O primeiro cronógrafo FlyBack da história: Longines 13.33 ZN

  • 0 Respostas
  • 1428 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
O primeiro cronógrafo FlyBack da história: Longines 13.33 ZN
« Online: 30 Setembro 2020 às 16:08:19 »
Já disse aqui que, apesar de a Longines ter sido colocada no panteão do Swatch Group numa posição abaixo da Omega, até a crise do quartzo ambas situavam-se no mesmo patamar. Para dizer a verdade, Omega e Longines fizeram parte, na virada do século 19, da revolução das grandes manufaturas (inspirada nos americanos), que mudou o sistema de produção suíço de algo totalmente artesanal e fragmentado para "semi integrado" em distritos industriais. Abordei isso num texto recente, chamado o Sistema Americano de Manufatura.

Mas a Longines sempre foi além da Omega, Rolex, etc, no quesito cronógrafos: enquanto aquela projetava e fabricava seus próprios modelos, as demais terceirizavam para Valjoux, Lemania, etc.

O que o fulano aborda no texto a seguir é um cronógrafo Longines de pulso, MUITO ATUAL, feito em ouro, com mostrador esmaltado em perfeito estado, FABRICADO EM 1929! Sim, 1929, atestado pela Longines a partir de extrato de arquivo (conseguiram dizer até para qual representante foi remetido...). O relógio não só possui dois acionadores, algo que contraria a tese de que foi a Breitling quem primeiro apresentou isso no mercado (em 1934), como já era flyback. Mas não só... Ao contrário da maioria esmagadora dos cronógrafos, com contador instantâneo de minutos, no qual o "pulinho" do ponteiro ocorre exatamente após a acumulação do minuto devido. A combinação do mecanismo split seconds e do pulo instantâneo, reza a lenda, era uma característica que só havia aparecido nos Langes Datograph, em 1999!

Ou seja, se todos esses fatos estão corretos, a Longines estava pelo menos 5 anos à frente da Breitling quando essa lançou seu cronógrafo com dois acionadores (antes o acionamento era feito através de cronógrafos monopulsantes), como 70 à frente da Lange!

Belíssimo relógio... Os cronógrafos Longines do passado estavam realmente à frente do seu tempo, tanto em tecnologia quanto design.

Vejam só:

https://watchesbysjx.com/2020/09/longines-13-33z-first-flyback-chronograph.html
« Última modificação: 30 Setembro 2020 às 16:10:00 por flávio »