Complicação: Alarme vs Cronógrafo

  • 12 Respostas
  • 3997 Visualizações
Complicação: Alarme vs Cronógrafo
« Online: 27 Novembro 2017 às 12:40:22 »
Alarme x Cronógrafo em relógios mecânicos.
Qual você acha mais útil? eu fico com a função alarme.
Minha dúvida: qual delas tem o maior custo de produção?

João
João

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Complicação: Alarme vs Cronógrafo
« Resposta #1 Online: 27 Novembro 2017 às 14:28:19 »
João, tenho relógios com as duas complicações e, para mim, o alarme, se o que está instalado no meu Cricket estivesse adequadamente funcionando, seria-me muito mais útil...

Quanto a custo de produção, sendo simplista, olhando o que é mais complicado, não teria nem discussão, o cronógrafo ganharia. Na verdade, os relógios com alarme não são tão complexos assim, pelo menos o Cricket não é... E vou além: qualquer relojoeiro que revisa um relógio comum, com três ponteiros, revisa um Cricket. Já um cronógrafo... Mas repito: esse raciocínio parte do pressuposto que uma construção com maior número de peças, com mais usinagem, etc, é mais cara. Mas nem sempre é assim.


Flávio

Re:Complicação: Alarme vs Cronógrafo
« Resposta #2 Online: 27 Novembro 2017 às 18:49:54 »
Obrigado Flávio.
João

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re:Complicação: Alarme vs Cronógrafo
« Resposta #3 Online: 28 Novembro 2017 às 00:32:07 »
 
      Eu como leigo considero o cronógrafo muito mais complicado e interessante. Com relação aos alarmes, são realmente mais uteis, ou foram. 
      Um modelo que destaco são os Poljot, são extremamente simples e confiaveis.

\\abs

Re:Complicação: Alarme vs Cronógrafo
« Resposta #4 Online: 28 Novembro 2017 às 07:51:42 »
Marcas que fazem a complicação alarme Atualmente: JLC, Tudor, Cricket, Poljot, Vulcain, Ulysse Nardin entre outros.
João

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Complicação: Alarme vs Cronógrafo
« Resposta #5 Online: 28 Novembro 2017 às 11:21:11 »
Utilidade, utilidade, nas atuais circunstâncias da tecnologia ambas são inúteis, a meu ver.

Mas, pela beleza e complexidade de construção, fico com os cronos. O visual agressivo me encanta.

Dic

Re:Complicação: Alarme vs Cronógrafo
« Resposta #6 Online: 28 Novembro 2017 às 23:44:59 »
Utilidade, utilidade, nas atuais circunstâncias da tecnologia ambas são inúteis, a meu ver.

Mas, pela beleza e complexidade de construção, fico com os cronos. O visual agressivo me encanta.

Dic

+ 1


Death StarRumo aos 5000 posts
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re:Complicação: Alarme vs Cronógrafo
« Resposta #7 Online: 29 Novembro 2017 às 08:47:36 »
Utilidade, utilidade, nas atuais circunstâncias da tecnologia ambas são inúteis, a meu ver.

Mas, pela beleza e complexidade de construção, fico com os cronos. O visual agressivo me encanta.

Dic

To contigo! Penso exatamente o mesmo.

Re:Complicação: Alarme vs Cronógrafo
« Resposta #8 Online: 29 Novembro 2017 às 10:24:34 »
Utilidade, utilidade, nas atuais circunstâncias da tecnologia ambas são inúteis, a meu ver.

Mas, pela beleza e complexidade de construção, fico com os cronos. O visual agressivo me encanta.

Dic

Sim, você está correto se levarmos em conta as atuais tecnologias existentes.
Estou referindo as tecnologia antigas, mecânicas... Concordo que os cronos são relógios com visual mais bonito, mas como utilidade acho que o alarme é mais útil.
Obrigado por sua participação.
João

Re:Complicação: Alarme vs Cronógrafo
« Resposta #9 Online: 29 Novembro 2017 às 13:02:54 »
quem vai decidir o que é mais útil? somente quem fez a pergunta saberá o que é mais útil pra sua pessoa.
sic transit gloria mundi

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Complicação: Alarme vs Cronógrafo
« Resposta #10 Online: 29 Novembro 2017 às 14:45:12 »
quem vai decidir o que é mais útil? somente quem fez a pergunta saberá o que é mais útil pra sua pessoa.


Fato. Hoje nenhum relógio tem muita utilidade pois, como já ressaltei aqui, voltamos ao tempo do relógio de bolso (o celular). Mas falando em usos específicos de pessoas específicas, quando estou com algum crono na mão e tenho que fazer comida, o acho útil para marcar o tempo. Mas não é algo "necessário", pois poderia usar o telefone. É mais prático... Mas certa vez viajei para a Europa com o Cricket e ele era meu despertador pela manhã (não recomendo, te acorda dando susto). Na época sequer havia telefones que não fossem meros telefones. O Cricket me foi deveras útil! Porém... Atualmente ele sequer funciona direito, e olha que já passou por uma revisão há uns seis anos: ele dispara o alarme quando quer e como quer. Foi parar na gaveta dos relógios quebrados, eventualmente o uso porque acho bonito e a parte de relógio ainda funciona, pois o alarme... Talvez ano que vem eu o mande para revisão, pois o acho bem bacana.


Flávio

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re:Complicação: Alarme vs Cronógrafo
« Resposta #11 Online: 29 Novembro 2017 às 16:18:36 »
Sem entrar no mérito da beleza ou utilidade das complicações, parece que para quem gosta de vintages, com eu, o alarme é mais difícil de conseguir. Eu possuo dois cronógrafos, no meu ajuntamento: um Lemania 1341 e um Bovet, com máquina Landeron, cujo calibre não lembro. Nesse tempo, apareceram vários, que não pude comprar. No entanto, alarme, possuo apenas um. Um modesto Junghans, dos anos 40/50. Mostrador feinho, com marcas do tempo, mas, funcionamento perfeito e jamais apareceu outro.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Complicação: Alarme vs Cronógrafo
« Resposta #12 Online: 29 Novembro 2017 às 16:48:41 »
Sem entrar no mérito da beleza ou utilidade das complicações, parece que para quem gosta de vintages, com eu, o alarme é mais difícil de conseguir. Eu possuo dois cronógrafos, no meu ajuntamento: um Lemania 1341 e um Bovet, com máquina Landeron, cujo calibre não lembro. Nesse tempo, apareceram vários, que não pude comprar. No entanto, alarme, possuo apenas um. Um modesto Junghans, dos anos 40/50. Mostrador feinho, com marcas do tempo, mas, funcionamento perfeito e jamais apareceu outro.

É... Não sei se isso é por conta do mercado nacional, mas os movimentos A. Shild alarme foram feitos a baciada no passado, assim como os Seiko Bellmatic. Mas tenho que concordar: vi menos alarmes no passado do que cronos.