Menu principal

Relógios chineses

Iniciado por Obscuro, 09 Janeiro 2019 às 12:57:22

tópico anterior - próximo tópico

jvitor_amaral

Citação de: misterjmr online 11 Janeiro 2023 às 13:07:21

Boa tarde,
Carissimo colega, vc tem que separar o trigo do joio... Muitas homages sao sim lixos descartaveis, pois usam movimentos desconhecidos(sem sequer ter marca) e fabricados sem qualquer controle de qualidade, mas tambem tem aquelas homages que usam movimentos de Altissima qualidade que sao FABRICADOS NO JAPAO pela SEIKO OU CITIZEN... e essas homages nao sao descartaveis... assim como esse modelo que o Adriano citou tambem nao, pois usa um movimento chines porem de qualidade e que pelo que percebi é baseado no eta 2824 com peças intercambiaveis...

Sobre seus relojoeiros, pergunta a eles se fazem revisao num Valojoux 7750 ou num Citizen 8110a que deixou cair no chao... se disserem que nao fazem é pq nao sao mtu bons nao...

Amigo, você usa o que você quiser e desenha a linha que separa o joio do trigo onde quiser também. Pagani e Parnis, que o próprio Adriano considera tralha, usam NH35 também...isso aqui é um fórum e estou apenas compartilhando as minhas opiniões. Não estou atacando nenhum dos relógios que você está avidamente defendendo, mas se eu achasse um lixo, ainda assim seria apenas a minha opinião.

Sobre "os meus relojoeiros", eu só citei com quem eu cotei, que são nomes conhecidos e respeitados no mercado. Nenhum deles é meu relojoeiro, não se preocupe.
@watches.in.sampa

misterjmr

Citação de: jvitor_amaral online 11 Janeiro 2023 às 13:17:27
Amigo, você usa o que você quiser e desenha a linha que separa o joio do trigo onde quiser também. Pagani e Parnis, que o próprio Adriano considera tralha, usam NH35 também...isso aqui é um fórum e estou apenas compartilhando as minhas opiniões. Não estou atacando nenhum dos relógios que você está avidamente defendendo, mas se eu achasse um lixo, ainda assim seria apenas a minha opinião.

Sobre "os meus relojoeiros", eu só citei com quem eu cotei, que são nomes conhecidos e respeitados no mercado. Nenhum deles é meu relojoeiro, não se preocupe.

--------------------

Boa tarde,

Sobre o seu relogio, as vezes o cara é o melhor relojoeiro do mundo e tem dificuldades em encontrar peças para reposiçao...
Conheço alguns relojoeiros no RS, uns 15, desses apenas 1 é gabaritado pra fazer manutençao em relogios do tipo HEUER MONACO, mexer em movimentos mais complexos como valjoux 72, em alguns com calendario perpetuo ou mesmo se necessario importar da suiça peças, alem de ter um amplo estoque de sucatas para retirada de peças (umas 10 mil sucatas) pois se depender das fornitutas mtu relogio fica sem restauro, um omega 30t2 nao se acha peça em qualquer lugar por exemplo, por isso falei que é bom pegar maquinas mais populares e logo tem mais peças de reposiçao no mercado.

Julgar ser porcarias, bom dai tudo depende... Vi quem usou a vida inteira relogios do tipo patek ou iwc e dae quando pegou um seiko e disse ser porcaria...  E tambem ja vi quem usou relogios a pilha a vida inteira achar um seiko automatico uma porcaria por parar qnd encosta ele por uns dias.
Essa percepçao é de cada um e varia de modelo pra modelo tbm.No mais acho que vc deu foi azar danado !

Voltando ao assunto dos chineses, acho que estao indo bem fazendo produtos de qualidade, homages ou nao, acho que logo vai ter mta coisa com design proprio, capacidade de fazer coisa boa eles ja provaram que tem e com custo baixo. Os china estao mesmo dominando o mercado fabril de tudo que ha e com relogios nao vai se diferente...

Abrass

Corrija um sábio e o fará mais sábio ! Corrija um idiota e ganhará um inimigo !

jvitor_amaral

Citação de: misterjmr online 11 Janeiro 2023 às 14:37:54
--------------------

Boa tarde,

Sobre o seu relogio, as vezes o cara é o melhor relojoeiro do mundo e tem dificuldades em encontrar peças para reposiçao...
Conheço alguns relojoeiros no RS, uns 15, desses apenas 1 é gabaritado pra fazer manutençao em relogios do tipo HEUER MONACO, mexer em movimentos mais complexos como valjoux 72, em alguns com calendario perpetuo ou mesmo se necessario importar da suiça peças, alem de ter um amplo estoque de sucatas para retirada de peças (umas 10 mil sucatas) pois se depender das fornitutas mtu relogio fica sem restauro, um omega 30t2 nao se acha peça em qualquer lugar por exemplo, por isso falei que é bom pegar maquinas mais populares e logo tem mais peças de reposiçao no mercado.

Exato. Foi isso que me deu o gatilho. Hoje meus relógios tem todos calibres de mercado (ETA, Seiko (são Seikos), Sellita, Citizen, Orient).

Só pra fechar, espero ver mais dos fabricantes chineses em design próprio mesmo. A história diz que é assim que eles vão de fato se consolidar no mercado.
@watches.in.sampa

misterjmr

Citação de: jvitor_amaral online 11 Janeiro 2023 às 14:54:41
Exato. Foi isso que me deu o gatilho. Hoje meus relógios tem todos calibres de mercado (ETA, Seiko (são Seikos), Sellita, Citizen, Orient).

Só pra fechar, espero ver mais dos fabricantes chineses em design próprio mesmo. A história diz que é assim que eles vão de fato se consolidar no mercado.

Infelizmente nossa moeda é fraca e por isso os chineses estao fazendo sucesso aqui...  em países emergentes vao chegar com tudo, mas acho que vai ser mais dificil nos lugares que tem moeda forte como inglaterra, alemanha, etc la nao tem o pq trocar o certo por duvidoso afinal la o valor de um relogio razoavelmente bom é oq um trabalhador ganha em 1 dia de trabalho.

Os chineses que peguei nao arrisquei nas maquinas fabricadas na china(apesar de que pesquisando vi que ja estao fazendo coisas boas, mas ainda tenho aquele receio de china, vou ter q começar a estudar mais pra saber os que sao bons... ). Pesquisei antes de comprar se havia no aliexpress algumas peças pra repor como coroa de rosca (vai que da zebra de quebrar da tige) e isso tinha bastante (pelo q vi é meio padronizado) outra coisa que notei é que parece ser 1 ou 2 fabricantes e as outras empresas compram e botam seus mostradores com suas marcas, dai tampa de fundo , coroa , bezel saem meio padronizados...
Ja ouvi falar que talvez a seiko pare de mandar pra china essas maquinas nh36 justamente por estarem fazendo "homages" e usando as maquinas deles e junto disso o nome "seiko" , ou seja a cartada deles é "NOSSO CHINES TEM QUALIDADE SEIKO POIS USA MAQUINA SEIKO"... pois pode ver que antes usavam as miyota e nao vingou tanto mesmo sendo maquianas boas da citizen, mas seiko tem mais nome.

Obviamente para uma coleçao nao tem logica "pagani , shiyunme, steeldive,  ching ling do tio ling ching" , nao faz sentido ter uma colecao de chineses, qnd que o que se quer é a historia do relogio, como por exemplo o seiko pogue que tem sua historia, e tem que ser o amarelo com bezel pepsi...

No momento eu vejo esses relogios chineses como boas opçoes para bater no dia a dia sem dó.

No fim fiquei tentado a comprar esse "cronos" que o Adriano estava usando kkkkk

Abraço

Adriano

Um detalhe sobre homages e máquinas Seiko: eu nunca vi homage com máquina timbrada Seiko (não quer dizer que não exista). São sempre SII ou TMI, assim como nunca vi algum com um NH japonesa. E duvido MUITO que algum fabricante de homage use NH japonesa. Mesmo se ele disser que sim. Eu só acredito vendo na minha frente.

Até porque nem faz sentido. Como falo há uns 20 anos, na MINHA experiência a diferença entre modelos ou máquinas feitos no Japão e os de qualquer outra origem é ZERO. E olha que já comparei e tive muuuuuitos...

Abs.,

Adriano

Devenalme Sousa

Citação de: Adriano online 11 Janeiro 2023 às 20:31:02
Um detalhe sobre homages e máquinas Seiko: eu nunca vi homage com máquina timbrada Seiko (não quer dizer que não exista). São sempre SII ou TMI, assim como nunca vi algum com um NH japonesa. E duvido MUITO que algum fabricante de homage use NH japonesa. Mesmo se ele disser que sim. Eu só acredito vendo na minha frente.

Até porque nem faz sentido. Como falo há uns 20 anos, na MINHA experiência a diferença entre modelos ou máquinas feitos no Japão e os de qualquer outra origem é ZERO. E olha que já comparei e tive muuuuuitos...

Abs.,

Adriano

O que seria SII e TMI, Adriano?

Eu não posso afirmar com certeza,  mas acho que alguns relogios homages chineses usam nh35 porque até a própria Seiko já se manifestou em relação a isso, repudiando as imitações de seus modelos.

Adriano

SII é a Seiko Instruments Inc., antiga Daini Seikosha. É uma das fabricantes de mecanismos do grupo Seiko, a outra sendo a Epson (antiga Suwa Seikosha).

Tanto os NH como os 4R são produzidos pela SII. Mesmo mecanismo, mesmas linhas de produção. Porém timbram o nome Seiko no que chamam de 4Rxx, para uso exclusivo da própria Seiko em seus relógios. Enquanto timbram NHxx e SII nos mecanismos para venda para terceiros.

Tal como a Miyota é a divisão de mecanismos da Citizen e faz a mesma coisa. Os mecanismos que vem dentro dos Citizen são feitos pela Miyota e timbrados como Citizen.

TMI por sua vez é a Time Module Inc. era uma originalmente uma fabricante de mecanismos de Hong Kong que foi fundada com investimento da Seiko para produção de mecanismos simples originalmente e há alguns anos passou a ser inteiramente da Seiko. Parece que nem detém mais o nome TMI, passando a ser Seiko Hong Kong, mas talvez ainda timbre os mecanismos como TMI. E faz NH em Hong Kong tal como a SII a faz em outros países da Ásia.

Abs.,

Adriano

misterjmr

Citação de: Adriano online 11 Janeiro 2023 às 20:31:02

Abs.,

Adriano

Boa noite
Realmente até nos invicta prodiver que usam nh35a aparece na tampa " JAPANESE MOVIMENT ASSEMBLED IN MALAYSIA"...

Os miyota 8215 sao fabricados no Japão? Nos technos timbram  " maquina japonesa" ,mas acho que metade das peças devem ser produzidas na China pra baixar custos...

Acredito que a TMI ainda esteja como empresa aberta e ainda timbra seus movimentos com o tmi, é do grupo seiko. A miyota ainda domina o mercado de movimentos para terceiros, e a seiko queria dominar esse mercado, sinceramente achei que foi um tiro no pé a seiko jogar pra terceiros a maquina carro chefe que é usada nos turtle, nos monster etc, pq nao terceirizaram a 7s26 ? Podiam chamar de nh26 kkkkk

Mas isso de japones acho que é quase como o iphone " design Califórnia USA" mas produzido na china....  Ou mc donalds ( rede Americana)...

Li em algum lugar uma teoria de que a seiko ia acabarr o comercio desses movimentos na China e tbm que iam brigar pra acabar com essas homages que copiam o design todo... Ate onde é verdade eu não sei... As homages que tenho visto sao de modelos que ja estao no mercado ha decadas ( turtle willard, tuna, monster) o mais novo design de homage seiko que vi é do monster de segunda geração de 2002 e mesmo assim com mostradores em cor diferentes dos originais, acho que ja não teriam mais patente né? Sera que estão com os dias contados essas homages mesmo?
Abraço

PauloRP

Boa tarde Srs.

Meu primeiro post aqui e desde já agradeço a quantidade e qualidade de informações desse fórum.

Pois bem, semana passada comecei a usar meu primeiro relógio chines da nova geração, um Pagani Design PD-1661, homage do Rolex Submariner, com movimento Seiko NH35.

Pergunto ao mais experientes, existe algo semelhante a "amaciamento" nos relógios mecânicos/automáticos? Noitei que nos primeiros dias o relógio ganhava em torno de 6s/dia e entre ontem e hoje parece que ta ganhando menos, cerca d 4s por dia.

O que explicaria isso?

misterjmr

Citação de: PauloRP online 13 Janeiro 2023 às 16:04:27
Boa tarde Srs.

Meu primeiro post aqui e desde já agradeço a quantidade e qualidade de informações desse fórum.

Pois bem, semana passada comecei a usar meu primeiro relógio chines da nova geração, um Pagani Design PD-1661, homage do Rolex Submariner, com movimento Seiko NH35.

Pergunto ao mais experientes, existe algo semelhante a "amaciamento" nos relógios mecânicos/automáticos? Noitei que nos primeiros dias o relógio ganhava em torno de 6s/dia e entre ontem e hoje parece que ta ganhando menos, cerca d 4s por dia.

O que explicaria isso?

Boa noite

Amigo a tolerância desse relogio varia de -20 a +40 por dia e dai isso varia a do uso, temperatura etc, o seu esta com otima regulagem ! Mas se tiver dentro disso por dia pode ser considerado normal (-20 até +40 segundos por dia) !

Essas variações são comuns em relógios que não são a quartz , mesmo os mais caros do mundo variam -2 a +4 por dia...

Abrass

gabriel_cwb

Excelentes discussões acima! E com diferentes opiniões, isso é bastante positivo.

Apesar da queridinha do momento ser a San Martin, fiz algumas pesquisas sobre as micro brands que estão em alta no momento e encontrei muitos reviews positivos da Boderry, incluindo de YouTubers já bem manjados. Então encontrei um modelo que me agradou, o Sea Turtle Ocean, e com specs animadoras: caixa em titânio, safira, 100m, Miyota 8215. Comprei na loja oficial da marca no Ali, saiu por algo em torno de R$800 + impostos. Seguem algumas imagens, embalagem e experiência com o relógio, frente ao valor investido, são surreais, na minha opinião.
Clique para ampliar

misterjmr

Citação de: gabriel_cwb online 14 Janeiro 2023 às 23:31:00
Excelentes discussões acima! E com diferentes opiniões, isso é bastante positivo.

Apesar da queridinha do momento ser a San Martin, fiz algumas pesquisas sobre as micro brands que estão em alta no momento e encontrei muitos reviews positivos da Boderry, incluindo de YouTubers já bem manjados. Então encontrei um modelo que me agradou, o Sea Turtle Ocean, e com specs animadoras: caixa em titânio, safira, 100m, Miyota 8215. Comprei na loja oficial da marca no Ali, saiu por algo em torno de R$800 + impostos. Seguem algumas imagens, embalagem e experiência com o relógio, frente ao valor investido, são surreais, na minha opinião.

Opa amigo, quanto em impostos?

Eu estou esperando um tuna 1975 da steeldive q peguei aqui no ml mesmo, ,achei o 1978 mtu grande dae nao ia ser legal pra uso diario (270 gramas e uns 54mmx quase 18mm de altura um monstrao)...

gabriel_cwb

Citação de: misterjmr online 16 Janeiro 2023 às 00:13:56

Opa amigo, quanto em impostos?

Eu estou esperando um tuna 1975 da steeldive q peguei aqui no ml mesmo, ,achei o 1978 mtu grande dae nao ia ser legal pra uso diario (270 gramas e uns 54mmx quase 18mm de altura um monstrao)...

Opa misterjmr,

O tributo total foi de R$140,00. A RFB tributou em cima de um valor menor (não sei de onde tiraram o valor de base).
Estou com o Boderry no pulso sem tirar nos últimos dias, o case em titânio realmente faz mta diferença no peso e conforto. Apenas optei em trocar a pulseira por uma mais leve, a original apesar de bem feita, achei muito espessa e pesada.  Tuna para o dia dia, para mim não serve. Até cronógrafos com caixa mais alta estou preferindo usar mais esporadicamente.

misterjmr

Citação de: gabriel_cwb online 16 Janeiro 2023 às 06:40:52
Opa misterjmr,

O tributo total foi de R$140,00. A RFB tributou em cima de um valor menor (não sei de onde tiraram o valor de base).
Estou com o Boderry no pulso sem tirar nos últimos dias, o case em titânio realmente faz mta diferença no peso e conforto. Apenas optei em trocar a pulseira por uma mais leve, a original apesar de bem feita, achei muito espessa e pesada.  Tuna para o dia dia, para mim não serve. Até cronógrafos com caixa mais alta estou preferindo usar mais esporadicamente.

Opa, eu antes usava relogios leves, alguns sociais a corda (omega), os mais pesados que eu usava eram o citizen 8110a cronografo automatico com impulsores laterais (chifrudinho de lado e tbm um 8110a modelo TV)era cerca de 120 gramas, ai passei para o invicta 8926ob (40mm homage do rolex sub que usa nh35a pulseira inox maciça) de 150 GRAMAS e achei bem confortavel dai entao  resolvi  testar um pesado mesmo pra ver se ia me adaptar e peguei o orient superior automatico azul (que parece ter ondas no mostrador) , relogio lindo, e com 212 gramas e 45mm e ficou mtu bom no pulso...  dai arrisquei um maior com 47mm e 180 gramas um technos com miyota 8215 e bezel pepsi, tbm achei que veste bem...
Desde entao o que mais me ligo é se vai ficar legal no pulso...

Desisti do tuna de 53mm nao pelo tamanho mas sim pela Altura da caixa ( 17,8mm achei mtu alto) e tambem nao sei se 270 gramas pro dia a dia nao ia ficar desconfortavel... por esses 2 pontos peguei o baby tuna (47mm x 15mm de altura e uns 215 gramas) mais facil de usar e fundo em rosca (mais facil dar manutenção) o tuna grande é monobloco igual o dos anos 70 , obviamente com resistencia a 1000m diferente dos 300 desse baby... (quem mergulha nessa profundidade?o recordista mundial?)

O engraçado é que agora coloco um relogio de 38mm e acho minusculo mas se uso por 1 semana ja me acostumo e fico achando os de 45 enormes, mas dae é so usar por 1 semana que volto a achar o de 38 pequeno kkkk

abrass

Enéias

Conserto de relógios:

Sou do tempo em que muitos relojoeiros se recusavam a consertar relógios russos, mas que hoje revisão. Com os chineses a mesma coisa. Não tive dificuldade em ajustar um Parnis meu. Relojoeiro no Centro de SP.

gabriel_cwb

Citação de: Enéias online 17 Janeiro 2023 às 11:40:55
Conserto de relógios:

Sou do tempo em que muitos relojoeiros se recusavam a consertar relógios russos, mas que hoje revisão. Com os chineses a mesma coisa. Não tive dificuldade em ajustar um Parnis meu. Relojoeiro no Centro de SP.

Confesso que estranhei um pouco relatos anteriores de relojoeiros se recusando a colocar a mão em mecânicos chineses. Tenho um chinês em revisão neste exato momento em uma relojoaria mto tradicional na minha cidade. Outro relojoeiro que visitei a alguns meses também comentou que presta serviço neste tipo de movimento, sem dramas.

misterjmr

Citação de: Enéias online 17 Janeiro 2023 às 11:40:55
Conserto de relógios:

Boa noite sr Eneias, certa vez comprei um relogio seu no ML...

Eu particularmente ha tempos perdi a paranoia por precisao, e penso o seguinte hoje, se preciso de precisao? pego um quartz tipo um Bulova Precisionist...citizen 0100, ou mesmo qualquer quartz que ja é mais preciso de um automatico.

Digo isso pelo seguinte fato, diferente dos anos 50 , e 60 onde realmente ter algo preciso era necessario (para nao ter que ficar toda hora esperando a radio pra poder acertar o relogio), hoje vc puxa o celular do bolso e acerta seu relogio de pulso... nao vejo problema em ter de acertar 1 vez na semana ou a cada 15 dias (sendo que tenho um nh35 que ta adiantando apenas algo entre 6 e 10s por dia).
Por essa optica, eu penso que o mais importante para mim hoje é robustez geral, durabilidade, aliados a facilidade de manutençao e facilidade para se necessario obter peças sobressalentes...
Possuo alguns cronografos automaticos e tem relojoeiro que chega a cobrar mais de 1000 reais para uma revisao (limpeza, lubrificaçao e precisao), enquanto que para a mesma revisao em um omega ou patek phillipe  A CORDA tem relojoeiro que cobra 130 reais pela simplicidade do mecanismo, entre 150 e 200 reais pra movimentos automaticos do tipo nh35/miyota 8215 e entre 200 e 300 os automaticos um pouquinho mais complexos como ETA 2824, algumas AS etc  e estou falando de bons profissionais, nao de qualquer lambao nao e sim relojoeiros HONESTOS que cobram pelo trabalho que vai ter e nao apenas pela MARCA DO RELOGIO... e sim ja fiz revisao em relogio de 10 mil reais por 150 mangos , e revisao em relogio de 3, ou 4 mil reais por 500 reais a revisao.

Resumo do pensamento: hoje o relogio para mim tem que ser bonito , vestir bem , dou preferencia para relogio com bezel para usar como marcador de tempo para uma caminhada ou coisas basicas como cozinhar uma massa, ter vidro em SAFIRA (nos dias de hoje para mim isso começou a se tornar algo indispensavel para qualquer relogio NOVO), bezel ou é aço com relevo (tipo monster) ou é ceramica pra nao arranhar tambem, e uma maquina de qualidade confiavel e manutençao facil com peças de facil acesso.
Depois de tanto tempo comecei meio que a desdenhar a relojoaria tradicional, ja nao fabricam mais nada como nos anos 30, 40 , hoje é tudo industrializado , fabricados MILHOES de relogios por ano, nao tem logica eu gastar 3, 4 , 6 meses de trabalho em 1 relogio pra dizer , é SUIÇO DE ALTA RELOJOARIA, sendo que levaram 1 ou 2 dias para fabricar !!!!

Tudo que estou vendo nos chineses hoje é algo que eu sempre quis que tivesse 15 ou 20 anos atras , sempre pensava poxa pq essa orient nao faz relogios bonitos, sao tudo mequetrefe e qnd lança algo mais bonito custa fortuna e sao poucas unidades, hoje a orient ta fazendo maquinas mtu bacanas por exemplo esse POSEIDON GMT que usa movimento seiko 4r34, vidro safira, bezel ceramica, gmt pra 3 fusos (1 no mostrador , 1 no besel e o horario normal) e vedaçao pra 300 metros por 2800 reais ! ta otimo o custo x beneficio, so que ja tem chines fazendo o mesmo por menos da metade do preço !!!!

Me estendi demais novamente, e claro cada um com seu pensamento, só acho que se é pra colecionar hoje e gastar , entao que seja nos modelos classicos de fabricaçao dos anos 30, 40 e 50 !

Enéias

Ao que parece os chineses vão colocar as mãos em tudo: carros, tecnologia e relógios. Isto é inevitável. Não sei como a classe alta vai se comportar quando tiver consciência de que a qualidade está se equiparando. Como relógios e joias representam "alto poder de compra", a tendência é a opção pelos europeus. O tempo dirá. Eu, como tantos outros, tinha preconceito, mas hoje eu uso sem problemas, especialmente levando em consideração o custo x benefício.

Minha insatisfação consiste no tamanho das caixas. Prefiro relógio até 38 mm, mas não há muitas opções.

misterjmr

Citação de: Enéias online 18 Janeiro 2023 às 11:11:16

Minha insatisfação consiste no tamanho das caixas. Prefiro relógio até 38 mm, mas não há muitas opções.

Caro Eneias, acredito que quem usa um de 38mm usa um de 40 tambem, com 40mm existem varias opçoes, mas tem mta coisa em 39 e 38, se nao me engano esse que o adriano mostrou é 39 de caixa... nao tenho certeza mas nao é grande nao... o San Martin flieger tem 39mm acredito que va vestir bem... hoje a moda esta nos 42/43mm de caixa, ja foi 40mm , ja foi 36mm... mas procurando acredito que se acha coisa boa com movimentos confiaveis em tamanhos menores.

Abraço

jrfap

Amo meus chineses! Tenho vários San Martin, dois Baltany, um Jintuofei, um Ironwatch, e alguns Merkur, entre outros, e todos são de qualidade excelente para a respectiva faixa de preço!

Já tive Hamilton, alguns Victorinox, Baume&Mercier, Breitiling, Michel Herbelin, e digo com convicção: Os chineses chegaram com tudo no mercado dos relógios de alta qualidade, inclusive mecânicos!