Menu principal

O Turbilhão número 1 de Roger Smith está a venda

Iniciado por admin, 24 Fevereiro 2017 às 14:13:48

tópico anterior - próximo tópico

flávio

George Daniels fez alguns turbilhões, sobretudo porque venerava Breguet. Daniels nunca produziu turbilhões em série, se é que sua produção, que não passa de dez relógios por ano, possa ser considerada em "série"... Fez quatro na vida, e o primeiro está à venda por cerca de 300 mil Trumps pelo dono original. Por mim, whatever...

O interessante na notícia do SJX é aumentar as fotos com cliques de mouse e analisar o acabamento tipicamente inglês do Roger Smith, algo que sempre ressalto aqui, e que é COMPLETAMENTE diferente do suíço padrão (e há até uma foto ao final de um Dufour, o que torna possível a comparação).

O acabamento inglês clássico constitui-se por platina 3/4, parafusos azuis (prestem atenção na beleza dos parafusos azuis de Smith. Eles deliberadamente são retirados do fogo antes de se tornarem completamente azuis, o que lhes confere um tom roxo e com imperfeições que claramente demonstram ser algo feito artesanalmente). As partes metálicas, por sua vez, são "black polish", ou seja, polidas no sentido do grão, até que se tornem reflexivas ao ponto de, sob determinado ângulo, parecerem negras). Finalmente, o acabamento decorativo do movimento é o folheado a ouro "frosted", que originalmente era feito por reação química (evaporação do folheado a ouro, misturado ao chumbo, depositado no latão), e hoje com uma politriz com cerdas metálicas. SEM CHANFROS, SEM PADRÕES GEOMÉTRICOS, nada disso. Aliás, o acabamento inglês (e o alemão clássico), aos olhos do leigo, se comparado ao Suíço, cheio de floreios, parece espartano. Eu prefiro a pureza britânica...

O mostrador não... Eu não diria que os mostradores de Daniels e Smith sejam clássicos, assim entendido como representativos de Tompion, Graham, etc. São claramente estilo "Breguet", que aperfeiçoou o equilíbrio estético tanto de movimento quanto face do relógio, sobretudo com o uso de "guilhoché". Basta comparar com os modelos atuais da Breguet - que seguem sim um padrão que qualquer um identifica ao longe - para entender o que estou dizendo. Nas fotos macro, por sua vez, claramente se nota, mais uma vez (eu acho isso um charme) os pequeninos "defeitos" de algo de fato artesanal: cada numeral é entalhado na prata do mostrador e pintado a mão.

Belo relógio, só não gostei desse mecanismo de data grande, mas como foi algo feito por encomenda, certamente o fulano que o comprou queria. Eu preferia o mostrador limpo. Vale a pena perder um tempo nessas fotos.

http://watchesbysjx.com/2017/02/the-first-tourbillon-wristwatch-made-by-roger-w-smith-comes-to-market.html

AlexandreMed

foi vendido.. será q vai aparecer aqui em breve no tópico das novas aquisições??

o mesmo vendedor ainda tem disponível o simplicity do Dufour, que em minha opinião, foi supervalorizado, com preço acima do obtido nos últimos 2 leiloados recentemente..

pra quem interessar:
https://www.acollectedman.com/collections/independent-watchmakers/products/buy-philippe-dufour-simplicity-rose-gold-watch