Movimentos SELLITA

  • 46 Respostas
  • 14912 Visualizações
Re:Movimentos SELLITA
« Resposta #40 Online: 18 Novembro 2020 às 23:21:43 »
Salve pessoal,

Ressuscitando o tópico...

De acordo com o que o Flávio falou acima os movimentos são parecidos mas as peças são diferentes, eles apenas tem medidas compatíveis?

> Uma inversora do automático de um movimento Valjoux 7750 não vai servir em um movimento Sellita SW500?

Preciso trocar essa peça em um relógio que tenho e nas Fornituras me disseram que essa peça do Valjoux 7750 serve no Sellita SW500

De acordo com o que foi colocado acima pelo Flávio, as peças dos movimentos Sellita são mais frágeis e tem menos resistência que as peças dos movimentos ETA/Valjoux?

Devido a esse motivo pressuponho que os movimentos Sellita sejam mais baratos que os ETA/Valjoux e deve ser por isso que algumas grandes marcas migraram para os movimentos, estou certo?

E quanto ao movimento Shanghai 3LZF2 clone do Valjoux 7750, alguém sabe se ele é bom e preciso como o Valjoux 7750? Como é a resistência das peças do Shanghai 3LZF2?

Entre o Sellita SW500 e o Shanghai 3LZF2, qual preferem?

Obrigado...



Enviado de meu MI 8 usando o Tapatalk

« Última modificação: 18 Novembro 2020 às 23:30:13 por Jurandir Jr. »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Movimentos SELLITA
« Resposta #41 Online: 19 Novembro 2020 às 18:51:54 »

Sim, os ETA e Sellita são Denorex: parecem a mesma coisa, colocados lado a lado são idênticos mas... No nível microscópico, não são... E considerando que as tolerâncias em relojoaria mecânica são minúsculas, a maioria das peças não é compatível uma com a outra. Quais são compatíveis? Eu acho que nem o Adriano, que é gerente nacional de assistência técnica, saberia informar isso. Porque eu sinceramente acho que uma peça ali ou acolá possa ser compatível, no sentido de "vai funcionar". Mas se vai funcionar bem e no longo prazo, são outros 500. Eu não confiaria na prosa da fornitura...

Cara, sobre fragilidade. Houve notícia a respeito de os primeiros clones de Sellita darem muito pau, sobretudo quando comparados aos ETA, que raramente apresentam problemas. Isso mudou? Não sei...

Sobre migração. Não... Não foi por conta disso. O que ocorreu foi que há alguns anos a ETA informou, e depois cumpriu, a decisão empresarial de que não mais forneceria movimentos para fábricas fora do seu grupo. Aí surgiu a Sellita, para preencher esse gap. O problema é que a ETA teve que continuar fornecendo movimentos a terceiros por decisão da Federação Suíça num processo de cartelização, o que só foi decidido agora em 2020. Mas aí as empresas, e fabricantes de ebauches, já tinham corrido atrás.

Sobre movimento chinês. Nem e sonho... Chineses não usam em seus movimentos as ligas não variáveis a temperatura e isocronismo como Glucydur e Nivaflex. Isso é coisa que apenas suíços e alemães usam. Aliás, sou capaz de afirmar sem medo de errar que 90% dos materiais de escapamento e mola realmente de precisão no planeta são fabricados pelos suíços, na Nivarox/FAR, uma empresa do Swatch Group. E isso não é usado por chinês...


Flávio

Re:Movimentos SELLITA
« Resposta #42 Online: 08 Dezembro 2020 às 23:35:35 »
Aqui na Europa há quem defenda que o SW200-1 é melhor que o ETA 2824-2 e não são poucos.

O principal argumento é que a Sellita melhorou o que já era bom com a adição de mais uma jóia. Algumas marcas inclusive oferecem relógios com "um ou outro" , ou seja o que estiver disponível na hora da montagem.

A Sellita montou movimentos pra ETA durante muitos anos e na casa de milhões . Aqui na Alemanha não encontra-se uma postagem falando mal dos Sellitas. Sempre é em pé de igualdade ou melhor.

Se alguém tiver interesse e claro falar o alemão, posso enviar alguns links de fóruns daqui.

Eu particularmente tive um Steinhart com Sellita que ticava +2/dia no braço ou na caixa.

Aqui nesse link tem a lista das peças que são 1:1
https://www.boley.de/de/shop/6358.reparatursets

Essa empresa só vende pra relojoeiro registrado e com uma empresa aberta. Pessoa física não pode comprar. Tipo um mercado Metro pra relojoeiro e artesãos.

Abraços!
« Última modificação: 08 Dezembro 2020 às 23:54:55 por Giumollo »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Movimentos SELLITA
« Resposta #43 Online: 09 Dezembro 2020 às 10:51:05 »
A Sellita oferece seus produtos com os mesmos graus de acabamento e precisão teórica da Eta, do standard ao chronometer. E, aliás, com as mesmas molas em nivaflex e espirais em nivarox... Que eram fabricadas pela Nivarox Far, que é uma empresa do Swatch Group, até 2014. Ou seja, dentro dos mesmos "grades" teoricamente não há diferença entre os produtos. Teoricamente... Digo isso porque a própria Sellita precisou atualizar o perfil da sua rodagem na versão 200-1, pois a 200 apresentou muitos problemas... Em resumo, os movimentos se parecem a olho nu, chegando a serem idênticos, mas não são numa inspeção mais criteriosa. Ah! Também teoricamente, os Sellita possuem inovações técnicas em relação aos Eta, não só na rodagem como em outros locais, como o citado rubi a mais no tambor (a Omega também adicionava o mesmo rubi nos seus 1120, base 2892, e 1143. Por que a eta nunca implementou isso na linha normal? Não sei...). Porém, é difícil dizer se isso de fato, não na teoria, torna o movimento mais confiável. De qualquer forma, o 200 versão atualizada, a 1, já está no mercado desde 2008, salvo engano. A versão problemática, a 200 "0", foi fabricada, acho, de 2003 a 2008.


Flávio

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Re:Movimentos SELLITA
« Resposta #44 Online: 11 Dezembro 2020 às 00:12:56 »
Salve pessoal,

Ressuscitando o tópico...

De acordo com o que o Flávio falou acima os movimentos são parecidos mas as peças são diferentes, eles apenas tem medidas compatíveis?

> Uma inversora do automático de um movimento Valjoux 7750 não vai servir em um movimento Sellita SW500?

Preciso trocar essa peça em um relógio que tenho e nas Fornituras me disseram que essa peça do Valjoux 7750 serve no Sellita SW500

De acordo com o que foi colocado acima pelo Flávio, as peças dos movimentos Sellita são mais frágeis e tem menos resistência que as peças dos movimentos ETA/Valjoux?


Aqui no link abaixo o PDF com todas as pecas do SW500 que servem no 7750 e vice-versa:

https://www.boley.de/downloads/a76632f43f61457b8c670d9f7368271f/Austauschbarkeit%20SW500.pdf

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Movimentos SELLITA
« Resposta #45 Online: 11 Dezembro 2020 às 12:37:58 »
Eu particularmente não acho que o rubi a mais, no caso do 2824 vs. SW200 seja uma melhoria. Se não havia problema com a bucha, o rubi não melhora em nada. É apenas a mesma coisa. Não aumenta durabilidade, confiabilidade nem nada, se com a bucha isso já era resolvido. E você pode até em alguns casos reduzir a robustez, já que o rubi quebra, a bucha não. E já vi Sellita com rubi da ponte do tambor trincado. Acredito que deva-se mais à questões econômicas. Para fazer uma bucha boa, mas boa mesmo, é caro e precisa saber fazer. Mais fácil meter um rubi. Há de se considerar ainda que buchas e rubis podem se comportar de maneira diferente contra os eixos que são suporte em situação de lubrificação comprometida. Então nada é tããão simples assim como "rubi é melhor que bucha" e pronto.

Quando à melhoria da versão -1 da SW200... foi uma melhoria mas o mecanismo teve outros problemas mais tarde, de outras origens, mesmo na versão -1.

E quando a gente vai discutir o que é melhor, é bom estabelecer: "melhor em quê?". Em precisão, ambos sempre foram equivalentes e os Sellita nunca tiveram problemas com desempenho cronométrico.

Abs.,

Adriano

*

Offline tudodigitalizado

  • ***
  • 212
  • Pink Floyd
    • Ver perfil
Re:Movimentos SELLITA
« Resposta #46 Online: 15 Dezembro 2020 às 15:35:47 »
Fui comprar um Inox Mechanical da Victorinox (queria muito o relogio porém com máquina ETA). Quando entrei no site para pesquisar, percebi que as descrições já estavam com movimento Sellita. Enviei um email para a VX e fui informado que o a ETA não distribui mais os movimentos para empresas fora do grupo Swatch...