AJUDA COM UM RELÓGIO ANTIGO - DICAS E ORIENTAÇÕES

  • 12 Respostas
  • 2941 Visualizações
*

Alberto Ferreira

AJUDA COM UM RELÓGIO ANTIGO - DICAS E ORIENTAÇÕES
« Online: 23 Junho 2017 às 22:39:45 »
Boa noite!
Um novo colega nosso postou a consulta que se segue...

Como ele ainda não tem o devido "manejo" do nosso fórum, postou a sua dúvida em um tópico não apropriado.
Por esta razão eu a transferi para este que criei.

Abraços!
Alberto

*

Alberto Ferreira

Re:AJUDA COM UM RELÓGIO ANTIGO - DICAS E ORIENTAÇÕES
« Resposta #1 Online: 23 Junho 2017 às 22:42:42 »
Aqui está a dúvida do novo colega...

Boa noite
agradeço por me acertarem no fórum, não sei bem usar ou interagir com o grupo mais o motivo de ter entrado é o mesmo que todos do fórum tendo assunto incomum relógios, na verdade eu tenho um relógio a corda é com o conhecimento que vocês tem talvez me ajudasse a concertar, pois o mesmo está parado é precisando de uma peça para reparo! se alguém poder me ajudar! agradeço. tenho sucatas de alguns relogios que talvez alguém também precise! agradecido espero algumas dicas para melhor usar este fórum!


*

Alberto Ferreira

Re:AJUDA COM UM RELÓGIO ANTIGO - DICAS E ORIENTAÇÕES
« Resposta #2 Online: 23 Junho 2017 às 23:07:26 »
Caro João Paul...

Para que alguém possa tentar ajudá-lo é imprescindível que você nos mostre uma boa foto do seu relógio.
Aguardamos.

Um abraço!
Alberto

Re:AJUDA COM UM RELÓGIO ANTIGO - DICAS E ORIENTAÇÕES
« Resposta #3 Online: 24 Junho 2017 às 13:03:59 »
Boa tarde
obrigado pela resposta e atenção que tiveram, estou buscando melhor desempenho em breve estarei a postar a foto do relogio que tem o mecanismo landeron 248 a marca é kauny prima!

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


Re:AJUDA COM UM RELÓGIO ANTIGO - DICAS E ORIENTAÇÕES
« Resposta #4 Online: 24 Junho 2017 às 13:07:40 »
a foto do relogio
o motivo de não está funcionando foi uma queda e o eixo do balanço quebrou.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


*

Alberto Ferreira

Re:AJUDA COM UM RELÓGIO ANTIGO - DICAS E ORIENTAÇÕES
« Resposta #5 Online: 24 Junho 2017 às 15:44:12 »
Boa tarde, João Paul!

Amigo,...
Este meu comentário visa apenas ajudá-lo em sua dúvida, portanto não é um "desestímulo", estamos combinados?

É o seguinte...
- Em primeiro lugar eu registro que gosto dos relógios antigos e até procuro incentivar quem também os curte e se esforça por mantê-los "vivos" (ou, por assim dizer, minimamente "na ativa", em funcionamento aceitável, etc).
Entretanto, isso pode conflitar com uma série de problemas, tais como relógios muito "fuçados", com falta de peças importantes, adaptações irregulares, etc...

O movimento LANDERON 248 logicamente pode ser mantido, mas a um custo provavelmente muito alto (pelos fatores que eu mencionei aí acima), o que em geral torna a tarefa inviável do ponto de vista estritamente econômico.

Bem,...
Isso dito, o que eu posso observar nas fotos que você nos mostrou do seu relógio,...

- A marca em si, CAUNY PRIMA, hoje já não existe mais, o que não é nenhum “demérito” pois  aconteceu com muitas outras. Ela até já foi bem conhecida no passado, mas hoje já não é mais “reconhecida”, fora do ambiente dos “vintageiros”, os seja, daqueles assim por nós apelidados que curtem os “velhinhos” e seus problemas....

- Pelo que eu posso ver na foto do movimento, houve nele (talvez várias) intervenções pouco cuidadosas. Veja por exemplo o estado visível de alguns parafusos, que (no mínimo) mostram indícios de marcas de uso de chaves inadequadas, etc, para dizer o mínimo.

Então, eu me permito lhe dar um "conselho" (mas por favor, entenda-o estritamente como uma "orientação").

A menos que o relógio tenha algum fator importante para você, algo como um valor sentimental (ter pertencido a alguém que lhe é caro, etc...), eu não recomendaria qualquer "investimento" numa tentativa de restaurá-lo.

Um grande abraço e continue participando, pois este é fundamentalmente o "espírito" aqui do nosso FRM!
Alberto

Re:AJUDA COM UM RELÓGIO ANTIGO - DICAS E ORIENTAÇÕES
« Resposta #6 Online: 24 Junho 2017 às 20:07:28 »
Muito obrigado pela atenção e orientação que me deu,mas vou insistir até conseguir colocá-lo na ativa pois ele tem história,apesar de ser um relogio que não está mais em linha eu tenho como se ele fosse! Eu vou buscar outros meios! se tiver alguém no fórum que tenha apenas o eixo eu consigo cravar o balanço!
Boa noite
Muito obrigado amigo!

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


*

Alberto Ferreira

Re:AJUDA COM UM RELÓGIO ANTIGO - DICAS E ORIENTAÇÕES
« Resposta #7 Online: 24 Junho 2017 às 20:21:41 »
Boa noite!
Muito bom, João Paul.

É isso mesmo.
Como eu próprio costumo dizer, e praticar, curta o "durante", o momento.

O que eu quero dizer com isso é que parte daquilo que nos move, e digo mais, falando mais "amplamente", que move a todos os que ainda se interessam por relógios mecânicos é justamente o desafio de tê-los e usá-los.

Se assim não fosse, como tantas pessoas (normais...  ;)  :D) nós (pragmaticamente) simplesmente usaríamos os nossos celulares ou outros métodos para "sabermos as horas".  ;)

Abraços!
...e não "desista".  8)
Alberto

Re:AJUDA COM UM RELÓGIO ANTIGO - DICAS E ORIENTAÇÕES
« Resposta #8 Online: 24 Junho 2017 às 20:46:36 »
não vou desistir é próxima foto dele será funcionando perfeitamente!

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


Re:AJUDA COM UM RELÓGIO ANTIGO - DICAS E ORIENTAÇÕES
« Resposta #9 Online: 26 Junho 2017 às 09:58:46 »
Bom dia!
Bem-vindo ao fórum.
Você consegue encontrar facilmente o eixo do balanço no ebay por uns $15 euro.

Abraços e boa sorte com seu projeto!

Re:AJUDA COM UM RELÓGIO ANTIGO - DICAS E ORIENTAÇÕES
« Resposta #10 Online: 04 Julho 2017 às 18:44:39 »
Bom dia!
Bem-vindo ao fórum.
Você consegue encontrar facilmente o eixo do balanço no ebay por uns $15 euro.

Abraços e boa sorte com seu projeto!
ops obrigado
ainda apanho por falta de manejo no forum. só vi hoje essa msg. Boa noite

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk


Re:AJUDA COM UM RELÓGIO ANTIGO - DICAS E ORIENTAÇÕES
« Resposta #11 Online: 11 Julho 2017 às 22:54:12 »
Bom dia!
Bem-vindo ao fórum.
Você consegue encontrar facilmente o eixo do balanço no ebay por uns $15 euro.

Abraços e boa sorte com seu projeto!
Consegui o eixo, ta quase pronto minha reliquea

Re:AJUDA COM UM RELÓGIO ANTIGO - DICAS E ORIENTAÇÕES
« Resposta #12 Online: 27 Agosto 2017 às 23:44:12 »
reparando alguns detalhes para sublimação!

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk