Relogio de parede astro 30 dias com problemas

  • 33 Respostas
  • 8825 Visualizações
*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #20 Online: 29 Julho 2020 às 15:50:44 »
...que o relojoeiro João Amaral da cidade de Pouso Alegre (um bom relojoeiro diga-se de passagem), pediu R$15000,00 para restaura-lo....

um bom relojoeiro mas uma pessoa ruim
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #21 Online: 29 Julho 2020 às 17:21:34 »
O relógio por acaso é este, que já fora restaurado em 2010?

http://wwwparoquiasjalegre.blogspot.com/2010/06/restauracao-do-relogio-da-torre-da_01.html

Seria uma perda tremenda este relógio ser sucateado, belíssimo mecanismo. Tem ideia do fabricante?

*

Offline Daniel

  • ****
  • 421
    • Ver perfil
Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #22 Online: 29 Julho 2020 às 17:32:59 »
O relógio por acaso é este, que já fora restaurado em 2010?

http://wwwparoquiasjalegre.blogspot.com/2010/06/restauracao-do-relogio-da-torre-da_01.html

Seria uma perda tremenda este relógio ser sucateado, belíssimo mecanismo. Tem ideia do fabricante?

Salve! Acredito ser da marca :  Michelini
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rel%C3%B3gios_Michelini

Daniel

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #23 Online: 29 Julho 2020 às 18:01:52 »
Vivendo e aprendendo, também nunca tinha ouvido falar nessa manufatura e, pelo pouco que vi, são relógio EXTREMAMENTE bem feitos. Notaram que há até perlage nas alavancas metálicas de alguns modelos? O escapamento, embora não incomum em relógios de torre, pelo contrário, é de precisão, um Dead Beat "de repouso" (Graham) com pinos. Isso aqui


 https://www.youtube.com/watch?v=Lj0c4TFRRY4

Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #24 Online: 29 Julho 2020 às 18:05:20 »
O relógio por acaso é este, que já fora restaurado em 2010?

http://wwwparoquiasjalegre.blogspot.com/2010/06/restauracao-do-relogio-da-torre-da_01.html

Seria uma perda tremenda este relógio ser sucateado, belíssimo mecanismo. Tem ideia do fabricante?
esse é um Micheline que foi restaurado por ele mesmo, o que eu cuido é um Lourenço Fernandez e Filhos fabricado na cidade de Jacutinga-MG

Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #25 Online: 29 Julho 2020 às 18:31:36 »
Vivendo e aprendendo, também nunca tinha ouvido falar nessa manufatura e, pelo pouco que vi, são relógio EXTREMAMENTE bem feitos. Notaram que há até perlage nas alavancas metálicas de alguns modelos? O escapamento, embora não incomum em relógios de torre, pelo contrário, é de precisão, um Dead Beat "de repouso" (Graham) com pinos. Isso aqui


 https://www.youtube.com/watch?v=Lj0c4TFRRY4

a uma diferença no escapamento das duas marcas, nos relógios Lourenço Fernandes, ele é de roda dentada e estão constantemente banhados a óleo enquanto que os Michelini saiam de fabrica apenas oleado.

vídeo escapamento:
https://youtu.be/QhyAMn7J8uU



 

*

Fernandogd

Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #26 Online: 30 Julho 2020 às 09:36:43 »
Bom dia pessoal,

Agradeço as respostas (confesso que tomei um susto enorme quando vi as respostas), vou contar meu caso para elucidar melhor.

Sempre gostei de arrumar e consertar minhas coisas, até p n ser tapeado, estava prestes a comprar um mido para restaura-lo (mais a frente o irei fazer), no entanto esbarrei numa barreira pesada = os óleos, para comprar os óleos minimos adequados seriam mais de 1000 reais, óleo para a vida toda, mas para quem tem pequena quantidade de relogios soa irreal, pois bem, na minha cidade este relogio apareceu por 500 reais, precisando de revisão, dps de estudar mt sobre os automaticos, resolvi aceitar o desafio.

Foi o primeiro relógio que limpei, sem desmontar msm, com pincel cotonete, benzina e mt cuidado! Ele estava empregnado de borra e ja havia sido desmontado anteriormente, vide a falta de uma porca no mecanismo e o dessincronismo falado nos tópicos anteriores.

Dps de limpo me restava lubrificar com algo q tinha a mão, agora que vcs vao me bater, dps de mt ver videos vi um q me recomendara oleo de direção hidraulica, usei pelo menos por enquanto.

Com a ajuda do nobre amigo Ezequiel que me disse para sincronizar a questao das batidas, sincronizei e resolvi metade do problema do relógio, faltava o pendulo q parava, tentei ajustar o balanco de todo jeito e nada, já prestes a desisti lubrifiquei o escapamento e deixei um pouco torto na parede, eis que FUNCIONOU! Fiquei muito feliz e satisfeito por enquanto!

Quero frisar que na minha cidade nao achei AINDA nenhum profissional capacitado nem que não queira me dar um tiro, mas tenho fé que acharei, essa é uma profissão em extinção e como o amigo disse é um mercado restrito!

É muito dificil achar informações na internet creio que este forum seja a maior fonte de informações reunidas.

De já agradeço a todos, vou procurar com calma um profissional que tenha os óleos adequados e possamos trocar experiencias, vou comprar alguns automaticos de pulso para começar a aprender mais.

Hoje ele está assim:



« Última modificação: 30 Julho 2020 às 10:06:57 por Fernandogd »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #27 Online: 30 Julho 2020 às 11:14:11 »
Só fazendo um comentário sobre os óleos. Normalmente, numa revisão de relógio de pedestal, parede ou mesa, utiliza-se apenas um tipo de óleo, em regra grosso, para altas tensões. Pode ser da Moebius, Nye, etc. Quer saber? Teoricamente um bom óleo de "máquina" serve...

Já nos relógios de pulso, também não é bicho de sete cabeças assim, como os manuais técnicos às vezes deixam transparecer, com a exigência de trocentos tipos de lubrificantes. Em regra, se o relógio é de baixa frequência (até 21600 bph), é possível - e era assim que se fazia - a utilização de apenas três tipos de lubrificantes: um óleo fino, um óleo grosso e graxa (que podem ser da Nye, Moebius, Micro Time, etc...).

Se o relógio é de alta frequência, é necessário mais um, mais específico, o 941 da Moebius, e algum produto para epilame. Mas estamos falando de revisão profissional! Para algo amador, com toda sinceridade, os três lubrificantes acima bastam.

Eu sinceramente não sei quanto estão cobrando pelos lubrificantes em Pindorama, mas no exterior eles "parecem" ser caros, mas na verdade não são. Explico...Um Moebius sintético 9010 custa, sei lá, uns 20,30 dólares o vidrinho com míseros 2 ml. Pô, é o lubrificante mais caro do planeta! Sim, é, com certeza é... Mas eu conheço relojoeiros que compraram um e o ainda estão usando depois de 5 anos contínuos, centenas de relógios revisados. 2 ml dá para lubrificar centenas de relógios!

Dito isso, para o hobbista, mesmo hobbista já experiente, eu acho um gasto desnecessário investir em tudo quanto é tipo de óleo e, vou além, coisas da Moebius. Se eu fosse um hobbista e mexesse com relógios grandes, só teria um, eu disse um bom lubrificante. Se já houvesse me enveredado nos de pulso e bolso, uns 3 ou 4 NO MÁXIMO.

A título de exemplo, uma página da Ofrei com lubrificantes. Ah! Os Moebius se acham facilmente no Brasil, em fornituras em São Paulo, mas não sei quanto custam. Mas como disse, eu acho um desperdício um hobbista gastar em óleos caros da Moebius, quando Nye, Quicken, etc, fazem coisas similares, embora não tão específicas como a Moebius.

http://www.ofrei.com/page245.html


« Última modificação: 30 Julho 2020 às 11:18:45 por flávio »

*

Offline Pouron

  • ***
  • 103
    • Ver perfil
Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #28 Online: 30 Julho 2020 às 18:37:12 »
Tópico muito bacana, parabéns aos participantes.

Ezequiel, belíssima atitude de tocar o sino, literalmente  ;D

Espero que sua comunidade reconheça o valor do seu empenho

Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #29 Online: 30 Julho 2020 às 18:46:29 »
Tópico muito bacana, parabéns aos participantes.

Ezequiel, belíssima atitude de tocar o sino, literalmente  ;D

Espero que sua comunidade reconheça o valor do seu empenho

 Obrigado amigo , também gostei muito desse tópico, e  o trabalho foi reconhecido sim.

*

Fernandogd

Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #30 Online: 30 Julho 2020 às 20:00:25 »
Flávio, muitíssimo obrigado por sua colaboração, eu precisava de uma orientação dessa sobre óleos, procurei MUITO e sua orientação foi perfeita nesse sentido, sem querer abusar se puder discorrer sobre pontos de lubrificação desses relogio de mesa/parede agradeco demais!

Ezequiel sem palavras pela disposicao de ajudar, tanto a sua comunidade como eu! Falta pouco p ele funcionar 100%, na proxima vez q desmontar o relogio vou deixar 100% direito!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #31 Online: 31 Julho 2020 às 09:50:56 »
Há diversos tutoriais na rede e vídeos demonstrando como lubrificar, mas basicamente, num relógio de mesa e pedestal, o que se busca é que exista uma boa quantidade de óleo em cada bacia de pivô, sem transborda la, mas sem também por tão pouco como nos relógios de pulso. Nestes o ambiente é fechado e as tensões muito menores, a quantidade de óleo deve ser suficiente apenas para manter os pontos de atrito pivô/bucha ou furo lubrificados. Nos relógios de mesa e pedestal não, dá para ir até quase o limite da bacia. Basicamente os pontos de lubrificação estão indicados nas setas, foto tirada do livro do De Carle.



Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


*

Offline Daniel

  • ****
  • 421
    • Ver perfil
Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #32 Online: 17 Agosto 2021 às 09:51:13 »
Vivendo e aprendendo, também nunca tinha ouvido falar nessa manufatura e, pelo pouco que vi, são relógio EXTREMAMENTE bem feitos. Notaram que há até perlage nas alavancas metálicas de alguns modelos? O escapamento, embora não incomum em relógios de torre, pelo contrário, é de precisão, um Dead Beat "de repouso" (Graham) com pinos. Isso aqui


 https://www.youtube.com/watch?v=Lj0c4TFRRY4

Em tempo ! Olha só que interessante (Michelini): https://www.youtube.com/watch?v=TDH1C5xp-uo

abs

Daniel

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Relogio de parede astro 30 dias com problemas
« Resposta #33 Online: 17 Agosto 2021 às 16:30:43 »
Fantástico! Instalaram na reforma do Big Ben um motor para substituir a cremalheira manual: ninguém merece dar corda nisso toda semana! A do Big Ben demorava cerca de 40 minutos, salvo engano, para subir os pesos.

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk