Calatrava New Manufacture 2019

  • 13 Respostas
  • 3936 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Calatrava New Manufacture 2019
« Online: 22 Junho 2020 às 17:17:48 »
O relógio, lançado na semana passada em homenagem a nova e GIGANTESCA fábrica da Patek (estão ganhando dinheiro hein? Custou 700 milhões de dólares), é fabricado em aço, coisa rara na marca. E, claro, alcançará no futuro preços astronômicos e sem qualquer sentido, pois é assim que acontece com os relógios da Patek. É a vida...

Confesso que fui apresentado ao relógio na semana passada em um grupo de discussão de zap do qual faço parte e não gostei. Não gostei porque achei o relógio absurdamente caro para algo em aço (custa 25 mil dólares), mesmo sendo um Patek. E não gostei da maldita puxação de saco que infesta os blogs sobre relojoaria nos dias atuais, que mais parecem um local para propaganda das marcas do que jornalismo sério e imparcial.

Eu ainda acho o SJX um dos poucos que analisam os produtos com certa imparcialidade e não tem medo de colocar o dedo na ferida, até mesmo porque, acredito, não vive disso. E o melhor: mostra fotos com macros tão absurdos que é possível analisar detalhadamente o que foi feito.

Pois bem... Se eu não havia gostado do relógio antes, agora então... Eu havia achado o padrão "basket wave" de guilhoche ao centro bem estranho, muito diferente dos sutis quadradinhos usados, por exemplo, pela Breguet. Qual não foi minha surpresa ao ler o artigo do SJX agora e também constatar pelo macro, que o guilhochê não é real, mas uma estampagem! Tenha dó Patek, vocês tem a CORAGEM de cobrar 25 mil dólares num relógio em aço e colocar um mostrador com um padrão guilhoche ao centro, que não foi feito numa máquina de guilhoche, mas estampado? Pô! Meu Revue Thommen Cricket tem um padrão basket wave estampado ao centro, e melhor do que esse aí, tendo custado 1000 dólares. Ah Flávio, você está sendo exigente demais! Tenha dó, o mínimo que se exige num produto que é de altíssimo luxo é que o dourado seja de fato ouro, que o laqueado seja de fato laqueado e, claro, que o guilhoche seja de fato guilhoché! Não é pedir demais, é? E dá para ver na foto? Dá. Porque o guilhoche feito artesanalmente tem profundidade, jogo de luz e, sobretudo, um trabalho humano tedioso e que deve ser valorizado impresso ali.

E a caixa? A caixa, devido a sua simplicidade, evidentemente não foi usinada, mas estampada. Paciência, porque se não era tão complexa para ser usinada, que fosse mesmo estampada. Não sou tão crítico assim como o SJX.

Aliás, o movimento, segundo o SJX, possui todos os chanfrados feitos automaticamente por robôs, em máquina. Confesso que mesmo abrindo os macros, não possuo um olho treinado assim para detectar isso, pelo menos nas platinas. O do rotor é bastante evidente...

Em suma, eu não vi muita graça no relógio, e ainda por cima decepcionou me muito saber que usa um mostrador guilhoche "wanna be", mesmo custando inacreditáveis 25 mil dólares. Patek, você pode fazer melhor...

https://watchesbysjx.com/2020/06/patek-philippe-calatrava-6007a-steel-review.html#!&gid=1&pid=11

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.825
    • Ver perfil
Re:Calatrava New Manufacture 2019
« Resposta #1 Online: 22 Junho 2020 às 18:32:12 »
Esse relógio está sendo motivo de gozação nas redes sociais

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Calatrava New Manufacture 2019
« Resposta #2 Online: 23 Junho 2020 às 10:52:40 »
Aí você lê a review do Deployant e percebe o quão tendenciosos são os atuais sites sobre relojoaria, tudo uma maravilha, tudo excelente, crítica alguma... Taquipariu... E os caras ainda disseram que acreditam que o símbolo entalhado no rotor foi feito artesanalmente... Pô Deployant, na própria foto que fizeram é possível ver as marcas de riscos da fresa, tenha dó!

https://deployant.com/hands-on-review-patek-philippe-calatrava-ref-6007a-001/#comment-129288
« Última modificação: 23 Junho 2020 às 10:58:39 por flávio »

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Calatrava New Manufacture 2019
« Resposta #3 Online: 23 Junho 2020 às 11:45:14 »
Cara... podem rir de mim...

Gostei.. Faz o estilo do suíço endinheirado.
Não  é pimpin my glasses tipo o Nautilus de ouro e cravejado.

Re:Calatrava New Manufacture 2019
« Resposta #4 Online: 23 Junho 2020 às 13:09:18 »
Os comentários tão pegando fogo...




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Calatrava New Manufacture 2019
« Resposta #5 Online: 23 Junho 2020 às 14:46:25 »
O que o cara não sacou é que a discussão não é se o mostrador é bonito ou não...

Não é de hoje que a indústria tem vivido desse tipo de situação, mas não esperava que isso chegasse na Patek.

E não faz muito, eu apontei aqui mesmo, de leve, coisas do mesmo gênero... Coisa que não é o que parece... ou que parece, mas só por cima... Eu NUNCA posso falar tudo o que acho, nem o que vejo.

Uma vez quando apontei que um certo modelo de uma certa eu preferia com ETA 2824 do que com a "nova e maravilhosa" máquina in-house, fui criticado e insinuaram que eu preferia o ETA porque era mais barato, porque sou duro e não tenho dinheiro para comprar o in-house... Preferi nem explicar (ainda mais tecnicamente) por que eu preferia o ETA...

Vai nessa, vai sendo feliz com as informações de press-releases...

Abs.,

Adriano

Re:Calatrava New Manufacture 2019
« Resposta #6 Online: 23 Junho 2020 às 16:02:39 »
Eu gostei, achei bem bonito!!

Mas é aquela história, se eu tenho 25.000 dólares no bolso pra comprar um único relógio, esse não aparecerá no começo da fila...
Rafael.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Calatrava New Manufacture 2019
« Resposta #7 Online: 23 Junho 2020 às 17:52:16 »
Eu gostei, achei bem bonito!!

Mas é aquela história, se eu tenho 25.000 dólares no bolso pra comprar um único relógio, esse não aparecerá no começo da fila...


Sim. O relógio de modo algum é feio. Mas... Visual por visual, prefiro os JLC Polaris, que são MUITO parecidos. Só que o Polaris não custa 25 mil dólares. O problema aí não é ser feio ou bonito, mas o que se está pagando e o que se está recebendo...

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Calatrava New Manufacture 2019
« Resposta #8 Online: 23 Junho 2020 às 18:34:07 »
Flávio. 

Com todo o respeito.
Todo mundo da região sabe quem tem um Patek.
Ainda mais se for Calatrava. Não tem erro.

Re:Calatrava New Manufacture 2019
« Resposta #9 Online: 23 Junho 2020 às 21:29:03 »
Flávio. 

Com todo o respeito.
Todo mundo da região sabe quem tem um Patek.
Ainda mais se for Calatrava. Não tem erro.
Eu não entendi foi nada agora... ou entendi e discordei totalmente, sei lá.. se for pra comprar e ter um patek pra aparecer, acha-se coisa bem melhor gastando pouca coisa mais..
e se for pensar em acabamento do mostrador, um Breguet de ouro com 3 padrões diferentes, custa bem menos q este patek
Eu estou meio off nas redes sociais, mas confesso q só agora com este tópico eu percebi q aquilo q via de relance e em nada chamou minha atenção era um lançamento da patek..


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:Calatrava New Manufacture 2019
« Resposta #10 Online: 24 Junho 2020 às 09:01:53 »
Com 1000 unidades, uso do aço e motivo da edição, isso esta mais para investimento do que qualquer coisa. Acho que atualmente tem muito relógio sendo comprado apenas pela expectativa de quanto pode valer lá na frente.

De qualquer forma achei bonito.
"All your base are belong to us"

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Calatrava New Manufacture 2019
« Resposta #11 Online: 03 Novembro 2021 às 23:56:06 »
E eis que...



Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Re:Calatrava New Manufacture 2019
« Resposta #12 Online: 04 Novembro 2021 às 10:59:37 »
Com 1000 unidades, uso do aço e motivo da edição, isso esta mais para investimento do que qualquer coisa. Acho que atualmente tem muito relógio sendo comprado apenas pela expectativa de quanto pode valer lá na frente.

De qualquer forma achei bonito.

Tuzão cantou a bola aqui.
Errado fomos nós que não compramos esse Patek por US 25k na época...
Rafael.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Calatrava New Manufacture 2019
« Resposta #13 Online: 04 Novembro 2021 às 11:38:42 »
Bicho, eu passei a ler muito, mas muito, mas muito mais do que lia nós últimos anos, e não estou falando dessas merdas de blog que hoje infestam a rede, sobre relojoaria. Estou falando de livros, voltei a comprar muita coisa... E isso foi uma reação para me manter interessado na absoluta paucuzagem que se tornou o colecionismo de uns tempos para cá. Eu já não comprava relógios há sete anos, mas estava perdendo o interesse... E por mais paradoxal que possa parecer, todo esse estado de coisas me empurrou com mais força para as histórias de relojoaria, que tenho escrito não em artigos gigantescos, mas posts curtos de Instagram e divagações menos formais aqui. É óbvio que os comerciantes e empresas estão rindo até o Alaska, pois conseguem vender uma booooooosta de Rolex Explorer, para falar claramente de algo que tenho e acho mega vagabundo, por 60 mil reais. É bizarro! Se me oferecessem hoje meu Explorer, pelo qual paguei zero 9 mil reais em 2008, pelos mesmos 9 mil reais, eu não comprava: não acho que é um produto que "grita" na minha cara 9 mil reais...
E o silêncio da mídia especializada é inacreditável, pois todos ganham dinheiro com isso e um hodinkee, por exemplo, não vai levantar a bola que uma merda de um patek vagabundo desse não valha 25 mil dólares, quanto mais 60. É decepcionante, é ridículo, foi se o gosto pela relojoaria histórica, pelo heritage das marcas, e sobrou essa punhetagem chata do caralho de ficar comparando o tamanho do pau, como adolescente.
É claro que isso sempre existiu, até mesmo na era de ouro do FRM, na qual o fator nerd imperava ao décimo grau. Eu nem uso mais relógio bicho! Desinteressei me completamente pelo bem, muito embora adore relojoaria.
De vez em quando eu procuro os caras das antigas da relojoaria no Instagram, os que escreviam coisas foda em Timezone, the Purists, etc, e percebo que todos migraram para outros hobbies. Eu sou insistente... Vou continuar escrevendo sobre o assunto até o fim dos dias, ainda que para um público reduzido.... Mas interessado em relojoaria, não em tamanho de pica.

Flávio

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk
« Última modificação: 04 Novembro 2021 às 11:40:13 por flávio »