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Alguém aqui gosta de Accutron?

Iniciado por igorschutz, 18 Julho 2009 às 23:18:51

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flávio

Citação de: igorschutz online 21 Julho 2009 às 20:38:00
Citação de: nilomis online 21 Julho 2009 às 19:16:45
O mecanismo, segundo ele, não tem problemas na parte do "turning fork" mas tem uma engrenagem de dentes muito pequenos e que, quando forçada (voltando os ponteiros para acertar a hora), "espana". Vem daí o mito (ou realidade) da fragilidade.

A engrenagem que você se refere é a que eu chamei de "engrenagem motora" em meu artigo (em inglês pode ser "drive wheel" ou "rachet wheel").
Ela é um engrenagem delicadíssima e a principal "vítima" dos ditos carniceiros, pois um errinho e baubau, ela vai pro saco... Sem dúvida é a peça que diferencia o movimento diapasão dos outros e também o componente mais importante.

Admito que não tenho muita intimidade com os ESA, mas os Accutron, desde o 214 (já na primeira versão) possuem uma trava de segurança que impede que se mova os ponteiros para trás (meu Spaceview tem isso).
Como os ESA são movimentos MUUUUITO mais modernos e bem pensados que os Accutron, e fabricados com o 214 como base, acredito que também devam ter uma trava, ou então um dispositivo que impede danos à essa roda quando do ajuste dos ponteiros. Os suíços seriam tremendos imbecis se não colocassem algo do tipo em seu movimento, o que acho que não é o caso.

Portanto, de forma alguma quero discordar do seu relojoeiro, mas acho que para estragar a engrenagem motora no acerto das horas o proprietário ou tem um movimento defeituoso ou então forçou a coroa muito além da conta na direção errada. Sem querer eu acho que não dá pra estragá-la [a engrenagem] assim não.

Não sou o maior especialista do mundo em Accutron (sequer o maior do meu prédio), mas na minha concepção, um usuário só estraga um Accutron de duas formas: colocando uma bateria de voltagem errada (o que estraga o relógio a longo prazo) ou então com um choque muito violento, o qual também causaria danos a um relógio mecânico normal.

Um abraço,

Igor



Realmente, eles são duráveis. O problema, como ressaltei, são os bons relojoeiros. Eu conheço alguns. Agora, voltando a discussão que há algum tempo entramos, mas não lembro como ficou. Nos accutrons sem ser esa, que não possuem o ajuste de voltagem, como se adapta o troço para as baterias atuais? E, aliás, são baterias que se compram em qualquer lugar?

Mais. Fiquei até tentado em comprar um Space View, mas como comprar um lance destes sem saber o estado? Alguém poderia me ajudar? Vi rapidamente alguns no EBAY NIB por cerca de 500 dólares. Puxado...Sobretudo pensando que isto pode cair na alfândega.

Efim, qual o preço justo, onde achar algo bonito, que dê para usar, e quais problemas procurar ao se comprar um?


Flávio

igorschutz

Flávio,

Há três maneiras para se usar os Accutron com as baterias atuais de 1,55V:

1) Realizando-se um procedimento que é descrito até mesmo em documentos oficiais da Bulova, que é mexer na geometria dos garfos do diapasão, afastando-os (a meu ver, muito arriscado e inviável, mas se a própria Bulova diz, deve ser que é possível...);

2) Acrescentando um diodo ao mecanismo, que rouba voltagem da bateria logo antes da corrente passar pelo sistema elétrico do relógio (alguns caras nos EUA faziam e fazem isto, mas hoje acho bobagem mexer na originalidade do movimento);

3) Comprar uma Accucell, que vende em sites especializados e também no eBay (aqui). Trata-se do mesmo procedimento acima, um diodo que rouba voltagem, mas é um invólucro que fica na própria bateria, e não no mecanismo do relógio. O tal invólucro é reaproveitável e pode ser usado em outras baterias, quando acabar a que vier.


Pra comprar sem ver na mão, só mesmo na confiança (com um relógio mecânico vintage é assim também, não?).

Os Spaceview estão custando caro mesmo. Eu custei para achar o modelo que eu queria (aço, simétrico, com chapter ring) no preço que eu queria (paguei US$ 300). E caiu na alfândega (valor declarado corretamente: US$ 300). E ainda fiz uma revisão caprichada com na SJ Time. O relógio ficou beeeeeem caro, mas o que vale é a satisfação.

Não acho que exista dicas específicas, só aquelas recomendações gerais: veja as fotos com atenção, pergunte sobre o funcionamento, exija garantias do vendedor, veja se o relógio está bem cuidado, veja se o vendedor é bem reputado (se ele conhece de Accutron, ou não), etc.

E só um adendo: se quiser um Spaceview, espero que não se importe com relógios pequenos, pois ele tem apenas 35mm, o que é minúsculo para os padrões atuais.

Um abraço e boa sorte,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Jair Ribeiro

Olá pessoal,
parabéns Igor, não poderia ser melhor, muito obrigado!.
Segue os meus exemplares.

M7 1967




M3 1963




Aproveitando, alguem possui esta bateria ?, é para o meu M7 ;).




Abs

Jair Ribeiro

flávio

Saiu hoje uma história sobre o Accutron, aqui:

http://www.watchonista.com/2914/watchonista-blog/news/bulova-accutron-tuning-fork-revolution


O texto do Igor, porém, continua seminal...


Flávio

Matt5

Amigos, desculpem desenterrar o tópico, tenhonum omega vom esse movimento e reparei que ele adiante em média 2,5 segundos por minuto, é a bateria errada? Onde encontrar baterias de 1,35?

Obrigado amigos!

Wadley

Esse movimento é fascinante......
Wadley

shun

#46
Citação de: Matt5 online 28 Dezembro 2015 às 01:31:25
Amigos, desculpem desenterrar o tópico, tenhonum omega vom esse movimento e reparei que ele adiante em média 2,5 segundos por minuto, é a bateria errada? Onde encontrar baterias de 1,35?

Obrigado amigos!

Matt..
Citação de: igorschutz online 13 Abril 2014 às 11:55:04
...


Uma coisa que tem de ficar ligado nesse relógio, e pode vir daí a origem do problema, é que ele só aceita bateria de 1,35V, que não são mais fabricadas. O segredo é adquirir um adaptador que transforma baterias de 1,55V em 1,35V.

...

Resposta a um tópico antigo sobre os Accutron. Resposta do Igorschutz aqui: http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,10875.msg208609.html#msg208609

Agora voce tem que ir atras desse tal adaptador  ;)

EDIT: Nessa mesma página o próprio Igor dá o nome do bendito:

"3) Comprar uma Accucell, que vende em sites especializados e também no eBay (aqui). Trata-se do mesmo procedimento acima, um diodo que rouba voltagem, mas é um invólucro que fica na própria bateria, e não no mecanismo do relógio. O tal invólucro é reaproveitável e pode ser usado em outras baterias, quando acabar a que vier."

Abraços!


shun