Dúvida sobre vedação

  • 49 Respostas
  • 17853 Visualizações
*

Offline lio

  • *****
  • 555
    • Ver perfil
Dúvida sobre vedação
« Online: 24 Julho 2009 às 23:45:21 »
Boa noite a todos,
Hoje eu fui na Technos levar o relógio do meu sogro para revisão, eu estava usando meu seiko monster e como a technos agora é a representante da seiko, aproveitei e perguntei ao técnico que estava me atendendo se eles faziam regulagem, pois meu monster está atrasando 24s por dia, tirei o relógio e entreguei a ele para que verificasse o modelo, virei para o lado e atendi ao meu celular que estava tocando, quando voltei a olhar para o técnico, qual foi a minha surpresa quando vi meu relógio com o fundo aberto, putz, quase pirei, mas o rapaz já estava se levantando e entrando na oficina, como a parede é em vidro, pude vê-lo colando o relógio naquela máquina " vibro alguma coisa " hahah, ele meio que ficou regulando, voltou depois de um tempo e disse:
- agora está 100%.

O cara achou que estava me fazendo um favor, não cobrou nada, voltou a rosquear o fundo e deu uma apertada com um alicate. Fiquei sem graça de brigar com ele.

Pergunta: O relógio tem uns 7 meses de uso, acredito que a borracha de vedação deva estar nova e tudo, mas será que o cara abrindo, destruiu minha vedação?

O que eu faço? Ele apertou bem, mas será que é suficiente?

Não sei nem se a regulagem foi eficiente, sincronizei ele com um relógio a quartzo para verificar..

O que eu faço? Acredito que está vedado e sigo a vida? Não pretendo mergulhar com ele por enquanto, mas tomo banho, vou à praia e à piscina.

Abraços


*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre vedação
« Resposta #1 Online: 25 Julho 2009 às 01:13:39 »
Depois diz se o relógio ficou realmente 100%.

Acho que sobre a vedação voce não precisa se preocupar.

Abraços,
Jose A.

*

Offline lio

  • *****
  • 555
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre vedação
« Resposta #2 Online: 25 Julho 2009 às 01:25:50 »
Valeu Zé
É, vamos ver quanto a regulagem, para 100% está longe, após de 3 horas já atrasou 2s, se continuar dessa forma deve atrasar 16s por dia e nao mais 24, mas para um relógio que o cara testou na máquina e disse q estava 100% está bem ruim, tudo bem que demorou no máximo uns 5 min a regulagem dele, não sei o tempo necessário para se fazer uma boa regulagem, vamos ver em 24h como fica.
Abraços


*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre vedação
« Resposta #3 Online: 25 Julho 2009 às 08:10:09 »
Em se tratando de um relógio novo também acho que não haverá problemas.
[ ]s
Luciano

*

Offline lio

  • *****
  • 555
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre vedação
« Resposta #4 Online: 25 Julho 2009 às 10:54:44 »
Olhei agora, após 13h atrasou 8s, está ruim, mas vamos ver.


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Dúvida sobre vedação
« Resposta #5 Online: 25 Julho 2009 às 11:31:27 »
Um relógio, principalmente sendo novo, não perde a vedação só porque foi aberto. Se a pessoa que fechou o fez corretamente, tá limpo! (presumo que sim, pois é um técnico, certo?)

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre vedação
« Resposta #6 Online: 25 Julho 2009 às 11:38:22 »
Uma das maiores lendas da história da relojoaria é esse troço de "abriu o relógio, perdeu a vedação". Uma vez que a junta de vedação esteja em ordem, o relógio pode ser aberto e fechado quantas vezes quiser. E para não dizer que é 100% assim, em relógios de fundo de pressão com juntas de Asutane (como grande parte dos Tissot, como os Speedmaster Reduced, Date e Day-Date, como os Constellation modernos), a junta é projetada para ficar perfeita até 10 aberturas e fechamentos do fundo. Normalmente a vida útil dela é menor que isso e ela é trocada bem antes.

Então não tem nada a ver. Não precisa se preocupar. E como o Igor falou, foi feito por um técnico. Não quer dizer que qualquer um pode sair por aí abrindo e fechando fundos com segurança, pois a junta tem uma posição correta, e outros detalhe que devem ser observados.

Sobre a marcha do seu Monster, certifique-se de que está usando ele o suficiente para manter a corda cheia. Sem isso, ele irá variar mesmo.

Abraços!

Adriano

*

Offline lio

  • *****
  • 555
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre vedação
« Resposta #7 Online: 25 Julho 2009 às 12:02:10 »
É que eu sempre ouvi falar que se abrisse o relógio tem que trocar o anel de vedação.
Obrigado a todos pelos comentários, estou mais tranquilo agora.
Abraços


*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre vedação
« Resposta #8 Online: 25 Julho 2009 às 13:44:26 »
Se o anel estiver em boas condições (e dentro da validade) e for bem posicionado, não é preciso trocar. A não ser aqueles casos onde a vedação é "integral", aí sim é um anel/selo por operação, porém não conheço nenhum relógio que usa este sistema.
[ ]s
Luciano

*

Offline lio

  • *****
  • 555
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre vedação
« Resposta #9 Online: 26 Julho 2009 às 16:10:38 »
Bem, ele perdeu 19s, bem longe dos 100% que o rapaz falou, alguém aqui já tentou regular seu próprio relógio?


*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre vedação
« Resposta #10 Online: 26 Julho 2009 às 16:17:33 »
Bem, ele perdeu 19s, bem longe dos 100% que o rapaz falou, alguém aqui já tentou regular seu próprio relógio?


Eu já e quase sempre ficou pior que antes  ;D

Re: Dúvida sobre vedação
« Resposta #11 Online: 26 Julho 2009 às 16:48:14 »
Bem, ele perdeu 19s, bem longe dos 100% que o rapaz falou, alguém aqui já tentou regular seu próprio relógio?

Olá para todos.

Quando eu comecei a me interessar por relógios de maneira mais "ostensiva", ou seja, lendo sobre o assunto, comprando outros relógios (imagina  ;D, antes eu era como as pessoas "normais", tinha só o relógio de uso diário  ;D ;D ;D) eu precebi que meu Orient sub 100m (aquele que a Rolex copiou  ;D) estava atrasando muito, afinal ele já estava com quase oito anos e nunca havia mandado ele pra revisão. Pois bem, eu inventei de abrir o relógio e depois disso eu quis acerta o problema mexendo no regulador.............resultado o bichinho começou a fazer cinco minutos por dia  :o :o ;D.................ai naõ teve jeito, ele teve de ir pra revisão.

Mas isso que você falou, que o carinha da Technos mexeu e agora faz 19s, isso não é surpresa pra mim. Quando eu comprei o meu Orient sub 100m, em 1998, depois de alguns dias  eu achei que ele estava variando muito, eu na verdade estava usando um automático, mas com a cabeça de usuário de quartz, não sabia que tem um tempo até ele estabilizar a marcha e nem que, obviamente, um automático não vai ser tão preciso quanto um quartz (eu era um analfabeto horológico  ;D), então eu resolví levar em uma autorizada da Orient aqui em Campinas/SP, bom o cara que me atendeu abriu o relógio, disse que "tinha muito óleo no cabelo" (a mola do balanço, mas na época eu achei que ele estava tirando onda com a minha cara, já comecei a ficar irritado) peguei o relógio e fiu embora............só depois eu vi que eles tinha feito um puta risco na tampa do fundo e como era inesperiente em assuntos horológicos deixei passar. Se fosse hoje teria feito eles me darem uma tampa nova.
O serviço que essa autorizada fazia devia ser tão bom que já faz tempo que ele foi descredenciada, não consta mais nos manuais dos Orient. (bem feito pra eles  :P).

Até mais.
César.

Até mais.
César.
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

*

Alberto Ferreira

Re: Dúvida sobre vedação
« Resposta #12 Online: 26 Julho 2009 às 17:47:36 »
Bem, ele perdeu 19s, bem longe dos 100% que o rapaz falou, alguém aqui já tentou regular seu próprio relógio?


Salve!

Lio,

O ato de "regular" um movimento depende de condições, digamos, prévias...

O que eu quero dizer, de maneira muito sucinta, é qie não se trata apenas de pôr o movimento em num vibrograf, e deslocar(ajustar?) a "raquete" para lá ou para cá,...
Esta seria a parte mais óbvia e simples....

.. na verdade,  há muitos mais coisas envolvidas.
E estas (amplitude, por exemplo) devem ser estabelecidas antes, para que a meta possa ser atingida.

Abraços,
Alberto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre vedação
« Resposta #13 Online: 26 Julho 2009 às 18:08:10 »
Não sei que equipamento a Technos usa para regular. Mas por experiência, regular um relógio hoje num Vibrograph é a mesma coisa que não regular. Basta colocar ele num Witschi e verá uma série de erros, especialmente na abertura do escapamento.

Abraços!

Adriano

*

Offline lio

  • *****
  • 555
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre vedação
« Resposta #14 Online: 26 Julho 2009 às 21:11:11 »
Pelo que andei lendo em fóruns internacionais, a galera usa muito a " técnica " erro e acerto, meio que na sorte mesmo e alguns dão bastante sorte ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D,abrem o relógio e vão mexendo na raquete com um palito e testando hora após hora, até ficar satisfatório.

To tentando resistir a tentação de fazer isso.


Abraços


*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre vedação
« Resposta #15 Online: 26 Julho 2009 às 23:06:22 »
Pelo que andei lendo em fóruns internacionais, a galera usa muito a " técnica " erro e acerto, meio que na sorte mesmo e alguns dão bastante sorte ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D,abrem o relógio e vão mexendo na raquete com um palito e testando hora após hora, até ficar satisfatório.

To tentando resistir a tentação de fazer isso.

Abraços

Se vc tiver muita paciência dá pra fazer sim. 

O problema é que o regulador da versão A é muito macio, extremamente sensível a qualquer toque.

E o da versão B é duro pacas!

*

Offline lio

  • *****
  • 555
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre vedação
« Resposta #16 Online: 26 Julho 2009 às 23:29:03 »
Zé, você conhece algum site que tenha algum tutorial?

Só conheço esse aqui

http://users.tpg.com.au/wookie99/regulatingwatches.html

mas acho muito superfícial.

O que você entende por muito sensível? para modificar segundos eu devo apenas encostar, sem ao menos ver um movimento significativo?


*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre vedação
« Resposta #17 Online: 26 Julho 2009 às 23:51:57 »
Posso ser sincero? Regular um relógio com um aparelho de última geração já não é algo tão simples. Às vezes é difícil fazer isso até com movimentos que possuem regulador fino. Fazer isso corretamente sem aparelho, é utopia. Mesmo porque, sem aparelho não se consegue avaliar o desvio entre posições e fazer a regulagem correta para promover uma média correta. Além disso, não é possível avaliar se a "regulagem" está mesmo sendo feita em condições corretas de corda, ou se a abertura do escapamento está correta. Sem esses dados, fazer qualquer tipo de regulagem é totalmente inútil e traz mais prejuízos que benefícios. Achar que é possível fazer isso na "orelhada" é subestimar ou simplificar a importância da regulagem.

Abraços!

Adriano

*

Offline lio

  • *****
  • 555
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre vedação
« Resposta #18 Online: 27 Julho 2009 às 00:02:08 »
 :-\ :( :-\ :'( :'(

é, terei que me contentar com menos 1m a cada 3 dias, o problema não é nem o atraso, o que fico com medo é o desgaste da coroa e das peças em ter que toda vez desenroscar e acertar a hora.


*

Alberto Ferreira

Re: Dúvida sobre vedação
« Resposta #19 Online: 27 Julho 2009 às 09:29:03 »
Salve!

Outra opção, Lio, será levá-lo a um técnico relojoeiro para os devidos ajustes, correções e regulagens.

Embora, dito assim, possa parecer óbvio, muitas vezes o dono do relógio "reluta" ou evita fazê-lo (por uma série de razões - cada caso pessoal é um caso) e prefere "conviver" com o problema, digamos assim.

Abraços,
Alberto