Menu principal

Japão x Suiça

Iniciado por Cavaleiro, 31 Julho 2009 às 17:22:45

tópico anterior - próximo tópico

Cavaleiro

É possível efetuar um comparativo entre a indústria japonesa e a indústria suíça, em relação à tecnologia utilizada e a qualidade dos respectivos relógios mecânicos?
São tecnologias semelhantes?
E quanto à qualidade?

[]s
Carlos Cavaleiro

mestreaudi

Os japoneses são bons... mas não chegam nem perto dos suíços!!! Esses incomparáveis.... bom... talvez alguns alemães sejam bons tb... mas se tratando de relógios mecânicos eu diria q a Suíça dá de 10 X 1 no Japão...

My two cents...

Abraços!
Rafael.

Adriano

Não me atrevo muito a discutir quem é melhor. Penso apenas que os suíços são melhores em mecânicos, mas os japoneses estão anos luz na frente nos quartz.

Mas tenho algumas percepções:

- os japoneses são menos presos a tradições do ponto de vista técnico e mais presos à algumas filosofias); (vide ausência de corda pela coroa)
- os suíços são mais presos a tradições técnicas e demoram um pouco para reagir ao mercado, quando as duas coisas se cruzam; (vide sistema de carregamento "Eterna")
- os japoneses tem mais facilidade em obter os mesmos resultados com uma abordagem mais simples; (vide sistema "magic-lever")
- os suíços, algumas vezes, complicam coisas desnecessárias, sem torná-las melhores;
- os japoneses aparentemente perceberam antes que um bom relógio precisa ser simples para se fazer manutenção, usando mais molas integradas, mais padronização de parafusos e etc.; (vide máquinas japonesas e suíças de mesma época, especialmente final da década de 1960 e começo de 1970)
- os suíços demoraram pelo menos uma década ou uma década e meia para abandonar certas tradições e fazerem coisas mais simples de se dar manutenção; (idem situação acima)
- as tolerâncias e dimensões de peças cruciais sugerem que o japonês prefere comprometer um pouco a precisão em pról da durabilidade; (vide várias máquinas, como as Seiko 700x)
- suíços parecem pensar o oposto; (vide investida maior em freqüêcias mais altas em calibres de alta produção)
- suíços conseguem antingir melhor alta precisão e durabilidade; (vide "n" calibres, mas para citar alguns, Omega 30T2 e série 550... são simplesmente incríveis... e ainda os ETA 2824)
- ambos são teimosos em tecnologias de efeito prático duvidoso... (vide vários exemplos, que não devo citar...) os alemães não me parece sofrer desse mal...

Se eu me lembrar de mais coisas, vou falando...

Abraços!

Adriano

flávio

Citação de: Adriano online 31 Julho 2009 às 22:26:31
Não me atrevo muito a discutir quem é melhor. Penso apenas que os suíços são melhores em mecânicos, mas os japoneses estão anos luz na frente nos quartz.

Mas tenho algumas percepções:

- os japoneses são menos presos a tradições do ponto de vista técnico e mais presos à algumas filosofias); (vide ausência de corda pela coroa)
- os suíços são mais presos a tradições técnicas e demoram um pouco para reagir ao mercado, quando as duas coisas se cruzam; (vide sistema de carregamento "Eterna")
- os japoneses tem mais facilidade em obter os mesmos resultados com uma abordagem mais simples; (vide sistema "magic-lever")
- os suíços, algumas vezes, complicam coisas desnecessárias, sem torná-las melhores;
- os japoneses aparentemente perceberam antes que um bom relógio precisa ser simples para se fazer manutenção, usando mais molas integradas, mais padronização de parafusos e etc.; (vide máquinas japonesas e suíças de mesma época, especialmente final da década de 1960 e começo de 1970)
- os suíços demoraram pelo menos uma década ou uma década e meia para abandonar certas tradições e fazerem coisas mais simples de se dar manutenção; (idem situação acima)
- as tolerâncias e dimensões de peças cruciais sugerem que o japonês prefere comprometer um pouco a precisão em pról da durabilidade; (vide várias máquinas, como as Seiko 700x)
- suíços parecem pensar o oposto; (vide investida maior em freqüêcias mais altas em calibres de alta produção)
- suíços conseguem antingir melhor alta precisão e durabilidade; (vide "n" calibres, mas para citar alguns, Omega 30T2 e série 550... são simplesmente incríveis... e ainda os ETA 2824)
- ambos são teimosos em tecnologias de efeito prático duvidoso... (vide vários exemplos, que não devo citar...) os alemães não me parece sofrer desse mal...

Se eu me lembrar de mais coisas, vou falando...

Abraços!

Adriano

Tudo correto e concordo. Mas agora o meu resumo de tudo:

- Se os japas quiserem, e quando querem fazem, detonam qualquer um: vide as linhas GS da Seiko, que não deixam nada a dever aos relógios de mesmo preço suíços, se não forem melhores. Sim, a decoração é espartana, mas a decoração de um relógio inglês também, sugere funcionalidade;

- Os caras fazem o troço a preços justos no low range.

Em síntes, eu acho que os Japoneses batem de frente fácil com os Suíços. Tem bala na agulha para tal. Porém, não querem arriscar entrar no mercado dos cabras. Aliiás, é paradoxal, pois foi o não querer entrar no mercado criado pelos japas que quebrou os suíços.

No mix de tecnologias, não há nem comparação, os japas são fodas. Nos mecânicos, eles são fodas, mas até que ponto - e volto àquela minha indagação de uns tempos atrás - é interessante procurar novas tecnologias para relógios que, em síntese, são ultrapassados. Exemplo: caras, podem me chamar de louco, mas eu acho muito estranho um patek totalmente tradicional, com uma montagem artesanal e construção quase, com uma roda de escape de silício no interior e, como estão testando aí, molas em fibra de carbono!

É aquele lance do purista não purista, que poderia dizer mais ou menos numa comparação tosca. O cara constrói totalmente artesanal um carro, com soldas manuais, motor feito à mão, nada de abs, nada de nada e, aí, sei lá, coloca uma injeção eletrônica no troço. Piorando: pega um Ford T e adapata um módulo de injeção no troço.

Eu sei lá, se é para ser tradicional, que seja tudo tradicional, sem inventações de moda. Ah, mas e isso, e aquilo. Pego um exemplo. O Freak: o Freak, para mim, está noutro nível. Ele é mecânico, mas ele é um conceito, ele não nasceu para ser tradicional. O que não gosto é de coisas tradicionais com coisas de era espacial lá dentro. Afinal, estamos falando de relojoaria tradicional, que remete à uma indústria secular, ou coisa de era espacial? Porque era espacial, fico com meu relógio do Mickey a quartzo.

Flávio

Pok

Tradição=Suiço

Tecnologia=Japoneses

Abraços

Pok

Alberto Ferreira

Salve!

Eu concordo com os amigos.

E, especialmente no ponto comentado pelo Flávio, eu diria.

Realmente.
Os suíços (de um certo nível) se "preocupam" (mais) com as (suas) tradições e, como bem ressaltou o Flávio, por vezes perdem o foco.

Abraços!
Alberto

Henk

O ruim de avaliar os japoneses é a ampla variedade de produtos para os vários mercados consumidores. No mercado doméstico japonês encontramos produtos que rivalizam ou podem superar em alguns aspectos.

Aí, realmente, não é uma questão de capacidade mas de conceito.

Abrantes

Os japoneses são melhores e eles podem fazer o que bem entenderem,...não existe este papo de que em tal coisa os suiços são melhores....
A única razão para que os japoneses não façam relógios como os suiços é porque ninguém vai pagar,..eles não tem a tradição....
A questão em relação aos relógios japoneses X suiços tem a vem com marketing, tradição, etc

Wadley

Eu também acho que os Japoneses não entram pesado na relojoaria mecânica (Repetição, Turbilhão, Calendário perpétuo....), pois não possuem a tradição Suiça. Infelizmente, existe uma "devoção / culto" a relojoaria Suiça.... 
Wadley

Adriano

Apenas para não polemizar minha opinião: acho que os suíços são genericamente melhores no ramo dos mecânicos pois fizeram muito mais e contribuiram muito mais para toda a história da relojoaria. Mas obviamente não é por falta de capacidade dos japoneses: eles apenas não investem, por filosofia, em complicações. Não é a especialidade deles. Se quisessem, fariam com certeza com a mesma qualidade. A questão é que o conjunto da obra suíço é muito superior ao japonês. Na Suíça há escola de relojoaria na suíça. No Japão, para mecânicos, a escola é suíça também... Será que dá para citar um grande relojoeiro japonês que revolucionou algo na relojoaria mecânica? Não dá para negar isso. Quase toda tecnologia usada nos relógios japoneses foram invensões suíças. O projeto do mecanismo japonês, os sistemas e o layout é o mais "suíço" que há. O escapamento é suíço, o keyless é suíço... foi tudo copiado dos relógios suíços, sem nenhuma característica realmente japonesa, como há nos relógios ingleses, como há nos alemães... Isso é fato, não tem como discutir muito. Entendam que isso não tem nada a ver com qualidade. A qualidade é tão boa quanto.

Agora, nos quartz, os suíços estão engatinhando na minha opinião... E engatinhando mal...

Abraços!

Adriano

jos

Mestre, com todo respeito, "engatinhando"

Por esse excelente artigo, cujo link segue abaixo (aliás, aquele da evolução dos calibres Seiko, também é fo**), acho que os japoneses simplesmente aprimoraram (ou será que copiaram?) a tecnologia a quartzo.

http://adenoma.sites.uol.com.br/Quartz.html

abs, jos

pbonfimjr

Sou mais os suiços. Esteticamente, então, para mim estão anos luz a frente dos japoneses.

abs

charles

Olha minha modesta opinião:

Concordo com o Adriano em matéria de mecanico os Suiços levam a melhor, mas se tratando de quartz o japoneses se superam,  marcas como Casio, Citizen, Seiko são relogios muito bons e com preço muito acessivel, quer um exemplo pratico que eu sofri na pele:

Tissot PRS 200: Relogio  crono com preço de mercado em torno de R$1.800,00, tive um que durou exatamente 02 anos, quando levei para consertar minha surpresa maquina blindada, marchei com R$350,00 na epoca para trocar  maquina.

Casio Edifice: Relogio crono com preço de mercado em torno de R$ 400,00, tive um que não deu problema durante 03 anos, quando fui trocar a pilha, o relojoeiro abriu e disse bela maquina esse Casio, se não me engano uma OS 60.

Claro antes que alguém diga que isso foi exceção, quero deixar claro que eu mesmo tenho uma queda pelas maquinas suiças até os quartz, esse dia mesmo comprei um relogio de aço por 150,00, quando abri minha surpresa uma bela maquina quartz Haley, vibrei de alegria.

Como também acho que em materia de necanico os suiços estão bem na frente, mesmo os Japoneses terem o GS.

abraço ;D

solano

Citação de: pbonfimjr online 01 Agosto 2009 às 23:55:58
Sou mais os suiços. Esteticamente, então, para mim estão anos luz a frente dos japoneses.

abs

Êpa, não é bem asim !!!! >:( Os Japas fazem coisas belas !!! :D :D :D

Acabamentos primorosos !!!!

Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Adriano

Citação de: jos online 01 Agosto 2009 às 18:38:41
Mestre, com todo respeito, "engatinhando"

Por esse excelente artigo, cujo link segue abaixo (aliás, aquele da evolução dos calibres Seiko, também é fo**), acho que os japoneses simplesmente aprimoraram (ou será que copiaram?) a tecnologia a quartzo.

http://adenoma.sites.uol.com.br/Quartz.html

abs, jos

Para entender melhor minha opinião, sugiro a leitura deste meu outro artigo, que escrevi pouco antes desse que você indicou:

http://adenoma.sites.uol.com.br/Quartzo_Seiko.html

Os relógios quartz de hoje são muito mais um "Astron" do que um "Beta 21", especialmente no que se trata do modo de propulsão (palhetas vs. motor de passo). Basta ver também que os japoneses fazem qualquer complicação com o quartz sem problemas, enquanto os suíços ainda batem cabeça e erram com coisas que os japoneses já tiravam de letra há pelo menos uma década atrás.

Abraços!

Adriano

klaus

os japoneses quando querem, com sua perfeicao milimetrica, conseguem superar seus rivais, mas isso depende de ter ou nao mercado para sua pecas mais caras. a esmagadora maioria nao deixaria de comprar um omega  ou rolex, para  comprar um  seiko GS ou MM  de valor semelhante, simplesmente por tradicao, marketing e mercado que os suicos ainda tem.
mas esse paradigma pode mudar, se os japas quiserem, vide o mercado de automoveis, os americanos eram os motores desse segmento mas  perderam bastante mercado, para japas como toyota e honda.

suicos=tradicao, "nome", marketing

solano

Eu não tenho preconceito não e acho os JAPAS fantásticos ! ;) Em carros médios são insuperáveis !!! :D :D :D Em relógios também !!!

Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

DART

Concordo plenamente,os suiços tem tradição, alem de fazerem excelentes relógios, mas os japoneses não ficam a traz, nas suas linhas mais caras e que por vezes esbarram em preço com os suiços. Bom, só para lembrar os japoneses passaram os americanos com a qualidade de seus carros, quem tem um japones sabe do que eu estou falando. Abraços a todos.

lucius

É como o Whisky, a Escócia é a Suiça, por mais que os japoneses tenha o Suntory   ;D

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

Adriano

Sem extender em um off-topic, a discussão é comum surgir entre charutos: os cubanos são melhores? Depende. A maioria prefere, por causa do aroma, por mais que seja algo bem subjetivo. E eu concordo: o aroma é fantástico, nenhum outro sequer lembra um bom cubano. Agora, ninguém discute que a construção dos charutos dominicanos são melhores (e hodurenhos idem). Os bons dominicanos e hodurenhos possuem capas perfeitas, queima homogênea, embalagens espetaculares, "blends" mais complexos... Eu simplesmente gosto de todos. Tem vezes que quero fumar um cubano, tem vezes que quero fumar um dominicano, e tem vezes que quero fumar um nacional "mata fina". Assim como tem dias que queremos tomar uísque, noutro queremos rum, noutro queremos gin. Os 3 são destilados, os 3 são de beber, os 3 são bem alcóolicos, mas o sabor é diferente. O mesmo vale para os charutos: todos você tem que botar fogo, todos viram cinza, mas cada nacionalidade traz um aroma diferente, que podemos escolher.

O mais importante é que é preciso conhecer bem todos eles para poder opinar. Não dá para opinar sobre relógio japonês sem ter um. Ou o mesmo para os suíços. É preciso tomar cuidado para não cair no fanatismo ou modismo. Pois conheço um monte de gente que diz "relógio, só se for suíço", sem nunca ter pego um bom japonês na mão, como um Grand Seiko. Assim como tem os famosos "charuto, só se for cubano", sem nunca ter fumado um Davidoff Rue de Rive 2.

Então fica a dica: conheçam bem antes de opinar emocionadamente.

Abraços!

Adriano