Resistência à água

  • 15 Respostas
  • 4758 Visualizações
Resistência à água
« Online: 18 Março 2019 às 08:29:41 »
Pessoal, me perdoem se o tópico já existir ou tiver rolado por aqui, pesquisei mas não achei nada.

Alguém sabe a história por trás da convenção de classificação te resistência às água dos relógios? Especialmente, claro, dos abaixo de 100m, pois é aí que a coisa não faz muito sentido, ou seja, um relógio resistente a 3atm não pode ser mergulhado a 30m, nem mesmo a 1.

Manuais de diferentes fabricantes dizem coisas diferentes, utilizando exemplos como lavagem de carros, etc.

Será que não existe padronização por ausência de uma norma ISO como a 6425 para a veiculação de resistência a água nos relógios que não são de mergulho?

Novamente, me perdoem caso o tópico já tenha sido discutido por aqui.

Re:Resistência à água
« Resposta #1 Online: 18 Março 2019 às 11:45:47 »
Até onde saiba não tem convenção. Mas uso a seguinte regra: se não for diver, passe longe de água...

Vinicius

Abraços!
Vinicius

*

Offline tudodigitalizado

  • ***
  • 212
  • Pink Floyd
    • Ver perfil
Re:Resistência à água
« Resposta #2 Online: 18 Março 2019 às 12:04:36 »
Uso a mesma regra! De vez em quando lavo na torneira para limpeza do suor .


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil

Re:Resistência à água
« Resposta #4 Online: 18 Março 2019 às 16:21:12 »
Até onde saiba não tem convenção. Mas uso a seguinte regra: se não for diver, passe longe de água...

Vinicius
Se não for usar pra mergulho profundo, 50m/5atm dá e sobra pra usar na praia, piscina, cachoeira, etc.

Pelo menos é isso que eu entendo olhando o manual dos relógios.
Manual do Citizen Eco-Drive BM7360-82M resistência 100m que eu tenho.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk


Re:Resistência à água
« Resposta #5 Online: 18 Março 2019 às 17:08:04 »
nunca acreditei nesses manuais (desconfiança de minha parte), pois já perdi relógio de 200m em piscina, e era de marca acessível... Não brinca com isso, mecânico ainda salva, agora quartz vai para o lixo se entrar água.
Abraços!
Vinicius

Re:Resistência à água
« Resposta #6 Online: 18 Março 2019 às 17:19:18 »
Tenho um Orient 3 estrelas véio de guerra que é resistente a 50m. Já tomou banho de cachoeira, mergulhou em rio, piscina e mar, mas nunca em grande profundidade, claro. Acho que é uma exceção, pois não é indicado para isso. Aí tbm entra um pouco o fator "sorte".

Re:Resistência à água
« Resposta #7 Online: 18 Março 2019 às 17:31:41 »
O problema não é entrar água dentro dele, o problema é umidade! Aí daqui a pouco tempo parece aqueles lixos que encontramos no ML, que parece ter saído do fundo do mar, ponteiros oxidam.....
Abraços!
Vinicius

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re:Resistência à água
« Resposta #8 Online: 18 Março 2019 às 17:36:09 »
Eu tenho dois relógios com resistência a 100m que usei extensivamente em atividades aquáticas (natação e Jet Skiing) e nunca houve problemas: um Casio AW320 e um Timex Ironman. Por essa experiência a resistência de 100m seria suficiente para atividades que não de mergulho, mas obviamente quanto maior a resistência, maior a tranquilidade. De qualquer forma, hoje eu não usaria um relógio mecânico nesse tipo de atividade sem ao menos 150m de resistência a água.

Re:Resistência à água
« Resposta #9 Online: 18 Março 2019 às 18:00:51 »
Aqui


http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,4384.msg84767.html#msg84767
Obrigado Flavio, muitas informações interessantes no link


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Re:Resistência à água
« Resposta #10 Online: 18 Março 2019 às 18:08:02 »
Só um resumo dos links do Flavio: Pelo que entendi os "ATM" de pressão suportada são estáticos, ou seja, testados com relógio e líquido parados. Existe o fator dinâmico que são os movimentos na água e que fazem com que a pressão exercida no relógio seja muito maior.

Aí resolveram traduzir os ATM em metros num fator de 1:10 e isso virou uma salada na cabeça das pessoas.

Obrigado pelas contribuições pessoal e desculpem pelo post repetido.

Acabei reiterando o que já fazia desde que meu relógio 5atm wr resolveu beber água da piscina: só entro na água com 10atm pra cima e mergulho só com 20atm ou mais.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Offline tudodigitalizado

  • ***
  • 212
  • Pink Floyd
    • Ver perfil
Resistência à água
« Resposta #11 Online: 18 Março 2019 às 20:46:25 »
E a sauna? Uso meu Casio GS e um Seiko toda semana na sauna e nunca deram problemas! Da sauna para ducha e vice-versa..


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
« Última modificação: 18 Março 2019 às 20:48:32 por tudodigitalizado »

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Resistência à água
« Resposta #12 Online: 18 Março 2019 às 23:38:48 »
Sauna é pior que mergulho, pois é mais fácil entrar vapor no relógio do que água em estado líquido. Se as vedações não estiverem ok, o risco é grande.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:Resistência à água
« Resposta #13 Online: 19 Março 2019 às 10:00:32 »
Esta tabela é uma das coisas mais idiotas que existem na indústria dos relógios.
O conceito de "pressão dinâmica" é utilizado de forma errada nas explicações dadas e este papo que o teste é feito com o relógio parado também não faz o menor sentido.
É tanta bobagem e desconhecimento de física que nem tem muito como refutar, tá tudo errado.
Movimentar o braço, bater o relógio etc. em determinada profundidade não é "pressão dinâmica". Você pode amarrar o relógio na ponta de um submarino a 50km/h e bater em uma parede que não haverá aumento da "pressão dinâmica", seja lá o que isto signifique.
Movimentar o relógio, ainda que muito mais rápido do que o braço humano é capaz, à mesma profundidade traz mínimo aumento das forças no relógio. Você pode girar mais rápido que uma bailarina que o aumento de força no relógio será desprezível.
Não existe pressão em dois meios destintos, logo, ao mergulhar na água, o impacto do relógio na lâmina d'água é apenas um impacto, com suas forças que podem ser altas, mas com a mesma variação de pressão que se colocado por um bebê nesta mesma água.

PS. "pressão dinâmica" aparece assim, sempre entre aspas, porque é um conceito pouco ortodoxo. Existe pressão, fim, ela é medida em determinado momento, outro momento, pode ter outra medição, nem por isto ela é dinâmica, ela apenas varia. Por exemplo, seu peso (massa) não é dinâmico, ele apenas varia (cuidado com os links "ENEN para todos").
PS2. Nada do que escrevi é para refutar algo que foi escrito por algum colega do forum, é apenas minhas opiniões baseadas na física aceita hoje.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Resistência à água
« Resposta #14 Online: 19 Março 2019 às 12:46:39 »
Eu não lembro o que eu escrevi sobre o assunto, e não pesquisei agora para ver o que eu escrevi. Mas tenho quase certeza de que eu advoguei a favor da tal "pressão dinâmica" e isso era uma informação que aparecia até em alguns materiais especializados.

Porém com o tempo eu li alguns debates a respeito, que me clarearam conceitos e fatos científicos, e hoje eu tenho o mesmo pensamento de que essa questão da "pressão dinâmica" como desculpa para um relógio resistente a 30m não poder ser usado para um mergulho de 15m também é pura groselha.


Não significa que eu recomende que alguém mergulhe a 15 metros com um relógio resistente a 3 ATM. Não vou recomendar porque eu sei que dá merda. E eu não tenho nada a ver com isso. Que fabrica os relógios é quem deveria responder a essas perguntar. MAS reitero que hoje concordo 100% que esse negócio de teste estático, pressão dinâmica, e etc., é conversa para boi dormir. E não me peçam então uma explicação melhor no lugar, porque eu não tenho.

Abs.,

Adriano

Re:Resistência à água
« Resposta #15 Online: 19 Março 2019 às 23:25:12 »
A minha experiência com relógios a prova d'água é que são muito bons/resistentes quando novos ou com poucos anos de uso. Com o tempo, se não houver uma manutenção preventiva, com revisão/renovação do sistema de vedação, acabam dando problema. Assim, caso se deseje usar um relógio na água, melhor fazer uma boa manutenção, de tempos em tempos, com bons profissionais, certificando-se de que a vedação está ok.

Abs,