Como dar corda e ajustar o horário em um Breguet antigo

  • 3 Respostas
  • 2166 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Como dar corda e ajustar o horário em um Breguet antigo
« Online: 24 Março 2021 às 12:26:49 »
O "antigo" no título do tópico quer dizer antigo mesmo, do período contemporâneo ao criador ou pouco depois (acredito que o relógio analisado é de época posterior à morte de Breguet, o próprio).

Conheço vários colecionadores e interessados em relógios que não gostam de mecanismos de corda manual, pois "dá trabalho": preferem os modelos automáticos. Eu, a bem da verdade, não vejo muita diferença entre ambos e é tudo uma questão de hábito: se você fosse um usuário do passado ou mesmo do presente que só usa um relógio, e de corda manual, o ato de dar corda diariamente se tornaria um hábito, assim como tomar café pela manhã.

Mas no passado, no passado mesmo, as coisas não eram tão simples como simplesmente girar uma coroa no relógio e lhe dar corda; ou puxar a coroa para ajustar o horário, como fazemos hoje. Há uma divergência entre os historiadores se o primeiro mecanismo de corda e ajuste de horário através da coroa, num sistema parecido com o que usamos hoje, foi inventado pela Breguet (a firma, não o cara) ou Patek. Fato é que isso só ocorreu lá pela metade do século 19...

Até essa época e, para dizer a verdade, um bom tempo depois, os relógios de bolso vinham com uma chave anexa para dar corda e ajustar o horário. E normalmente, para não perder a chave, esta era afixada numa corrente ao relógio.

Mas havia um problema aí... Ao girar a chave para dar corda ao relógio, o usuário também girava a corrente, "a embolando" a todo momento. A não ser que retirasse a chave do seu encaixe a todo momento.

Em 1789, Breguet (o próprio), projetou uma chave que facilitava a vida do usuário, composta por um sistema de catraca. Ou seja, assim como as nossas chaves de boca atuais com catraca, a corda só era dada em uma direção e quando o usuário a girava para o lado contrário, os dentes do mecanismo não se engatavam, pegando "em falso" (aliás, é o sistema de corda atual das coroas de relógios, que permitem um movimento de vai e vem ao dar corda). O sistema de Breguet impedia que a corrente embolasse na corda. Mas o sistema de ajuste de horário, como disse, ainda não havia sido inventado. O usuário, então, tinha que abrir a tampa do relógio e usar a ponta fina da chave de corda para "empurrar" os ponteiros. Comparado aos sistemas inventados posteriormente, parece estranho, mas era muito melhor do que qualquer coisa na época.

Descobri dos vídeos na rede que mostram como era o dia a dia de um usuário de relógio naqueles tempos.

Neste vídeo, é mostrada a chave e o modo de se dar corda. Vejam que engenhoso o sistema que escondia o encaixe da corda, protegendo o mecanismo de poeira. Isso tinha que ser feito todo dia.

https://www.youtube.com/watch?v=zYq9liT57VU

E aqui como se fazia o ajuste de horário. Os relógios da era de Breguet (o próprio) normalmente usavam escapamento de cilindro e rubi. Na conformação de Breguet, relativamente precisos até para os dias atuais, segundo já li, faziam cerca de 30 segundos ao dia sem muito esforço. Ou seja, o procedimento mostrado era algo que podia ser feito uma vez por semana.

https://www.youtube.com/watch?v=zdguJ6jgXuU

Aqui uma foto da tal chave.





Flávio
« Última modificação: 24 Março 2021 às 12:32:39 por flávio »

Re:Como dar corda e ajustar o horário em um Breguet antigo
« Resposta #1 Online: 25 Março 2021 às 23:29:22 »
Muito interessante. Não sabia que esse sistema de chave de catraca era tão antigo. Bastante engenhoso!

Tenho um relógio de móvel (ou de mesa, que aqui chamamos capelinha) cujo ajuste das horas é feito movendo-se o ponteiro  de minutos. Aliás, acho que esse tipo de ajuste aplica-se a todos os relógios de parede e de móvel. Não lembro de ter visto nenhum relógio desse tipo que tenha coroa ou algo do tipo. Ou estou errado?
A corda é dada com uma chave no formato de borboleta. Também imagino que esse seja o padrão para relógios de móvel e parede.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Como dar corda e ajustar o horário em um Breguet antigo
« Resposta #2 Online: 26 Março 2021 às 16:51:28 »
Nos relógios de mesa, o padrão realmente é a corda através de chave "borboleta". Nos de parede, em regra também. Nos de pedestal, eu diria que não. Nos relógios de pedestal "modernos" (relógios de residência dos últimos cem anos), eu diria que o padrão são as correntes ou uma manivela. E isso ocorre porque a força motriz deles, em regra, é um peso ou conjunto de peso, normalmente bem pesados mesmo, com vários quilos, que seriam bem difíceis de serem movimentados com uma chave pequena. Você gira a manivela (o padrão nos relógios reguladores de alta precisão do passado), ou puxa os pesos para cima, através de correntes. No relógio de pedestal Urgos que tenho em casa, são correntes, e três os pesos, dois com 4 quilos, um com 3. Ah! Uma foto de uma manivela! E sim, o ajuste é feito movendo-se os ponteiros.

Re:Como dar corda e ajustar o horário em um Breguet antigo
« Resposta #3 Online: 29 Março 2021 às 17:11:03 »
Flávio, o seu Urgos é lindo demais. Presente inestimável.
Interessante esse sistema de pesos que vc referiu. Eu já tinha visto, mas não sabia que era tão pesado assim.
E essa corda com manivela eu tbm não conhecia.
Valeu.