Dúvida G-SHOCK sensores

  • 19 Respostas
  • 6313 Visualizações
Dúvida G-SHOCK sensores
« Online: 27 Janeiro 2017 às 16:05:39 »
Olá Pessoal,

Tenho este G-SHOCK aqui:

http://www.casio-intl.com/asia/en/wat/watch_detail/GWG-1000-1A9/

É o MudMaster.

Comprei novo, zerado tudo certinho. Ao testar os sensores (tem vários) vi que as leituras eram completamente loucas.  Temperatura ambiente de 30 graus, relogio fora do pulso a mais de 1 hora e acusando 45 graus, ou 20 graus.

O mesmo se diz respeito ao altimetro - na praia e o relogio diz que eu estava a -250 metros ou +400 metros.

Enfim, sei que o sensor do altímetro depende da pressão atmosférica e que portanto a leitura pode variar muito.

MAS vamos a duas situações:

ALTIMETRO
- Na praia ativei o altimetro deu uma leitura louca. Entao calibrei o altimetro para altitude ZERO.  Fui almoçar a 500 metros da praia. Dentro de restaurante deu leitura de +80 metros.  Voltei para a praia, no mesmo lugar de antes, e o altimetro já acusava +38 metros.  Tudo isso em um espaço de 60 a 80 minutos, no mesmo dia.  Será que a pressao do ar muda tanto assim ao ponto de uma calibração perder a validade em 1 hora?

TERMOMETRO
- Aqui em Portugal é inverno. Fui para a garagem deixei o relogio na garagem, onde 2 termometros diferentes (do carro e um analogico) acusavam temperatura de 2 graus.  Deixei o relogio lá para ele se "ambientar". Fui ao supermercado, demorei umas 2 horas. Voltei e medi a temperatura com o relogio, que já dizia ser 19 graus...  Entao calibrei a temperatura me baseando nos 2 termometros, agora já com 4 graus.  Deixei o relogio na garagem. Teoricamente foi calibrado.  No dia seguinte comparo novamente e já era: o relogio dizia 10 graus, e os outros 2 termometros acusavam 4 ou 5 graus.

Ou seja, tanto o termometro como altimetro, mesmo calibrando e comparando, nunca ficam certos. No mesmo dia, no dia seguinte, a leitura já não é confiável.

Entao a pergunta: meu relogio tem algum problema OU isso é característico dos G-SHOCKs, um sensor sem estabilidade alguma?

abraços

Alvaro
Alvaro Carneiro

*

Offline Koopa

  • *****
  • 525
    • Ver perfil
Re:Dúvida G-SHOCK sensores
« Resposta #1 Online: 27 Janeiro 2017 às 16:34:17 »
Amigo, o grande problema dos G-Shock em geral é a regulagem... tive um, o "Gravity Defier" que levei quase um mês para conseguir fazer ele funcionar corretamente.. Sugiro levá-lo em uma autorizada e pedir para o relojoeiro conferir se está tudo ok.

Pode ser sim apenas uma questão de ajuste. Se não for, é até bom levar o quanto antes para a garantia não acabar.

*

Offline Edgar

  • ****
  • 264
  • Tudo tem um tempo certo!
    • Ver perfil
Re:Dúvida G-SHOCK sensores
« Resposta #2 Online: 28 Janeiro 2017 às 18:39:11 »
Relógio bonito, bom e caro. Tente ver com o pessoal da Assistência Técnica.
Gosto muito da Casio. Fico chateado quando isso ocorre.

Fale depois como ficou.

Abraços

Edgar
Escolha o caminho do meio!

*

MAGB-ILHA

Re:Dúvida G-SHOCK sensores
« Resposta #3 Online: 28 Janeiro 2017 às 20:45:30 »
A Linha Pro Trek de 2000 foi a percursora desses equipamentos de montanhismo(Bussola com 50 pontos de Azimute e contra azimute memorizáveis, altímetro, barômetro com mapa das últimas 24h. da pressão barométrica, termômetro, cronometro de subida, contagem de tempo regressiva, 5 alarmes, sistema de iluminação pelo movimento do braço, marcação automática da maior e da menor altitude, com a data e a hora, bem como a temperatura), naquela época eram perfeitos. Possuo um Pro trek 40 que até hoje de 2001 pra cá só troquei as baterias e as juntas por precaução. Nunca teve nenhuma falha comparando com material profissional. Confio piamente nele todas as vezes que vou para pescarias selvagens no Interior do Brasil. Não sei se no G-Shock seriam os mesmos sensores. Vale a ida a Assistência Técnica, eles é que podem dar um aval preciso.
Boa sorte Confrade.
Forte Abraço

Re:Dúvida G-SHOCK sensores
« Resposta #4 Online: 29 Janeiro 2017 às 09:24:25 »
Pessoal

Obrigado pelas respostas, vou levar na assistencia, está na garantia.

Depois conto o resultado.

Obrigado!

Alvaro
Alvaro Carneiro

*

Offline Suski

  • ***
  • 211
    • Ver perfil
Re:Dúvida G-SHOCK sensores
« Resposta #5 Online: 29 Janeiro 2017 às 10:50:26 »
Nossa! Estou de olho nesse! Vou esperar você nos contar sua experiência para continuar a compra!
Abraços!
Atenciosamente,
Eduardo Suski

*

Henk

Re:Dúvida G-SHOCK sensores
« Resposta #6 Online: 30 Janeiro 2017 às 18:24:35 »
Eu tenho um Rangeman que inaugurou o triplo sensor dos proteks na linha GShock.

Todos os sensores funcionam muito bem, destacando o altímetro que é bem sensível ( sempre dou uma conferida qdo estou no elevador ). Apenas o termômetro que demora para dar uma leitura real, mas geralmente acho que fica numa margem de erro de +- 2°.

Re:Dúvida G-SHOCK sensores
« Resposta #7 Online: 10 Julho 2017 às 08:04:57 »
Olá pessoal,

Finalmente achei tempo para levar o relógio na AT, ainda na garantia.

Devia ter feito antes! Como não há AT da Casio a menos de 150Km daqui, fiquei esperando um dia ter tempo de ir lá pessoalmente levar o relógio.

Mas pronto, foi passando o tempo e decidi acionar a garantia e enviar pelos correios (estou em Portugal) - para a minha surpresa a Casio simplesmente mandou uma transportadora na minha casa para buscar o relógio, sem custo algum. E já avisou que quando estiver pronto devolverá da mesma forma.

Tudo isso com dia e hora marcados.

Nem a Breitling Portugal faz isso, já precisei da AT e tive que ir lá pessoalmente deixar o relógio a 100km daqui de casa.  Mas não posso reclamar da Breitling porque já me consertaram um relógio fora da garantia sem cobrar nada, assumiram que era um defeito de fabricação.

Agora estou ansioso para ver o que vai ser feito com o relógio, já que os sensores dão resultados malucos.

Assim que resolvido (ou não, vai saber) eu atualizo.

Obrigado a todos que responderam.
Alvaro Carneiro

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.706
    • Ver perfil
Re:Dúvida G-SHOCK sensores
« Resposta #8 Online: 10 Julho 2017 às 11:54:06 »
po excelente o serviço... tomara que de tudo certo!

abraços
Membro do RedBarBrazil

*

Leontap

Re:Dúvida G-SHOCK sensores
« Resposta #9 Online: 10 Julho 2017 às 12:55:26 »
Fiquei curioso agora pra saber como de fato é feito essa recalibragem dos sensores.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Dúvida G-SHOCK sensores
« Resposta #10 Online: 10 Julho 2017 às 18:47:54 »
Boa noite.

Sim, poste as impressões depois que voltar do AT.

Fiquei com vontade de comprar um Casio, mas por enquanto não estou
precisando, é supérfluo mas na hora certa pretendo adquirir um sim e
quero me informar bastante sobre.


Abs,

Re:Dúvida G-SHOCK sensores
« Resposta #11 Online: 10 Julho 2017 às 23:27:30 »
Fiquei curioso agora pra saber como de fato é feito essa recalibragem dos sensores.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Também estou curioso, não sei se existe alguma calibragem que eles possam fazer na AT.

Existe uma calibração própria do relógio, o manual explica como fazer - exemplo, voce pode "zerar" o termômetro baseado em outro termômetro de sua confiança.  Eu tentei fazer isso, usava o termômetro que tenho aqui de "confiança" e deixava o relogio com a mesma temperatura, mas mesmo assim nao resolvia, minutos depois o relógio marcava uma temperatura louca qualquer.

Talvez exista algum reset que eles consigam fazer.

Já está faz uma semana, até agora não falaram nada. Deram prazo de 15 a 30 dias para me devolverem o relógio.
Alvaro Carneiro

*

Leontap

Dúvida G-SHOCK sensores
« Resposta #12 Online: 10 Julho 2017 às 23:54:29 »
Também estou curioso, não sei se existe alguma calibragem que eles possam fazer na AT.

Existe uma calibração própria do relógio, o manual explica como fazer - exemplo, voce pode "zerar" o termômetro baseado em outro termômetro de sua confiança.  Eu tentei fazer isso, usava o termômetro que tenho aqui de "confiança" e deixava o relogio com a mesma temperatura, mas mesmo assim nao resolvia, minutos depois o relógio marcava uma temperatura louca qualquer.

Talvez exista algum reset que eles consigam fazer.

Já está faz uma semana, até agora não falaram nada. Deram prazo de 15 a 30 dias para me devolverem o relógio.
Por isso mesmo é a minha dúvida. Afinal, a recalibragem em si já foi feita por você.
Creio que nesse caso seria uma espécie de 'reset' mesmo, ou, na pior das hipóteses, as trocas dos circuitos e/ou dos capacitores.
Chama atenção que são as duas funções com disparidade. Não se surpreenda caso eles troquem tudo.
Abs!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Re:Dúvida G-SHOCK sensores
« Resposta #13 Online: 11 Julho 2017 às 10:12:54 »
Chama atenção que são as duas funções com disparidade.

A questão é que o sensor da Casio é triplo, é um multi-sensor com 3 funções:

- Termometro
- Barometro/Altimetro*
- Compasso

(O barometro/altimetro usa o mesmo sensor, pressão do ar, só muda a forma de calcular a informação e exibir).

mais info aqui:




FONTE: https://www.casio-europe.com/euro/products/watches/technology/triple-sensor/


Creio que no caso deste meu relógio este sensor triplo esteja avariado ou precisando de algum reset interno.
Alvaro Carneiro

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Dúvida G-SHOCK sensores
« Resposta #14 Online: 11 Julho 2017 às 17:54:08 »
Também estou curioso, não sei se existe alguma calibragem que eles possam fazer na AT.

Existe uma calibração própria do relógio, o manual explica como fazer - exemplo, voce pode "zerar" o termômetro baseado em outro termômetro de sua confiança.  Eu tentei fazer isso, usava o termômetro que tenho aqui de "confiança" e deixava o relogio com a mesma temperatura, mas mesmo assim nao resolvia, minutos depois o relógio marcava uma temperatura louca qualquer.

Talvez exista algum reset que eles consigam fazer.

Já está faz uma semana, até agora não falaram nada. Deram prazo de 15 a 30 dias para me devolverem o relógio.

Existem equipamentos próprios que nunca chegarão ao nosso conhecimento equipado com softwares que conseguem zerar e calibrar os sensores.
Imagino que seja pq trabalho em indústria e temos casos similares de calibração de equipamentos,
cuja ida não sai por menos de 3k.

Abs,

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re:Dúvida G-SHOCK sensores
« Resposta #15 Online: 11 Julho 2017 às 23:31:49 »
Duvido muito que se perca tempo com isso.
Se algo estiver ruim vão trocar por um relógio novo e pronto!
Fica mais barato do que perder tempo e gastos com hora de serviço procurando a origem do problema. Minha opinião apenas, posso estar enganado.

Re:Dúvida G-SHOCK sensores
« Resposta #16 Online: 12 Julho 2017 às 08:55:44 »
Duvido muito que se perca tempo com isso.
Se algo estiver ruim vão trocar por um relógio novo e pronto!
Fica mais barato do que perder tempo e gastos com hora de serviço procurando a origem do problema. Minha opinião apenas, posso estar enganado.

+1
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re:Dúvida G-SHOCK sensores
« Resposta #17 Online: 20 Julho 2017 às 07:25:49 »
Olá

Bom dia amigos!

O relógio chegou hoje, para minha surpresa e sem prévio aviso, bateu na porta um entregador com o relógio devidamente embalado e protegido.

Junto veio um relatório de estanqueidade (nem sei se é assim que se fala) e mais nada.

Então liguei para lá afim de saber o que houve - e me explicaram que os sensores estavam com problema e que foram trocados.

Agora vou testar o relógio mas quero acreditar que está tudo resolvido - afinal declararam que os sensores estavam mesmo avariados.

Foto ao lado do relatório:



Alvaro Carneiro

*

Alberto Ferreira

Re:Dúvida G-SHOCK sensores
« Resposta #18 Online: 20 Julho 2017 às 08:36:13 »
Bom dia!

Legal, Alvaro!
Não raro, em especial em casos como este, a melhor solução é mesmo trocar os componentes. Nada de "ajustar", etc...
Os fabricantes sabem disso e "matam o mal pela raiz".  ;)

Ponto para a Casio e sua eficiente Assistência Técnica.

Abraço e grato por nos dar uma atualização do caso!
Alberto

Re:Dúvida G-SHOCK sensores
« Resposta #19 Online: 21 Julho 2017 às 19:44:08 »
Pessoal

Só para finalizar:  hoje tive oportunidade de testar detalhadamente os sensores... virou outro relógio!

Primeiro a temperatura, relógio fora do pulso (para a temperatural corporal não influenciar) e o 100% exato: 22.5 graus marcava no meu carro, 22.5 graus marcava no carro do meu amigo e 22.5 graus no meu relógio, fiquei de boca aberta.  Bastou ligar o ar-condicionado e 5 minutos depois o relogio já acusava os 21 graus que foram programados no carro.

Altimetro? Beleza também, sem brincadeira dentro do meu apartamento ele acusa a altitude certa, 12 metros. Antes era 250 metros, ou -300 metros.

AGORA UMA DUVIDA...

Comprei este relógio no EBAY.UK, veio da Irlanda, mas o preço sempre me deixou com uma pulga atrás da orelha: em qualquer loja o valor era de 750 euros.  Consegui por 450 euros, e só arrisquei porque tinha a proteção do PAYPAL, se fosse falso eu devolvia.

Acho que o preço baixo pode ser resultado de unidades defeituosas, devolvidas ou algo assim - será?  Ou foi só azar mesmo.

Ainda não entendi como um vendedor no EBAY conseguiu vender este relogio, novo, na caixa, por 450 euros.

E falso não é: a Casio reparou na garantia, afastou assim qualquer fantasma.

abraços

Alvaro

Alvaro Carneiro