Menu principal

Piaget Altiplano Concept

Iniciado por flávio, 21 Agosto 2020 às 17:22:04

tópico anterior - próximo tópico

flávio

O relógio já foi lançado há algum tempo e não quis lançar post aqui: apesar de a Piaget tem patenteado muita coisa aí para conseguir reduzir a espessura do relógio a míseros 2mm, confesso que achei muito mais do mesmo dentro da busca da marca por espessura. Vejam bem, o relógio é fantástico, para terem uma noção, um movimento super fino como o ETA 2892 tem quase o dobro de espessura do RELÓGIO INTEIRO da Piaget. Eu, por exemplo, tenho um relógio que é considerado extra fino, o Zenith Elite dos anos 2000, e ele tem cerca de 7.5 mm. Por aí imaginem do que estamos falando (o relógio tem 22 gramas!). Mas... Visualmente, é um Piaget Altiplano...

E por que resolveu falar sobre o relógio logo agora? Por causa de uma foto neste artigo... Eu sabia que o relógio não tinha uma coroa usual, não só para não estragar a estética, como porque tirete, "castelinho", etc, as peças que permitem o ajuste de hora e carga, ficam na vertical, adicionando espessura. A Piaget, então, fez tudo diferente para reduzir a espessura ainda mais.

Mas... Aí chego onde queria... A solução é mais uma daquelas coisas que transformam um produto que tem a utilidade como mote (muito embora saibamos que relógios de pulso atualmente não possuem tanta utilidade assim...) em algo intrinsecamente inútil.

Vejam só a ferramenta necessária para dar corda diária no relógio e ajustá-lo... Eu não preciso me estender... É algo que não tem muita praticidade, para dizer o mínimo.

https://deployant.com/hands-on-with-piaget-altiplano-concept-ultimate-thinnest-mechanical-watch-in-the-world/

Devenalme Sousa

Impressionante! A melhor comparação vem no final do texto: parece uma tatuagem.

flávio

Devenalme Sousa

Acho bonitos pela proeza técnica da construção, mas (se pudesse) não gostaria de possuir um relógio tão fino. Não gosto nem de relógio muito alto, nem muito baixo.

Desotti

Ressuscitando o tópico com um vídeo review muito bom do concept:

Jefferson

Eu achei o relógio fantástico, lindo e muito bem executado. Adoro relógios que mostram seu mecanismo e ele mostra de forma harmônica seus principais elementos e podemos admirar seu funcionamento. Os 2 mm são um feito técnico respeitável e não vejo maiores problemas no uso de uma ferramenta para corda/ajuste, considerando seu beneficio para a solução.

Será que o fundo não foi feito em safira por causa da reduzida espessura? Ficaria muito frágil? Acho que um fundo em safira daria um efeito visual impressionante.

Desotti

Jefferson, a caixa do relógio é estrutural (monobloco) e o fundo faz papel de ponte. Todo o mecanismo é montado pela frente e o cristal, de ridículos 0,2mm de espessura, é fixado na caixa por um adesivo especial.

Jefferson

Citação de: Desotti online 01 Fevereiro 2021 às 13:04:04
Jefferson, a caixa do relógio é estrutural (monobloco) e o fundo faz papel de ponte. Todo o mecanismo é montado pela frente e o cristal, de ridículos 0,2mm de espessura, é fixado na caixa por um adesivo especial.

Desotti, agradeço os esclarecimentos. Incrível, mas respeito ainda pelo trabalho destes malucos, no melhor sentido da palavra. Saudações!