Menu principal

Desvalorizados: relógios banhados...

Iniciado por Enéias, 31 Julho 2009 às 13:32:33

tópico anterior - próximo tópico

Enéias

Caros amigos:

Uma pena que só atentei para isso faz pouco tempo. Ou o relógio antigo é de aço ou tem que ser de ouro. O meio termo é complicado. Os relógios banhados não valem 80% do que valem os mesmos - de aço.

Ontem, quando adquiri um rolex, passei adiante um tissot crono antigo (máquina lemania igual ao 33.3 - omega). Agora vou tentar envolver em trocas outros relógios banhados: minerva e universal.

São bonitos, mas de manutenção da caixa meio complicada. Como não gosto de relógios de ouro vou me concentrar exclusivamente em relógios com caixa de aço.

Vivendo e aprendendo e pelo jeito aprenderei até minhas últimas horas de vida...

igorschutz

Citação de: Enéias online 31 Julho 2009 às 13:32:33
Vivendo e aprendendo e pelo jeito aprernderei até minhas últimas horas de vida...

Uai, e você queria o quê?

Diz minha sábia mãe: "No dia que você já souber tudo, pode cavar sua própria cova e se enterrar, pois a vida não valerá mais nada."

Ééééé meu queridão, todo dia a gente aprende algo novo, e mente quem diz o contrário!

Um abração,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Enéias

Igor:

Minha sorte, se é que posso me referir assim, foi o fato de que paguei valores relativamente baixos nas compras do relógios banhados. Caso contrário seria uma média mínima de prejuízo da ordem de 30%, em cada troca feita...

Alberto Ferreira

Salve!

Pegando o gancho.
Se os amigos me permitem uma "filosofada" sobre o tema... O valor do "valor".  ;)  :D
::)

Para começar, eu diria que há controvérsias... Há controvérsias!  ::)

Bem,...
A mim, parece claro que o valor intrínseco de uma peça banhada, seja lá ela o que for, é mesmo menor que uma do metal "maciço".
Com raras exceções, um banho de efeito apenas estético é um artifício,... Digamos, meramente estético. Claro!

Mas, tudo pode depender, e muito, de uma série de coisas.
Dentre elas, o uso a que se destina tal coisa.
Para algumas aplicações, uso prático, etc., o aço pode ser até mais "nobre" que a prata ou mesmo o ouro.
Não podemos esquecer as características mecânicas (resistência, etc.)

Já essa coisa de "perder valor",...
É no mínimo relativa.
Afinal, depende do valor pago na compra, especialmente se a peça foi comprada usada.

Na minha modestíssima opinião, sempre algum "valor" é perdido, independentemente de que material seja.

Ou, colocando de outra forma, na hora de vender ou trocar (mesmo deixando de lado os impulsos inerentes ou o fator "necessidade" - no momento do "descarte" e/ou da nova aquisição), sempre se "perde" algo.
Exatamente dessa "diferença" é que "vivem" os que comercializam peças usadas, aqueles que as compram e as revendem...  ;)   :D

Eu penso que, para quem não é comerciante (e que por sobrevivência do seu negócio sempre compra por menos...) , as exceções a esse fato até podem existir, sim,... Talvez...  ::)
Mas elas me parecem ser algo raras.

Aliás, neste particular aspecto da "perda", eu penso que muito do que nós acreditamos hoje (ou aquela idéia que acabamos por "comprar" num dado momento da nossa realidade, seja financeira ou não) pode se nos apresentar amanhã de forma diferente (e numa percepção talvez mais "clara" e "nítida").

Bom,...
Eu me atreveria a dizer, contrariando o "bordão" de alguns, que...

Relógios não são um bom investimento.
Não sob o ponto de vista meramente financeiro.

Mas nós devíamos também considerar (e por vezes nos esquecemos disso) o durante.

Ou seja, temos que levar em conta aquele investimento que fizemos na nossa própria satisfação.
E que foi bom enquanto durou. Oras!

Ou não?
;)  :D

Abraços a todos!
Alberto

Adriano

Além de ser mesmo um fato, a resposta é simples: o folheado, encascado, encapado, plaquê, ou o que for, GASTA. E a restauração, ou seja, uma nova folheação eletrostática, é de qualidade inferior ao original. Logo, relógio com plaquê estará nas seguintes situações:

- plaquê original impecável: valorizado, mas é mais raro que cabeça de bacalhau... - 1% dos casos.

- plaquê original gasto: é original, mas está feio, logo, desvaloriza

- banho refeito: fica bonito, mas não é mais original e não terá a durabilidade do original, logo, devaloriza.

Ou seja, em 99% dos casos, ele está em condições que o desvaloriza.

Abraços!

Adriano

Arrais

Triste isto...mandei um tissot antigo pro carregalo e espero refazer o plaque. Gosto muito do relógio e comprei para ficar por aqui mesmo...mas é chato saber que o preço nunca vai ser muito bom...enfim..c'est la vie  ;D

sat

Eu nem ligo. Não compro relógios para vender e, quando os troco, se troquei, foi porque a troca compensou. Financeiramente, 90% das vezes, levo ferro, mas compro relógios que gosto, sem ligar para o valor de revenda.
Acho que quem não é comerciante e se dispõe a colecionar coisas, não deve ligar para o valor, apenas gostar da peça.
Abraços,

SANDRO

Adriano

Citação de: sat online 01 Agosto 2009 às 10:48:14

Acho que quem não é comerciante e se dispõe a colecionar coisas, não deve ligar para o valor, apenas gostar da peça.
Abraços,

SANDRO

Não é bem assim. Quando se coleciona relógios caros, isso é algo para se ligar sim. Pois uma bela hora aparece algo ainda melhor, e o único jeito de conseguir comprar é se desfazendo de outras peças, e aí a desvalorização faz muita diferença. Isso não é ser comerciante, é quase natural de alguns colecionadores quando a coleção atinge certo nível de valor.

E o mais importante: nunca se sabe quando você precisará se desfazer de algum relógio. A maior parte do meu patrimônio está nos relógios. Alguns valem mais que meu carro. E merdas acontecem na vida, e você amanhã pode precisar de dinheiro. E por mais que eu goste dos meus relógios, não vou passar necessidade por causa disso. Se precisar mesmo, eu vendo sem dó. E aí, pode fazer sim diferença o valor, o quanto você pagou, e o quanto ele vai desvalorizar...

Abraços!

Adriano

sat

Concordo, Adriano. Já aconteceu comigo, quando, por doença na família de minha noiva, precisei me desfazer do Lemania. Mas, me conscientizei de uma coisa: se precisar de dinheiro, não vai ser com relógios que vou arrumar. Eu só tenho dinheiro para relógios modestos. Então, mesmo que obtenha lucro com eles, o montante do dinheiro sempre é pequeno. Os mais caros que possuo (Omegas e Lemania), não têm procura aqui em Campo Grande. Somente teria lucro a ponto de ganhar dinheiro, se colecionasse Rolex. Já Omegas, Tissots, Eternas, etc, é muito mais fácil arrumar dinheiro rápido vendendo Orient e Seiko, bem como obter lucro com eles, pois o mercado de vintages, aqui, é muito restrito. Orient e Seiko são de giro rápido, pela sua robustez, que os peões gostam e compram. Colecionadores, por aqui, são raros. Rolex, os ricos gostam e compram. Omega, Lemania, Eterna, são frias, no quesito lucro. Meu crono Bovet, por exemplo, paguei R$ 360,00, com reforma de mostrador. Aqui, sei que ninguém seria doido de dar mais de R$ 250,00 nele, a não ser que vendesse para SP ou outro grande centro. O que quero dizer é o seguinte: se precisasse de dinheiro rápido, não seria com relógios que iria arrumar.
Abraços,

SANDRO

Enéias

No meu caso eu estou fazendo trocas. Aí sinto como valem bem menos os relógios banhados.

Daniel

Olá !

Eneias olha o que aconteceu comigo ! eu tenho um Mido ( Ocean Star ) dos primeiros modelos que sairam, ainda utilizavam máquina AS, o relógio era banhado, mas eu prefiro os de aço ( gosto pessoal ) e este relógio como foi me oferecido muito barato comprei.

Para variar, precisava de revisão e o mostrador estava ruim, decidi levar ao relojoeiro, para revisão, e pedi a ele que se alguém gostasse do relógio, que poderia vender. Pois bem todos que olhavam ...... não queriam pagar nada !! justamente por ser banhado. Com isso decidi que iria ficar com o relógio, mandei restaurar o mostrador, e lá pelas tantas o relojoeiro achou um pequeno furo na caixa, bem no fundo. Lá se foi o relógio para um ourives fazer uma solda na caixa, só que o ourives não conseguia executar o serviço, ligou para o relojoeiro e disse que iria devolver porque não sabia o que estava acontecendo ( parace que a solda não pegava, uma coisa assim .... ) voltou o relógio ! e descobrimos o que estava acontecendo ! a caixa era em aço !! sei lá como fazem, mas deram um banho na caixa de aço, com isso só foi polir e tirar todo o banho que ficou nota 10 !!

Quando ficou pronto fui buscar e o relojoeiro me fez uma pergunta  ;D O que você vai fazer com o relógio ?? e eu entendi perfeitamnte o sentido dela ! ;D disse que iria ficar com ele ! Bem, disse o relojoeiro, se quiser vender ..... tem alguns interessados !!  ;) ( acho que ele inclusive  ;D )

É assim o negócio ..... quando era banhado, não valia nada !! mas de aço .... :D

Abraço,

Daniel

sat

Alguns relógios dos anos 60 e 70, que eu sei, são de aço, mas, por algum método especial, que não sei qual é, são banhados. Digo método especial, pois, geralmente, o aço não pega banho. Existia aqui, um Omega Dynamic, daqueles dos anos 70, mostrador em perfeito estado, preto, impecável, mas, com esse detalhe, era banhado, mas, a caixa era em aço e, como o banho gastou, foi removido e ficou dez! Pessoalmente, gosto dos três estilos, tanto banhado, cromado ou em aço. Depende do relógio e da ocasião. Esse Dynamic, estava a venda por R$ 350,00 e estava muito bonito. Não comprei, por desconfiar que a máquina havia sido trocada, pois era um calibre Omega original, mas a corda manual. Aí, fiquei com a pulga atrás da orelha e não comprei, embora o preço estivesse razoável, para um Dynamic, com aparência quase mint.
Abraços,

SANDRO

jos

Saudações!

O Igor tem razão, vivendo e...

Sensacional esse tópico. Eu nunca gostei de relógios dourados. Só tenho um, que me veio por herança e que pelo seu valor de estima faço questão de conservar. Depois desses comentários de voces, a minha birra só aumentou.

abs, jos