Menu principal

Desmontando um watch winder da Orbita

Iniciado por flávio, 21 Novembro 2019 às 12:34:46

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Há alguns anos, decidido a ter um watch winder, adquiri um modelo Sparta da Orbita, com o exclusivo sistema rotor Wind que, diga se de passagem, é de fato super interessante. Como analisado em uma review que fiz na época, o sistema leva o gasto de pilha ao mínimo, eis que apenas é acionado até o ponto de desengate, quando a gravidade faz o resto...

Mas o aparelho fazia um barulhinho irritante no final do seu curso e, ao comunicar ao representante no Brasil, enviaram me outro, já de segunda geração, totalmente silencioso. A segunda geração nada mudou no sistema, apenas alterando o funcionamento de pilhas comuns para "pilhas" de 16 mil miliamperes, com garantia de funcionamento para cinco anos. E adicionou uma chave comutadora para funcionamento opcional de 15 em 15 minutos.

Hoje, porque tenho usado eventualmente watch winders, resolvi desmontar o original para descobrir a origem do barulho.

A construção do aparelho, como podem perceber, preza a resistência no eixo de suporte dos relógios, eis que roletado nas duas extremidades.

A transmissão é feita por uma borrachinha tensionada conectada a um motor (suíço), acoplada simples engrenagens plásticas de redução. Na engrenagem maior, a última, há um ressalto que ao giro completo, aciona uma chave comutadora que desarma o sistema. O circuito (austríaco) controla o acionamento e, voila, assim como os de nova geração, já possuía chave seletora para 10 ou 15 minutos, muito embora só desmontando pudesse ser acessada. E isso nunca foi dito pela Orbita, descobri agora...

E qual a causa do barulhinho? Notem na foto lateral da engrenagem maior um total empeno desta, o que faz com que a conexão com o pivô da outra roda seja errático, causando o barulho.

O que fiz? Limpei tudo e adicionei pequena quantidade de graxa com Teflon em todos os pontos de fricção, mas também nos dentes das engrenagens, o que não é um procedimento lá muito usual, sobretudo para algo que gira tão lentamente e de plástico. Mas não é que melhorou? Não acabou, mas melhorou.

Na minha sincera opinião, após desmontar o aparelho, que conta sim com sistemas feitos em países de mão de obra cara, como Suíça e Áustria, é que o troço é overpriced. É inacreditável que algo tão simples como este, e não achei a construção lá essas coisas, pelo contrário, há um nítido defeito em uma das peças, possa custar tão caro. A impressão que tenho é que por ser algo voltado a conhecedores, o preço já é definido como alto...

Vejam as fotos.

Flávio

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

Desotti

Flávio não consegui perceber o empeno da engrenagem na foto, mas já que você o desmontou uma vez, pode tentar aquecer bastante a engrenagem plástica com um secador de cabelos potente. Pode ser que com isso haja uma correção no formato da peça ou, se não ocorrer naturalmente, você possa dobrar um pouco a peça no sentido contrário ao empeno, resfriando-a sob a água de uma torneira. Há boa chance de resolver esse empeno se assim você desejar.

flávio

É plástico bem duro, será que secador resolve?

Desotti

Deve ser de Nylon.

Tem que aquecer bem a peça aproximando bastante a ponta do secador, não é garantido por ser uma peça pequena mas é bem possível, especialmente se você dobrar a peça no sentido contrário ao empeno.

Já fiz isso em peças plásticas rígidas com sucesso.

flávio

Desotti, te respondi na correria pelo celular, mas só agora me deu um "click" mental: não tem como tirar a roda. A roda é a maior de todas, penúltima foto, veja como está empenada e "raspa" na estrutura do aparelho. Tá, e daí? E daí que essa roda é "travada" no eixo principal (que possui os rolamentos), seja por pressão ou por rebite (não consegui identificar como), e não tem como desmontar. Enfim, o troço funciona bem mas, ao contrário do outro modelo igualzinho que tenho, não dá para colocar numa cabeceira de cama pois o barulhinho incomoda.

Flávio

Desotti

Entendi, realmente aí complica mexer, melhor não arriscar.

AlexandreMed

Pago 50 conto

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

flávio

Na minha sincera opinião é o que deveria custar... Mas custa 200 dólares.