Ponteiro de segundos oscilando

  • 3 Respostas
  • 2398 Visualizações
*

Offline Edgar

  • ****
  • 264
  • Tudo tem um tempo certo!
    • Ver perfil
Ponteiro de segundos oscilando
« Online: 09 Outubro 2017 às 11:08:45 »
Amigos,

Tenho observado nas vitrines de algumas relojoarias, que certas marcas de relógios, por exemplo: Orient, Technos, Seiko, Victorinox, e outros; movidos à quartzo,  o ponteiro de segundos não marca de maneira precisa. Tenho um que marca dos 60 segundos, só 22 segundos exatos; o restante marca entre  um minuto e outro. Por que ocorre isso?

Outra pergunta, por que com as marcas Citizen e Casio, é bem mais raro de ocorrer isso ?

Agradeço quem puder sanar essa curiosidade.

Abraços

Edgar

P.S. Em relógios mais antigos que tenho de quartzo, não ocorre isso.
« Última modificação: 09 Outubro 2017 às 11:57:16 por Edgar »
Escolha o caminho do meio!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re:Ponteiro de segundos oscilando
« Resposta #1 Online: 09 Outubro 2017 às 15:09:27 »
Well, well, well... Presumo, inicialmente, que saiba que o que movimentam os ponteiros nos relógios eletrônicos (a quartz) são motores síncronos. A alimentação do motor ocorre de um em um segundo (por padrão de circuito eletrônico), energizando as bobinas. Então, essas ficam desenergizadas (poupam baterias) e, por mais um milissegundo, são novamente energizadas e o ciclo se repete. Aqui um motor de relógio de parede

https://www.youtube.com/watch?v=r67v3vBD900

O problema é que nos relógios o ponteiro não está conectado diretamente ao eixo do motor, mas a engrenagens. O relógio a quartzo, afinal, tem todo conjunto de engrenagens de minuteria de um relógio mecânico, para redução de segundos em minutos e de minutos em horas. E engrenagens, como pode ser até mesmo visto nesse vídeo acima, possuem "folga". Os fabricantes de relógios tentam reduzir ao máximo essas folgas e há quem inclusive crie sistemas (não sei como funciona), para minimizar isso, a exemplo da Grand Seiko (vejam no site deles que ressaltam inclusive isso. Dizer que é eliminado? Nem a GS diz...)

https://www.grand-seiko.com/about/movement/quartz/

Resumo da história, o caimento perfeito e alinhado de um ponteiro no mostrador é loteria e, mesmo que esteja ocorrendo o alinhamento perfeito em determinada época de uso do relógio, pode ser que em algum momento, devido a um choque ou mesmo posição que o relógio se encontre (a gravidade atuando...), as engrenagens retrocedam um pouco e o MALDITO ponteiro, sem que isso afete a precisão, passe a andar desalinhado.

Das duas uma: esqueça isso ou mude para os mecânicos, cujo alinhamento não ocorre. Aliás, não ocorre nem nos cronômetros de marinha cujo "avanço" do ponteiro se dá normalmente de dois em dois pulos por segundos e bem que poderiam alinhar-se. Mas os malditos não se alinham.


Flávio
« Última modificação: 09 Outubro 2017 às 15:11:32 por flavio »

*

Offline Edgar

  • ****
  • 264
  • Tudo tem um tempo certo!
    • Ver perfil
Re:Ponteiro de segundos oscilando
« Resposta #2 Online: 09 Outubro 2017 às 15:40:09 »
Flavio,

Muito obrigado por sua atenção, como sempre vc nunca nos deixa na mão, sem uma resposta. Obrigado mesmo. Em tempo, sou fã de relógios desde sol, a mecânicos, eletrônicos e tudo mais...rsrs.

Como disse, pelo que tenho constatado, vendo em vitrines, os Citizens, e Casio, não alteram nada.... não sei por que!?. O mesmo tenho visto com relógios quartz antigos, não oscilam, pelo menos os que eu tenho, os mais novos como disse, tirando Citizen e Casio, sempre vejo oscilarem.

Abraços e obrigado pela atençao.

Edgar
Escolha o caminho do meio!

Re:Ponteiro de segundos oscilando
« Resposta #3 Online: 09 Outubro 2017 às 19:59:12 »
Excelente explicação amigo Flavio!!!      ;) ;) ;) ;) ;)
Muito elucidativa!!!
Abraço
Paulo Sergio