Ajuda para identificar um Omega (original ou réplica)

  • 52 Respostas
  • 12333 Visualizações
Ajuda para identificar um Omega (original ou réplica)
« Online: 07 Agosto 2019 às 17:47:31 »
Prezados,

Esse relógio pertenceu ao meu falecido avô, que por sua vez ganhou do seu pai (meu bisavô). Estava há um tempo pensando em restaurar esse relógio, se possível, tendo em vista que meu avô já não o utilizava há muitos anos.

Sou leigo no assunto de relógios vintage, apesar de gostar bastante de relógios, e, sendo assim, gostaria de saber se o relógio é de fato original, se teria conserto e se alguém recomenda algum local de confiança para fazer os reparos necessários aqui no RJ.

Desde já obrigado!  ;D


EDIT: fotos em https://imgur.com/a/xOpipvt
« Última modificação: 07 Agosto 2019 às 18:22:11 por GRGG »

Re:Ajuda para identificar um Omega (original ou réplica)
« Resposta #1 Online: 07 Agosto 2019 às 17:48:40 »
Usei a tag de imagem mas pelo visto não funcionou rs

Segue link para fotos: https://imgur.com/a/xOpipvt

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Ajuda para identificar um Omega (original ou réplica)
« Resposta #2 Online: 07 Agosto 2019 às 17:59:13 »
Boa tarde,

O relógio é ORIGINAL e está em relativo bom estado.

Se quiser deixar o relógio praticamente como ZERO, você pode levá-lo na Watchtime do RJ, que é a Assistência Técnica autorizada da Omega, mas talvez você se assuste com o valor.
Eles são obrigados a seguir uma tabela de preços da Omega Suíça, e, por isso, os valores acabam sendo elevados para o padrão brasileiro, mas deixam o relógio como novo, é um trabalho impressionante.

Infelizmente, não conheço relojoeiros independentes no RJ para te ajudar, mas se estiver disposto a mandar para SP, tem os amigos da @Carpinobilis (jogue no Insta), que são feras e muito sérios.

De resto, acho que vale a pena botar esse relógio para funcionar, sem dúvida. É um belo relógio, com um excelente (e também belo) mecanismo, e com um baita pedigree.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Ajuda para identificar um Omega (original ou réplica)
« Resposta #3 Online: 07 Agosto 2019 às 18:04:54 »
Conforme o Igor falou, é original. É um Constellation C, calibre ainda da melhor série fabricada pela Omega, provavelmente do final dos anos 60. O relógio, EM QUE PESE O APARENTE mal estado, está muito bom, o que se observa pelo plaquè sem desgaste e boa conservação do movimento. Eu não tenho certeza se o bracelete é original... Não me parece. Os ponteiros estão meio corroídos mas, se é sua intenção investir numa boa revisão, podem ser até refolheados e colocado novo lume (eu deixaria provavelmente como está...). Dá para arrumar esse relógio e colocá-lo num estado bem legal, pois a caixa e mostrador estão muito bons. A caixa só precisa polimento.

Re:Ajuda para identificar um Omega (original ou réplica)
« Resposta #4 Online: 07 Agosto 2019 às 18:15:13 »
Estão vendo as fotos? Pelo aplicativo não dá para ver....

Vinicius

Abraços!
Vinicius

Re:Ajuda para identificar um Omega (original ou réplica)
« Resposta #5 Online: 07 Agosto 2019 às 18:21:35 »
@igorschutz Obrigado pela resposta e indicação, sexta estarei pelo centro vou dar um pulo na Watchtime para um orçamento!

@flávio Esqueci de mencionar, a pulseira de fato não é original! Infelizmente não sei o que houve com a original, apenas lembro que meu avô mencionou há um tempo que foi trocada. De qualquer forma, a pulseira eu precisaria trocar também pois é muito pequena para meu pulso.

@viniciussg1995 não consegui anexar as fotos no primeiro post, mas coloquei um link no segundo para ver as fotos: https://imgur.com/a/xOpipvt

obrigado pelas respostas, quero tentar colocar esse relógio para funcionar de novo sim, pois, além de parecer ser uma ótima peça pelas respostas, tem um valor sentimental enorme também!

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Ajuda para identificar um Omega (original ou réplica)
« Resposta #6 Online: 07 Agosto 2019 às 18:32:57 »
Sim esse é um baita relógio do vovô e vale a reforma.

Diferente do Omega de outro dia.

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.825
    • Ver perfil
Re:Ajuda para identificar um Omega (original ou réplica)
« Resposta #7 Online: 07 Agosto 2019 às 22:32:33 »
Unica coisa a acrescentar é: se pretende usar por um tempo faça uma revisão em relojoeiro autônomo; se pretende vender, faça uma revisão em um relojoeiro autônomo e depois anuncie o relógio funcionando; se você tem total e absoluta certeza que não pretende vender (não adianta se arrepender depois, porque você vai vender com um prejuízo danado) e pensa em deixar com orgulho para as gerações seguintes faça a revisão na Omega.
E tenho dito.
PS1: Não mande polir a caixa! O escurecimento do banho de ouro sai facilmente com umas esfregadas de leve com pano de microfibra e Polywatch e aproveite também para dar umas esfregadas no acrílico para tirar riscos e dar brilho.
PS2: Pelo amor de Deus, tire a ideia da sua cabeça de reformar o mostrador, sei que pelo menos a ideia passou pela sua cabeça.  ;D
« Última modificação: 07 Agosto 2019 às 22:45:11 por fbmj »

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re:Ajuda para identificar um Omega (original ou réplica)
« Resposta #8 Online: 08 Agosto 2019 às 09:56:06 »
Que belo exemplar !!!
Faça uma boa manutenção e por favor troque esta pulseira horrível por uma bela de couro marrom.
 ;D ;)

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Ajuda para identificar um Omega (original ou réplica)
« Resposta #9 Online: 08 Agosto 2019 às 10:49:51 »
Olha, tenho um idêntico, mas com calibre 1021, e foi o relógio que iniciou toda minha obsessão pela relojoaria, como já contei aqui, ainda nos anos 90. Mas, ao contrário do que foi dito acima, esse relógio tem sim que ser polido. A beleza das caixas c só aparece com o polimento correto, que e escovado nas partes planas, no sentido do grão, escovado no back, circular, e polido brilhante nas áreas chanfradas e bezel. Senão, o troço fica "chapado" visualmente, se me fiz entender. Se não me fiz, eis uma foto do meu, bracelete em couro original e polimento correto. Não fosse um ligeiro trincadinho no cristal às seis horas, porque nessa época a omega já havia abandonado o hesalite, eu daria uma nota 9.5 pra ele. Vai um 8.5.




Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.825
    • Ver perfil
Re:Ajuda para identificar um Omega (original ou réplica)
« Resposta #10 Online: 08 Agosto 2019 às 11:04:08 »
Olha, tenho um idêntico, mas com calibre 1021, e foi o relógio que iniciou toda minha obsessão pela relojoaria, como já contei aqui, ainda nos anos 90. Mas, ao contrário do que foi dito acima, esse relógio tem sim que ser polido. A beleza das caixas c só aparece com o polimento correto, que e escovado nas partes planas, no sentido do grão, escovado no back, circular, e polido brilhante nas áreas chanfradas e bezel. Senão, o troço fica "chapado" visualmente, se me fiz entender. Se não me fiz, eis uma foto do meu, bracelete em couro original e polimento correto. Não fosse um ligeiro trincadinho no cristal às seis horas, porque nessa época a omega já havia abandonado o hesalite, eu daria uma nota 9.5 pra ele. Vai um 8.5.


Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

Sem duvida que polimento original é muito legal, mas dificilmente alguém que não seja a autorizada da própria Omega irá conseguir fazer um polimento pelo menos razoável (chegar ao estado do Omega do Flávio só se você entrar no DeLorean do Doc Brown) ainda mais com essa “mão de tinta” que a Omega desse época passava. Corre sério risco de perder o banho de ouro.
« Última modificação: 08 Agosto 2019 às 11:06:35 por fbmj »

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Ajuda para identificar um Omega (original ou réplica)
« Resposta #11 Online: 08 Agosto 2019 às 11:05:11 »
Que belo exemplar !!!
Faça uma boa manutenção e por favor troque esta pulseira horrível por uma bela de couro marrom.
 ;D ;)

-1.

Bom dia.
Tenho um T pela grão de arroz.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Ajuda para identificar um Omega (original ou réplica)
« Resposta #12 Online: 08 Agosto 2019 às 11:12:39 »
Olha, eu não sou de fazer merchand mas, como disseram acima, se o valor não é problema, autorizada é a solução. Mas não só... Para citar um exemplo, os caras da Carpinobilis são reconhecidos como excelentes restauradores de caixa. Quanto ao folheado, na época a omega ainda usava o efetivo folheado, uma folha mesmo de ouro prensada sobre a base de metal. Essa folha aguentava fácil, se bem feito, alguns polimentos. E esse do colega, ao que parece nunca foi polido, basta ver que a folha está claramente visível nas garras. Olha o meu, que já passou por um polimento e um rouge, como está... A folha de ouro é claramente visível e tem a espessura de uma unha, nada dessas porcarias desses banhos de ouro atuais, feitos por depósito. Vai na fé, se o cara for um relojoeiro razoável, ele coloca isso ao zero e ainda dá para polir outras vezes.



Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Re:Ajuda para identificar um Omega (original ou réplica)
« Resposta #13 Online: 08 Agosto 2019 às 11:57:42 »
Vou fazer um orçamento na Watch time amanhã e vou tentar entrar em contato também com a Carpinobilis, que o pessoal aqui tá elogiando haha

Gostei da idéia da pulseira de couro, preciso trocar a pulseira mesmo, pois essa além de não ser a original, não é das mais bonitas e fica bem apertada no pulso.

flávio, lindo o seu relógio, parabéns!  ;D ;D

obrigado a todos pelas dicas e ajuda!

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Ajuda para identificar um Omega (original ou réplica)
« Resposta #14 Online: 08 Agosto 2019 às 12:38:06 »
Vou fazer um orçamento na Watch time amanhã e vou tentar entrar em contato também com a Carpinobilis, que o pessoal aqui tá elogiando haha

Gostei da idéia da pulseira de couro, preciso trocar a pulseira mesmo, pois essa além de não ser a original, não é das mais bonitas e fica bem apertada no pulso.

flávio, lindo o seu relógio, parabéns!  ;D ;D

obrigado a todos pelas dicas e ajuda!

Confrade, não se contamine.
A pulseira de metal é a cereja do bolo
e um opcional caríssimo da época.

Siga a dica do fbmj, nosso atual curador de Omega manufatura em face substituição
ao Gravina, sobre pulseira aliada a do Maia sobre a caixa.

*

Offline RSAM

  • ***
  • 230
    • Ver perfil
Re:Ajuda para identificar um Omega (original ou réplica)
« Resposta #15 Online: 08 Agosto 2019 às 13:22:55 »
Olha, tenho um idêntico, mas com calibre 1021, e foi o relógio que iniciou toda minha obsessão pela relojoaria, como já contei aqui, ainda nos anos 90. Mas, ao contrário do que foi dito acima, esse relógio tem sim que ser polido. A beleza das caixas c só aparece com o polimento correto, que e escovado nas partes planas, no sentido do grão, escovado no back, circular, e polido brilhante nas áreas chanfradas e bezel. Senão, o troço fica "chapado" visualmente, se me fiz entender. Se não me fiz, eis uma foto do meu, bracelete em couro original e polimento correto. Não fosse um ligeiro trincadinho no cristal às seis horas, porque nessa época a omega já havia abandonado o hesalite, eu daria uma nota 9.5 pra ele. Vai um 8.5.

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

Muito bonito esse Omega!  Achei o estado excelente.  Não fosse você falar desse trincado, eu nem tinha percebido. Parabéns pela peça!

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.825
    • Ver perfil
Re:Ajuda para identificar um Omega (original ou réplica)
« Resposta #16 Online: 08 Agosto 2019 às 14:24:38 »
Confrade, não se contamine.
A pulseira de metal é a cereja do bolo
e um opcional caríssimo da época.

Siga a dica do fbmj, nosso atual curador de Omega manufatura em face substituição
ao Gravina, sobre pulseira aliada a do Maia sobre a caixa.

Hehe, estou nem perto do Gravina, nem perto mesmo. Sobre a pulseira parece-me uma genérica, também não gostei.

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Ajuda para identificar um Omega (original ou réplica)
« Resposta #17 Online: 08 Agosto 2019 às 14:41:52 »
Vou fazer um orçamento na Watch time amanhã e vou tentar entrar em contato também com a Carpinobilis, que o pessoal aqui tá elogiando haha

Gostei da idéia da pulseira de couro, preciso trocar a pulseira mesmo, pois essa além de não ser a original, não é das mais bonitas e fica bem apertada no pulso.

flávio, lindo o seu relógio, parabéns!  ;D ;D

obrigado a todos pelas dicas e ajuda!

O meu era este aqui:





Veio do meu pai. Era de 1965/66. Caixa toda em ouro.

Perdi o tesão por ele por um detalhe que passou a me incomodar e vendi.

Não me arrependo do que fiz. Mas posso dizer que é um belo calibre e que vale a pena mante-lo.

Por fim: mantenha-o original (sem polimento, recuperação de mostrador, novos ponteiros, essas bobagens), somente com uma boa pulseira de couro.

Dic

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Ajuda para identificar um Omega (original ou réplica)
« Resposta #18 Online: 08 Agosto 2019 às 14:56:43 »
Eu não sei porque o vendeu, mas eu não teria vendido algo vindo de parentes. Mas enfim... Em que pese o relógio do Dic ser todo em ouro, a foto por ele postada indica muito bem meu ponto de vista, eis que o acabamento escovado tinha se desgastado: comparem-no com o meu. Perceberam como tudo polido "chapa" o visual do relógio e o torna "cansativo"? Portanto, eu não tenho essa tara que os colegas possuem com esse lance de "polimento original". Ora, o polimento "original" dos Connie C não é totalmente brilhante! Portanto, qual o sentido em se manter algo original de fábrica mas que... Não é de fato como o designer que o projetou (no caso o Gerald Genta) de fato o pensou? Vejam no site oficial da Omega uma foto de catálogo do C: faces planas foscas, chanfrados e bezel polido. Se e somente se tratasse de algo a ser vendido em leilões e de altíssimo valor (um Patek, por exemplo), pelos quais de fato se paga um "premium" pelo polimento original (conquanto não visualmente original, se me fiz entender...), eu até compreenderia. Mas sendo algo antigo que se pretende usar ou DE FATO colocá-lo com visual o mais próximo do original, esse lance de manter polimento detonado "original" é o máximo do no sense, que me desculpem os de opinião contrária.

https://www.omegawatches.com/en-us/watch-omega-constellation-c-st-168-0009-168-0017


https://www.omegawatches.com/en-us/watch-omega-constellation-c-cd-166-0247


Flávio

Re:Ajuda para identificar um Omega (original ou réplica)
« Resposta #19 Online: 08 Agosto 2019 às 16:13:31 »
Também recomendo a Carpinobilis, o Eriton e o Flávio de lá são excelentes. Já revisaram e poliram diversos relógios meus, trabalho exemplar.
Membro do RedBar Brazil