Manchas em relógios com banho de ouro

  • 31 Respostas
  • 5742 Visualizações
Manchas em relógios com banho de ouro
« Online: 15 Abril 2018 às 10:58:24 »
Bom dia, gostaria de sanar duas dúvidas: porque ocorrem essas manchas e como posso remover as mesmas sem dar um polimento no relógio, visto que ele tem 50 anos de idade e está sem nenhum polimento?
Agradeço a quem puder ajudar!
Abraços!
Vinicius

Re:Manchas em relógios com banho de ouro
« Resposta #1 Online: 15 Abril 2018 às 10:59:17 »
Acho que não anexou a foto...

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Abraços!
Vinicius

Re:Manchas em relógios com banho de ouro
« Resposta #2 Online: 15 Abril 2018 às 10:59:46 »
Mais imagens

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Abraços!
Vinicius

Re:Manchas em relógios com banho de ouro
« Resposta #3 Online: 15 Abril 2018 às 11:12:06 »
Se eu nao me engano existe um produto que limpa isso, porem nao me lembro o nome.
O Andriano deve saber.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Manchas em relógios com banho de ouro
« Resposta #4 Online: 15 Abril 2018 às 11:37:24 »
Não sei se isso se limpa sem abrasão não. E se precisar polir, dependendo da espessura do banho, acaba o material.

De qualquer modo, mesmo em sendo possível retirar a mancha, eu deixaria como está. Dá personalidade ao relógio (considerado que é para uso, claro, e não para venda).
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re:Manchas em relógios com banho de ouro
« Resposta #5 Online: 15 Abril 2018 às 12:50:12 »
Obrigado Estrela e Igor.
Esse relógio não vai sair da minha caixinha kkkkk
Se houver algum tipo de abrasão ou se for necessário um polimento vai ficar assim mesmo.
Sabem dizer o que causa essas marcas? Seria a idade?

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Abraços!
Vinicius

Re:Manchas em relógios com banho de ouro
« Resposta #6 Online: 15 Abril 2018 às 13:35:43 »
Boa tarde amigos...
Ouro oxida... simples... e folheado, também!!!      ;) ;) ;) ;) ;)
E, dependendo da "liga metálica" utilizada, ou seja, do percentual de outro metal que recebeu na fundição, oxida mais...
Senão vejamos...
O ouro "puro" (ouro 999 ou 24 quilates) é muito "mole" para ser usado em joias, ou outras aplicações... normalmente é o
ouro usado no mercado financeiro, por assim dizer...
Para se ter um ouro com certa "dureza", são feitas "ligas" com outros metais... assim temos o ouro 22 quilates (geralmente usado em odontologia), o 18 quilates (usado em joias), e o ouro 14 e 10 quilates, muito usado em joias e caixas de relógios nos EUA...
Como exemplo, aqui citaremos que, para se ter o ouro 18 quilates (ou 750), em cada 1000 gramas de peso "final", temos 750 gramas de "ouro puro" (ouro 999) e 250 gramas de "liga", ou seja, outro metal misturado na fundição... para um ouro mais "amarelo", o metal
escolhido para a liga, em maior quantidade, é a prata. Para um ouro mais "avermelhado", a liga em maior quantidade é com cobre...
Esse tom de seu relógio surge da oxidação do folheado...
Se for polir com aquelas massas de polimento, na escova, o folheado vai embora rapidinho...
Se for polir de forma delicada, com uma flanela, pode o amigo usar o polidor da marca "Brasso"... mas todo cuidado é pouco, visto esse polidor ser líquido, podendo penetrar no interior do relógio...
E há aquelas famosas flanelas mágicas, que são muito menos abrasivas...
Tudo depende do resultado que o amigo deseja obter...
Se não se importa em usar o relógio com essa, digamos, "pátina", deixe como está!!!
Meus tostões!!!      :D :D :D :D :D
Espero ter ajudado...
« Última modificação: 15 Abril 2018 às 13:40:33 por Paulo Sergio »
Abraço
Paulo Sergio

Re:Manchas em relógios com banho de ouro
« Resposta #7 Online: 15 Abril 2018 às 13:53:32 »
Obrigado pela grande ajuda Paulo Sérgio! Vou deixá-lo da forma que está, não pretendo tirar a originalidade do relógio.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Abraços!
Vinicius

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Manchas em relógios com banho de ouro
« Resposta #8 Online: 15 Abril 2018 às 18:14:02 »
Mancha em ouro, ou em folheados (de ouro verdadeiro) são ridiculamente superficiais. Não requerem polimento - basta um lustre. Uma flanela fina, seca, por si só, as vezes dá jeito nisso. Aquelas "flanelas mágicas", então, tiram isso sem esforço.

Abs,

Adriano


Re:Manchas em relógios com banho de ouro
« Resposta #9 Online: 15 Abril 2018 às 18:49:14 »
Mancha em ouro, ou em folheados (de ouro verdadeiro) são ridiculamente superficiais. Não requerem polimento - basta um lustre. Uma flanela fina, seca, por si só, as vezes dá jeito nisso. Aquelas "flanelas mágicas", então, tiram isso sem esforço.

Abs,

Adriano
As marcas nesse omega antigo não sai com uma flanela que tenho (uso aquelas da Ray ban, aliás, se tem alguma de qualidade superior, ficaria grato em saber).

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Abraços!
Vinicius

Re:Manchas em relógios com banho de ouro
« Resposta #10 Online: 15 Abril 2018 às 18:52:02 »
Aproveitando o grande conhecimento do Adriano, a benzina não danifica esses banhos ou caixas de aço? Digo isso relativo a uma limpeza superficial, um relojoeiro tirou um monte de plástico agarrado em um Mido oceano star com isso, na mão não saia, o relógio ia para a Mido ou autorizada!
Desculpem a ignorância, sempre tive dúvida com relação a isso.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Abraços!
Vinicius

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Manchas em relógios com banho de ouro
« Resposta #11 Online: 15 Abril 2018 às 19:07:49 »
A mancha precisa de um mínimo de abrasão para sair. Flanelas de óculos constumam ser de microfibra lisa, para remover a poeira e gordura da lente sem riscar. É lisa demais, não vai funcionar.

Sobre a benzina, ela é solvente e dissolve a maioria dos adesivos, por isso remove fácil a cola. E é inofensiva para o resto do relógio, seja aço, seja folheado, PVD. Ela não reage com metal.

Abs,

Adriano

Re:Manchas em relógios com banho de ouro
« Resposta #12 Online: 15 Abril 2018 às 20:21:49 »
Obrigado!
Abraços!
Vinicius

*

Enéias

Re:Manchas em relógios com banho de ouro
« Resposta #13 Online: 15 Abril 2018 às 21:35:06 »
Eu uso flanela mágica. Paciência e insistência. Faço direto isso. Para caixa de aço eu uso uma pasta feita pela Sarica Cristais.

Re:Manchas em relógios com banho de ouro
« Resposta #14 Online: 15 Abril 2018 às 22:19:08 »
Agradeço a atenção Enéias.
Abraços!
Vinicius

Re:Manchas em relógios com banho de ouro
« Resposta #15 Online: 16 Abril 2018 às 09:26:53 »
Compra Cape Cod e passa no relógio, se não retirar pelo menos o relógio fica com cheiro de baunilha por alguns dias :P
Compra no Ebay, se morasse em Brasolha eu lhe dava uma, o troco nojento que apronta uma bagunça, porem funciona bem de +
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re:Manchas em relógios com banho de ouro
« Resposta #16 Online: 16 Abril 2018 às 09:52:40 »
Obrigado estrela!
Agora, relógio cheirando a baunilha é ótimo kkkkkkkkkk
Abraços!
Vinicius

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Manchas em relógios com banho de ouro
« Resposta #17 Online: 16 Abril 2018 às 10:12:42 »
Peguei o bonde andando, mas isso é muito comum e, como dito acima, não precisa sequer ser folheado, no 18 k sólido ocorre. Sabe como faço? Um chumaço de algodão e cera de carro. É bem superficial, sai com pouco esforço.


Flávio

*

Enéias

Re:Manchas em relógios com banho de ouro
« Resposta #18 Online: 16 Abril 2018 às 10:44:13 »
Peguei o bonde andando, mas isso é muito comum e, como dito acima, não precisa sequer ser folheado, no 18 k sólido ocorre. Sabe como faço? Um chumaço de algodão e cera de carro. É bem superficial, sai com pouco esforço.


Flávio
Cera de carro? pensei que detonasse o relógio.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Manchas em relógios com banho de ouro
« Resposta #19 Online: 16 Abril 2018 às 10:48:56 »
Cera de carro comum. Ora, se não detona pintura de carro, detonaria o relógio por quê? hahahahahahahah Pode usar sem medo. Claro, valem aqui os cuidados já ressaltados acima para outros produtos: não é para emplastar o troço e muito menos deixar a cera se infiltrar onde não deve, mas no metal? Use e seja feliz!


Flávio