Menu principal

Qual a função mais inútil em um relógio?

Iniciado por mestreaudi, 17 Setembro 2019 às 14:35:50

tópico anterior - próximo tópico

Qual a função mais inútil em um relógio mecânico?

Cronógrafo
1 (2.2%)
Cronógrafo Rattrapante
7 (15.2%)
Calendário Perpétuo
3 (6.5%)
Fases da Lua
10 (21.7%)
Data
0 (0%)
Calendário anual
6 (13%)
Turbilhão
17 (37%)
Segundeiro
0 (0%)
Regatta
18 (39.1%)
Apnea
16 (34.8%)
Repetidor de minutos
5 (10.9%)
Indicador de reserva de marcha
2 (4.3%)
GMT
1 (2.2%)
Válvula de Helio
19 (41.3%)
Equação do tempo
22 (47.8%)
Alarme
2 (4.3%)
Indicador AM/ PM
15 (32.6%)
Hack
2 (4.3%)
Flyback
8 (17.4%)
Todas as anteriores
0 (0%)

Total de membros que votaram: 46

CSM

sem contar o fato de que a valvula de hélio é mais uma titica de uma vedação para dar pau e entrar agua no relogio  ;D ;D ;D

abraços
Membro do RedBarBrazil

JotaA

Pior ainda é válvula de hélio manual, como nos Seamaster.

paulobalsan

Se entrarmos na vereda das complicações lúdicas...Slot machine

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

RSAM

Embora possa ser considerada uma complicação útil e uma das mais comuns, já tive vários cronógrafos e nunca os utilizei. Só os acionei para ver se estavam funcionando de vem em quando. Fases da lua acho esteticamente bonito, só. As funções que uso se resumem a hora/minuto (apesar de não gostar de relógios sem o ponteiro dos segundos), data e, raramente, GMT.

RSAM

Em tempo, nunca tive mas gostaria de ter um relógio com indicador de reserva de marcha. Acho que essa complicação, de certa maneira, poderia ser útil.

Com relação à mais inútil, votei na função 'Regatta".

raulfragoso

Citação de: paulobalsan online 18 Setembro 2019 às 12:56:31

Tem também a complicação Planetarium (ou Sistema Solar), que é algo muito bem executado nesse modelo Van Cleef & Arpels:

"It's easy to make something complicated, but much less easy to make it simple." - François-Paul Journe

flávio

Eu ainda acho que as funções de planetário, até mesmo esse joguinho da GP, possuem algo lúdico que me agrada. Já a equação do tempo... Sim, tem uma conotação histórica forte com a astronomia, uma vez que, antes de existirem os "horários legais", em regra distribuídos por observatório por rádio, a função era de de fato útil. Mas hoje... Ora, é somente algo para lembrar o fanático pela relojoaria e estudioso de coisas "temporais", que a duração de um dia em 24 horas é uma convenção humana. E só. Afinal, quem vai acertar seu relógio através de um... Relógio de Sol?

Flávio

Jefferson

Citação de: paulobalsan online 18 Setembro 2019 às 12:56:31

Achei este joguinho no GP bem legal, deu até vontade de ter um.

Jefferson

Para mim, a mais inútil é a Equação do tempo...

O turbilhão, pode ter sua real utilidade questionável, mas sua beleza em funcionamento e o simbolismo que carrega como indicação das habilidades técnicas dos seus construtores, acho que lhe concede valor e charme.

Adriano

Copiamos na cara dura! Kkkkk

Mas falando sério, nem foi. O Greg teve a idéia de falarmos das complicações mais úteis, e também inúteis. Aí falei para ele deste tópico, que ele não conhecia, e da opinião da maioria do pessoal.

Abs.,

Adriano

igorschutz

Não existe cópia. Mais hora menos hora, todo assunto já foi discutido algum dia.

Achei legal ter levado o tema ao canal.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Jefferson

Citação de: Adriano online 05 Outubro 2019 às 15:39:13
Copiamos na cara dura! Kkkkk

Mas falando sério, nem foi. O Greg teve a idéia de falarmos das complicações mais úteis, e também inúteis. Aí falei para ele deste tópico, que ele não conhecia, e da opinião da maioria do pessoal.

Abs.,

Adriano

Adriano,

Excelente ideia de levar este tópico bem bacana para o Dez e Dez e o de complicações úteis também... Fica até a dica de pegar alguns tópicos legais do FRM e discutir no seu canal, que por sinal é excelente, leve e bem técnico. Recomendo a todos assinar e acompanhar.

Vocês já pensaram em entrevistar Flávio no Dez e Dez? Como fala meu filho, seria épico...

Mais uma vez, parabéns pelo canal.

Forte abraço,

Jefferson.

paulobalsan

Citação de: Jefferson online 05 Outubro 2019 às 19:32:47
Adriano,

Excelente ideia de levar este tópico bem bacana para o Dez e Dez e o de complicações úteis também... Fica até a dica de pegar alguns tópicos legais do FRM e discutir no seu canal, que por sinal é excelente, leve e bem técnico. Recomendo a todos assinar e acompanhar.

Vocês já pensaram em entrevistar Flávio no Dez e Dez? Como fala meu filho, seria épico...

Mais uma vez, parabéns pelo canal.

Forte abraço,

Jefferson.

https://giphy.com/gifs/onmyblocktv-netflix-episode-1-2WdMQFKk1X8tpvXi0v

Spotter

Citação de: fbmj online 04 Outubro 2019 às 22:42:47

https://www.youtube.com/watch?v=3abm9DBNM3Y

Muito bacana o vídeo!
Eu sempre uso o cronógrafo para calcular o tempo de voo, para mim é realmente útil, mas realmente as demais para mim não servem para nada...
Até a data (e pior, os relógios day date), só servem para ser mais uma coisa para ajustar antes de usar o relógio...

naio21

O que raios seria a complicação "Apnea"?  :P
Procurei no oráculo mas só veio resultados relacionados ao distúrbio do sono...
Abs,

Ivan B. Prado

paulobalsan

Citação de: naio21 online 10 Outubro 2019 às 09:09:54
Cara, acho que é um medidor de profundidade que alguns relógios divers possuem. Por favor alguém me corrija se eu estiver errado.

igorschutz

Pesquise sobre o Omega Seamaster Apnea.

É um indicador gráfico de passagem do tempo muito similar ao da função Regata.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

dsmcastro

Citação de: naio21 online 10 Outubro 2019 às 09:09:54

O que conheço são relógios que possuem uma marcação para ilustrar os exercícios de respiração.

Veja esse Davosa, por exemplo:

Na marcação azul vc inspira, na marcação branca vc segura a respiração e na vermelha, solta o ar.

www.marciomeireles.com.br
www.behance.net/marciomeireles