqui através da Net. O que mais me surpreendeu (e que também gerou confusão...) é que apesar de ser Landeron esta máquina possui a famosa roda de coluna. Desta forma, será que é um movimento de qualidade superior aos demais Landeron?  ???

P.S.: Como eu faço par apostar uma foto aqui?

Atalo

Amigos,

Tenho um desses cronos genéricos, e quando comprei, foi baratinho.

Mesmo com a revisão e a restauração do mostrador na SARICA, ainda acho que o custo foi baixo.

E está funcionando direitinho, com uma variação bem razoável, de menos de 15 segundos por dia.

Grande abraço.

Átalo

Júlio

Olá pessoal. Seguem as fotos do movimento da minha "Lebre" e também de um Landeron 39 que encontrei na Net. Acredito que seja o mesmo. Trata-se de um movimento melhor que os demais sem roda de coluna? Abraços!

Júlio

Ops! Estava esquecendo de uma foto da frente. Alguém por acaso já ouviu falar desta marca? Abraços!

Atalo

Na minha modesta opinião, é um dos genéricos movidos a Landeron.
Abraço
Átalo

Pandolfi

Citação de: Júlio online 11 Outubro 2009 às 21:39:35
Ops! Estava esquecendo de uma foto da frente. Alguém por acaso já ouviu falar desta marca? Abraços!
Julio, eu sei onde tem um Invar de bolso para vender.
Grande abraço.
Pandolfi

Júlio

Bom dia Pandolfi! Existem também relógios de bolso da marca INVAR? Na verdade até este momento o único INVAR que eu ví é este que minha esposa comprou para mim via ML, e que estava anunciado máquina Venus ao invés de Landeron 39, que acredito que seja. Mas a INVAR produzia relógios com calibre "in house" ou apenas ebauches? E quanto a este reógio de bolso, você teria mais informações? Abraços e até! ;)

igorschutz

Não conheço 'Invar' como marca de relógio, mas sim como o nome comercial de uma liga metálica utilizada em balanços até hoje.

Um abraço,

Igor

Pandolfi

Julio, quanto à produção de calibres, não tenho informações.
Espere até amanhã que retornarei.
Grande abraço.
Pandolfi

Paulo Sergio

Amigo Igor...
Existe sim uma marca de relógios com a marca "Invar"!!!
Pegou o nome, creio, da liga metálica!!!
A propósito:

"Invar são ligas à base de Ni (Níquel) e Fe (Ferro), que apresentam a propriedade de um baixo coeficiente de dilatação térmica.
O Invar foi descoberto em 1896 por Charles Edouard Guillaume (físico Suíço), que trabalhava no Insituto Intenacional de Pesos e Medidas (Bureau International des Poids et Mesures, localizado em Sèvres, França). Por seus trabalhos com ligas Ni-Fe, Charles Edouard Guillaume recebeu o Prêmio Nobel de Física de 1920. A liga foi nomeada Invar por seu descobridor.
As ligas Invar têm teor de Ni na faixa de 30-36%, sendo o restante de Fe, podendo ser acrescentados outros elementos. A liga mais usada tem 36%Ni e 64%Fe, sendo conhecida como Invar-36, cujo coeficiente de dilatação é inferior a 1,5x10-6/°C, entre 0°C e 100°C.
O material foi utilizado para inúmeras aplicações sensíveis à temperatura, como trenas para topografia e outros instrumentos de medidas, relógios mecânicos de precisão, máscaras perfuradas de tubos de TV, etc. Também encontra aplicação na fabricação de lâminas bimetálicas para uso em termostatos eletromecânicos."

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Invar

Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

altc

Caro Igor,

Você está a dizer que esta http://www.chronographesuisse.ch/ não é uma marca independente?
Que é um caldeirão onde tudo cabe?

Para mim, é novidade... (sem ironia)

igorschutz

Caro altc,

Essa "Chronographe Suisse" que você indicou o site não é a mesma "Chronograph Suisse" que eu comentei acima.
Algum espertinho registrou como marca e está querendo ganhar em cima. Normal...

Um abraço,

Igor

Pandolfi

Julio, MP pra você.
Pandolfi

rlessa

Citação de: Júlio online 12 Outubro 2009 às 11:22:08
Bom dia Pandolfi! Existem também relógios de bolso da marca INVAR? Na verdade até este momento o único INVAR que eu ví é este que minha esposa comprou para mim via ML, e que estava anunciado máquina Venus ao invés de Landeron 39, que acredito que seja. Mas a INVAR produzia relógios com calibre "in house" ou apenas ebauches? E quanto a este reógio de bolso, você teria mais informações? Abraços e até! ;)

::) ::)

Pok

Um que eu não tenho mais  :'(

Abraços,

Pok

Júlio

Muito bonito este Invar de bolso Lessa. Parabéns!

Seguem abaixos fotos da tampa traseira do meu Invar. Achei o logo um tanto interessante. E segue foto, melhor que a outra, da máquina também assinada.

Abraços!

Júlio

Ops! Agora a máquina...rs... ;D