Os relógios militares japoneses

  • 11 Respostas
  • 3212 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Os relógios militares japoneses
« Online: 10 Abril 2019 às 16:07:09 »
Interessante artigo na Europastar, porque normalmente acabamos sabendo tudo sobre os relógios aliados, e nada sobre os japoneses. É possível perceber que, inicialmente, a Seiko foi contratada para fazer os relógios dos militares, que apenas se diferenciavam entre si pelo símbolo da força ao qual pertenciam estampados no mostrador. Relógios simples, cromados, já que o aço era escasso na época. Lá pelas tantas, sequer as forças armadas davam algo aos seus conscritos, cada um que se virasse para comprar o seu.

Mas o que mais achei curioso foi o relógio dos pilotos - ou a falta dele... A Seiko chegou a produzir um modelo "bitelão", parecido com os BUhr alemães, equipados com movimento de relógio de bolso, coroa gigante, mas com caixa vagabunda em níquel. Porém, segundo o texto, esses relógios raramente foram usados por pilotos da 2a guerra, devido ao alto custo de produção e escassez de material. Na verdade, os pilotos japoneses usavam relógios de bolso, sim, relógios de bolso, dependurados nos seus pescoços. Havia, inclusive, um recorte no painel dos Zeros para colocar o tal relógio que usavam, se assim entendessem necessário.

No final da guerra, quando a escassez de material alcançou níveis críticos e começaram as operações Kamikase, sequer isso era mais usado: o avião tinha todo seu equipamento de navegação e instrumentos retirados, para aumentar a capacidade de carga.

Vejam só as fotos:


https://www.europastar.com/archives/1004090826-wwii-japanese-military-watches.html

Re:Os relógios militares japoneses
« Resposta #1 Online: 10 Abril 2019 às 18:47:46 »
Legal a matéria


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Re:Os relógios militares japoneses
« Resposta #2 Online: 10 Abril 2019 às 20:51:05 »
Excelente artigo amigo Flávio!!! Como sempre!!!      ;) ;) ;) ;) ;)
Não sei de onde o amigo tira tantas preciosidades!!!      :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D :D ;D
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re:Os relógios militares japoneses
« Resposta #3 Online: 10 Abril 2019 às 21:23:03 »
Uma imagem de um Seikosha de um Mitsubishi Zero.

http://www.henrysmilitarycollectables.com.au/products/kit-and-equipment/ww2-japanese-zero-cockpit-clock-seikosha.aspx



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re:Os relógios militares japoneses
« Resposta #4 Online: 10 Abril 2019 às 21:29:18 »



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.825
    • Ver perfil
Re:Os relógios militares japoneses
« Resposta #5 Online: 10 Abril 2019 às 21:51:56 »
Haha legal! Não sabia que a Mitsubishi e o que antes era a Subaru eram as empresas que tinham feito os caças que os kamikazes usavam. Que ironia, um americano médio usando um carro dessas marcas kkkk.
« Última modificação: 10 Abril 2019 às 22:04:40 por fbmj »

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re:Os relógios militares japoneses
« Resposta #6 Online: 10 Abril 2019 às 22:02:21 »
Haha legal! Não sabia que a Mitsubishi e o que antes era a Subaru eras as empresas que tinham feito os caças que os kamikazes usavam. Que ironia, um americano médio usando um carro dessas marcas kkkk.

https://en.m.wikipedia.org/wiki/List_of_military_aircraft_of_Japan


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Re:Os relógios militares japoneses
« Resposta #7 Online: 11 Abril 2019 às 02:05:41 »
Muito bacana essa materia e todos relogios para aviadores tinham que ser grandes pois eles tinham que tomar decisoes rapidas e precisas e os relogios de pulso na epoca eram de 32, 33 e no maximo 34mm portanto de dificil visualização em situações que o piloto tinha que tomar decisões rapidas e por isso o tamanho exagerado dos relogios para aviadores e os japas pelo jeito usavam os de bolso e os alemaes os de 50 e 55mm
BUhr de pulso.

Agora eu tenho curiosidade de saber quais os relogios que os pilotos aliados usavam, o Flavio citou mas nunca vi quais relogios que pilotos americanos e ingleses usavam e quem souber achar algum artigo que fale sobre eles seria interessante saber, pois lembrando a Alemanha nazista do Hitler e o Japao faziam parte do Eixo e por enquanto só tenho agora conhecimento dos relogios dos aviadores do Eixo

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk
« Última modificação: 11 Abril 2019 às 02:08:26 por BigPaul »

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:Os relógios militares japoneses
« Resposta #8 Online: 11 Abril 2019 às 10:19:45 »
...Que ironia, um americano médio usando um carro dessas marcas...

O "americano médio" (e outros habitantes do primeiro mundo) que eu conheço são pessoas que não esquecem, mas superam. Por isto texanos, californianos e mexicanos convivem; Ingleses e irlandeses; Poloneses e alemães...
Talvez seja mais produtivo que os povos que "pensam" com as entranhas e se ancoram no passado.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.825
    • Ver perfil
Re:Os relógios militares japoneses
« Resposta #9 Online: 11 Abril 2019 às 11:34:49 »
O "americano médio" (e outros habitantes do primeiro mundo) que eu conheço são pessoas que não esquecem, mas superam. Por isto texanos, californianos e mexicanos convivem; Ingleses e irlandeses; Poloneses e alemães...
Talvez seja mais produtivo que os povos que "pensam" com as entranhas e se ancoram no passado.

Rapaz pois os americanos que você deve conhecer são acima da média. “Povão” americano que eu conheço ainda é bem pré-conceituoso e se acha a última bolacha do pacote, mesmo os rednecks.

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Os relógios militares japoneses
« Resposta #10 Online: 11 Abril 2019 às 15:32:18 »

quais os relogios que os pilotos aliados usavam, o Flavio citou mas nunca vi quais relogios que pilotos americanos e ingleses usavam e quem souber achar algum artigo que fale sobre eles seria interessante saber


Assista "Dunkirk". O personagem do Tom Hardy (um piloto de Spitfire) usa um Omega.

Breitling (e, se não me engano, IWC e Omega) fez relógio e equipamentos oficialmente para a RAF (deve ter ainda o filmete sobre isso no YT).

A Breitling lançou, semanas atrás, um Navitimer em homenagem aos P-40, espinha dorsal dos Flying Tigers de Chiang Kai Chek. Então, há conexão.

Dic
« Última modificação: 11 Abril 2019 às 15:47:04 por Dicbetts »

Re:Os relógios militares japoneses
« Resposta #11 Online: 11 Abril 2019 às 16:46:38 »
O "americano médio" (e outros habitantes do primeiro mundo) que eu conheço são pessoas que não esquecem, mas superam. Por isto texanos, californianos e mexicanos convivem; Ingleses e irlandeses; Poloneses e alemães...
Talvez seja mais produtivo que os povos que "pensam" com as entranhas e se ancoram no passado.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk