Menu principal

Qual sua preferência de relógios? Antigos ou modernos?

Iniciado por mestreaudi, 22 Julho 2009 às 15:37:44

tópico anterior - próximo tópico

Que relógio você prefere?

Antigos
Modernos
Tanto faz

helio

A teoria do Igor é boa, mas o que importa mesmo nos vintage é o estado da peça (é dificil conseguir uma peça realmente boa e em ordem) e o modelo em questão (seja nos vintage ou nos comtemporaneos).
Na pratica (e citando o Luis Felipe Lobo, numa das muitas aulas que ele me deu de graça ;D) o que é bom hoje continuará sendo bom, o que é caro não obrigatóriamente continuará caro, e o que é ruim nunca se tornará "raro" (ou bom) ;).
Apesar de gostar de relógios novos, o que realmente me cativa são alguns modelos atemporais, que na sua grande maioria são vintages :o.
[]s

solano

Bem, Eu vejo pelo 2 lados que relato:

Emocional : Os vintages " mexem " comigo, pela beleza e serviços prestados ! ;) São baratos, e se der sorte terá um bela peça por muitos anos ainda ! :D

Prático: Os modernos, com safira e os quartzs, são fantásticos, MAS podem não ser daqui a alguns anos... :-[

Enfim, vale o que se sente na hora da compra, depois tudo muda ! ;)

Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Adriano

Prefiro modernos por uma questão simples: estado de conservação. Existem sim vintages impecáveis, mas são muito raros e custam muito.

Abraços!

Adriano

Enéias

Citação de: igorschutz online 22 Julho 2009 às 16:20:35
Eu tenho uma teoria que diz que essa preferência entre moderno ou vintage tem muito a ver com a fase que você está no colecionismo/ajuntamento.

Penso o seguinte: não acontece com todos, mas no geral, o camarada começa gostando de relógio moderno. Aí ele descobre os vintages, que possuem uma variedade enorme e custam bem mais em conta. Depois de um tempo, ele percebe que os vintages, apesar de baratos, dão um trabalho/manutenção que os modernos não dão, e aí acabam voltando para os modernos, mas sem abandonar completamente os antigos... ou não, ele fica no vintage mesmo e só compra um moderno se tiver grana/for uma peça de destaque. :D

Resumindo, o negócio fica mais ou menos assim: 1ª fase) Moderno; 2ª fase) Vintage; 3ª fase) Tanto faz. ;D ;D ;D

Será que essa minha teoria tem alguma validade ou é viagem minha?

Um abraço,

Igor

Igor:

Matou a charada e fico 100% com sua opinião.

zE_

Eu tenho uma leve preferência pelos antigos.

Mas, no fundo, pra mim tanto faz.

Abraços,
Jose A.

Byron

Prefiro os modernos! E sabem por quê?
Porque os vintage que realmente valem a pena custam muito caro!

Abraço.
" J'ai plus de souvenirs que si j'avais mille ans."  C. Baudelaire

Gravina

Citação de: nilomis online 22 Julho 2009 às 16:40:30
[
..................................tendência maior para os vintages mesmo considerando a manutenção mais complexa e o número de peças falsas/montadas que existem no mercado.

Abs,

Nilo

Que tal este clássico e raro Vintage Seamaster 200m...............protótipo? ::)..........ou fruto do capeta? :P

http://cgi.ebay.com/Omega-Seamaster-200m-Divers-watch-Vintage_W0QQitemZ260450795999QQcmdZViewItemQQptZUK_Jewelery_Watches_Watches_MensWatches_GL?hash=item3ca413c1df&_trksid=p3911.c0.m14&_trkparms=65:12|66:2|39:1|72:1205|293:1|294:50#ht_8245wt_1165

Edu........tem deste por aí? ::)

Abs

Gravina

Ps. Votei nos antigos......................Palavra que gosto dos modernos, mas somente no pulso dos meus amigos........sério, sério mesmo!!!

Pandolfi

A minha preferência é pelos antigos.
Se são mais caros ou mais baratos, se são de difícil reparação ou não, pouco importa.
Grande abraço.
Pandolfi

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Obviamente, eu não "radicalizo" a questão. Nada contra os novos!  :D

Mas,...
Claro está que vai, sobretudo, depender de como cada um de nós "vê" a coisa,...

Como os colegas comentaram, achar um vintage "NOS" ou mesmo "mint" é difícil,...
...Sim! É mesmo!  Mas gerando muito prazer, para muitos.  8)

Mantê-los é difícil?
Depende,...
Muitos podem ser "socorridos" por "sucatas" também "garimpáveis",...  ;)
É mais fácil, ou aceitável, decidir "fuçar" (de leve  :D), em alguns pelo menos.

O antes e depois,... Para muitos de nós, não tem preço!  Vale por si só! 8)

Mas,... (olha o eterno mas aí!)

Quem encara (pelo menos um grupo grande, onde eu me incluo, o faz...) os vintages como tal...
..., ou seja, (sobre)vivendo, com suas naturais marcas,...
Simplesmente não as vê tanto como defeitos, mas sim "atestados" de vida.

Marcas, se razoáveis, se aceitáveis, eu as tenho!  ;)  8)

E espero que ninguém me mande (à revelia) para uma plástica... (num "clínica-sarica", por aí...)  ;)  ;D

"Sou,... Mas quem (ainda) não é?"  ::)

Torçamos, pois, para que viremos "vintages" um dia!    ::)
 ;)  8)

Um grande abraço a todos!
Alberto

Adriano

Citação de: Adriano online 22 Julho 2009 às 21:21:47
Prefiro modernos por uma questão simples: estado de conservação. Existem sim vintages impecáveis, mas são muito raros e custam muito.

Abraços!

Adriano

Só para explicar melhor minha própria mensagem: já comprei muito vintage e só depois que fui descobrir que o relógio estava só a "carniça". Gosto de vintages, tenho vários, mas hoje só compro se estiver impecável ou que haja peças para deixá-lo perfeito. Caso contrário, corro deles que nem o capeta corre da cruz. Os relógios mais novos dão menos dor de cabeça, por isso prefiro-os.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Salve!

Perfeita a sua colocação, Adriano!

Por vezes, se o que você comentou ocorrer, o tal prazer pode (e rapidinho...) se transformar em um pesadelo. Sem "retorno" que não o lixo e o "prejú".

Ou seja,...

Muitos, sarcasticamente, até dizem isso a respeito de filhos,...  ;)  :D

Afff!
:P

"Melhor não tê-los!"
;)

Ou não?  ::)
:D

Abraços a todos!
Alberto
8)

LUW

Citação de: Adriano online 23 Julho 2009 às 10:20:40
Os relógios mais novos dão menos dor de cabeça, por isso prefiro-os.

É o meu credo também.
[ ]s
Luciano

Gravina

Esta coisa de alto custo de manutenção dos antigos, não é bem por aí.................cada caso um caso....etc, e tal!!!

Vamos de Breitling, por exemplo........,  um Navitimer dos anos 50.............Venus 178 seu movimento! (peças novas.........não existe!!!, mas sempre tem solução.........)
Digamos que este Breilting necessite somente de revisão: Qual o valor desta? R$ 150......R$ 200?

Vamos agora de Breitling Navitimer com Valjoux 7750..........novão, bonitão, perfumado :-* :-* :-* :-*!!!.............caso aqui no Brasil, haja a necessidade de uma peça destas, vai ter que rebolar, mas existe!!!............onde?..........penso que nos autorizados ???

Pergunto-me? Existe revisão geral no valor  de R$ 200,00 em autorizados?,..........num cronógrafo?

Sim..........na verdade, os que procuram os antigos,.............atentam-se ao estado de conservação, pois estando em ordem..........não tem erro, não estando..........vai rebolar à mesma que ocorre com os novos, presumo!!!

Abs

Gravina

Ps. Bendito seja o Dom Camilo :-* :-* :-* :-* :-* :-* :-* :-* :-* ;D ;D ;D

Clélio

Hélio,

Muito boa a citação "Na pratica (e citando o Luis Felipe Lobo, numa das muitas aulas que ele me deu de graça ) o que é bom hoje continuará sendo bom, o que é caro não obrigatóriamente continuará caro, e o que é ruim nunca se tornará "raro" (ou bom) " totalmente verdadeira e pode ser aplicada a quase tudo...

E isso faz pensar que muitos lançamentos nascem classicos, não é mesmo ? Omega PO, Oris Carlos Coste, Seiko Prospex etc.. Um exemplo que me ocorre agoras é  Baume Capeland 1000m . Pode-se até não gostar do modelo agora, por conta de cor , tamanho etc.. mas daqui a alguns anos vai ser um relógio que marcou época.

Eu estou ampliando um pouco o range dos meus relojinhos incorporando alguns mais novos, os ultimos foram um Tag formula a quartz dos anos 80 e um Swatch Body & Soul, pois acho que são representativos de sua época.

Abs a todos

Alberto Ferreira

Salve!

Eu concordo, Clélio!

E nos exemplos que você citou, eu incluiria um outro que me vem imediatamente à mente, o Seiko Monster (os originais, preto e laranja, e não as "firulas" feitas a posteriori pela própria Seiko).

Agora, aproveitando o gancho,...

Vintage, termo "importado" da cultura enológica, significa por lá, originalmente, além de simplesmente "safra", é também (e mais) tido como,...

...De boa safra, aquele (ano) que se sobressai, produto absolutamente notável, etc.

Nos relógios também há visões diferentes. E, talvez de forma inversa, eu diria até que a tendência atual é mais a de considerar o termo de forma mais "rasa", apenas algo antigo.
Ou, por vezes, nem tanto,...
Há quem chame um relógio de meados dos anos 1980 de "vintage".

Bom,...
Nada contra, claro.

Mas que fique o registro.
:D

Abraços!
Alberto

Alberto Ferreira

Citação de: Gravina online 23 Julho 2009 às 10:41:53
...

Ps. Bendito seja o Dom Camilo :-* :-* :-* :-* :-* :-* :-* :-* :-* ;D ;D ;D

Salve!
E, parafraseando o "Poetinha",...

"Que seja "imortal" enquanto dure."

Por mim, pelos serviços prestados, ele já deveria estar, de fardão e tudo  ;)  :D, na devida (e infelizmente hipotética) "Academia Brasileira dos Ponteiros".

E falo sério!
8)

Abraços!
Alberto

Adriano

O que me incomoda muito em vintages é o nível de adaptações e tosqueiras feitas por manutenções lamentáveis ao longo da vida do relógio. Muitas dessas cagadas são irreversíveis, ou seriam caras e complicadas demais para deixar em ordem.

Se eu tiver que comprar um vintage, prefiro pagar caro, mas comprá-lo impecável, como já fiz. Esse negócio de pagar mais barato, comprar em estado +/- para reformar, eu não quero fazer nunca mais. A não ser, como falei, que eu saiba exatamente quais peças preciso, onde encontrá-las, e etc. Ou então, que seja um troço raríssimo. Pois sei, e já senti o prazer que é restaurar um vintage e deixá-lo num estado impecável, não só esteticamente, mas tecnicamente também. Meu Seamaster 300 que o diga.

O que não faz mais sentido para mim é comprar um Omega 30T2, por exemplo, todo "sambado", precisando de "n" peças, só porque está barato. Já fiz isso, e só joguei dinheiro fora. O barato na maioria das vezes saiu caro. Prefiro pagar caro logo de cara, mas comprar um negócio bacana.

Por fim, muita gente se contenta em ter um vintage esteticamente bonito, mas funcionando mal e cheio de peças adaptadas dentro. Eu já não suporto isso. Se fôr para ter um vintage, quero-o revisado, e com todas as peças gastas trocadas por novas. Tudo: coroa, botões, ponssuir, corda, vidro, juntas de vedação e etc. Para mim não basta estar "bonitinho".

Abraços!

Adriano

Gravina

Citação de: Adriano online 23 Julho 2009 às 11:42:45

O que não faz mais sentido para mim é comprar um Omega 30T2, por exemplo, todo "sambado", precisando de "n" peças, só porque está barato. Já fiz isso, e só joguei dinheiro fora. O barato na maioria das vezes saiu caro. Prefiro pagar caro logo de cara, mas comprar um negócio bacana.

Adriano

;)

Bontinho por fora para mim, não serve para a minha coleção!..............e para nenhuma outra qualquer, por isso tenho tanta sucata!!!...........não monto!

Abs

Gravina

Alexandre Mattiuzzo

Pessoal,
para mim não tenho a menor dúvida, a grande "graça" o "X" da questão de gostar de relógios é o movimento, quando tenho tempo, uma das coisas que me distraem é abrir o fundo e ficar olhando o "bicho", se está funcionando bem, com todo o vigor, ou quase parando, precisando de uma revisão urgente, depois anotar o número, ver o ano da fabricação, ficar imaginando os tempos que aquela peça em sua mão já viveu........ depois ver o calibre, estudar as inovações que este teve sobre "aquele" outro,  a história do seu desenvolvimento, e sempre, sempre mesmo ficar pensando: "como este negócio", na maioria das vezes, com mais de 50 anos, ainda pode estar funcionando tão bem????????? e ainda, em grande parte das vezes, estar tão bonito e bem conservado?????

e tem o outro lado, por exemplo, uma das diversões dos colegas do escritório é todos os dias olharem meu pulso e perguntar: que relógio é este???? nunca vi um destes! que bonito! onde eu posso encontrar????? e voce poder responder: " Não existe mais!!!!!  ...............não tem preço!

se voces encontrarem um relógio moderno que proporcione tudo isto, me avisem!!!!!!!!!!!!!

betampex

Eu gosto e tenho tanto "Brand new in a box" como Vintage without box papers bla bla bla  ;D ;D ;D ;D ;D

abracos a todos

Paulo  8)